Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby contrução de um mini oceanário

contrução de um mini oceanário

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
As OR não fazem sunset nem sunrise. O que o modelo mais avançado faz é ter um controlador interno do relógio, por isso podes por a ligar as azuis mais cedo e depois as outras. Mas é igual a teres um temporizador exterior.

Como opinião pessoal posso-te dizer que o sunset e sunrise são muito bonitos mas não são essenciais.
Essencial é a qualidade da luz para os corais. E nisso as OR já deram provas que são excelentes. Basta pesquisares um pouco aqui no forum nos aquários dos membros, Carlos Basaloco, Miguel Pinho, etc...
As Zetlight pelo menos aqui no forum só conheci uma pessoa que teve e vendeu-as. Ter uma calha toda bonita e com programadores é giro, mas o importante são os corais.
Abraço.


Obrigado André,
Neste momento vou manter as T5 mais uns meses.
Mas pronto já percebi que as OR pelos vistos são boas, agora eu sou muito "picuinhas" é uma calha sem sunset ... deixa me logo a pensar em fazer alterações :)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Nelson,
pensa da seguinte forma:

Os corais necessitam de uma boa iluminação, com provas dadas cá em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA,
ou de mariquices como sunrise ?

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 86
Idade: 40
Localização: Coimbra
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
As OR não fazem sunset nem sunrise. O que o modelo mais avançado faz é ter um controlador interno do relógio, por isso podes por a ligar as azuis mais cedo e depois as outras. Mas é igual a teres um temporizador exterior.

Como opinião pessoal posso-te dizer que o sunset e sunrise são muito bonitos mas não são essenciais.
Essencial é a qualidade da luz para os corais. E nisso as OR já deram provas que são excelentes. Basta pesquisares um pouco aqui no forum nos aquários dos membros, Carlos Basaloco, Miguel Pinho, etc...
As Zetlight pelo menos aqui no forum só conheci uma pessoa que teve e vendeu-as. Ter uma calha toda bonita e com programadores é giro, mas o importante são os corais.
Abraço.



Épa e digo já que teve sorte em vender, eu tou a tentar vender a minha e ninguém se intressa, vou tentar oferecer 20 eurs para ma levarem daqui, pode ser que assim tenha sorte =))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Nuno Ribeirinho Escreveu:
Nelson,
pensa da seguinte forma:

Os corais necessitam de uma boa iluminação, com provas dadas cá em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA,
ou de mariquices como sunrise ?

Abc


@nuno, tens toda a razão ... mas é pipi nem darmos pela iluminação acender nem apagar ou a troca para o moon light :):)
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Nelson Alcobia Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Nelson,
pensa da seguinte forma:

Os corais necessitam de uma boa iluminação, com provas dadas cá em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA,
ou de mariquices como sunrise ?

Abc


@nuno, tens toda a razão ... mas é pipi nem darmos pela iluminação acender nem apagar ou a troca para o moon light :):)


Mariquices?!

Hummm se tentas ter a água com parametros toda XPTO, ou seja, o mais idêntica à realidade, então porque é que não deves ter a principal fonte de alimentação idêntica ao natural?

Como qualquer ser vivo, convido-te a vires a minha casa levar com apenas uma Radion XR30w pro, após estares uns 5min na penumbra.
Ainda ofereco umas minis em conjunto com o bilhete. Ah e para não ser muito máu, eu coloco apenas 50% da potência.

Abraço
Editado pela última vez por Vitor Pedroso em 18/set/2015, 21:15, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
André Dias Escreveu:
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
As OR não fazem sunset nem sunrise. O que o modelo mais avançado faz é ter um controlador interno do relógio, por isso podes por a ligar as azuis mais cedo e depois as outras. Mas é igual a teres um temporizador exterior.

Como opinião pessoal posso-te dizer que o sunset e sunrise são muito bonitos mas não são essenciais.
Essencial é a qualidade da luz para os corais. E nisso as OR já deram provas que são excelentes. Basta pesquisares um pouco aqui no forum nos aquários dos membros, Carlos Basaloco, Miguel Pinho, etc...
As Zetlight pelo menos aqui no forum só conheci uma pessoa que teve e vendeu-as. Ter uma calha toda bonita e com programadores é giro, mas o importante são os corais.
Abraço.



Épa e digo já que teve sorte em vender, eu tou a tentar vender a minha e ninguém se intressa, vou tentar oferecer 20 eurs para ma levarem daqui, pode ser que assim tenha sorte =))


Eu avisei :D


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Lool... Sem stress... Os meus passa do escuro total para 8x80w e nao se queixam, nem os polipos retraem...

Desde que a luz la chegue eles querem la saber se é de estaca ou devagarinho... Eles querem é luz...

Enviado do meu SM-N910F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
O humano é lixado com F grande, complica tudo o que deve ser fácil =)) =)) =)) =))
Aqueles que já estiveram nos locais onde existem e se propagam os corais que todos queremos ter e viram ao vivo como tudo acontece, sabem que até no escuro eles se desenvolvem. Luz é luz e os corais que precisam mesmo dela estão-se a borrifar se chega devegar... devagarinho... ou de estoiro!!! querem é luz. Os outros vivem com qualquer coisa.

Moral da história, se queres começar um aquário sem grandes investimentos segue os conselhos que te deram por aqui, se queres mostrar aos amigos que tens um aquário XPTO compra "Ferrari" o que vais ter lá dentro para mostrar é que conta ;)
e isso é que é dificil :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

Boa sorte para o projecto
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Porrrraaaa já estou todo negro, tanta a pancada que apanhei hoje.
Ok já percebi .... :) luz é luz, interessa é a qualidade ;)
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Vitor Pedroso Escreveu:
Nelson Alcobia Escreveu:
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Nelson,
pensa da seguinte forma:

Os corais necessitam de uma boa iluminação, com provas dadas cá em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA,
ou de mariquices como sunrise ?

Abc


@nuno, tens toda a razão ... mas é pipi nem darmos pela iluminação acender nem apagar ou a troca para o moon light :):)


Mariquices?!

Hummm se tentas ter a água com parametros toda XPTO, ou seja, o mais idêntica à realidade, então porque é que não deves ter a principal fonte de alimentação idêntica ao natural?

Como qualquer ser vivo, convido-te a vires a minha casa levar com apenas uma Radion XR30w pro, após estares uns 5min na penumbra.
Ainda ofereco umas minis em conjunto com o bilhete. Ah e para não ser muito máu, eu coloco apenas 50% da potência.

Abraço


Ola Vitor.
Sim chamo mariquices, quando se verifica que para se ter o sunrise, o valor a pagar quase que duplica.
Que se ve pessoal a preterir o o efeito sunrise a uma boa iluminaçao e adequada para os corais.

Se me disserem que é apenas uma diferenca de 50€, e que qualidade da luz emitida é a mesma, aí ok, mandem la vir umas para mim.
O que me refiro, é que é errado optar pelo sunrise ou inves de uma boa iluminaçao.

Eu tenho, nao uma mas tres calhas, e estao com os azuis a 85 e brancos a 70. As cores e os crescimentos nunca se queixaram.
Tenho as azuis a ligar primeiro e uma hora e meia depois ligam as brancas.

Mas mas importante e neste caso, é a comparaçao que se esta a fazer entre esta zetlight e um OR ou outra semelhante.
Mostrem me um aquario com bom crescimentos com uma zetlight, destas que ate fazem o sunrise, e comparem com tantos outros com a chamada iluminacao chinoca. Comecem pelo aquario do Miguel Pinho por exemplo.

Ha uns meses fui a uma loja e tinha uma zetlight destas com acroporas, a calha estava a 15/20 cm da agua, as acroporas bem....nao acredito que tivesse vendido alguma.

É como diz o Galinhas....é pá se há vagar monetario para uma calha topo de gama, bora la. Se nao, te temos de optar pelas funções verdadeiramente importantes e aqui nao ha por onde fugir.

Obviamente que esta conversa so faz sentido se estivermos a falar de lps e sps, porque para peixes, nao fotosinteticos e moles....siga.

By the way...essa das minis, quem sabe um dia :D

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Ora viva meus caros,

Após algum tempo ausente lá montei o meu nano este fim de semana, é um Aquário de 80x 35x40 +/-, 80lt, foi feita uma caixa interior para todo o material e matérias filtrantes.
Estou a usar esponjas, la de vidro e carvão activado.
O escumador é um tunze docskimer 9001 com capacidade até 140lt, e uma bomba de retorno de 1500 lt/h da seastar.
Na decoração existe 4kg de areia de coral, e 4 kg de rocha viva (pouca ainda).
O Aquário vai ficar com a tampa original, plástico preta onde vão ser aplicadas 2 barras de leds 1- azul 1-branca (chegam pra semana), e vamos ver como funcionam... Já vi umas a trabalhar e funcionam bem com um consumo mais baixo que as calhas top...

Acho que vou ter que colocar uma bomba de circulação, estou a pensar na jebao rw-4, penso que tem uma zona mais parada no Aquário... O que acham?

Deixo aqui umas fotos para verem e opinarem... Estou cá para aprender.

Já agora, comprei o teste do kh da salifert só que as instruções vem em inglês. Não há por aí nenhumas em português??

DSC_0296.JPG
DSC_0295.JPG
ImagemImagemImagem
DSC_0299.JPG


Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.
Cpts
Pedro Carvalho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Nelson Alcobia Escreveu:
Porrrraaaa já estou todo negro, tanta a pancada que apanhei hoje.
Ok já percebi .... :) luz é luz, interessa é a qualidade ;)



Olá ,

Na minha opinião, o facto de haver um aumento de intensidade gradual na iluminação tem mais interesse para os peixes do que para os corais porque contribui para que os peixes não se assustem com o arranque repentino da iluminação e possam saltar do aquário.

Isto consegue-se, ligando a iluminação a um ou dois programadores e não é necessário o sun rise/sun set; com isso é mais giro, mas não é fundamental.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos


Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
ola Pedro

vou começar por te dizer que podes retirar as esponjas e a lâ de vidro pois não te beneficiam em nada e ate te prejudicam. podes colocar siporax por exemplo.
Outra coisa, não coloques a tampa no aquário devido as trocas gasosas.
por ultimo alerto também para não colocares a rocha encostada ao vidro (sei que não e fácil com 35cm de largura) mas depois facilta na altura da limpeza e crescimento dos corais.
fico a espera das calhas de iluminaçao. ja agora para que tipo de corais será o aquario?
agora e deixar iniciar o ciclo e trocas de agua. como indicas-te tens boas lojas ao pé de ti e também a ajuda do pessoal do forum.

abraço

MM


Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Obrigado Miguel pela dica... Os corais não vou poder por mts, mas um bocadinho de cada... Os duros mais para a frente.

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Boas, fiz um teste de água do Aquário após estar a trabalhar há 4 dias, e acusa nitratos altos, e normal por estar ainda a fazer o ciclo? Apenas tem rocha.
O kh deu 9.3 e alcalinidade 3.30 com os testes da salifert... Só tenho ainda estes testes. Isto normal acontecer? Usei água natural do mar que eu próprio fui buscar...

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
ola

sim e normal, deixa fazer o ciclo. 4 dias não são 4 semanas.... compra o teste de nitrito e nitratos que são os mais importantes nesta fase. aconselho também a leres e consultares os outros tópicos que aprendes muita coisa tambem

abraço

MM


Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Durante o ciclo também se faz as tpas?

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
yep todas as semanas!!


Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Não, nunca fiz no meu...

E agora? :))


Grupo: Utilizadores Mensagens: 127
Idade: 39
Localização: V.N.Gaia
Lol, epa, não me baralhem mais do já estou... ;-)
Como é td novo para mim tenho bastantes dúvidas. Ainda por cima pk testei o ph que altíssimo, o no3 alto está, e o kh baixo...
Como é td novo não devia estar sem no3?
Sendo água natural não devia ter o ph correto?

Enviado do meu D6633 através de Tapatalk
Cpts
Pedro Carvalho

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron