Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Primeiro Reef

Primeiro Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 14/Oct/2015, 14:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas.
Como ainda não adquiri os testes costumo levar água a uma loja e faço lá. Mas não sei agora os valores ao certo...
Mas nas ultimas estava tudo normal para o tempo que o aquário tem e para a minha experiência e equipamento. E os outros corais e peixes estão bem.

Mas eu vou explicar o que aconteceu, pode ser que ajude ;)
Elas estavam numa rocha com bastantes aiptsias e num aquário com que estava bom para "entregar a alma ao criador" e foram separadas da rocha e o que tentei foi voltar a colar em algumas bases. O resultado, tirando a cor, até foi satisfatório e até estão a alastrar bem. Mas só uma é que manteve a cor.

Vou ter mesmo que dar tempo ao tempo e ver o que acontece...
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 14/Oct/2015, 15:38

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
TiagoSantos87 Escreveu:
Boas.
Como ainda não adquiri os testes costumo levar água a uma loja e faço lá. Mas não sei agora os valores ao certo...
Mas nas ultimas estava tudo normal para o tempo que o aquário tem e para a minha experiência e equipamento. E os outros corais e peixes estão bem.

Mas eu vou explicar o que aconteceu, pode ser que ajude ;)
Elas estavam numa rocha com bastantes aiptsias e num aquário com que estava bom para "entregar a alma ao criador" e foram separadas da rocha e o que tentei foi voltar a colar em algumas bases. O resultado, tirando a cor, até foi satisfatório e até estão a alastrar bem. Mas só uma é que manteve a cor.

Vou ter mesmo que dar tempo ao tempo e ver o que acontece...


Epá ... eu já não tenho palythoas à muitos anos ... mas lembro-me que quando aconteceu isso às minhas demorou quase um ano a recuperar côr ... Deixa seguir e não te chateies. Se elas estão a alastrar é porque estão bem!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/Oct/2015, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Vai ser esperar então ;)

Obrigado Rui
Abraço
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 14/Oct/2015, 23:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite.

Agora que acho que já sei colocar aqui fotos com mais qualidade, aqui vai uma atualização fotográfica do estado atual do meu nano:

O GSP e a única palythoa que manteve a cor
Imagem

Mais uma vez o GSP e dá para ver também na direita as palythoas "pálidas"
Imagem

O Sarco
Imagem

Os Zoas e umas xenias pom pom que vinham agarradas a outro Fraga
Imagem

Ésta "árvore" se alguém a conseguir identificar agradeço. Comprei como sendo Kenya Tree mas não me parece...
Imagem

Éstas meninas andam a meter-me um bocado de medo. Desde a umas duas semanas para cá que todos os dias (literalmente) ganham pelo menos meio centímetro de diâmetro...
Imagem

E para terminar, fica uma geral
Imagem

Críticas e sugestões são bem vindas ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 16/Oct/2015, 11:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas

Fizeste bem em meter o Sarco em baixo ... Isso cresce muito e tapa a luz para os outros.

Agora cuidado com as Xénias, os GSP e as palythoas. Isso se pega de jeito cresce tipo erva daninha ... :D

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 16/Oct/2015, 14:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas.

Por acaso, como vi bastantes aquários em que o pessoal metia o sarco em cima, e depois com o passar do tempo aquilo era tudo dele, e tirava também o destaque aos outros corais, optei por meter assim. Na altura ainda me disseram para o meter mais a cima, mas eu como sou teimoso e estava a imaginar a evolução da coisa a longo prazo, optei por deixar assim. Fico feliz por saber que afinal até fiz bem ;)

Quando montei o aquário a ideia até era mesmo ter corais de crescimento rápido e cobrir as rochas com poucos corais e de forma simples, para ficar com um aspecto cheio mas "clean". O problema é o avanço que as xenias estão a dar aos outros... Os zoas, as palythoas e o GSP estão a avançar bem mas aos poucos, mas as xenias estão possuídas, aquilo até já está a crescer no nada, tenho zonas em que a base delas já está a crescer no ar... A ideia era cobrir a rocha de cima com GSP e não estou a ver maneira de travar as xenias. E para piorar a situação, a minha burrice quando decidi o layout... Decidi colocar as xenias na rocha que suporta tudo. :ymapplause:
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 23/Oct/2015, 14:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa tarde a todos.

Estou aqui com um problema e gostava de saber a vossa opinião. Reparei que tenho umas algas filamentosas vermelhas a crescer em cima dos meus GSP. Há alguma solução que não implique químicos para resolver isto?

Nunca me preocupei muito com algas porque o aquário é recente, mas em cima dos corais é mais preocupante, ele já nem abre completamente...
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 30/Oct/2015, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa tarde.

Preciso mesmo da vossa ajuda. Isto das algas não melhora, pelo contrário, cada vez está pior...
Na última TPA arrisquei e com uma escova de dentes tirei as algas, o que acontece é que já está na mesma em poucos dias. Não sei mesmo o que fazer. A parte central da colônia dos meus green star polyps acabou por morrer mesmo, e a continuar assim vou ficar sem o resto...
Não dá para perceber bem mas segue uma foto:
Imagem
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 31/Oct/2015, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Bem, para variar hoje já tinha mais de metade dos GSP com algas, optei por mudar de sítio para uma rocha mais alta com menos algas, espero não ter feito asneira...
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 31/Oct/2015, 20:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Idade: 52
Localização: Azeitão
Parece-me que tens cianobactérias ( essas "algas" cor de vinho ) que formam uma espécie de película.
Procura aqui no fórum que há n relatos de como as remover. Mas aviso-te já que não é tarefa fácil pois nem sempre se sabe qual o motivo do aparecimento das mesmas.

António
Imagem

Mensagem 31/Oct/2015, 20:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas Tiago

Olha essas ´´algas`` parece ser cyanos.

A origem pode ser muita, tens que perceber o que esta a provocar os cyanos.
Por alto pode ser:
- Escumador insuficiente,
- Aguá das tpa ou de reposição de ma qualidade,
- Iluminação.

Agora era bom saber os valores do teu aquário e os ppm da água que usas.

Tens que perceber o que esta mal para corrigires.

Abraço
Cump
Rui Silva

Mensagem 01/nov/2015, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Obrigado pelas vossas respostas.
Sabendo do que se trata já é mais fácil arranjar uma solução, de qualquer forma, tal como aconselham, primeiro vou verificar qual será a causa antes de começar a "inventar" ;)
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 21/nov/2015, 22:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite.

Já a algum tempo que não atualizava o tópico, mas na realidade também não há muito a dizer. Continuo com o problema das algas no fundo, mas vou deixar andar mais um tempo para ver o que dá.
Tirando isto, os GPS tiveram que mudar de sítio, e acabaram por dar uma casa nova à minha última entrada, um midas blenny, que já agora aproveito para pedir que me corrijam se estiver errado na identificação ;) E ontem com o blenny entrou também um lysmata. Tirando as algas e a morte de um dos turnos já a algum tempo, está tudo feliz e de boa saúde.

Seguem as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 28/nov/2015, 01:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas.

O que acham deste escumador para uma futura compra?

http://www.ebay.com/ulk/itm/151629835190
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 28/nov/2015, 07:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Ao fim deste tempo todo e continuando tu com cyanos eu não colocaria nada no aquário até corrigir isso e perceber o que se passa!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/nov/2015, 13:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
E será que isto são mesmo cyanos?
Pergunto isto porque inicialmente tive umas "coisas" que correspondia à descrição, mas essa em pouco tempo, passaram de vermelho a verdes, "desidrataram" e foram-se. Mas estas são diferentes, embora pela fraca qualidade das fotos não pareça. Estas são mesmo tipo cabelos, crescem inclusive pelo vidro. Ganham umas bolhas de oxigênio por baixo e por vezes soltam-se e ficam na superfície. Para não falar que "têm horários", no areão começam a aparecer antes das luzes ligarem e a desaparecer ainda com as luzes ligadas. Ou seja, no fim do dia, mal se nota as "algas" no fundo, apenas bastantes bolhas de oxigênio.
Quanto ao efeito delas nos corais, nas palythoas e na "árvore", aparecem uns fios em volta dos pólipos e parece que os está a estrangular, nos GPS crescem por cima, e nas Xenias, no Sarcophyton e nos Zoanthus não lhes tocam.
Foi a melhor descrição que consegui arranjar :D
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 29/nov/2015, 11:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Idade: 33
Localização: Maia
Tiago esse tipo de problema que descreves parece ser por grande quantidade de nutrientes na agua. No meu aquário antigo comprei um frag de xenias com o mesmo tamanho do teu e cresceu brutalmente, se quiseres ver como cresceu procura nos aquários dos membros Reef Silva e ves como tenho as xenias no meu novo sistema. Acho que devias deixar madurar mais o aquário antes de meter mais peixes. Em relação as palythoas paciencia que recuperam a cor com o tempo, só precisam de boa luz.

Um abraço

Mensagem 29/nov/2015, 11:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas José

Acho que os nutrientes se deve bastante ao meu "super escumador", por isso é que estava a ver este que indico no link acima, mas não quero mandar vir antes de saber umas opiniões, para não fazer asneira outra vez. O que tenho neste momento, acho que só serve para fazer barulho :D

Em relação à luz, ando a ver se o pai natal se lembra de mim que esta que tenho é demasiado branca ;)

Dei uma espreitadela no teu aquário, e isso é que foi crescer. Gosto do efeito "arco"
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 29/nov/2015, 12:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Em relação aos vivos, tirando a equipa de limpeza que vai ser reforçada, estão fechadas as entradas. E mesmo de futuro, como o aquário é pequeno, se entrar mais algum peixe, será uma salária. É mesmo assim acho que já é abusar um bocado...
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 30/nov/2015, 21:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boa noite.
Deixo aqui um vídeo, com muito fraca qualidade, do meu blenny que não pode ver uma câmera a apontar para ele

http://youtu.be/C1THm2Z1-gQ
Cumprimentos
Tiago Santos

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby