Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Recife

1º Recife

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 12/nov/2015, 23:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
Ola chamo me João Contente e tenho 23 Anos sou da Golega ( 30 km de Santarem) tive durante alguns anos um aquario de Agua Doce mas acho que chegou a altura de passar para a agua salgada . Venho pedir os vossos concelhos. ja que tenho um orçamento de 500 euros para poder "começar" com o aquario ou seja coloca-lo a iniciar o ciclo. vi um conjunto da boyu já aqui falado no forum que pode ter alguns problemas a médio prazo mas penso que para aprender pode ser adequado. no aquario gostava de ter um casal de peixes palhaço um cirurgiao amarelo e a equipa das limpezas , gostava também de ter 1 ou 2 corais de nivel mais básico para ir aprendendo. Aqui para estes lados a nivel de lojas de aquariofilia pelo que sei é bastante fraco tendo uma opção em leiria , venho também pedir a vossa ajuda para me indicarem para estes lados ou na região de lisboa algumas lojas onde me possa dirigir . Obrigado

Mensagem 13/nov/2015, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas João

E sempre bom ver que o Ribatejo esta a evoluir a nível de aquários de água salgada.
Queres um conselho, procura bem nas lojas, nos foruns e por pessoas experientes tudo sobre aquários de Aguá salgada.
Isto para evitares comprar material que depois não serve.

Com esse orçamento estas um pouco limitado, mas tambem depende daquilo que queres ao certo.

Alguma coisa apita

Cump.
Cump
Rui Silva

Mensagem 13/nov/2015, 13:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas com esse orcamento vais ter que ir para um nano. mas podes sempre procurar nos classificadoss consegue bons negocios muitas vezes.

Mensagem 13/nov/2015, 17:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas João.

Aconselho a ler este tópico que encontrei a algum tempo em outro fórum, e digamos que foi isto que me empurrou para os salgados.
http://www.ciclideos.com/forum/agua-sal ... 18372.html
Isto é mesmo o modo mais básico e barato que se consegue manter durante um bom tempo.
Se bem que na minha opinião, acrescentava um escumador a isso, dá sempre outra segurança.
Mas se leres este tópico vais perceber o que estou a dizer.
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 16/nov/2015, 00:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
Viva acabei por fazer negocio com o colega aqui do forum vou domingo buscar o material para ja vai ser este


-Escumador Bubble Magus curve 5 -

-2 Bombas de circulação Jebao/Jecod RW-4 -
- Cubo 50cm + sump 40x35x35 + movel à medida + suportes para iluminação
Termoestastato


fica a faltar-me a iluminação e uma bomba de retorno será que podem ajudar?

[album]Imagem[/album]

Mensagem 16/nov/2015, 08:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas, a meu ver ficas bem servido, agora precisas de uma valha chinesa de leds, ocean revive ou similar, procura, para retorno uma jebao 3000 ou 4000.

Ainda precisas de testes (salifert) e um refractometro, vê muitos aquascapes antes de iniciares.

Abraços


Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 16/nov/2015, 08:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Tiago Grego Escreveu:
Boas, a meu ver ficas bem servido, agora precisas de uma valha chinesa de leds, ocean revive ou similar, procura, para retorno uma jebao 3000 ou 4000.

Ainda precisas de testes (salifert) e um refractometro, vê muitos aquascapes antes de iniciares.

Abraços


Sent from my iPhone using Tapatalk



:-bd
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/nov/2015, 09:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
Exacto . Não tinha escrito aqui os testes e o refratometro mas estavam na lista de compras. Só vou ter verba para comprar a rocha viva para o fim do mes por isso nao ha grande pressa . Ja agora podem dizer me que marca para os testes devo procurar ? Outra coisa como ainda estou longe do mar tinha pensado fazer o meu "mar" com agua de osmose e sal. Qual e o preço praticado mais ou menos por litro desta agua ? Quanto a areia aconselham comprar a "live sand" ? Obrigado

Mensagem 16/nov/2015, 15:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Boas

Os testes, tal como disse o Tiago, procura da salifert.
A areia, como vais usar rocha viva, acho que não vale a pena a areia viva (minha opinião), qualquer areia calcária serve.

Mas dado que a minha experiência também não é muita, vim aqui mais para te alertar para uma coisa que pode correr mal se não tiveres isso em atenção. Foi o que me aconteceu a mim da primeira vez. No dia que fores buscar a rocha viva, tens que ter a água já pronta para a receber.
É apenas um pormenor e até pode parecer bastante óbvio, mas que pode causar bastante dor de cabeça se for esquecido ;)

Em algumas lojas a água custa entre 20 a 30 cêntimos o litro. Dá para desenrascar, mas sinceramente acho que a longo prazo isso não é uma boa solução...
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 17/nov/2015, 12:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
E quais sao os testes necessarios para arrancar ja vi que existe uma grande quantidade . Ph. Nitratos e nitritos ? Mais algum ?

Mensagem 17/nov/2015, 15:01

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Joao Contente Escreveu:
E quais sao os testes necessarios para arrancar ja vi que existe uma grande quantidade . Ph. Nitratos e nitritos ? Mais algum ?


Eu para começar devagar compraria: KH e Nitratos. pH é preferível um medidor permanente e nitritos assim que acabar o ciclo inicial não precisas mais.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/nov/2015, 21:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
Para a iluminação encontrei esta calha parece que chega para uma primeira abordagem?

http://www.ebay.com/itm/Beamswork-aquar ... 0997520980

Mensagem 17/nov/2015, 22:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 43
Localização: mira de aire
Viva,parece me muito fraco e se calhar depois nao vais gostar da cor emitida,,e vais acabar por gastar dinheiro duas vezes,,e a minha opiniao..
Cumprs luis goncalves

Mensagem 17/nov/2015, 22:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
João,
Com essa calha só se for para apenas peixes, porque nem para corais moles isso la vai.
Abc

Mensagem 17/nov/2015, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
luis goncalves Escreveu:
Viva,parece me muito fraco e se calhar depois nao vais gostar da cor emitida,,e vais acabar por gastar dinheiro duas vezes,,e a minha opiniao..
Cumprs luis goncalves



Ok é por isso que estou a pedir ajuda . mas não queria gastar mais de 100 euros na iluminação qual será o valor minimo de potencia ou algumas características que posso procurar? obrigado uma vez mais e desculpem se parecerem perguntas parvas mas a perguntar e que se aprende

Mensagem 17/nov/2015, 23:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Procura por calha LED 165W. São as calhas chinesas. Penso que encontras por pouco mais de 100€ e ficas já bem servido para muito tempo.
Se procurares pelos vários posts de aquários recentes há muitas indicações e links destas calhas baratas.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 18/nov/2015, 01:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 36
Localização: Barquinha/Santarém
Mais precisamente deste género http://m.ebay.co.uk/itm/MarsAqua-Dimmab ... nav=SEARCH

Atenção que eu meti esta da marsaqua porque já ouvi boas críticas. Mas tens mais marcas e acaba por ser tudo igual. Caso mandes vir, aconselho a mandar vir da Europa. É mais caro mas evitas possíveis problemas com a alfândega.
Cumprimentos
Tiago Santos

Mensagem 18/nov/2015, 10:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
Obrigado a calha ja esta resolvido . Encomendei uma dessa mars aqua

Mensagem 19/nov/2015, 21:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade: 32
Localização: Golega/ Santarem
Em principio sábado ja tenho o aquario em casa , terça chega a bomba , por isso para a semana gostava de começar a por isto a bombar, agora mais duvidas . Posso colocar o aquario com água sem ter a luz? devo colocar a areia primeiro ou a água?

Quanto a rocha viva falam em 10% do volume seria então 10 kg já vi vários preços nas lojas e rondam os 17 euros por kilo será que se optar por 5 ou 6 vai ser problematico ? obrigado uma vez mais

Mensagem 19/nov/2015, 22:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas se fizeres isso com tempo e calma (normalmente só pessoas muito controladas conseguem... lol), compras apenas uma rocha com vida, pode até ser pequena e de pouca importância no layout, e a restante compras morta, e podes deixar a ciciar durante umas semanas sem luz, ou então começas sem rocha viva e pedes a algum conhecido ou pessoal daí da zona com salgado e usas a águas que normalmente mandamos fora nas TPA´s (pedes para ser limpa, sem ser tpa com aspiração de fundo e detritos)

Quanto ao peso se comprares morta é mais barata e menos pesada, não te importes com o peso vê como gostas do layout e que permita circulação da água em torno do layout. Se gostares com pouca rocha depois compensas em mídias tipo siporax.

Abraços.

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron