Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º aqua - várias duvidas

1º aqua - várias duvidas

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 21/jan/2015, 14:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade:
Localização: Belas
Boa tarde!

Ao fim de alguns anos a querer inciar-me no hobby, desta vez será a vez!
Apesar de acompanhar o forum há algum tempo, ver projectos, pesquisar etc, quando chega a nossa altura aparecem sempre várias duvidas.. Então cá vão elas..

Aqua 80x50x50
Sump 60x40x40

ora 1ª duvida,
Coluna seca, ou furos no painel traseiro do aqua e uso de um crivo para o outflow? Esta segunda opção surgiu-me porque o aqua vai ficar num canto da sala onde tem uma coluna saliente, ou seja teria espaço para passar a tubagem por tras, ficando assim o aqua com todo o espaço interior livre.. Mas não sei quais são os prós e contras de cada opção.. :-\


Equipamento (ainda não comprei nada mas surgiu isto, aconselhado em vários orçamentos que pedi)

Termostato 300w - aconselham marcas? e é melhor 1 de 300w ou 2x150w pra prevenir em caso de avarias?
Escumador Bubble Magus NAC5.5
Bomba Jebao DC3000 / Bomba retorno Eheim 2000
Bomba circulação Jebao WP10

E agora a outra grande questão, calha de iluminação! Tendo em atenção que quero ter corais. Não queria gastar nenhuma fortuna, mas queria uma coisa que fosse fiavel, pra n ter que estar a comprar outra nova ao fim de um ano.. Estava a contar com algo entre 100€-150€ pra iluminação...
Surgiram estas:
Odyssea Quad T5 60/80 - li algumas reviews não muito positivas, fiquei de pé atras..
Zetlight Lancia ZP4000-742 Marine - não consigo encontrar feedback desta
Se houver alguma outra sugestão dentro dos valores

Agradeço toda a ajuda, opiniões e sugestões que me possam dar!

Mensagem 22/jan/2015, 02:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Boas,

bem vinda ao vicio. Vou tentar dar-te uma ajuda no que souber:

Coluna seca

Eu penso que uma solução como a do Carlos Basaloco será uma boa aposta para ti. Tens ai o link para tirares ideias.

viewtopic.php?f=7&t=4577

Irei copiar a ideia dele se montar outro aquário.

Termostato 2x150w pra prevenir em caso de avarias?
Sem dúvidas 2. Eu sempre gostei dos da Eheim mas isso sou eu. Dá sempre jeito 2 ou mais :P Nem que seja para aquecer a água das TPAs ou para fazeres quarentena a 1 peixe...

Escumador Bubble Magus NAC5.5 N
não conheço

Bomba Jebao DC3000 / Bomba retorno Eheim 2000
Eu apostava numa Eheim compact 3000. Tens caudal para mais tarde se quiseres por filtros poderes usar o retorno para alimentar os filtros. esse modelo da jebao nunca tive.

Bomba circulação Jebao WP10
Deve ser suficiente. Contudo tem atenção ao layout pois se tiveres muita rocha podes dificultar a circulação da mesma e precisares de poutra bomba para não teres zonas mortas.

iluminação
há malta ai com calhas chinocas que penso andarem dentro desses preços. procura no forum que encontras referencias ou espera que te recomendem ;)

Boa sorte!!

Mensagem 22/jan/2015, 12:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3
Idade:
Localização: Belas
Obrigada João!

Vou ver esse projecto com mais atenção e mostrar ao homem cá de casa que ele é que é todo dos DIY! eheh


Voltar para Novo no hobby



cron