Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Reef pela primeira vez !

Reef pela primeira vez !

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 03/jun/2015, 22:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: Lisboa
Boas pessoal !

Estou a pensar em construir um pequeno reef aqui em Alfragide ! ;)

Venho do mundo dos ciclideos africanos e tenho um aquario da Aquatlanis 100 comprimento 30 largura e 40 de altura aproximadamente 120l. Tenho um filtro externo JBL CRISTALPROFI E1501 GREENLINE, e uma bomba SEIO Prop 1000, juntamente com um aquecedor da EHEIM 150w.

Tenho estado à procura de toda a informação que consigo arranjar para começar, algumas ideias para ir estudando ?

Sei que as SUMP são normalmente uma norma para este tipo de aquário (ou todos para os mais exigentes ?) existem alternativas ? e escumadores ?

Acho que a pergunta que realmente quero fazer é ... por onde começo ? ;)

Cumprimentos !!
VA

Mensagem 03/jun/2015, 23:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Ler as FAQ's que estão no forum.

Mensagem 03/jun/2015, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 35
Idade: 47
Localização: Carnaxide
Olá Victor!
Antes de mais parabéns pela opção! É mais um salgado.

Eu sou de Carnaxide se precisares de ajuda posso ajudar no que for possível. Sou muito verde e massarico nisto mas no que puder eu ajudo.
O melhor conselho que te posso dar é lamber a quantidade de post técnicos que há no fórum ir tirando as tuas notas e ideias... Continuar a ler e ler ainda mais um pouco.
Depois partilhar as tuas intenções e alguém te há de dar as luzes e direção certa!

Boa sorte!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 03/jun/2015, 23:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Vitor Pedroso Escreveu:
Ler as FAQ's que estão no forum.



Isto.
Para te ajudar a estrutar o que pretendes. Depois a malta vai estando por aqui.
Contudo precisas de ir lendo um pouco para saberes que caminho queres tomar.
Abc

Mensagem 04/jun/2015, 08:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: Lisboa
Obrigado a todos !
Sim tenho estado a ler tudo o que encontro sempre que tenho um tempinho para isso, aqui noutros sites, até no youtube já se encontra muita coisa, sempre estamos a viver a era da informação.

Neste momento estou a tentar perceber que equipamentos vão ser necessários para completar o projecto.

Apesar disso estou também a ponderar como hipótese vender este aquário para possivelmente adquirir outro com melhores condições para reef ( talvez mais altura ? ) .

Estou também muito interessado em projectos DIY. Gostava de mais tarde, quando tiver mais experiência no hobby, construir o meu próprio aqua completo com armário de suporte, sump toda a canalização etc.

Cumps,
VA

Mensagem 04/jun/2015, 11:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas vais precisar de escumador , iluminação , termoestato e bombas de circulação
todos estes equipamentos vao depender em termos tecnicos do tipo de aquario que queres manter.

Mensagem 04/jun/2015, 11:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Victor Afonso Escreveu:
Obrigado a todos !
Sim tenho estado a ler tudo o que encontro sempre que tenho um tempinho para isso, aqui noutros sites, até no youtube já se encontra muita coisa, sempre estamos a viver a era da informação.

Neste momento estou a tentar perceber que equipamentos vão ser necessários para completar o projecto.

Apesar disso estou também a ponderar como hipótese vender este aquário para possivelmente adquirir outro com melhores condições para reef ( talvez mais altura ? ) .

Estou também muito interessado em projectos DIY. Gostava de mais tarde, quando tiver mais experiência no hobby, construir o meu próprio aqua completo com armário de suporte, sump toda a canalização etc.

Cumps,
VA


Mais importante que a altura é a largura.
Acredita, pois muito de nós já nos arrependemos mais da largura que mesmo do comprimento ou da altura.
50cm é uma boa altura, pessoalmente prefiro 60cm.
O comprimento é relativo, dependerá de muita coisa, espaço, etc... além do salto em upgrade de material que exige.

Agora a profundidade inferior a 60cm....não gosto e faz com que fiquemos muito limitados em termos de layout.

abc

Mensagem 04/jun/2015, 22:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Já que és de Alfragide dá um salto à Aquahobby (junto ao Pingo Doce). É um bom sítio para começar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/jun/2015, 09:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: Lisboa
Sim eu conheço, foi la que comprei o meu aquário à uns anos atrás !! :D

Irei certamente !

Alias tive ai na semana passada por causa de uma calha da Aquatlantis avariada.
Vou enviar-lhes a calha para ver se compensa ser reparada ou se vou ter mesmo que comprar outra :( .

Se for usar este aquário para o reef irei ter que a mudar certamente, mas gostaria de ter uma alternativa caso decidir por exemplo vender este aquário para comprar outro mais adequado.

Cumprimentos,
VA

Mensagem 06/jun/2015, 16:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: Lisboa
Tenho algumas questões:

1º o aquário que tenho apesar de ter um sistema de filtragem que até pelas especificações diz que serve também para aquários marinhos, não posso dizer que seria ideal, o melhor seria ter uma sump. O problema que tenho é o móvel do aquário não estar propriamente preparado para ter sump tem 2 compartimentos de 32 comprimento x 60 altura x 25 largura separados por uma estante entre eles. Poderia por nos dois compartimentos e ligar por canalização mas seria o ideal ?

2º partindo do principio que não iria conseguir colocar uma sump, para por um escumador no aquário teria que ser suspenso neste correcto? Que tipo de escumador poderia usar ?

3º de tudo o que me preocupa mais são as trocas de água. Já sei que é sempre água doce e o melhor é osmose inversa. Não fazendo esta teria que condicionar a água com produtos próprios mas será suficiente ?

Cumps,
VA

Mensagem 06/jun/2015, 16:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Victor Afonso Escreveu:
Tenho algumas questões:

1º o aquário que tenho apesar de ter um sistema de filtragem que até pelas especificações diz que serve também para aquários marinhos, não posso dizer que seria ideal, o melhor seria ter uma sump. O problema que tenho é o móvel do aquário não estar propriamente preparado para ter sump tem 2 compartimentos de 32 comprimento x 60 altura x 25 largura separados por uma estante entre eles. Poderia por nos dois compartimentos e ligar por canalização mas seria o ideal ?

será mais canalização teras de conseguir circular a agua entre eles e o material tera de caber la.


2º partindo do principio que não iria conseguir colocar uma sump, para por um escumador no aquário teria que ser suspenso neste correcto? Que tipo de escumador poderia usar ?

sim tens os tunze 9002 , 9004 e por ai a fora, e tens os deltec mce 300 , 500 ou 600

3º de tudo o que me preocupa mais são as trocas de água. Já sei que é sempre água doce e o melhor é osmose inversa. Não fazendo esta teria que condicionar a água com produtos próprios mas será suficiente ?

atençao troca de agua ou TPA é com agua salgada . seja do mar , ou feita com agua de osmose mais sal sintetico.
Reposição de agua é que é com agua doce e sim agua de osmose. que podes comprar ou ate ha loja que dao. caso nao tenhas aparelho para fazer.
são coisas diferentes

Cumps,
VA

Mensagem 06/jun/2015, 18:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 8
Idade:
Localização: Lisboa
Bruno Escaleira Escreveu:
Victor Afonso Escreveu:
Tenho algumas questões:

1º o aquário que tenho apesar de ter um sistema de filtragem que até pelas especificações diz que serve também para aquários marinhos, não posso dizer que seria ideal, o melhor seria ter uma sump. O problema que tenho é o móvel do aquário não estar propriamente preparado para ter sump tem 2 compartimentos de 32 comprimento x 60 altura x 25 largura separados por uma estante entre eles. Poderia por nos dois compartimentos e ligar por canalização mas seria o ideal ?

será mais canalização teras de conseguir circular a agua entre eles e o material tera de caber la.


2º partindo do principio que não iria conseguir colocar uma sump, para por um escumador no aquário teria que ser suspenso neste correcto? Que tipo de escumador poderia usar ?

sim tens os tunze 9002 , 9004 e por ai a fora, e tens os deltec mce 300 , 500 ou 600

3º de tudo o que me preocupa mais são as trocas de água. Já sei que é sempre água doce e o melhor é osmose inversa. Não fazendo esta teria que condicionar a água com produtos próprios mas será suficiente ?

atençao troca de agua ou TPA é com agua salgada . seja do mar , ou feita com agua de osmose mais sal sintetico.
Reposição de agua é que é com agua doce e sim agua de osmose. que podes comprar ou ate ha loja que dao. caso nao tenhas aparelho para fazer.
são coisas diferentes

Cumps,
VA


Obrigado !! ;)


Voltar para Novo no hobby