Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda novo projecto

Ajuda novo projecto

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 02/mar/2016, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Bom dia Pessoal,

Já tenho alguma, não muita, experiência em aquários de agua doce e agora vou arrancar com um de água salgada e estou muito entusiasmado!!!

Vou necessitar da vossa ajuda para me orientarem a arrancar da melhor maneira e também se possível evitar alguns erros de principiantes.

Já pesquisei muita coisa mas não é fácil para quem está a iniciar, é um mundo infindável de soluções e necessidades que um aquário de agua salgada têm.

Já tenho algumas ideias do que quero montar e assim sendo peço-vos alguma ajuda na escolha do equipamento.

Aquario: 120x60x60 12mm
SUMP: 80x40x35 6mm

Não consegui encontrar ainda nenhuma informação que me ajudasse na escolha das medidas SUMP, mas um lojista me indicou estas medidas, o que acham? Em relação à divisória basta 1?

Skimmer: a nivel do skimmer estive a investigar e as marcas mais conceituadas serão a Dultec ou a Bubble Magus. Indicaram-me o Dultec SC 1456 indicado para 800-1000 lts. o que vos parece?

Bombas: em relação às bombas já investiguei que o aconselhado é 20x a 30x a litragem do aquirio - estou a pensar por 2 bombas em lados opostos. Assim para o meu aquario devo considerar uma bomba que faça mais ou menos 8000Lt/h - devo considerar os 8000lt para cada uma ou o conjunto das 2?

Para este aquario quererei manter corais de todo o tipo, no inicio deverei evitar corais SPS penso que são os mais complicados e mais exigentes mas num futuro irei querer mantêm-los. As especies que querei ter no meu aquario têm de incluir um Naso tang, Blue Tang e um Clown Tang sem esquecer outras especies mais pequenas. Será possivel ter estas especies com o tamanho do meu aquario?

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Abraço
Ricardo Reis
Ricardo Reis

Mensagem 03/mar/2016, 17:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boa tarde Pessoal,

Toda a ajuda é bem vinda :))

Abraço,
Ricardo Reis

Mensagem 03/mar/2016, 18:15

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas ;) ,

Então bem vindo e boa sorte com o projecto.

Quanto às medidas da SUMP quanto maior melhor esse tamanho parece-me bem para teres espaço para colocares o resto das tralhas que a malta tem ...

Escumador parece-me bem.

20/30x é o conjunto das bombas de circulação!

Que iluminação é que estás a pensar?

Quanto aos peixes o Naso, o blue tang (hepatus) e o clown tang (lineatus) é que não me parece bem ...

Qualquer um dos três ficam enormes e o lineatus é muito territorial e agressivo.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 03/mar/2016, 18:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas ;) ,

Que iluminação é que estás a pensar?

Quanto aos peixes o Naso, o blue tang (hepatus) e o clown tang (lineatus) é que não me parece bem ...

Abraços,
Rui


Boas Rui,
Obrigado pela ajuda,

Em relação à iluminação ainda estou neste momento a pesquisar, vou continuar a minha pesquisa hoje à noite. Talvez as mais faceis e mais dispendiosas em termos de consumo sejam as T5 e talvez vá optar por estas mas ainda não sei - tenho de investigar os requesitos dos corais para ver se começo a perceber alguma coisa. Não sei quais os lumens recomendados, cores e watts, vou pesquisar.

Quanto os cirugiões achas que posso manter com qualidade só os 2? o Naso e o hepatus?

Em relação à rocha existe algum rácio para calcular quantos kilos preciso? 1kg/litro? Estava a pensar comprar uns 30/40kgs o que vos parece? Como a rocha ainda é um pouco cara, qual o rácio minimo que posso usar sem ter que esperar muito tempo para ter um aquario minimamente estavel para comecar a por peixes e corais? Será 50% de cada? qual a vossa experiência?

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 04/mar/2016, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boas,

Em relação à iluminação estou a pensar nas Ocean Revive talvez 2 unidades para iniciar e mais tarde aditionar mais uma quando começar com os SPS's, o que acham? Alguém que utilize as Arctic-T247-B o que acham do desempenho delas?

Abraço,
Ricardo Reis

Mensagem 04/mar/2016, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Em relação ao skimmer estive a verificar e o Deltec 1456 é para aquariso até 1000L e o Deltec 1351 para aquiario até 600l - será que fico bem servido com o 1351? ou o Magnus NAC 7?
O que voçes aconcelham?

obrigado e Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 04/mar/2016, 18:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 179
Idade:
Localização: Cascais
ola

eu tenho 2 ocean revive num aquario com as medidas do teu e nao me posso queixar, muito pelo contrario, acho que desempenham bem o papel delas. nunca tive problemas com elas e acho que sao uma boa opçao, se bem quando as comprei estavam por metade do preço.... agora tens outra opçao mais em conta e pelo que sei tambem sao bastante boas, basta procurares no ebay.
em relaçao a rocha eu coloquei 20 kg de rocha morta e depois e esperar para fazer o ciclo.
escumador eu tenho um nac 7 mas se tivesse um 9 nao perdia nada. aconselho a colocares ou o nac 9 ou o deltec 1456, pois nao irao fazer mal nenhum
quanto aos peixes ai e que colocares um naso e um hepathus num aquario tens de pensar no tamanho que irao ter. eu tenho um hepathus e um harlequim tusk mas tenho um fish only de 800 litros a espera deles.....

abraço

Miguel Malheiro

Mensagem 07/mar/2016, 14:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boas

Em relacao a rocha tenho lido muita coisa mas nao cheguei a nenhuma conclusao. Posso utilizar so rocha morta ou devo adicionar alguma viva? Caso possa usar so rocha morta o que devo fazer para a preparar para o aquario e quanto tempo levara a ciclar? Em caso de rocha morta deverei adicionar midias á sump?

Abraco

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 08/mar/2016, 22:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boas,

Ainda com muitas duvidas mas devagar vou chegar lá....

Já não falta tudo :-bd

Imagem

Quem quiser dar alguns conselhos para iniciantes estão à vontade.

Em relação à filtração biológica é habitual ou aconselhável usar midias porosas para ciclar o aquario? Ainda tenho algumas duvidas em relação às rochas... no caso de usar somente rocha morta é necessário fazer alguma coisa antes de por no aquario? quanto tempo a ciclar e a ter as rochas como vivas? neste caso se só usar rochas mortas devo usar midias tipo siporax para ajudar na colonização das RM?

Lá vou eu continuando as leituras!!!

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 08/mar/2016, 23:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Boas para não desmoralizares, mas para continuares a ler que é muito importante para expores as tuas duvidas, na minha o opinião deves construir o layout todo com rocha morta e usar apenas um rocha viva para colonizar mais rapidamente as restantes, dever organizar e pensar o teu layout pensado depois sempre numa vaga para colocares uma viva. Em relação ás medias vais ter possivelmente algumas opiniões, eu uso o2 litros siporax 2 litros para 300 litros de aqua, tenho também dsb com caulerpa na sump, esta parte, será a que muita malta discordará, mas o restante e consensual com mais ou menos variação.

A siporax caso conheças alguém que tenha um aquário saudável e com conhecimentos na área podes pedir para te ir colonizando a tua siporax na sumo dele, para depois introduzires no teu aqua e acelerares o teu processo de maturação.

Abraços.

Mensagem 09/mar/2016, 18:26

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Se usares só rocha morta ... não tem problema.

Dois camarões congelados para dentro do aquário e espera 15 dias ... antes de os tirares!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/mar/2016, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Se usares só rocha morta ... não tem problema.

Dois camarões congelados para dentro do aquário e espera 15 dias ... antes de os tirares!

Abraços,
Rui

Boas Rui, 2 camaroes congelados? Essa nao estava á espera :o

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 09/mar/2016, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Se usares só rocha morta ... não tem problema.

Dois camarões congelados para dentro do aquário e espera 15 dias ... antes de os tirares!

Abraços,
Rui

Ehehe Rui, isso é chamado o ciclo de choque :)
Imagem

Mensagem 10/mar/2016, 09:34

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Foi o que fiz no meu. :D :D :D :D

Montei com rocha morta, areia morta, água do mar ... e dois camarões congelados lá para dentro.

Eles apodrecem, decompõem-se e geram amónia essencial para iniciar o ciclo.

TPAs de 10% semanalmente a partir da primeira semana e siga ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/mar/2016, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Como nao tenho muita experiencia vou comecar por algo mais "normal "

Talvez comece com uns 30kg de rocha morta e mais uns 10kg de viva para ajudar a colonizar. Ainda tenho de peocurar se é necessario aalgum tipo de tratamento antes de por no aquario.

Alguem tem algum link de algum video para a a instalacao das tubagens do aquario e a sump? Senao me engano acho que existem solucoes com 2 e 3 tubos mas ainda nao sei qual a diferenca.

Obg a todos

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 10/mar/2016, 14:16

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
rreis Escreveu:
Como nao tenho muita experiencia vou comecar por algo mais "normal "

Talvez comece com uns 30kg de rocha morta e mais uns 10kg de viva para ajudar a colonizar. Ainda tenho de peocurar se é necessario aalgum tipo de tratamento antes de por no aquario.

Alguem tem algum link de algum video para a a instalacao das tubagens do aquario e a sump? Senao me engano acho que existem solucoes com 2 e 3 tubos mas ainda nao sei qual a diferenca.

Obg a todos

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk


Boas,

30Kg parece-me demasiado.
Não te preocupes com isso e compra só a rocha que precisas para o layout.

Posso dizer-te que no meu aquário tenho menos de 20Kg de rocha e tem 230x80x60.

complemento com siporax e pronto.

Quanto às tubagens, procura por bean animal simplificado aqui no fórum!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/mar/2016, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
rreis Escreveu:
Como nao tenho muita experiencia vou comecar por algo mais "normal "

Talvez comece com uns 30kg de rocha morta e mais uns 10kg de viva para ajudar a colonizar. Ainda tenho de peocurar se é necessario aalgum tipo de tratamento antes de por no aquario.

Alguem tem algum link de algum video para a a instalacao das tubagens do aquario e a sump? Senao me engano acho que existem solucoes com 2 e 3 tubos mas ainda nao sei qual a diferenca.

Obg a todos

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk


Boas,

30Kg parece-me demasiado.
Não te preocupes com isso e compra só a rocha que precisas para o layout.

Posso dizer-te que no meu aquário tenho menos de 20Kg de rocha e tem 230x80x60.

complemento com siporax e pronto.

Quanto às tubagens, procura por bean animal simplificado aqui no fórum!

Abraços,
Rui

Obrigado Rui
Ja tinha pensado nas siporax para complementar e ajudar o sistema. Vou usar tb.

Ja li algumas coisas sobre o bean animal mas ainda nao apanhei... vou ler com mais atencao, como nunca vi uma sump a funcionar fica mais dificil as vezes percebr. Obg pela ajuda

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 10/mar/2016, 16:17

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
rreis Escreveu:
Obrigado Rui
Ja tinha pensado nas siporax para complementar e ajudar o sistema. Vou usar tb.

Ja li algumas coisas sobre o bean animal mas ainda nao apanhei... vou ler com mais atencao, como nunca vi uma sump a funcionar fica mais dificil as vezes percebr. Obg pela ajuda

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk


Isso resolve-se bem ... vens cá a casa e vês!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/mar/2016, 16:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
se quiseres ver podes ir a minha casa . estamos perto sou de loures

Mensagem 12/mar/2016, 13:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá RReis bom dia
Se quiser dar um pequeno passeio até Vialonga terei muito gosto em mostrar-lhe o meu sistema antes que seja desmontado, e assim tira algumas dúvidas.
se quiser diga por aqui ou para o vaz.afonso@netcabo.pt
cumprimentos
afonso
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron