Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1º Reef - DiscSalt

1º Reef - DiscSalt

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 17/jan/2016, 11:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Vitor Pedroso Escreveu:
Boas,

Isso são "pods", muito bom sinal. Eles existem por falta de predadores AKA peixes :).

Caso ainda tenhas algas, adiciona uma salaria Ramorosus. São otimas para isso.

Cump


Em termos de algas, tenho apenas 1ª numa rocha, estava a pensar cortar, pois é daquelas que são tipo cabelos.
Assim matava o mal pela raiz, e penso que resolvia.

Em termos de peixes, já é um tema que está em cima da mesa, para dar mais alegria ao Aquário.

Tendo o meu 100 x 40 x 50, a minha namorada gosta do zebrasoma flavescens, Paracanthurus hepatus, sobre eles é uma equação difícil pois tenho pouco espaço. :(

A mim cabe-me a escolha dos pequenotes, já tendo 2 oceallaris, estava a pensar em 2 Pterapogon kauderni e + 1 que ainda estou a pensar.

o que acham?
Recomendações precisa-se ;)

Cumps

Mensagem 17/jan/2016, 18:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Google is your friend :D

http://www.liveaquaria.com/product/aqua ... ?c=15+2124

Deixa essas da tua namorada para ultimo. Matura bem o aquário 1º

As algas, arrancar pela raiz não resolve. Tens que ter algo que as controle.

Mensagem 18/jan/2016, 13:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
bom dia

se já tens uma equipe de limpeza, continua com as trocas de agua que isso vai ao sitio.
quantos aos peixes e como o Vítor referiu deixa os cirurgiões para ultimo. tens imensas espécies por onde escolher.
aconselho que faças uma escolha previa antes de começares a comprar. não tenhas pressa em coloca-los apesar de ser difícil e as vezes tentador

abraço

MM

Mensagem 18/jan/2016, 15:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Obrigada pelo site. Pois tem lá imensas coisas.
Sobre os peixes os da miúda ficaram para o final. Mas agora queria adicionar mais 2 ou 3.
Estou na dúvida se adiciono 3 diferentes ou 2 iguais e 1 diferente.
Gosto muito dos Pterapogon kauderni, o meu receio é que cresçam muito e o Aquario fique pequeno para tantos peixes, daí querer pensar bem na fauna para não ter dissabores.

Venham daí ideias que são bem aceites :D

Sobre a pressa de adicionar peixes, não a tenho mas custa ver 200 L só com 2 oceallaris :p

Cumps

Mensagem 11/fev/2016, 01:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Mais umas actualizações...

Aqui vai umas fotos fraquinhas fraquinhas pois foi com o telemóvel + a minha fraca habilidade :D

Basicamente tem sido TPA, pouco mais.

Mas os resultados não tem mudado muito o rumo das algas, o que devo fazer?

Luz 9 horas 4 * 39W e pouca alimentação, artemia e mysis.

Fiz os testes de KH = 10; NO3 = 5 Mg/l; PO4 = 0.

não tenho mais testes, nesta fase que o aqua tem 2 meses e pouco que testes me devo preocupar?

Venham dai essas ajudas que bem preciso ;)

Cumprimentos
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 11/fev/2016, 13:31

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Com cianos esses valores de PO4 são falsos ...
Vais aspirando as Cianos na TPA e alivia na alimentação.

Lavas a comida congelada antes de dar?
Artémia e mysis ... são dois cubos. Todos os dias?
Que peixes tens?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/fev/2016, 14:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Mesmo que seja um só cubo de cada, todos os dias, é um exagero para os peixes que ele deverá ter.

Parte o cubo a meio com uma faca e vai alternando. Compra um filtro de café/chá plástico e arranja um taça pequenissima. Tiras água do aquário e colocas lá o cubo a descongelar. A água do aquário está mais quente que a que tens à temperatura ambiente, ajuda a descongelar mais rápido. Despejas para dentro do filtro para escorrer e depois passas por água osmótica.

Segue o concelho do Sr. Rui. Tal como ele, eu e muitos fazemos. Deves também alternar com flocos, algas e granulados. Por vezes podes misturar alho esmagado. Segundo estudos, ajuda a fortalecer o sistema imunitário dos bixos. Os meus comem mesmo alho esmagado.

Ah e não te preocupes que as vezes os meus peixes ficam dois dias "sem" comer. =))

Mensagem 11/fev/2016, 16:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
André,
Pegando nos comentários anteriores, caso não tenhas peixes que apenas se alimentem de comida congelada, para imediatamente com a comida congelada que é um boom de PO4.
As cianos resultam do rácio errado entre PO4 e NO3 e provavelmente os valores que tens de PO4 são bem altos, mas estão a ser consumidos pelas cianos pelo que no teste te aparece 0.

A minha sugestão seria parar já com a comida congelada, dar comida em flocos ou granulada apenas na quantidade necessária para não existir desperdício no fundo e iniciar (caso ainda não estejas a fazer) bactérias e alimento para as mesmas, por forma a criar uma maior massa anaeróbica.

Cumps

Mensagem 12/fev/2016, 02:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Com cianos esses valores de PO4 são falsos ...
Vais aspirando as Cianos na TPA e alivia na alimentação.

Lavas a comida congelada antes de dar?
Artémia e mysis ... são dois cubos. Todos os dias?
Que peixes tens?

Abraços,
Rui


Os testes tem algum tempo, pois eram o dos meus aquário de agua doce.
Vou fazer isso, na alimentação eu já só dou o que comem, dou ocean nutrition formula One e Two ; mysis ; artemia.
no inicio nos congelados espalhava-me na quantidade, agora é mesmo os restos do cubo que alimento todos os meus aquários.

Não lavo a artemia nem as mysis, deveria fazê-lo?

Em termos de peixes só tenho 2 ocellaris.

Obrigado pelas dicas ;)
Abraço

Mensagem 12/fev/2016, 02:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Vitor Pedroso Escreveu:
Mesmo que seja um só cubo de cada, todos os dias, é um exagero para os peixes que ele deverá ter.

Parte o cubo a meio com uma faca e vai alternando. Compra um filtro de café/chá plástico e arranja um taça pequenissima. Tiras água do aquário e colocas lá o cubo a descongelar. A água do aquário está mais quente que a que tens à temperatura ambiente, ajuda a descongelar mais rápido. Despejas para dentro do filtro para escorrer e depois passas por água osmótica.

Segue o concelho do Sr. Rui. Tal como ele, eu e muitos fazemos. Deves também alternar com flocos, algas e granulados. Por vezes podes misturar alho esmagado. Segundo estudos, ajuda a fortalecer o sistema imunitário dos bixos. Os meus comem mesmo alho esmagado.

Ah e não te preocupes que as vezes os meus peixes ficam dois dias "sem" comer. =))


Na alimentação tento variar, pois tenho o que mencionei no ultimo post e ainda tenho 2 de flocos, mas eles não lhes pegam muito e aquilo vai parar quase sempre a sump, dai ter desistido dessa ideia.

há algum truque para afundar e os palhaços comerem?

Vou começar a aplicar essa forma nos congelados, pois o que mais quero é que aquelas algas desapareçam o mais rápido possível.

Os ocellaris tem se alimentado bem, vieram pequenos e já tem um tamanho jeitoso.

Agora para a semana vêm 2 kauderni :)

Cumps

Mensagem 12/fev/2016, 02:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Filipe Valente Escreveu:
André,
Pegando nos comentários anteriores, caso não tenhas peixes que apenas se alimentem de comida congelada, para imediatamente com a comida congelada que é um boom de PO4.
As cianos resultam do rácio errado entre PO4 e NO3 e provavelmente os valores que tens de PO4 são bem altos, mas estão a ser consumidos pelas cianos pelo que no teste te aparece 0.

A minha sugestão seria parar já com a comida congelada, dar comida em flocos ou granulada apenas na quantidade necessária para não existir desperdício no fundo e iniciar (caso ainda não estejas a fazer) bactérias e alimento para as mesmas, por forma a criar uma maior massa anaeróbica.

Cumps


Os unicos peixes que tenho são os ocellaris, de resto ainda tenho o aquário vazio :D

Vou reduzir nos congelados e carregar nas TPA´s, devo limpar os vidros ou não adianta? para alem de aspirar as rochas... pois é onde está pior.

Cumps

Mensagem 12/fev/2016, 09:11

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Sim a comida deve ser lavada ...

Mas não falas da manutenção. qual o escumador que tens? que tpas fazes? com que água?

Alimentas demais os peixes isso está claro.

E parece-me também um erro ainda teres problemas e já quereres meter mais peixes. Aguenta lá essa entrada dos kauderni!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/fev/2016, 09:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
André pensa um pouco,

Qualquer alimento seco em contacto com a água, que vai acontecer? Hummm :-?
Vai absorver a água, logo se no aquário não tem tempo de acontecer, deves fazer fora, numa taça e depois então dar.
Podes e deves parar o retorno da sump em todas as alimentações, assim evitas que estas venham a provocar nitratos se não forem consumidas na sump.

Abraço

Mensagem 12/fev/2016, 10:18

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
E já agora ...

Dois cubos de comida congelada dou eu de 2 em 2 dias e tenho 20 peixes ... não 2 ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 12/fev/2016, 19:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Filipe Valente Escreveu:
A minha sugestão seria parar já com a comida congelada, dar comida em flocos ou granulada apenas na quantidade necessária para não existir desperdício no fundo e iniciar (caso ainda não estejas a fazer) bactérias e alimento para as mesmas, por forma a criar uma maior massa anaeróbica.
Cumps


Boas,
acredito que seja mais ao contrario, que a comida seca tem mais fosfato que a congelada, por sua vez a congelada acarreta mais nitrato.

De tal forma que é deste modo que controlava a subida destes dois parâmetros quando necessário.

Isto depois de a lavar, nos típicos filtros para o efeito.
Eu deixo descongelar e depois passo pela agua da torneira. Não é um pouco de agua da torneira que irá fazer grande coisa, pelo que não acho necessário ser com agua de osmose, se bem que se for é igual...

Agora que se a comida congelada, já é pobre de si, acredito também que com uma boa lavagem possa eventualmente ficar um pouco mais pobre :)

Just my 2 cents
Editado pela última vez por Nuno Ribeirinho em 12/fev/2016, 21:48, num total de 1 vez.

Mensagem 12/fev/2016, 19:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Em relação a passar a artemia por agua em tambem o fazia mas neste sistema nao estou a fazer, estou como o numo ribeirinho em relação a artemia ficar muito pobre em vitaminas depois de ser lavada, a aditivos para colocar na artemia mas ai tambem estarao a colocar fosfatos e nitratos na agua. Acho que se o sistema estiver controlado e maturado e com uma boa filtragem aguentara os contras da artemia. Mas claro com controlo na quantidade de comida tanto da congelada como os flocos.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 13/fev/2016, 10:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Sim a comida deve ser lavada ...

Mas não falas da manutenção. qual o escumador que tens? que tpas fazes? com que água?

Alimentas demais os peixes isso está claro.

E parece-me também um erro ainda teres problemas e já quereres meter mais peixes. Aguenta lá essa entrada dos kauderni!

Abraços,
Rui


Boas Rui,

Vou começar a lavar a comida congelada. Não sabia que era necessário :-s
Sobre a alimentação agora alimento só mesmo o que comem. Na artemia e nas misys alimento todos os meus guppies e só depois alimento os ocellaris. Dando muito pouco mesmo. Nos fórmula one e two dou 3 bolinhas a cada 1 e nada mais.

Na manutenção água osmose e sal, todos os domingos. 30 litros.
Escumador nac 7.
Estou a fazer algo errado?

Sobre os kauderni. A tentação e muita mas se assim é eu aguento mais um pouco. :p

Cumps

Mensagem 13/fev/2016, 11:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Vitor Pedroso Escreveu:
André pensa um pouco,

Qualquer alimento seco em contacto com a água, que vai acontecer? Hummm :-?
Vai absorver a água, logo se no aquário não tem tempo de acontecer, deves fazer fora, numa taça e depois então dar.
Podes e deves parar o retorno da sump em todas as alimentações, assim evitas que estas venham a provocar nitratos se não forem consumidas na sump.

Abraço


Sem ser nós congelados eles comem logo. Agora nos congelados por vezes deixam que vá até à sump. Mas ultimamente tenho dado mesmo pouco e eles não a deixam estragar :D

Vou moderar a comida congelada.

Sobre os flocos há algum truque para afundar?

Cumps

Mensagem 13/fev/2016, 11:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
E já agora ...

Dois cubos de comida congelada dou eu de 2 em 2 dias e tenho 20 peixes ... não 2 ...

Abraços,
Rui


Eu dou alternado.

Comida congelada e comida seca.

No dia da comida congelada alimento muitos peixes guppies e oa ocellaris. Daí consumir 1 cubo cada vez que os alimento a todos.

Mensagem 13/fev/2016, 11:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 24
Idade:
Localização: Mem Martins
Sobre o método de filtrar a artemia e deixar descongelar com a água do aquario e depois colocar naquelas redes finas e está feito?

Desculpem as perguntas mas nunca vi fazer tal coisa e não quero fazer mal.

Cumps

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron