Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Nano Reef

Nano Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 29/dez/2015, 15:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
Boas a todos!!!

Após muitos anos na aquariofilia de agua doce, decidi dar o passo que faltava e que sempre sonhei... Um Reef.

Tenho muitas dúvidas e se existe coisa que aprendi nestes anos na aquariofilia é que a pressa é inimiga da perfeição.

Ainda tenho em funcionamento mas sem peixes o meu Aquatlantis 120 com filtro externo.

Pretendo Nano Reef principalmente pelo factor economico. Mais água implica mais €.

Por isso transformar o meu Aquatlantis num salgado parece-me dispendioso (furos no aqua, tubagens, Sump, escumador mais potente pelo volume de agua, mais rocha viva.... etc)

A ideia seria portanto vender tudo e comprar um nano!

O que acham?

Qual o tamanho mínimo ideal para nano para conseguir boa estabilidade?

Obrigado

Mensagem 29/dez/2015, 16:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
boas podes sempre adquirir material em segunda mao. nos classificados ha imenso pessoal a vender.
podes fazer um nano porreiro apartir dos 100 litros..

Mensagem 30/dez/2015, 14:28

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
Boas.

Estive a procurar soluções.

Estou a pensar em:

Aquario: 50x50x50 com sump (se assim se pode chamar) traseira. Para colocar um bom escumador preciso de quê? 15cm, ou seja, ficaria por 50x35x50 de espaço para decoração??

Na parte traseira seria para levar, matérias filtrantes (lã de vidro), escumador, termostato, e que mais??

Tal como nos aquários de agua doce, esta sump tem de levar cerâmicas?

Obrigado

Mensagem 30/dez/2015, 15:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
isso fica muito curto para um aquario de agua salgada. o ideal é fazeres a sump por baixo do aquario mais espaço para o equipamento mais litragem extra. por exemplo medidas porreiras para começar 60x45x50 , da cerca de 136 litros brutos.

Mensagem 30/dez/2015, 16:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
OK. Desde já obrigado pela resposta.

O facto de colocar a Sump por baixo realmente dá um aspecto mais "clean" ao aquario.
A minha duvida é que ao colocar a Sump por baixo esta iria aumentar o volume total, logo nao iria aumentar também a necessidade de equipamento melhor? Ou seja o volume que falas de 135L não é o total, pois teria de acrescentar o volume da sump. A nível de custos seria muito mais??

Obrigado

Mensagem 30/dez/2015, 22:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá Isso é comprar um escumador para 300l e siga ... não é por meteres mais 30 ou 40 litros em baixo que te vai chatear ou encarecer o material.

Agora para é que queres mesmo as matérias filtrantes?

Areia, Rocha, água salgada e deixar fazer o ciclo calma e tranquilamente.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 31/dez/2015, 01:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Olá Coentrao

Bem vindo ao vício.

Sou muito novo no mundo dos marinhos, mas dou-te de conselho tentar adquirir o máximo de informação possível para evitar erros.
Temos aqui no forum Nanos muitos bonitos.

Pelo que me parece somos vizinhos e podes vir ver o meu se quiseres. Sempre dá para veres no mínimo o tipo de equipamento que gasta.

Abraço.
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 31/dez/2015, 09:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 1370
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Coentrão, (quando puderes muda o nome e coloca completo por favor)

não existem medidas minimas para nanos..., tenta fazer o máximo que conseguires mas se tiver de ser de 40 litros que seja. Eu quando comecei não tinha muitas opções nem muito dinheiro e então comecei com 60 litros sem sump.
Se realmente quiseres um nano tens de te informar bem e saber bem o que queres que é para gastares apenas dinheiro no essencial.

Podes começar por aqui: viewtopic.php?f=4&t=3334&p=48748#p48748
e depois por aqui: http://www.nano-reef.com/

mas também tens muitos bons nanos aqui pelo forum. Não compres por impulso e se tiveres duvidas coloca aqui que o pessoal ajuda.
Boa sorte ;) .

Mensagem 31/dez/2015, 09:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
Paulo Cunha Escreveu:
Olá Coentrao

Bem vindo ao vício.

Sou muito novo no mundo dos marinhos, mas dou-te de conselho tentar adquirir o máximo de informação possível para evitar erros.
Temos aqui no forum Nanos muitos bonitos.

Pelo que me parece somos vizinhos e podes vir ver o meu se quiseres. Sempre dá para veres no mínimo o tipo de equipamento que gasta.

Abraço.


Isso era excelente. Manda mp e combinamos. Antes de gastar 1€ que seja quero ter a certeza que é bem aplicado.

Obrigado

Mensagem 31/dez/2015, 10:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
Marco Madeira Escreveu:
Boas Coentrão, (quando puderes muda o nome e coloca completo por favor)

não existem medidas minimas para nanos..., tenta fazer o máximo que conseguires mas se tiver de ser de 40 litros que seja. Eu quando comecei não tinha muitas opções nem muito dinheiro e então comecei com 60 litros sem sump.
Se realmente quiseres um nano tens de te informar bem e saber bem o que queres que é para gastares apenas dinheiro no essencial.

Podes começar por aqui: viewtopic.php?f=4&t=3334&p=48748#p48748
e depois por aqui: http://www.nano-reef.com/

mas também tens muitos bons nanos aqui pelo forum. Não compres por impulso e se tiveres duvidas coloca aqui que o pessoal ajuda.
Boa sorte ;) .


Bom dia

O Objectivo é mesmo ficar pelo meio termo.
Nem muito pequeno para que nao sinta logo necessidade de aumentar, nem muito grande, para não ter de investir muitos euros.
Por isso é que 100L/130L poderá ser ou não o ideal.
Vou tentar recolher mesmo muita informação antes de comprar o que quer que seja. Comprar 2x sai mais caro do que comprar 1x.
Pelo que tenho lido a evolução deles (reef) é bem mais lenta que os plantados de agua doce em que CO2 lhe dá um boom quase imediato.
Para já é recolher o máximo de informação e tentar despachar o meu material todo que tenho da agua doce.

Obrigado a todos

Mensagem 06/jan/2016, 21:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
Boas a todos.

Uma Ajuda... ou várias. :))

Está a custar-me imenso despedir do Aquatlantis de 240L. Por muito que queira apenas e só um nano, tenho receio de que passado pouco tempo se torne pequeno e volte a comprar um maior. Gastar dinheiro 2x é mais caro que gastar apenas uma...
Nessa altura vou-me arrepender de ter vendido o meu.

Assim estou tentado em adaptar o meu em salgado.

Tenho um aquatlantis 120x40x50, ou seja, 240L, completamente novo e com o móvel. Infelizmento o móvel está divido no meio por uma parteleira. Estava a pensar furar o aquario e fazer uma coluna seca de canto e fazer uma sump em baixo.
O problema, ou não, é que a sump só poderia ter 40x30xaltura indiferente.
É suficiente?

Sendo possivel, pretendia montar como layout 2 ilhas pequenas, logo muito espaço livre. Corais moles de fácil manutenção (um ou outro duro, pronto) mas sempre de fácil manutenção, até porque, pretendo fazer TPA com agua do mar.
Morar perto da praia tem essas vantagens.

Digam de vossa justiça sendo que toda a ajuda é benvinda.

Obrigado

Mensagem 06/jan/2016, 21:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Vê a minha sump.

São três caixas ligadas por dois furos de 50mm


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/jan/2016, 21:23

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Se calhar podes fazer os furos nas divisória e fazer a sump em duas caixas distintas ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 06/jan/2016, 21:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 20
Idade:
Localização: Vila do Conde
Mas então fica mesmo impossivel uma sump desse tamanho?

Obrigado

Mensagem 07/jan/2016, 13:00

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Impossível não ... mas tens que colocar escumador, aquecedores e bomba de retorno e sistema de ATO no mínimo.

Terás espaço para isso tudo?

E a SUMP tem que aguentar a água que vem do aquário em caso de falha de electricidade!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Voltar para Novo no hobby



cron