Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Rocha usada sim ou não?

Rocha usada sim ou não?

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 25/fev/2015, 12:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
Bom dia a todos.

Vou-me iniciar nos salgados , tive e tenho 3 aquários de agua doce com discus e escalares.
Neste momento para os salgados irei usar um aquário de 100 litros mais ou menos, a minha primeira pergunta será posso usar rocha de outro aquário que foi desmontado e o dono tá a vender aquela rocha mais barata que nas lojas, ou ela pode trazer algum problema???
Lavando fica como nova?
Acham que 7 kg chega?

Obrigado a todos.

Mensagem 25/fev/2015, 12:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ....

Tens duas hipóteses .. ou sabes bem a proveniência da rocha e sabes como esteve , ou estava o aquário , e se era um bom aquário a rocha á partida estará boa , ou então matas a rocha toda com água doce e ficas mais descansado , não totalmente descansado porque convém saber se a rocha nunca levou cobre ou algo do género , mas acreditando que não ficas sempre mais descansado ...


Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 25/fev/2015, 13:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
obrigado paulo, pelos vistos somos vizinhos! por acaso não tem rocha , areia e densímetro para venda? LOL
segundo o vendedor foi falta de tempo o razão de desmontar e não teve problemas, foi lavada e não teve contato com cobre.
mas pronto é como os carros dos stands são sempre de uma professora...

aquilo pode trazer surpresas agradáveis e desagradáveis certo?

posso arriscar com ela e se der para o torto depois posso meter com lixivia certo?

Mensagem 25/fev/2015, 13:54

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Não sabia que as professoras eram boas condutoras e estimava os carros!!! =))

Agora a sério o dar para torto pode significar matar os vivos que já tenhas na altura. No entanto há forma de saber alguma coisa e diminuir o risco.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 25/fev/2015, 14:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
saber como?
a problema de ela já estar alguns anos em baldes sem utilização?

Mensagem 25/fev/2015, 22:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
:-\

A rocha usada é sempre um tiro no escuro, em principio levas de brinde sempre a carga que o antigo dono lá deixou, por isso se quiseres ter logo fosfatos e outros amigos acabados em "tos" é uma execelente opção.
A minha opinião resume-se ao seguinte, R.V. (rocha viva) se adquirida nas lojas e é de importação recente proveniente de um distribuidor de confiança, vale a pena o investimento. Caso contrário esqueçe.
R.M. (rocha morta) a mesma filosofia da R.V. tens a favor o facto de ser mais barata e poderes fazer logo de uma vez a disposição final no aquário.
R.V. de aquário, só se estiver ainda no aquário e este apresentar bons indicadores de "saúde" pode ser mais barata do que aquela que encontras nas lojas e tem a vantagem de ser uma mais valia para a colonização do teu sistema.
Tudo o resto deve ser morto e bem lavado e considerar que partimos de rocha morta. Assim não sofremos as consequencias de transportar para o nosso aquário a carga negativa acumulada dos outros.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 26/fev/2015, 00:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Joaquim Galinhas Escreveu:
:-\

A rocha usada é sempre um tiro no escuro, em principio levas de brinde sempre a carga que o antigo dono lá deixou, por isso se quiseres ter logo fosfatos e outros amigos acabados em "tos" é uma execelente opção.
A minha opinião resume-se ao seguinte, R.V. (rocha viva) se adquirida nas lojas e é de importação recente proveniente de um distribuidor de confiança, vale a pena o investimento. Caso contrário esqueçe.
R.M. (rocha morta) a mesma filosofia da R.V. tens a favor o facto de ser mais barata e poderes fazer logo de uma vez a disposição final no aquário.
R.V. de aquário, só se estiver ainda no aquário e este apresentar bons indicadores de "saúde" pode ser mais barata do que aquela que encontras nas lojas e tem a vantagem de ser uma mais valia para a colonização do teu sistema.
Tudo o resto deve ser morto e bem lavado e considerar que partimos de rocha morta. Assim não sofremos as consequencias de transportar para o nosso aquário a carga negativa acumulada dos outros.



Muito bem!!! :-bd :-bd :-bd

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 26/fev/2015, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
ok, obrigado pela informação.
acho que vou passar o f.d.s a escovar!!! lol
já agora para 50cm*30cm de area, mais 48cm de altura quantos kg acham necessarios? isto é a area util que tenho .
e de areia quantos kg? mm?

a rocha já está parada a alguns anos segundo o dono , melhora ou piora a situação?

Mensagem 26/fev/2015, 01:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Pode piorar ;) ;)

Penso que 7 a 10 kg chegam bem areão eu metia o menos possivél tipo 1 cm , de preferencia da tmc n° 2 ...

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/fev/2015, 01:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
tou a ver que vou aprender as cabeçadas! lol , depois venho dizer voçes bem me avisaram da rocha!!!
ok areia isso será que uns 2 kg? tmc nao sei onde arranjar aqui perto , na ornimundo tem uma a 2,80 kg mas deve ser lixo.

depois falta o densimetro para desenrascar(ate comprar o refractometro), e ir buscar agua ao mar!

Mensagem 26/fev/2015, 10:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ....

todos aprendemos assim , uns mais outros menos ...

2 Kg devem chegar , mas mas vale comprares a mais que a menos ...

aqui na zona esquece a ornimundo , tens a leirizoo na gandara , o Fishroom ao pé do lidl em leiria , e o fragario do norte sempre online ou no lobão ... :D :D :D

Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/fev/2015, 10:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
thank you! ;)
irei ao fragário mas será lá mais a frente. neste momento é longe demais, junto e faço fragário + sealife + francesinha!

Mensagem 26/fev/2015, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Já agora a reefnatura.com 24 horas online. :D :D :D
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 26/fev/2015, 16:59

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Epá cuidado com a rocha se já está à uns anos fora de água.

O Hugo Figueiredo usou na montagem dele rocha nessa situação e teve imensos problemas até parar tudo desmontar e montar com rocha nova!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/fev/2015, 17:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
eu já avisei ;) ;)

mais vale gastar mais em rocha nova do que depois andar a comprar produtos ou ter mesmo que desmontar e acabar por comprar a rocha na mesma ...

abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 26/fev/2015, 17:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
Boas

Eu também partilho da opinião do Paulo Oliveira.
Por vezes o barato sai caro, e depois gasta-se o dobro...

cumprimentos

Miguel Malheiro

Mensagem 26/fev/2015, 17:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
sim já ando a repensar toda a situação. e a pesquisar o mercado sendo que encontro desde 4€ a 16€ por kg rocha morta.
aqui na zona anda nos 11€ senão me engano. preços tão dispares!!! e os mais baratos tão longe.... :(

Mensagem 03/mar/2015, 10:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 52
Idade:
Localização: Leiria
ainda na pesquisa de rocha encontrei uma loja com rocha morta asiática fossilizada e rocha morta sem ser fossilizada mas sem saberem de que mar nesta ultima.

o que eu pretendia saber era o que é rocha fossilizada e não fossilizada? a do mar asiático é boa?

Mensagem 10/mar/2015, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Olá a todos,
Já que se fala de rocha viva, podem me dar uma opinião,
Será boa ideia deixar a minha rocha viva dentro da água do mar ( no mar ) durante 1 mês ou mas de forma a limpar e ganhar nova vida ?
Pois queria tirá-la de um aquário que está contaminado com fosfatos e nitratos e usá-la numa nova montagem.
Acham boa ideia ou nem por isso ?
Imagem

Mensagem 11/mar/2015, 02:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Nelson Alcobia Escreveu:
Olá a todos,
Já que se fala de rocha viva, podem me dar uma opinião,
Será boa ideia deixar a minha rocha viva dentro da água do mar ( no mar ) durante 1 mês ou mas de forma a limpar e ganhar nova vida ?
Pois queria tirá-la de um aquário que está contaminado com fosfatos e nitratos e usá-la numa nova montagem.
Acham boa ideia ou nem por isso ?


Boas Excelente ideia desde que não a percas como uma pessoa que eu conheço ... :D
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Novo no hobby