Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Mais um novo 1º reef

Mais um novo 1º reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 10/jun/2015, 11:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ..
Mais um que está aqui marcado para seguir ...
Gostei do layout ... apesar da ilha da esquerda parecer meio "despida" por baixo mas nada que depois uns LPS nao resolvam ;) ;)

Muito bom , continua a actualizar. ..

Aquele abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 10/jun/2015, 20:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Obrigado pelos comentários :) Vou actualizar sempre que houver novidades.

Agora tenho é umas duvidas.

encontrei 2 pequenas estrelas com cerca de 1 cm de diâmetro nem isso que vieram agarradas a rocha viva, acham que podem virar praga ou deixo-as estar??

na embalagem do denitrol diz que depois de 3 / 4 dias posso começar a colocar peixes, acham que esta correcto? se sim amanha ia buscar um casal de palhaços para dar vida ao aqua, estou farto de estar sempre a olhar a espera de encontrar algum bicho surpresa na rocha :)) mas não tenho visto nada, apenas uns bichitos parecem formigas que de vez em quando saem dos poros e andam a passear na rocha.

O aqua foi cheio com agua do mar afinada com osmose, a salinidade esta a 1025 medida por refracometro tmc calibrado com agua de osmose, testes ainda não fiz porque acho que não vale a pena para já, tenho a certeza que esta tudo bem pois a agua do mar não falha.

Corais vou esperar mais e equipa de limpeza vou esperar pelas algas para introduzir, só gostava era de ter já um pouco de movimento no aquário :)

Mensagem 10/jun/2015, 22:26

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


na embalagem do denitrol diz que depois de 3 / 4 dias posso começar a colocar peixes, acham que esta correcto? se sim amanha ia buscar um casal de palhaços para dar vida ao aqua, estou farto de estar sempre a olhar a espera de encontrar algum bicho surpresa



claro que está correto :D quando esses morrer as lojas tem mais para vender :ymdevil: :ymdevil:

claro :D metes primeiro mais uma embalagem de denitrol :ymdevil:

mas podes esperar antes 30 dias :p os animais agradecem e podes crer que o aquário fica bem melhor e a tua carteira também
este é um hobby caro,não o encareças mais do que é necessário


.
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 11/jun/2015, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Obrigado sr Carlos, pois de facto vai contra tudo o que aconselham, vou ter calma e vou esperar os 30 dias, depois de tantos meses de espera para apenas por agua no aqua não vou morrer por mais um mês ;)

Obrigado por todos os conselhos que me tem dado :) Vou postando mais novidades e duvidas brevemente :D

Mensagem 11/jun/2015, 19:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Quando cá vieste a casa devias estár a pensar na morte da bezerra, não ouviste nada do que te disse! :-@

Mensagem 14/jun/2015, 14:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
:)) por acaso estava um pouco Victor :)) só conseguia ver aqueles animais lindos a nadar de um lado para o outro 8-} :D

Hoje fiz os testes a agua e acho que os resultados foram bons, vou deixar aqui os resultados:

KH - 8 dk teste prodac ( Não tenho confiança nenhuma nestes testes [-( )

PH - 9 ? :S ( duvido que seja pois agua do mar com PH 9 ? acho que é mesmo defeito dos testes prodac )

N02- 0, 15 ( teste prodac )

NO3- 0 ( teste prodac, digo 0 pois ficou incolor mas a cor do 0 é amarelo e as outras são mais escuras, se não for 0 o teste não esta a funcionar :S )

PO4 - entre 0,25 a 0,5 ( teste salifert )

NH4 - 0 ( teste salifert )

Salinidade 1026 ( pensei que estivesse a 1025 mas o refracometro estava mal calibrado )

Temperatura 1025


Já tenho o sistema de reposição de osmose a trabalhar mas preciso aos pouco ir retirando alguma agua salgada para baixar a salinidade para os 1025.

Quando tinha o aqua da costa cheguei a comprar o KH coralline gro da redsea para ver se crescia coralina, mas neste estou com duvidas se devo ou não usar. O produto serve para subir o KH mas acho que o valor do KH não é mau estou com duvidas em usar, acham que vale a pena?

Os valores acham que estão ok? tenho introduzido bactérias da JBL ( denitrol ) e todos os dias meto 3 ou 4 graes de granulado de camarões para as bactérias se alimentarem e reproduzirem, estou com duvidas de fazer ou não a 1 TPA amanha de 30 litros, cerca de 10% ,pois há quem aconselhe fazer mais tarde, depois do ciclo e maior, mas eu não tenho como fazer uma TPA de 100 ou 200 de uma só vez.

Outra duvida é, qual a melhor maneira de baixar os fosfatos?? já ouvi falar na alga alga chaetomorpha, mas onde arranjo? a minha sumo tambem é muito pequena, talvez tenha que arranjar outra opção, qual? :S

Para já é tudo, obrigado malta e bom resto de domingo :-bd

Mensagem 14/jun/2015, 14:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Deixa isso andar, não mexas em nada.

Eu quando começei, só fiz uma tpa quando o ciclo "terminou". Dá-lhes luz e Tempo.
Quanto à comida, atenção para não teres problemas com nitratos.
Quanto à MEGA tpa, eu terei que ir em breve à figueira buscar água. Arranja bidons e vais comigo. Liga-me que falamos sobre isso e arranjo-te solução.

Abraço e paciência

Mensagem 14/jun/2015, 15:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 480
Idade: 35
Localização: Braga, centro.
André Dias Escreveu:
Obrigado pelos comentários :) Vou actualizar sempre que houver novidades.

Agora tenho é umas duvidas.

encontrei 2 pequenas estrelas com cerca de 1 cm de diâmetro nem isso que vieram agarradas a rocha viva, acham que podem virar praga ou deixo-as estar??

na embalagem do denitrol diz que depois de 3 / 4 dias posso começar a colocar peixes, acham que esta correcto? se sim amanha ia buscar um casal de palhaços para dar vida ao aqua, estou farto de estar sempre a olhar a espera de encontrar algum bicho surpresa na rocha :)) mas não tenho visto nada, apenas uns bichitos parecem formigas que de vez em quando saem dos poros e andam a passear na rocha.


Viva,

Essas duas pequenas estrelas, pelo sim pelo não, tira, joga sempre pelo seguro, qualquer dúvida, tira foto e coloca aqui, a malta dá a opinião.
Quanto aos bichos pequenos que circulam pela rocha podem ser anfípodes, muito benéficos:-) depois colocas um mandarim que fica gordinho :-)
De resto tudo com bom aspecto. As ilhas são uma questão de gosto:-)

Abc
. . : : Carlos Amorim : : . .

Reef:
http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3725

Mensagem 14/jun/2015, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Devem ser asterinas. Tira isso antes que vire praga.

Mensagem 14/jun/2015, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
André Dias Escreveu:
Uma coisa que gostava antes de iniciar era conhecer ao vivo alguns aquários, mas infelizmente não conheço ninguém da minha zona com aquário de recife [-( Se houver alguém de Coimbra ou arredores por aqui pelo forum que se acuse :-bd


Boas sou de Coimbra qualquer coisa apita


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 17/jun/2015, 11:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Obrigado pelos comentários, vou tirar as estrelas do aqua é preciso é encontra-las, ultimamente não as tenho visto devem andar escondidas nas rochas...

Victor eu tenho recipientes que dá para trazer 140 litros de agua quase 50% de TPA, o problema é depois arranjar outro recipiente para aquecer a agua antes de a meter no aqua, são muitos litros de uma vez só, acho que vou optar por fazer uma TPA de 30 litros diária depois do ciclo durante 10 dias, e depois fazer 30 litros semanais, ou seja 10%.

João adorava conhecer o teu aqua, temos que combinar um dia mas tem que ser ao fim de semana, depois contacto-te por mp :-c


Relativamente ao aqua, comecei por dar 6 horas de luz mas já vou nas 8 horas, a rocha viva nota-se a começar a aparecer umas algas castanhas e na morta já se começa a ver uns tons esverdeados que devem ser normal nesta altura.

Vou precisar de fazer um upgrade na iluminação, é evidente que a zetligh não dá conta do recado. Ando farto de ver calhas mas os preços até doí, gostava de uma que fizesse bem o trabalho mas o orçamento é curto, tenho visto diariamente os classificados mas nunca encontro nada então ando inclinado a comprar uma ocean revive, 1 para já e outra mais para a frente pois 1 não deve ser suficiente.

Alguém aqui tem alguma experiência com essa calha? Acham que vale a pena investir ou mais vale aguentar mais uns tempos e comprar algo melhor?

Sugestões de alguma outra calha que seja em conta?

Cumprimentos

Mensagem 17/jun/2015, 15:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá,
Já há muita gente com experiência nas OR e todos ou quase todos com feedback positivo.
Em termos de preço são provavelmente imbatíveis.
Abraço


Enviado de tlm usando o Tapatalk
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 17/jun/2015, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 268
Idade:
Localização: Coimbra, Portugal
André Dias Escreveu:
Obrigado pelos comentários, vou tirar as estrelas do aqua é preciso é encontra-las, ultimamente não as tenho visto devem andar escondidas nas rochas...

Victor eu tenho recipientes que dá para trazer 140 litros de agua quase 50% de TPA, o problema é depois arranjar outro recipiente para aquecer a agua antes de a meter no aqua, são muitos litros de uma vez só, acho que vou optar por fazer uma TPA de 30 litros diária depois do ciclo durante 10 dias, e depois fazer 30 litros semanais, ou seja 10%.

João adorava conhecer o teu aqua, temos que combinar um dia mas tem que ser ao fim de semana, depois contacto-te por mp :-c


Relativamente ao aqua, comecei por dar 6 horas de luz mas já vou nas 8 horas, a rocha viva nota-se a começar a aparecer umas algas castanhas e na morta já se começa a ver uns tons esverdeados que devem ser normal nesta altura.

Vou precisar de fazer um upgrade na iluminação, é evidente que a zetligh não dá conta do recado. Ando farto de ver calhas mas os preços até doí, gostava de uma que fizesse bem o trabalho mas o orçamento é curto, tenho visto diariamente os classificados mas nunca encontro nada então ando inclinado a comprar uma ocean revive, 1 para já e outra mais para a frente pois 1 não deve ser suficiente.

Alguém aqui tem alguma experiência com essa calha? Acham que vale a pena investir ou mais vale aguentar mais uns tempos e comprar algo melhor?

Sugestões de alguma outra calha que seja em conta?

Cumprimentos


É combinar qualquer coisa podes ver aqui: viewtopic.php?f=7&t=4223

Mensagem 18/jun/2015, 00:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
André Dias Escreveu:
Obrigado pelos comentários, vou tirar as estrelas do aqua é preciso é encontra-las, ultimamente não as tenho visto devem andar escondidas nas rochas...

Victor eu tenho recipientes que dá para trazer 140 litros de agua quase 50% de TPA, o problema é depois arranjar outro recipiente para aquecer a agua antes de a meter no aqua, são muitos litros de uma vez só, acho que vou optar por fazer uma TPA de 30 litros diária depois do ciclo durante 10 dias, e depois fazer 30 litros semanais, ou seja 10%.

João adorava conhecer o teu aqua, temos que combinar um dia mas tem que ser ao fim de semana, depois contacto-te por mp :-c


Relativamente ao aqua, comecei por dar 6 horas de luz mas já vou nas 8 horas, a rocha viva nota-se a começar a aparecer umas algas castanhas e na morta já se começa a ver uns tons esverdeados que devem ser normal nesta altura.

Vou precisar de fazer um upgrade na iluminação, é evidente que a zetligh não dá conta do recado. Ando farto de ver calhas mas os preços até doí, gostava de uma que fizesse bem o trabalho mas o orçamento é curto, tenho visto diariamente os classificados mas nunca encontro nada então ando inclinado a comprar uma ocean revive, 1 para já e outra mais para a frente pois 1 não deve ser suficiente.

Alguém aqui tem alguma experiência com essa calha? Acham que vale a pena investir ou mais vale aguentar mais uns tempos e comprar algo melhor?

Sugestões de alguma outra calha que seja em conta?

Cumprimentos



Se não tens vivos, a temperatura não faz diferença.

Mensagem 18/jun/2015, 00:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 65
Idade:
Localização: Porto
André Dias Escreveu:
Obrigado pelos comentários, vou tirar as estrelas do aqua é preciso é encontra-las, ultimamente não as tenho visto devem andar escondidas nas rochas...

Victor eu tenho recipientes que dá para trazer 140 litros de agua quase 50% de TPA, o problema é depois arranjar outro recipiente para aquecer a agua antes de a meter no aqua, são muitos litros de uma vez só, acho que vou optar por fazer uma TPA de 30 litros diária depois do ciclo durante 10 dias, e depois fazer 30 litros semanais, ou seja 10%.

João adorava conhecer o teu aqua, temos que combinar um dia mas tem que ser ao fim de semana, depois contacto-te por mp :-c


Relativamente ao aqua, comecei por dar 6 horas de luz mas já vou nas 8 horas, a rocha viva nota-se a começar a aparecer umas algas castanhas e na morta já se começa a ver uns tons esverdeados que devem ser normal nesta altura.

Vou precisar de fazer um upgrade na iluminação, é evidente que a zetligh não dá conta do recado. Ando farto de ver calhas mas os preços até doí, gostava de uma que fizesse bem o trabalho mas o orçamento é curto, tenho visto diariamente os classificados mas nunca encontro nada então ando inclinado a comprar uma ocean revive, 1 para já e outra mais para a frente pois 1 não deve ser suficiente.

Alguém aqui tem alguma experiência com essa calha? Acham que vale a pena investir ou mais vale aguentar mais uns tempos e comprar algo melhor?

Sugestões de alguma outra calha que seja em conta?

Cumprimentos


Vou seguir o teu aquário! :)
8 horas de Luz não será demasiado? Não irá intensificar o crescimento de algas?
Abc
//Nuno Ferreira

Mensagem 19/jun/2015, 09:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
André obrigado pela dica, já encomendei a calha, espero te-la na próxima semana :-bd

Joao já fui espreitar o teu tópico, ta muito fixe o teu aqua, vou ver se arranjo tempo no fim de semana para combinar uma visita :-bd

Victor já tenho vivos no aqua, milhares deles, bactérias e outros seres invisiveis, e de certeza que até mesmo esses não iam gostar de uma quebra tão acentuada na temperatura. Acho melhor fazer TPA de menos litros e mais vezes do que meter 50 % de agua a 18 ou 19 graus vinda directamente do mar.

Nuno obrigado, não deves aprender muito comigo pois também sou iniciado, mas acredito que aprendemos sempre uns com os outros, nem que seja com as asneiras que fazemos quando não percebemos nada disto, se eu fizer uma e partilhar assim já se sabe que não se pode fazer isso :)) a minha calha é muito fraca, é uma zetlight zp 4000 marine, apenas 42 ou 44w, mas já se começam a ver algumas algas a crescer nas rochas, já encomendei a Ocean Revive, espero te-la na próxima semana em casa.

Mensagem 30/jun/2015, 09:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Tenho andado sem tempo para vir aqui mas vou partilhar os resultados dos testes que fiz domingo ao aqua, com 19 dias no dia dos testes, ainda não fiz nenhuma TPA mas já tenho cerca de 100 litros de agua do mar vinda ontem de madrugada :)

Resultado dos testes:

NO2: 0,15
NH3: 0
NH4: 0
PO4: 0,25 / 0,5
KH: 10
PH: 9?
SAL: 1025
TEMP: 25,5

Estes resultados são um pouco estranhos, não deveria ter amónia por causa do ciclo?

Já cometi uma estupidez, tenho 1 Lysmata Amboinensis e 2 palhaços no aqua a uma semana :-

Eu sei que não devia mas pronto, não consegui resistir ;))

Os palhaços já estão bem ambientados, comprei o kit de ambientação da TMC e fiz a ambientação bem devagar, tem comido bem e andam sempre a nadar todos contentes, querem é a corrente das bombas ehehehehhe, tou a dar granulado com alho e flocos, mas eles não ligam muito aos flocos, hoje mesmo vou tentar comprar artémia congelada ou mysis e mais 2 ou 3 tipos de granulado para ir variando.

O lysmata andou muito tímido sempre escondido na rocha viva mas agora já sai quando desligo a bomba para alimentar os palhaços, sai e corre a areia toda a procura de restos de comida :) tenho alimentado com granulado para camarões da sera.

Hoje deve chegar a calha ocean revive, a zetight vai sair e vou tentar mudar o lay out para ficar todo central, para já só vai ficar 1 calha que ilumina 60 cm2, pouco mais de metade do aqua, depois mais tarde vou adicionar outra calha, o lay out vai ter que ficar todo nos 60 cm, já tenho mais ou menos ideia de como vai ficar :)

Para já o aqua ainda só ganhou as algas que parecem cabelos, vou encomendar uma boa equipa de limpeza a ver se dão conta do recado :D

Quantos dias demora mais ou menos até começar a crescer Koralina?

Mensagem 01/jul/2015, 00:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Mal empregadinho tempo que se perde por aqui em tentar fazer as pessoas compreender que o ciclo nunca termina, quanto mais interromper a meio.

André, espero que não tenhas surpresas.

Mensagem 01/jul/2015, 08:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Interrompi o ciclo porque?? Acho que tendo vida no aqua só acelera o ciclo nunca o contrario, pois cria-se alimento para uma mais rápida reprodução de bactérias, alem disso os resultados dos testes estão óptimos, penso que terá a ver com o facto de ter despejado quase 250 ml de denitrol no aqua.

Pelo que vejo nos animais nenhum está stressado, os palhaços mal me vêem já vem pedinchar comida a superfície e o camarão passa a vida virando ao contrario agarrado as rochas, já passeia pelo aqua todo como se fosse tudo dele.

Para já não vou colocar mais nada, apenas a equipa de limpeza e alguns já vem a caminho, vou andar em cima dos parâmetros e ainda hoje vou ver se arranjo um recipiente para fazer uma TPA de 50%, e assim que conseguir introduzo um bom carvão. Já tenho alga chaetomorpha a caminho para a sump.

O armário da sump já está quase concluído, só faltam as portas

Em breve coloco umas fotos

Cumprimentos

Mensagem 05/jul/2015, 11:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 39
Localização: Coimbra
Olá a todos, a TPA de 50% foi feita na 5 feira, e na sexta chegou a calha ocean revive :) Mas tenho uma duvida em relação a calha, ela vem com uma ficha inglesa de 3 pernos, preciso de um adptador, mas será que posso ligar directamente a uma tomada?

Nas instruçoes diz input voltage: AC85-264V, será que dá para ligar com a corrente 220 v ?

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron