Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Almada Velha Nano Reef

1º Almada Velha Nano Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 12/fev/2016, 15:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Fizeste adaptação á nova iluminação ? É que esses led´s têm um par bastante elevado.


A retracção pode ser por ai ou variações significativas nos parametros da agua. Quanto aos zoanthus, desinfectaste-os antes de os colocares no teu aquário?


Cuidado que essas comidas liquidas são bastante poluentes, sem peixes e quase sem corais, não vale a pena colocares tantas vezes.

Mensagem 12/fev/2016, 16:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá Gil, obrigado pela resposta.

Não não fiz a adaptação à iluminação. Já estou com esta calha à 5 dias. Achas que deva reduzir a iluminação?...como é que me aconselhas a fazer essa adaptação.

Visto bem passei de 30w de leds para 60w, o que é o dobro :p

Quanto aos zoanthus não os desinfetei, pois não tenho o produto para o fazer. Será que o devo fazer ainda ?

Tenho duas pedras de zoanthus que entraram no mesmo dia , uns abrem muito bem, os outros por vezes alguns polipos só abrem umas 6 horas depois da luz acender e mesmo assim não abrem muito bem .

Esta comida da aquaforest não é liquida, é seca. É esta: http://aquaforest.eu/en/product/riccofood/

Alterações de parâmetros da água, que eu tenha notado (e medido) foi apenas a queda do kH de 8.8 para 7.5 (aproximadamente), e que notei logo na muito pouca colarina que tenho (branqueou um pouco a coralina que vinha na pedra do actinodiscu).

O facto de ter os nitratos a zero e os fosfatos muito baixos não pode estar a afectar os zoanthus e o actinodisco? (não digo a milka, pois sendo um SPS até é capaz de gostar disso).

Tou com medo de perder os zoanthus.

Mensagem 12/fev/2016, 18:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

O dobro da potência... ou seja tens a calha a 50% da potencia em ambos os canais, é isso ? Digo isto porque a calha é de 120W certo?.

O melhor é por a iluminação com valores reduzidos e ir aumentando semanalmente uns 15-20% em ambos os canais, existem esquemas na net da progressão da potencia das calhas para ambientação dos corais.

Os zoanthus ou outro qualquer coral, deve sempre sempre ser desinfectado. Podes faze-lo agora claro, para a generalidade dos corais, produtos tipo Coral Rx e outros do género, no caso particular dos zoanthus, podes deixa-los 2/3 minutos em agua de osmose á temperatura do aquário, agitas bem a rocha e vês logo se tens aranhas ou nudibranquios, e não tendo afastas desde já essa hipótese.

Quanto ao Kh, essa quebra foi a que tu mediste nesse espaço temporal, pode ou não ter sido bem superior. Em aquários muito recentes, essas variações podem ser consideráveis.

Quer os zoanthus, quer os discossomas mantem-se bem com nutrientes muito baixos, podes alimenta-los de vez em quando para aumentar a velocidade de propagação, mas tem cuidado com esse tipo de comidas (secas ou liquidas), porque facilmente se começa a poluir a água se alimentarmos com muita frequência.

Mensagem 12/fev/2016, 18:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Rúben e Gil,

Azuis a 75% e brancos a 25% num espaço de apenas 5 dias, é muito muito agressivo, especialmente a essa distancia entre calha - coluna de agua-fundo do aqua. Teres lentes de 90º ou de 60º ( sendo que estas concentram um pouco mais, pojetando mais luz) também terá alguma influência, nos dados anteriores.

Não digo com isto que será impossível, mas arriscaste seriamente a ter problemas com os corais e até mesmo a nível de algas.

Eu no teu lugar, subia um pouco mais a calha, se te for possível para cerca de 40cm.
Coloca os azuis a 40 e os brancos a 30, e aumenta semanalmente cerca de 5% a 10%.

Só cheguei aos 70% os azuis e os brancos a 50% ao fim de 6 meses e com o aquário "estabilizado" e a uma distancia de 40cm da coluna de agua, e a coluna de agua tinha 60cm. Só após os 8 meses é que cheguei aos 80 azuis, 60 brancos.

De resto, é só seguir os conselhos do Gil sobre os corais.

Abc

Mensagem 12/fev/2016, 20:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Gil Miguel Escreveu:
O dobro da potência... ou seja tens a calha a 50% da potencia em ambos os canais, é isso ? Digo isto porque a calha é de 120W certo?

O melhor é por a iluminação com valores reduzidos e ir aumentando semanalmente uns 15-20% em ambos os canais, existem esquemas na net da progressão da potencia das calhas para ambientação dos corais.



Não me expliquei bem. Eu tinha mais ou menos 30W na calha antiga (Aquaray) e quando coloquei a calha nova meti logo aprox. 60w (~=75% de azuis + ~=25% Brancos, e isto dá aprox. os 60w).

Já reduzi os para ~=20% os dois canais à cerca de meia hora, e parece que a milka gostou :)

Já tinha lido (pouco) sobre acclimatizar os corais em relação à luz, mas pensava que era um preciosismo maluco :P . Vamos aprendendo.

Gil Miguel Escreveu:
Os zoanthus ou outro qualquer coral, deve sempre sempre ser desinfectado. Podes faze-lo agora claro, para a generalidade dos corais, produtos tipo Coral Rx e outros do género, no caso particular dos zoanthus, podes deixa-los 2/3 minutos em agua de osmose á temperatura do aquário, agitas bem a rocha e vês logo se tens aranhas ou nudibranquios, e não tendo afastas desde já essa hipótese.


Vou mete-los em 2/3 min em osmose (já está a aquecer a água).


Obrigado pelo ajuda ;)

Mensagem 12/fev/2016, 20:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Rúben e Gil,

Azuis a 75% e brancos a 25% num espaço de apenas 5 dias, é muito muito agressivo, especialmente a essa distancia entre calha - coluna de agua-fundo do aqua. Teres lentes de 90º ou de 60º ( sendo que estas concentram um pouco mais, pojetando mais luz) também terá alguma influência, nos dados anteriores.

Não digo com isto que será impossível, mas arriscaste seriamente a ter problemas com os corais e até mesmo a nível de algas.

Eu no teu lugar, subia um pouco mais a calha, se te for possível para cerca de 40cm.
Coloca os azuis a 40 e os brancos a 30, e aumenta semanalmente cerca de 5% a 10%.

Só cheguei aos 70% os azuis e os brancos a 50% ao fim de 6 meses e com o aquário "estabilizado" e a uma distancia de 40cm da coluna de agua, e a coluna de agua tinha 60cm. Só após os 8 meses é que cheguei aos 80 azuis, 60 brancos.

De resto, é só seguir os conselhos do Gil sobre os corais.

Abc


Não posso subir a calha, pois esta está apoiada no aquário, e os acessórios que trás não deixa subir mais. Por isso coloquei ambos os canais a cerca de ~=20%, o que em termos de watts tem um pouco menos da calha antiga, mas imagino, um PAR maior.

Vou seguir o teu conselho e de semana a semana vou aumentando ambos os canais 5% , sendo o meu coral de control a milka.

Obrigado pela tua resposta e testemunho, assim já tenho uma "bitola" para me seguir.

Mensagem 16/fev/2016, 19:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Olá

Desde que baixei a iluminação a milka já recuperou, pois já tem uma boa extensão de pólipos (como tinha quando entrou no sistema, passado 1 a 2 dias). Relativamente aos zoanthus, depois do banho de áqua de osmose, duas das "espécies" parece que já recuperaram, no entanto uma outra continua ainda a não abrir bem os pólipos, mas parece que está a recuper
Acabei de fazer os testes de kH, CA, MG:

kH = 7,7
CA = 370 ppm
MG = 1200 ppm

Visto que estou a adicionar kalk na água de reposição (ainda não montei o reactor), como é que me aconselham a subir os valores de CA e MG ? compro os sais de balling e adiciono à mão?

Já desconfiava que tinha estes valores em baixo pois coralina nem vê-la (aquário com quase 3 meses de montado).

Obrigado

Mensagem 17/fev/2016, 14:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Nenhum conselho para subir estes valores ?

Mensagem 17/fev/2016, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Ruben

Não é por teres esses valores que falta a coralina, o aquário é muito recente e com variações superiores ao normal nos parâmetros e demora algum tempo.

Com o que tens ai de vivos não terás quase consumos, pelo que as mudanças de água vão subindo esses valores. Mantem a adição de kalk e paciência. Vai adicionando alguns corais fáceis.

As vezes quanto menos mexermos melhor :)

Mensagem 18/fev/2016, 17:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado Gil pela resposta.

Sim, eu não queria andar a subir valores à bruta, mas faz-me confusão com os consumos que tenho (baixos), ter os valores de CA e Magnesio baixos.

Com a tua resposta, hoje decidi medir os valores de CA e Magnésio do sal ATI que estou a usar, e obtive os seguintes valores:

Magnésio = 1350 ppm
CA ~= 395 ppm

Com este valor de CA do sal , acho dificil só com as TPas de 10% semanais conseguir subir o valor de CA do aquário.

Achas que deva mudar de sal para um com valor de CA mais elevado? que marca?

PS: antes de me responderes estava a pensar subir os valores muito lentamente de acordo com este video da Bulk Reef Supply https://youtu.be/bVI69xOb_JM

Mensagem 22/fev/2016, 14:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Boa tarde,

Hoje vou colocar o meu reactor de kalkwaser (estilo deltec) a funcionar. No entanto surgiram-me umas duvidas:


1- Que quantidade de kalk devo colocar?

2- Como é que sei quando devo fazer a troca/encher de kalk sem ter de medir o ph à saída do reactor ?

3- Devo ter 24h ligado o motor da pá que mistura a kalk?

4- Estou a fazer a reposição de água evaporada através do sistema de reposição da Tunze (water level controler 5017). Esta versão deve ser mais antiga pois não dá para regular o fluxo da bomba (comprei em segunda mão). Então estou a fazer a reposição de agua com kalk durante as 24h, pois a meu entender assim, minimizo um pouco o impacto do ph no aquário (dividindo por um período mais longo a quantidade de kalk introduzida no aquário). Concordam ? devo fazer mesmo só à noite ?

PS: uma pergunta mais parva.....devo colocar primeiro a kalk no fundo do reactor e colocar a água, ou ao contrário??

Obrigado

Mensagem 22/fev/2016, 15:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Ruben Respondi-te no outro tópico.

Quanto á questão anterior, como não tens consumos, acaba por subir.

Eu neste momento estou a usar o da Aquaforest e da Aquamedic, sem as mariquices dos probioticos (reef salt).

Vai alternando entre 2 ou 3 bons sais. Não stresses para ja´ muito com os valores, tenta-os manter minimamente estaveis, mesmo que um pouco fora dos valores ideiais.

Mensagem 22/fev/2016, 16:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Obrigado Gil.

Acho que vou mesmo ter de comprar outro sal para ir alternando. Quanto aos valores vou tentar não me preocupar :D

O que me está a fazer confusão é que parece que não vejo crescimentos nenhuns nos corais.....assim como nascem alguns pólipos de zoanthus, outros morreram. Euphilya está na mesma, e milka na mesma. O único que parece que cresceu foi o Green start polyps (em volume).


Mas eu sei que é um aquário novo e que tenho de ter paciência :(

Mensagem 22/fev/2016, 16:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Rúben

A alternância dos sais, vou fazendo mais até pela questão dos traces. Há sais que têm alguns em falta, outros em excesso, essa alternância evita ou tenta evitar desiquilibrios que possam dai advir.

Quanto a crescimentos, tens que deixar o sistema estabilizar, nos primeiros meses os crescimentos são mais reduzidos e numa fase mesmo inicial podem ser até inexistentes.

Mensagem 26/fev/2016, 21:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Idade:
Localização: Almada
Boa tarde ,


Com o reactor de kalk já a bombar, passado 24h de o ter posto a funcionar, medi o kH e estáva a 8.3, hoje passado 4 dias tenho o kH 7.0 :(

Tenho vindo a notar que o kh no aquário tem vindo sempre a variar com esta ordem de grandeza, e compreendo que sim pois o aquário ainda está a estabilizar. No entanto ficam as perguntas no ar:

- Será que esta variação de cerca de 1dkh é normal num aquário ainda a maturar!???

Fica aqui a imagem do reactor em funcionamento:

Imagem

Mensagem 27/fev/2016, 11:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Olá Rúben,


Pode acontecer; há sempre alguns consumos, às vezes há precipitações de carbonatos que não são muito compreensíveis e para além disso, há que contar com a margem de erro (por vezes grande), dos testes.

Nada de stress nesta fase.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Anterior

Voltar para Novo no hobby