Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Almada Velha Nano Reef

1º Almada Velha Nano Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 21/dez/2015, 19:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Boa tarde

Não tendo nenhuma critica à fase de montagem do layout, vou supor que está tudo bem :)

Vou postar aqui umas fotos do aquário já montado, alguma informação de como estou a fazer o ciclo, assim como algumas perguntas.

1º dia:
6 ml de zeobak
12 ml zeostart3
Escumador sempre ligado e luzes 8 horas por dia.

2º dia:
entrada de 0.5 kg de rocha viva

3º dia:
nenhuma adição

4º ao 8º dia:
1 gota de zeobak diária
0.3 ml de zeostart3
(visto que usei apenas 5% de rocha viva)

A partir do 9º dia comecei a fazer apenas a dose diária de zeostart3 e a dose normal de zeobak ou seja, 2 gotas por semana (tendo em conta que já tinha as primeiras algas castanhas).

Testes/olhometro:

7º dia:
salinidade: 1025 ppm
Temperatura: 25.5/26 ºC
Amónia: 0.1 ppm
Nitritos: 0.2 ppm
Nitratos: 1.0 ppm
KH: 6.0

No 7º dia começou a aparecer os primeiros vestígios das algas castanhas.
Neste momento estou no 13º dia de ciclo e os valores de nitratos estão ente os 2 e os 5 ppm, não é fácil de ver. (não comprei os testes de amónia e nitritos)
Esta semana irei à aquahobby fazer os testes de amónia e nitritos e se a amónia tiver a zero (pelo que estive a ver, a amónia deverá zerar em 14 dias mais ou menos) e os nitritos próximos de zero, estou a pensar em introduzir 2 turbos para ir fazendo a limpeza, para além de uma TPA de aproximadamente 30%. O que acham ?

Alguma sugestão para melhorar esta minha abordagem na fase de ciclo?
Para subir o Kh estou a pensar começar a fazer a adição de kalk a partir do dia 25/30 do ciclo , través do sistema de reposição de agua evaporada com uma solução não muito saturada para não estragar a bomba de reposição tunze (visto que ainda não montei o meu sistema DIY do género tunze calcium dispenser).

Fotos:
(sorry , todas as fotos com telemóvel)
Dia da montagem:

Imagem
Imagem


Atenção, tenho quase a mesma quantidade da rocha do layout na sump.

Imagem
Imagem
Imagem
Foto ao 10º dia de montagem (ainda não comprei o Tunze Care Magnet nano para limpar o vidro :p )
Imagem

Hoje, 13º dia de ciclo e as algas estão no seu auge
Imagem



Algumas perguntas:

1º- antes da adição de kalk no sistema, acham que deva subir o kh do aquário adicionando bicarbonato de sódio na agua de reposição ? (vi esta dica num canal do youtube chamado helpReef)

2º- gostava de colocar o carvão activado, pois gosto muito de ver a agua cristalina, no entanto do que andei a ler, o carvão activado retira muita coisa boa da agua. Como estou a pensar montar um sistema para balling mais tarde, adicionando os trace elements, penso que posso resolver este problema do carvão. Certo ? (Tive a ver as aulas do João Basso e ele é um apologista do uso de carvão junto com balling)

3º - Como primeiros habitantes (a seguir aos turbos) estou indeciso, se deva colocar primeiro um casal de palhaços ou um coral fácil (estava pensar numa euphylia que gosto muito mas não sei se não será demasiado cedo).

4º- Gosto muito de anémonas mas tenho um medo do caraças da bomba de circulação. Alguma sugestão?

Obrigado

Mensagem 14/jan/2016, 16:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Bom dia a todos.

Vou continuar aqui o meu monologo ;) até mesmo para eu ficar com o registo do meu aquário ao longo dos tempos.

Vou ser o mais sucinto possível.

Aos 15º dia de ciclo já não tinha amónia nem nitritos então introduzi 3 turbos para limpar as diactomácias, que desapareceram em 5 dias.

Aos 21º dias introduzi um casal de palhaços bem pequenos, assim como um pequeno actinodiscus vermelho. Como tudo estava bem com os peixes e o coral, entretanto já introduzi mais uns zoanthus, uma euphyllia parancora e uns green star polyps. Está tudo bem com os corais até agora, todos os dias bem "abertos" e até já está a nascer um pequeno actinodiscus.

No entanto as algas verdes persistem em não desaparecer. Começaram a aparecer à cerca de 20 dias a trás, sendo que agora cobrem maioritariamente a parte de cima das rochas.

Aqui vai uma foto tirada com o telemóvel ontem (37º dia):

Imagem

A minha manutenção é a seguinte:

- Tpa's de 10% semanais
- 0.3 ml de zeostart3 diários (até agora só falhei 3 dias no máximo)
- uma gota de zeobak 2 vezes por semana
- estou a pingar kalk (com aproximadamente metade da concentração máxima) muito lentamente durante as 24h horas (calculei mais ou menos a água evaporada diária e regulei a torneira do pinga pinga).......tenho cerca de 1 litro de evaporação diária

Testes:
nitratos = 2 pppm (3 ppm no máximo)
Kh = 7 dkh
densidade = 1025 ppm
Temperatura = 24.5/25 ºC


Estou a usar neste momento o sal da ATI para as TPas, assim como carvão activado (que irei retirar na próxima TPA e passar a usar apenas quando for necessário, de acordo com o que tenho lido por ai ).

Alguma sugestão para acabar com estas algas ?.....eu sei que é normal tê-las de inicio, mas durante tanto tempo ? (não vejo sinais do seu desaparecimento :( )

PS: não tenho o teste dos fosfatos

Obrigado
Rúben

Mensagem 14/jan/2016, 16:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Está com bom aspecto ...

Deixa andar. Continua a fazer as TPAs e vais ver isso desaparecer com o tempo. Acções correctivas agora são completamente desnecessárias.

TPA 10%.

Podes reforçar a equipa de limpeza com mais um ou dois turbos se quiseres.

Calma agora com a introdução de vivos. Corais à vontade. Peixes ... deixa o sistema estabilizar!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 14/jan/2016, 17:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado pela resposta Rui.

Relativamente aos turbos parece-me a mim que eles só atacam as diactomácias, pois quando passam por cima das algas verdes simplesmente não fazem nada (a meu ver).

Sim relativamente à entrada de peixes só penso nisso daqui a um mês e tal, até lá só corais e talvez um camarão (ainda ando a investigar).

Esqueci-me de mencionar que à cerca de uma semana a trás medi o cálcio na loja e tinha a 360 ppm (e o kh a 7/7.5 dkh), o que achei estranho pois já estava a adicionar kalk e não tinha praticamente consumos (1 actinodiscus e uns zoanthus).

A minha pergunta é:

Se tenho consumos muitos muito baixos, coralina só tenho os restos que vieram agarradas ao coral, e o sal sintético que usei tem de 380 ppm para cima (TMC e ATI), para onde é que foram os 20 ppm a menos de calcio ????? :-\

Tendo este valor de cálcio e kh desequilibrado, ao adicionar o hidroxido de cálcio (kalk) estou a manter este mesmo desequilíbrio.

Este desequilíbrio vou combater com as TPa's certo?.....ou será que o devia corrigir de alguma forma? Cloreto de cálcio?

Obrigado
Rúben

Mensagem 14/jan/2016, 17:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

os monólogos as vezes fazem muito jeito acredita, e normalmente posto no meu tópico mesmo para ficar como registo ou para mais tarde recordar, e vais ver que um dia vai te fazer jeito esse registo ...

quanto aos corais , estão bonitos e bem abertos , as algas verdes, deixa estar que elas vão acabar por desaparecer ...

Aquele Abraço amigo e vai postando mais fotos ...

ps. o layout está muito bonito .. gosto muito mesmo ...
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 14/jan/2016, 20:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ...

os monólogos as vezes fazem muito jeito acredita, e normalmente posto no meu tópico mesmo para ficar como registo ou para mais tarde recordar, e vais ver que um dia vai te fazer jeito esse registo ...

quanto aos corais , estão bonitos e bem abertos , as algas verdes, deixa estar que elas vão acabar por desaparecer ...

Aquele Abraço amigo e vai postando mais fotos ...

ps. o layout está muito bonito .. gosto muito mesmo ...



Obrigado Paulo

Relativamente ao Layout , sinceramente não estou a gostar muito da ilha mais baixa à direita.....ando a pensar muito em retirar a rocha de cima, pois não me dá muita liberdade para encaixar os corais....Tenho mais umas rochas na sump, por isso acho que um dia destes vou experimentar.

Tenho de tirar umas fotos mesmo com a máquina, para ver como ficam (não tenho jeitinho nenhum para fotos)


Relativamente à questão do desequilíbrio Kh - cálcio , alguém me pode explicar ???

Obrigado
Rúben

Mensagem 15/jan/2016, 11:25

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

É normal no inicio ... não te preocupes com isso e vai fazendo as tuas TPAs de 10% semanalmente.

Ao princípio dos meus aquários também andava preocupadíssimo com isso a tentar perceber o que se passa e não cheguei a conclusão nenhuma.

Estás a dosear Kalk ... isso vai no bom caminho. Deixa seguir!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/jan/2016, 12:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado pela resposta Rui.

Ontem reparei num problema. O meu palhaço preto está a ficar com a barbatana de trás "comida".

Segue as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem


só está a acontecer com o palhaço preto, o outro está impecável.

Ambos os peixes estão bastante mexidos e a comer bem.

O que é isto ??...é um parasita?..como posso tratar?

Nos peixes de agua doce tratava deste parasita pondo-o em agua com sal durante 5 min para matar o parasita.......em água é o contrário certo ?


PS: há 8 anos quando montei o primeiro aquário de agua salgada, não tinha "estudado" sobre o assunto praticamente nada e nunca tive nenhum problema com peixes.....agora que tomo cuidado com tudo é que isto está a acontecer :(

Mensagem 15/jan/2016, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Alguém pode-me ajudar ?

o peixe está pior :(

Mensagem 16/jan/2016, 04:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Isso provavelmente tem a ver com quem vai ser o macho da casa, neste caso a femea, sendo que a femea é maior.

Separa-os.

Verifica os parametros da água.

Mensagem 16/jan/2016, 12:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Isso não era, pois quem tinha este problema era o palhaço maior (era o dominante)..

Pelo que estive a ler era o parasita que causa doença Odinium. Ainda tentei alimentar com alho ontem, mas acabou por não comer nada de jeito. Hoje de manhã já estava morto. Isto aconteceu tudo em aprenas 2 dias.

O outro palhaço parece estar bem, no entanto devo ter o parasita no aquário, por isso vou continuar a dar esta Semana comida temperada com alho para prevenir.


Sent from my Aquaris E4.5 using Tapatalk

Mensagem 16/jan/2016, 12:17

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Hoje faço testes à água.

Agora nem tão cedo introduzo peixes no aquário, apenas corais e uns camarões.

Alguém me sabe dizer se este parasita pode afetar os camarões?

Sent from my Aquaris E4.5 using Tapatalk

Mensagem 16/jan/2016, 12:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Não afecta os camarões.

Mensagem 17/jan/2016, 13:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Gil Miguel Escreveu:
Não afecta os camarões.




Obrigado Gil

Mensagem 17/jan/2016, 13:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Ontem passei pela loja aquahobbby e em conversa chegamos à conclusão que é o parasita que provoca BROOKLYNELLA, e a queda abruta de temperatura que tive no aquário para 23ºC (o termostato avariou e nem reparei.....já era antigo) não ajudou, "enfraquecendo" o peixe.

Com o outro palhaço parece estar tudo bem.

Enfim, vivendo e aprendendo.

Mensagem 17/jan/2016, 16:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

O estar tudo bem não será bem assim..

O que te posso aconselhar é arranjares alguém que te quarentene esse palhaço e espera no mínimo 2 meses ate colocares novamente peixes...
Senão ficas ai com um possível problema para o futuro.

Mensagem 17/jan/2016, 17:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Gil Miguel Escreveu:
O estar tudo bem não será bem assim..

O que te posso aconselhar é arranjares alguém que te quarentene esse palhaço e espera no mínimo 2 meses ate colocares novamente peixes...
Senão ficas ai com um possível problema para o futuro.



Pois já tava a pensar em não introduzir peixes tão cedo.

Relativamente à quarantena vou ver se me desenrasco.

Obrigado

Mensagem 17/jan/2016, 18:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Rúben Miguel Escreveu:
Gil Miguel Escreveu:
O estar tudo bem não será bem assim..

O que te posso aconselhar é arranjares alguém que te quarentene esse palhaço e espera no mínimo 2 meses ate colocares novamente peixes...
Senão ficas ai com um possível problema para o futuro.



Pois já tava a pensar em não introduzir peixes tão cedo.

Relativamente à quarantena vou ver se me desenrasco.

Obrigado


Sendo só um peixe, faz-la tu mesmo. Uma bacia, umas esponjas colonizadas ou siporax e um aquecedor.
Umas TPA's e siga.

Abraço

Mensagem 12/fev/2016, 13:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá,

Continuando para o tópico não ficar muito desatualizado.

Entrada de novo equipamento:

Calha chinesa 165w (pelo que parece ela só debita 120w)

Testes:

Nitratos: 0.0
Fosfatos: 0.03 (medido à uma semana trás)
Kh: 7.5 aproximadamente (tive uma queda de 8.8 para 7.5....diminui demasiado a concentração do kalk)
Densidade: 1.025
Temperatura: 25.5ºC
Cálcio e magnésio ainda não tenho os testes

Vivos:

Equipa de limpeza:

3 turbos
1 cerrites (não sei se é assim que se escreve)
1 Strombus

Peixes:

Não tenho devido à brooklynella. Estou a esperar um mês e tal para voltar a introduzir algum peixe. Acham um tempo razoável ?

Corais:

Euphyllia parancora
Green start Polyps
3 tipos de zoanthus
Actinodiscus
Milka

Aqui vai as fotos (a minha maquina é uma porcaria e eu não percebo nada de fotografia.....e com esta calha de Leds ainda é mais dificil fotografar :( )

Fotos gerais:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Alguns pormenores:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Próxima entrada no sistema, o meu reactor de kalk DIY feito à cerca de 8 anos com um membro de outro forum:

Imagem
Editado pela última vez por Rúben Miguel em 12/fev/2016, 14:03, num total de 2 vezes.

Mensagem 12/fev/2016, 14:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Manutenção:

Zeostart, Zeobak, 3 a 4 vezes jogo na coluna de água comida para LPS da aquaforest (desligo o escumador durante meia hora).
TPAs de 10% semanais com sal da ATI.

Apesar das algas já terem desaparecido quase todas, ainda tenho as aquele verde nas rochas.

No entanto nas ultimas duas semanas, os zoanthus parece que não cresceram mais, assim como alguns pólipos morreram. O actinodiscus também nunca mais abriu como antes.
Nos últimos 3 dias a Milka também reduziu um pouco a extensão dos pólipos.

Penso que tenho a água demasiado estéril para os corais. Faz sentido ?

Alguma sugestão para subir um pouco os nitratos?

Acham que devo alimentar os corais com alguma comida em especial ?

Tenho a calha com 75% dos azuis e as "Brancas" a 25%, o que deverá dar aproximadamente 60W. Os Leds estão a cerca de 18.5cm da superfície da água. Acham que devo aumentar a iluminação ? tenho medo de queimar os corais.

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby