Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeiro Reef

Primeiro Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 06/Oct/2015, 10:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Olá a todos.

Venho aqui partilhar a minha primeira experiência nos salgados e também aprender com a experiência de quem partilha esta paixão.

A minha ideia foi apostar em algo pouco exigente (corais moles e poucos peixes). A experiência é pouca e sei que qualquer erro num reef pode ser fatal ou demorar bastante tempo para ser resolvido.

Depois de muito ler, decidi começar a comprar o material e aos poucos juntar o necessário para arrancar com o projeto. Tendo sempre em conta o custo do mesmo, pois caso alguma coisa corra mal devido à minha inexperiência, não ter um prejuízo que me faça desistir do hobby.

Aqui fica a lista do material:
- aquário 60Cx30Lx35A
- calha led tecatlantis marine (bastante arrependido)
- escumador sera 130
- bomba de circulação voyager nano 1600l/h
- refratometro
- areia de coral 5kg
- cerca de 7kg de rocha viva
- aquecedor 75w

E assim arrancou este projeto com cerca de quase 3 meses neste momento.
Sugestões são bem vindas ;)
Seguem umas fotos do dia da montagem e do estado atual:

Imagem
Imagem

Mensagem 06/Oct/2015, 11:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

as imagens não dão para ver grande coisa, mas para primeira experiência e para ganhar "calo" parece-me bem ..

Vai postando mais imagens ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 06/Oct/2015, 13:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Olá Tiago,

Bem vindo. Para começar estás muito bem, vai introduzindo tudo com calma e se fores regular nas trocas de agua e correrá tudo bem.
Tenho um nano com medidas semelhantes,deixo-te uma pergunta, tens só uma bomba de circulação?
Parece-me que pode ser curto...

Cumps,

António

Mensagem 06/Oct/2015, 14:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas

Vai com calma.. Alguma coisa que precises da um toque, ja que vives aqui perto.

Também colocava outra bomba, mas virada para cima, afim de fazer desaparecer essa camada que aparece por cima..

Boa sorte..

Cump.
Cump
Rui Silva

Mensagem 06/Oct/2015, 19:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Obrigado a todos pelos comentários.

Em relação às fotos, depois de postar reparei que tinham bastante má qualidade, mas era a única maneira que eu as sabia colocar aqui... Tenho que investigar isto das fotos melhor ;)

Sim, apenas tenho uma bomba. Na altura que a coloquei tive o cuidado de me certificar que não deixava nenhuma zona morta, e até tenho tido boa resposta dos corais. Convém meter outra mesmo assim? Resolve o problema das partículas suspensas?
Nem imaginam a guerra que tenho tido para tentar acabar com este manto. Sempre pensei que fosse por falta de um overflow, e provavelmente era tão fácil de resolver :-?
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 06/Oct/2015, 19:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
TiagoSantos87 Escreveu:
Obrigado a todos pelos comentários.

Em relação às fotos, depois de postar reparei que tinham bastante má qualidade, mas era a única maneira que eu as sabia colocar aqui... Tenho que investigar isto das fotos melhor ;)

Sim, apenas tenho uma bomba. Na altura que a coloquei tive o cuidado de me certificar que não deixava nenhuma zona morta, e até tenho tido boa resposta dos corais. Convém meter outra mesmo assim? Resolve o problema das partículas suspensas?
Nem imaginam a guerra que tenho tido para tentar acabar com este manto. Sempre pensei que fosse por falta de um overflow, e provavelmente era tão fácil de resolver :-?


Boas,

De facto se tivesses overflow ou coluna seca direta para uma sump essa camada saia logo porque isso esta a superficie e mesmo com uma outra bomba nao vai ser facil porque o escumador na retira essas particulas atraves da superfecie.. vai retirando com um copo ate arranjares soluçao.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 06/Oct/2015, 21:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite Carlos.

É que isto acaba por dar um aspeto um bocado "descuidado" ao aquário... Qualquer dia viro o escumador de pernas para o ar :)) :))
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 07/Oct/2015, 00:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Se colocares outra bomba não resolve por completo mas ajuda..

Com o carlos diz a melhor hipótese e a coluna ou overflow.. Existe uns escumadores da tunze que ajudam a eliminar essa camada..

Cump.
Cump
Rui Silva

Mensagem 07/Oct/2015, 11:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá Tiago, bem vindo. Finalmente mais um aquário por estas bandas.


Eu também percebo pouco disto, mas vou tentar dar uma ajudinha dentro do que sei.

Um conselho que te dou nesta fase inicial é o cuidado a ter nas compras por impulso e na compra do material mais "barato". Por vezes optamos por algum material que fica aquem daquilo que necessitamos e somos mais tarde obrigados a comprar outro em substituição acabando por ficar mais caro. Há algum material mais "barato" que tem menor durabilidade e tem maiores consumo, acabando por ficar mais caro a curto/ médio prazo. Para mim é importante a relação preço-qualidade. Não estou com isto a querer dizer que tudo que é mais caro é melhor, só estou a aconselhar que pesquises bem antes de comprar., para perceber se o material é o mais adequado. Caso a dúvida persista pergunta que certamente alguém te vai conseguir orientar. Há aquários Low-Cost fantásticos, o que importa é cumprir alguns princípios.

Essa "película" que ganha na superfície da água vai dificultar as trocas gasosas. Para solucionar esse problema só com uma o overflow/ coluna seca que vai exigir uma sump (isto o ideal), que por outro lado te poderia trazer outro conjunto de vantagens.
Caso não não haja esta possibilidade, há alguns escumadores internos que removem essa película. Caso nenhuma destas hipoteses seja viável, a solução passa por dirigir uma bomba para a superfície, para criar agitação e facilitar as trocas gasosas e ir removendo manualmente como o Carlos já referiu.

Vou procurar acompanhar de perto.

Mensagem 07/Oct/2015, 19:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Obrigado pela força e pelos conselhos :)
Por enquanto a sump vai ser mesmo impossivel, não que não queira, mas por uma questão logística lol, mas tenho que atenuar o problema de alguma forma...

Em relação ao meterial, tentei ter atenção aos consumos e à qualidade, se bem que na qualidade, como não tinha conhecimento de material para água salgada fui pelas marcas, e foi aí que surgiu este fantástico escumador e a calha de iluminação :-\

Mas agora a minha próxima missão, urgentemente, vai ser descobrir como colocar aqui umas fotos com mais qualidade ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 11/Oct/2015, 21:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite.

Estou aqui com um problema já a algum tempo e espero que me ajudem.
À cerca de um mês arranjei uma palythoas que passaram um mau bocado antes de chegarem ao meu aquário, mas felizmente recuperaram bem, mas apenas uma manteve a cor verde. As outras estão bem e continuam a crescer, mas sem cor... Mesmo as novas que vão aparecendo, nascem sem cor. Há alguma coisa que eu possa fazer para elas recuperarem a cor?
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 11/Oct/2015, 22:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
TiagoSantos87 Escreveu:
Boa noite.

Estou aqui com um problema já a algum tempo e espero que me ajudem.
À cerca de um mês arranjei uma palythoas que passaram um mau bocado antes de chegarem ao meu aquário, mas felizmente recuperaram bem, mas apenas uma manteve a cor verde. As outras estão bem e continuam a crescer, mas sem cor... Mesmo as novas que vão aparecendo, nascem sem cor. Há alguma coisa que eu possa fazer para elas recuperarem a cor?


Boas, o melhor e meteres fotos dessas "Palythoas", porque podem ser outra coisa que não palythoas.

Abraços,

Mensagem 12/Oct/2015, 00:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas Tiago

Não sei se dá para perceber bem mas era as fotos que tinha aqui no telemovel.
A primeira foto foi a única que manteve a cor, as outras que tenho pelo aquário estão como essas ao lado do sarco...

http://imageshack.com/a/img911/1783/ppO7Yq.jpg
http://imageshack.com/a/img903/5472/sJi36V.jpg
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 13/Oct/2015, 22:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite a todos.

Estou aqui com uma duvida que por mais que procure e fale não consigo chegar a uma conclusão... Ao sinfunar o aquário, convém levantar a areia para limpar bem ou remexer o menos possível?

Pergunto isto porque sempre tive o máximo cuidado possível para não remexer nada e tentar levantar apenas o 'lixo'. Mas agora com a última TPA, tive que redirecionar a bomba e quando a liguei levantou bastante porcaria que estava no fundo... Ou seja, devo de andar a fazer alguma coisa bastante mal.

Desde já, agradeço a vossa ajuda ;)

P.S. Em relação às palythoas, continua apenas uma com a cor verde com que entrou no aquário. Ninguém tem uma dica para mim? :-h
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 14/Oct/2015, 12:15

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá Tiago... não tem resposta exacta! :(
depende do sistema e da tua maneira de manter o teu sistema. Eu não lhe toco... mas á quem aspire o areão, a quem o limpe de x em x dias e há um gajo que eu conheço que é conforme o sol e tira e coloca a areia quando lhe dá na real gana! O facto é que funciona para ele... por isso depende de como queres manter o teu sistema e cada maneira tem as suas vantagens e desvantagens.
Encontra a tua maneira e se rigoroso com a tua escolha. ;)

Mensagem 14/Oct/2015, 12:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Marco Madeira Escreveu:
Olá Tiago... não tem resposta exacta! :(
depende do sistema e da tua maneira de manter o teu sistema. Eu não lhe toco... mas á quem aspire o areão, a quem o limpe de x em x dias e há um gajo que eu conheço que é conforme o sol e tira e coloca a areia quando lhe dá na real gana! O facto é que funciona para ele... por isso depende de como queres manter o teu sistema e cada maneira tem as suas vantagens e desvantagens.
Encontra a tua maneira e se rigoroso com a tua escolha. ;)


Eu escolhi não lhe mexer ...
Tenho algumas algas no areão mas sei que vão desparecer com o tempo.

Só precisas de uma boa equipa de limpeza!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/Oct/2015, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Obrigado Marco e Rui pelas vossas respostas ;)

Agora já faz sentido não encontrar uma resposta exata e cada pessoa me dizer uma coisa diferente...
Acho que nesse caso vou continuar a fazer como tenho feito até agora e mexer o menos possível no fundo, tenho tido bons resultados assim e como costumam dizer, em equipa que ganha não se mexe.

Abraço
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 14/Oct/2015, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
E aproveitando a vossa boa vontade, não me sabem dizer se há a possibilidade de as palythoas recuperarem a cor ou vão ficar assim?

Abraço ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 14/Oct/2015, 13:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
TiagoSantos87 Escreveu:
E aproveitando a vossa boa vontade, não me sabem dizer se há a possibilidade de as palythoas recuperarem a cor ou vão ficar assim?

Abraço ;)


Elas hão de recuperar. Dá-lhes tempo e não te preocupes com isso!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/Oct/2015, 13:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá Tiago,
Já experimentaste medir os valores do aquário para tentar tirar algumas conclusões?

Próximo

Voltar para Novo no hobby