Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Almada Velha Nano Reef

1º Almada Velha Nano Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 19/Oct/2015, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Bom dia,

Estou a "reinicia-me" na aquariofilia, depois de uma tentativa falhada à cerca de 8 anos a trás. Abri este tópico para não só partilhar esta aventura, como para colocar questões e aprender com os mais experientes.

Objectivo: peixes, camarões, corais moles e se a coisa correr bem LPS e SPS fáceis de manter.

aqui vai o Setup inicial:

Aquário: : 50x50x50cm com Sump traseira de 15 cm (sem divisões)
Iluminação : Calha LED TMC Aquaray 1500 (por comprar)
Circulação : Mini Polario (4000 L/h com circulação alternada com ritmos diferentes) (por comprar)
Bomba de Retorno : Por definir (por comprar)
Escumador : Por definir (Tenho um Deltec MC600 antigo de mochila)
Termoestato : Eheim 250W
Rocha : cerca de 2 kg de rocha viva , e se conseguir , 0.5/1 kg de rocha morta na Sump (por comprar)
Areia : areia viva (quantos kilos ?) (por comprar)
Água : possivelmente água natural
Sistema de reposição : Bomba peristaltica com boia de nível (igual a esta http://images1.tiendanimal.pt/g/bomba_d ... cuario.jpg tenho de verificar se ainda funciona)
Osmose : Tenho uma de 2 estágios parada à uns 7/8 anos, será que ainda está boa?
Acessórios e testes: : refratometro (já tenho), e falta-me comprar testes para a água.


Questões:

1º - Que bomba de retorno da sump me aconcelham? isto é, com quantos L/h aconselham uma bomba para um aquário deste tamanho com sump traseira?

2º - O escumador que tenho é o Deltec MC600 é de mochila, no entanto não o queria colocar pendurado no aquário, mas sim dentro da Sump. No entanto não devo conseguir colocar dentro da mesma (não o tenho comigo neste momento por isso não sei as medidas e nem encontro na internet), mas se conseguir, não acham que vou ter problemas com o sobredimensionamento da "escumação"? se sim, que escumador aconselham (barato de preferência e silencioso :D )?

3º - Em relação à rocha, acham que é uma boa quantidade ?....acham boa política colocar uma rocha pequena na Sump ?

4º - Que quantidade de areia devo colocar?

5º - Uma osmose parada à cerca de 7/8 anos ainda está boa? (disseram-me que as osmose estragam-se passado 3 meses se tiverem sem água)

Por enquanto é tudo, desculpem-me se me alonguei no post.

PS: à noite colocarei fotos do aquário.

Obrigado

Mensagem 19/Oct/2015, 15:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Rúben Miguel Escreveu:

Iluminação : Calha LED TMC Aquaray 1500 (por comprar)

Se puderes ir para outra opção... existem soluções mais em conta e muito mais eficazes.

Escumador : Por definir (Tenho um Deltec MC600 antigo de mochila)

É um excelente escumador, não precisas de melhor.

Areia : areia viva (quantos kilos ?) (por comprar)

Independentemente da quantidade, não necessitas de areia viva. Mais vale comprar bactérias para adicionar á posteriori durante o ciclo.

Osmose : Tenho uma de 2 estágios parada à uns 7/8 anos, será que ainda está boa?

Podes aproveitar a osmose (tubos,etc.), terás é que adquirir a membrana e os filtros.


Questões:

1º - Que bomba de retorno da sump me aconcelham? isto é, com quantos L/h aconselham uma bomba para um aquário deste tamanho com sump traseira?

Qualquer coisa que faça 2000 L/H e não gaste muito é óptimo.


2º - O escumador que tenho é o Deltec MC600 é de mochila, no entanto não o queria colocar pendurado no aquário, mas sim dentro da Sump. No entanto não devo conseguir colocar dentro da mesma (não o tenho comigo neste momento por isso não sei as medidas e nem encontro na internet), mas se conseguir, não acham que vou ter problemas com o sobredimensionamento da "escumação"? se sim, que escumador aconselham (barato de preferência e silencioso :D )?

Não te preocupes com o sobredimensionado, o contrário é que seria mau, ainda mais em baixas litragens :). Acho que tens um excelente escumador, a solução podia passar mesmo por montares uma sump ou tentares pendura-lo na propria sump por fora.


3º - Em relação à rocha, acham que é uma boa quantidade ?....acham boa política colocar uma rocha pequena na Sump ?
Podes colocar uns 6-7 kg de boa rocha e se calhar ainda sobra

4º - Que quantidade de areia devo colocar?
5,6 kg de granumetria baixa devem ser suficientes para te cobrir o fundo. Se quiseres tenho lá ATI Fidji White



Obrigado

Mensagem 19/Oct/2015, 17:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Desde já obrigado pela resposta.

Em relação a construir uma sump externa está fora de questão, pois já tenho o móvel (sem compartimento interior) do aquário e o investimento seria bastante superior (móvel + tubagens/acessórios + desmontar a sump traseira do aquário+agua para as tpas).

Em relação a montar o escumador Deltec mc600 nesta sump traseira, encontrei as dimensões do mesmo aqui http://www.theaquariumsolution.com/files/MCE600%20Skimmer%20Instructions.pdf e constatei que para o montar terei de proceder a umas modificações (nomeadamente nos tubos de entrada e saída de agua). Terei de pensar bem como o fazer, pois nem sei se é uma solução viável ainda, ou então fazer uma troca com algum escumador que sirva nesta sump (50x15x50cm).

Em relação à iluminação, que calhas em concreto sugeres ? Zetlight ?

Quanto a Rocha, queria mesmo meter a "essencial" pois queria fazer um layout não muito pesado.


Obrigado

Mensagem 19/Oct/2015, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Rúben Miguel Escreveu:
Em relação à iluminação, que calhas em concreto sugeres ? Zetlight ?
Obrigado

Boas,
Uma Ocean Revive.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 19/Oct/2015, 17:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Tens os maxspect celestial, as kessil A160 e já há as evergrow chinesas numa versão para nanos.

Mensagem 19/Oct/2015, 19:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Rúben Miguel Escreveu:
Desde já obrigado pela resposta.

Em relação a construir uma sump externa está fora de questão, pois já tenho o móvel (sem compartimento interior) do aquário e o investimento seria bastante superior (móvel + tubagens/acessórios + desmontar a sump traseira do aquário+agua para as tpas).

Em relação a montar o escumador Deltec mc600 nesta sump traseira, encontrei as dimensões do mesmo aqui http://www.theaquariumsolution.com/files/MCE600%20Skimmer%20Instructions.pdf e constatei que para o montar terei de proceder a umas modificações (nomeadamente nos tubos de entrada e saída de agua). Terei de pensar bem como o fazer, pois nem sei se é uma solução viável ainda, ou então fazer uma troca com algum escumador que sirva nesta sump (50x15x50cm).

Em relação à iluminação, que calhas em concreto sugeres ? Zetlight ?

Quanto a Rocha, queria mesmo meter a "essencial" pois queria fazer um layout não muito pesado.


Obrigado


coloca o escumador dentro da sump basta pousares. eu tive um igual e fazia isso tinha o dentro da sump pousado normalmente como um dos internos.

Mensagem 19/Oct/2015, 19:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado Bruno. A questão aqui é mesmo os tubos de entrada e saida de água que não cabem na sump. Estou a pensar em modificar os tubos por forma a caber.

aqui fica a foto do aquário (ainda sem lugar indefinido no escritório cá de casa):

Imagem

Mensagem 19/Oct/2015, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Uma Ocean Revive.


Gil Miguel Escreveu:
Tens os maxspect celestial, as kessil A160 e já há as evergrow chinesas numa versão para nanos.



Obrigado pelas vossas sugestões. Pelo que tive a ver parecem-me mais interessantes, no entanto a Aquaray que estou a pensar comprar não é nova, por isso o seu preço atrai-me mais. No entanto ainda ando a pesquisar (não esquecer que este é o meu "primeiro" aquário, por isso também não quero fazer um grande investimento).

Mensagem 19/Oct/2015, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Mas acham que com esta calha não vou conseguir iluminar bem os 50 cm de areao?

Mensagem 20/Oct/2015, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
boas,

surgiu-me uma duvida. Este é o overflow do aquário com dimensões 145 x 50mm com aproximadamente 15 "dentes" de 3mm, o que faz uma abertura de 45 x 50mm :

Imagem

A minha pergunta é:

Será que tenho um overflow suficientemente grande para fazer "escoar" os 2000 L/h sem elevar demasiado a coluna de àgua no aquario? (pode derramar àgua para fora com a circulação da outra bomba Mini Polario)

obrigado

Mensagem 21/Oct/2015, 00:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Ruben

Quanto á calha, se podes gastar o mesmo ou menos e ficares com uma luz melhor... se queres manter SPS esquece as aquaray.

Se quiseres só moles e Lps, deve chegar... mas não é uma calha / foco que possas aproveitar num futuro aquário.

Quanto ao overflow, essa saída de água é suficiente.

Mensagem 21/Oct/2015, 11:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado Gil, mas relativamente à calha vou optar pela aquaray em segunda mão. Inicialmente é para corais moles e um ou outro LPS. Depois logo se vê como a coisa corre. Se mais tarde quiser experimentar uns SPS arranjo maneira de aproximar a calha e/ou complemento a iluminação com uma par38.

Mensagem 24/Oct/2015, 18:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Boa tarde,

Preciso da vossa ajuda.

Montei o escumador Deltec mce 600 que já tinha parado à uns anos (e não foi devidamente limpo) com água doce para ver se estava tudo ok. No entanto, a bomba não funcionava, mas fazia barulho. Então retirei-a, desmomtei, isto é , para ver o rotor, liguei com ela desmontava +ara ver se o rotor rodava (rodava mas não me parecia totalmenten fluido o movimento), retirei o rotor, limpei e voltei a montar tudo certinho. Ainda limpei bem o tubo de ar da bomba.

Voltei a colocar no escumador a bomba, tudo bem montado e liguei. Aqui está o resultado:

https://youtu.be/eflq95JRVn8

Parece-me que faz muito poucas bolhas , ou seja, parece que tem pouca força a bomba. No entanto sei que a escumação em água doce não funciona bem (densidades diferentes).

O que vos parece ?....acham que a bomba está a funcionar bem ?.....onde posso comprar uma bomba para este escumador ?

Obrigado
Rúben

Mensagem 24/Oct/2015, 19:35

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Isso é normal em água doce.


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 24/Oct/2015, 22:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Bruno

Parece estar a funcionar sem qualquer problema.

Como o Rui já disse, em agua doce não funciona.

Cps
Gil

Mensagem 28/Oct/2015, 16:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Tenho andado aqui a matutar em relação ao escumador. Como já disse anteriormente, para meter o escumador Deltec mce 600 dentro da sump (50x15x50 cm) tenho de cortar os tubos de entrada de água e saida de modo a caber. No entanto o resultado final não me agrada pois fica demasiado à justa ( até poderei ter problemas com a entrada de água pelo overflow mesmo em cima do escumador).

posto isto ando a pensar trocar o escumador por um interior que caiba na sump. Andei a pesquisar e pensei no Bubble Magus BM NAC 3.5, que tem as dimensões 115x170x435mm (para aquários de 100L-300L). Penso que o conseguirei meter sem dificuldade na sump, pois tem 115mm de "diametro", certo?

O que acham desta opção?

Aconselham algum outro escumador?


PS: colocar um escumador de mochila está fora de questão.

Obrigado

Mensagem 28/Oct/2015, 16:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Rúben Miguel Escreveu:
Tenho andado aqui a matutar em relação ao escumador. Como já disse anteriormente, para meter o escumador Deltec mce 600 dentro da sump (50x15x50 cm) tenho de cortar os tubos de entrada de água e saida de modo a caber. No entanto o resultado final não me agrada pois fica demasiado à justa ( até poderei ter problemas com a entrada de água pelo overflow mesmo em cima do escumador).

posto isto ando a pensar trocar o escumador por um interior que caiba na sump. Andei a pesquisar e pensei no Bubble Magus BM NAC 3.5, que tem as dimensões 115x170x435mm (para aquários de 100L-300L). Penso que o conseguirei meter sem dificuldade na sump, pois tem 115mm de "diametro", certo?

O que acham desta opção?

Aconselham algum outro escumador?


PS: colocar um escumador de mochila está fora de questão.

Obrigado


Olá Ruben,

Tudo bem?
Eu tenho na minha sump do meu nano (130l.) um Bubles Mac 5.5. Na altura pensei no modelo 3.5, mas a diferença de preço preferi comprar o acima que eventualmente pode servir num proximo aquario... Tens que ver a nivel de medidas, se quiseres podes dar um salto cá a casa e vês o modelo 5.5 a bombar.

Cumps,

António

Mensagem 28/Oct/2015, 16:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
António Frazão Escreveu:

Olá Ruben,

Tudo bem?
Eu tenho na minha sump do meu nano (130l.) um Bubles Mac 5.5. Na altura pensei no modelo 3.5, mas a diferença de preço preferi comprar o acima que eventualmente pode servir num proximo aquario... Tens que ver a nivel de medidas, se quiseres podes dar um salto cá a casa e vês o modelo 5.5 a bombar.

Cumps,

António


Olá António,

Pois realmente reparei que a diferença de preço era pequena. No entanto não sei se o consigo colocar esse na sump. Pelas medidas que diz aqui: http://reef4life.com/store/internos/102-bm-skimmer-c-55-cone.html
o escumador tem 220x145x520 mm, suponho que seja 145 mm o máximo diâmetro do copo e do cone. Isto é, basta a "caixa" onde está a bomba ser um pouco mais larga (ou um outro qualquer acessório) que já não o consigo colocar na sump (150 mm).

se me pudesses verificar essas medidas era muito bom :) , pois por vezes existem erros nas fichas técnicas dos produtos.

O que achas do escumador em termos de barulho ?

Mensagem 06/nov/2015, 00:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 161
Idade:
Localização: lisboa
Rúben Miguel Escreveu:
António Frazão Escreveu:

Olá Ruben,

Tudo bem?
Eu tenho na minha sump do meu nano (130l.) um Bubles Mac 5.5. Na altura pensei no modelo 3.5, mas a diferença de preço preferi comprar o acima que eventualmente pode servir num proximo aquario... Tens que ver a nivel de medidas, se quiseres podes dar um salto cá a casa e vês o modelo 5.5 a bombar.

Cumps,

António


Olá António,

Pois realmente reparei que a diferença de preço era pequena. No entanto não sei se o consigo colocar esse na sump. Pelas medidas que diz aqui: http://reef4life.com/store/internos/102-bm-skimmer-c-55-cone.html
o escumador tem 220x145x520 mm, suponho que seja 145 mm o máximo diâmetro do copo e do cone. Isto é, basta a "caixa" onde está a bomba ser um pouco mais larga (ou um outro qualquer acessório) que já não o consigo colocar na sump (150 mm).

se me pudesses verificar essas medidas era muito bom :) , pois por vezes existem erros nas fichas técnicas dos produtos.

O que achas do escumador em termos de barulho ?


Olá Ruben,
Daqui a 2 semanas devo limpar a sump e o escumador e posso-te tirar as medidas melhor. Medi agora o diametro do cone e tem cerca de 14cm... A parte de mais nao é redonda, é rectagular, com a bomba e também a parte laterial para regular o escumador nao sei se cabe na tua sump...
Sobre barulho, ta na minha sala e num armario fechado, pelo que nunca dei por nada - nada a pontar. Mas em teoria nao sao conhecidos pelos escumadores "mais silenciosos".
Abraço,

Antonio

Mensagem 04/dez/2015, 21:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Boa tarde,

Com a falta de tempo este "projecto" tem estado um pouco parado, no entando vou deixar aqui o estado actual, assim com o update que fiz ao equipamento.


Equipamento:

Aquário: : 50x50x50cm com Sump traseira de 15 cm (sem divisões)
Iluminação : Calha LED TMC Aquaray 1500
Circulação : Jebao Rw-4
Bomba de Retorno : Aquabee 2000L/h
Escumador : Tunze Comline Doc Skimmer 9004
Termoestato : Eheim 250W
Sistema de reposição : Tunze osmolator 5017

Relativamente a Rocha irei usar rocha morta o que me permite pensar melhor no layout, e uma areia ATI Fidji White (quero colocar cerca de 1 cm +/- ).

Para ciclar o aquário, irei usar uma rocha viva que vem de outro aquário (Obrigado Gil Miguel) assim como Zeostart3 e Zeobak (de acordo com a informação que tenho lido e um pouco baseado neste "tutorial" http://www.korallen-zucht.de/pages-en/service/initial-cycle-just-14-days.html mas sem o o reactor de Zeovit e o Sponge Power).

Relativamente a água, irei encher o aquário com água natural, e as TPAs depois vê-se (conforme a preguiça de ir buscar água ou não)

Já agora fica aqui umas imagens das minhas invenções para o layout:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sendo o layout algo do genero disto:
Imagem

Alguma sugestão?

Já falta pouco para encher o aquário e meter a ciclar, vamos ver se tenho tempo este fim de semana.

Obrigado

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron