Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda novo projecto

Ajuda novo projecto

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 12/mar/2016, 22:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boa noite pessoal,

Desde já quero agradecer a vossa disponibilidade em ajudarem-me, mostra bem o espirito deste hobby.

Felizmente conheci uma pessoa muito porreira que me vai fazer o aquario e acho que vai ficar muito fixe mesmo.

Daqui a nada já vou ponho aqui mais detalhes :D

Em relação à rocha vou seguir com o conselho do Rui Manuel e por a rocha que necessito para o layout, talvez adicionando alguma rocha viva e complemento com siporax.

Espero partilhar dentro de pouco tempo o que decidir fazer.

Abraço a todos
Ricardo Reis

Mensagem 13/mar/2016, 03:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 560
Idade: 41
Localização: LISBOA - ODIVELAS
Olá estou seguindo seu projecto boa sorte e um concelho leia bastante e vai pelos concelhos do Rui que ele é o Papa no assunto


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
Abraço!

Alessandro António Campos
viewtopic.php?t=3469

Mensagem 13/mar/2016, 23:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Boa noite pessoal,

Sugeriram-me o seguinte material, conhecem?

Escumador Nac j9 - parece que é o novo modelo
Luminaria - calha led 186w SANRISE aqua pro plus 90cm

Conhecem?

Abraco



Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 14/mar/2016, 02:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 26
Idade:
Nac 5 / nac 7 / nac 9 pelo que sei buble magnus é bom relativamente a qualidade preço...

Não tem a qualidade da Royal exclusive.. nem da Deltec mas o desempenho é aceitável... para o preço e muito bom...

A calha de led sei qual é mas não sei se tem bons resultados...

Mensagem 23/mar/2016, 21:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

Já encomendei grande parte do material para arrancar com este projecto :ymapplause: Aquário, estrutura, movel, escumador, leds, sump,etc... agora é esperar um mês para me entregarem o material.. espero que tudo corra bem e depois é começar a fazer tudo com calma mas não vejo a hora de começar!!!

Penso que a partir de agora faz mais sentido abrir um novo tópico onde possa monstrar o meu projecto e a sua evolução.

Abraço a todos que me ajudaram e contem com mais algumas dúvidas :))
Até já
Ricardo Reis

Mensagem 05/set/2016, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,
isto parece mentira mas o aquário e o movel que encomendei em Março foi entregue a semana passada...foi só 5 meses nada de mais :(( só a mim é que acontece uma coisa destas :-o
depois desta desmotivação e porque também andei com a cabeça noutras coisas agora é tempo de ler ler e ler e voltar a pedir a vossa ajuda :)

agora vou vos deixar aqui uma foto do que chegou e espero criar um tópico com o setup e onde possa relatar os bons e maus momentos da minha banheira!!

Imagem

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 05/set/2016, 23:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ... esta com bom aspecto esse conjunto ...

Fico a espera de mais fotos amigo ...

Aquele abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 08/set/2016, 22:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Muito obrigado Paulo.

Precisava de ajuda para a instalação da tubagem do aquario para a sump, alguém sabe onde poderei comprar os tubos?

abraço
Ricardo Reis

Mensagem 08/set/2016, 23:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Bem nao era bem esta a pergunta. Claro que os tubos podem ser comprados no leroy ou aki, queria saber era as saidas para o aquario que sao maleáveis e pontiagudas.
Tambem caso tenham ai algum link á mao de como montar e os cuidados a ter agradecia. Vou ter de.perquisar tambem.
Abraco a todos

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk
Ricardo Reis

Mensagem 09/set/2016, 03:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

isso agora quer é

Rocha morta ...
Bacterias nas primeiras 2 semanas .. ou então aguinha do mar ...
e Tpas ...

1ª semana 10%
2ª semana 20%
3ª semana 30%
4ª semana 40%
depois 10 a 20% por semana ...
a partir da terceira ou quarta semana ja pode entrar a equipa de limpeza ...


Mantém a calma e faz a coisa como deve de ser que vais ver que corre tudo pelo melhor ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 09/set/2016, 10:06

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
rreis Escreveu:
Muito obrigado Paulo.

Precisava de ajuda para a instalação da tubagem do aquario para a sump, alguém sabe onde poderei comprar os tubos?

abraço


Boas,

Se não queres gastar muito dinheiro existe a casa batalha na achada (perto da ericeira/sobreiro) que tem tudo.

Passa muros, curvas, uniões, tudo o que precisas e bem barato!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 09/set/2016, 12:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 299
Idade: 73
Localização: Urbª. Casalinho - Vialonga - Vila Franca Xira - Lisboa
Olá bom dia RREIS
Também pode comprar no Tojal (Loures) que é um pouco mais perto
"sede:
rua do tazim - quinta do vale, lote 7
apartado 143
são julião do tojal
2670-901 loures
telefone: 219 737 980 - fax: 219 737 989 - telemóvel: 962 505 525 "
abraço e bom trabalho
[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Mensagem 09/set/2016, 12:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
muito obrigado pessoal pela vossa ajuda.

Paulo - antes da agua/rocha/bactérias ainda me falta os tubos para ligar a SUMP. :)) mas depois vai ser assim mesmo e sem stress. tudo vai entra ao seu tempo e com dedicação para correr tudo bem.

Rui - ainda tenho de investigar o que é preciso e como é que vou montar os tubos, uniões e cotovelos etc. Tenho também que ler sobre a segurança das SUMP, isto é, caso haja um intupimento ou falta de luz a agua têm de se manter na sump ou no aqua :-s

António - muito obrigado . em Loures para mim fica muito mais perto:-)

Em principio se correr tudo muitoooooo bem e se conseguir montar a SUMP em principio este fim de semana já começo a montar o layout para depois me decidir que agua usar.... Gostava de usar agua do mar para arrancar mas como são 500Lt acho que vou usar agua salinada. bem, por falar nisso tenho de comprar o sistema de osmose inversa:-)

Não sei se já vos contei mas já chegou o escumador Deltec 1456 e uma ocean revive t247, sei que vou precisar de mais uma mas vai com o tempo.

Abraço e muito obrigado pela ajuda.
Ricardo Reis

Mensagem 03/Oct/2016, 21:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

já passei no ASC no Tojal e com a excelente ajuda do rapaz que lá trabalha já tenho o material quase todo para começar a montar as tubagens. tenho só uma dúvida.

necessito de comprar "bico de pato" para os buracos de retorno... sabem onde posso arranjar um igual à imagem?

O que costumam usar nos vossos aquarios?

Imagem

entretanto já tenho o aquario e a sump com agua para verificar se existe alguma fuga,

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 03/Oct/2016, 23:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Reis

Isso promete ;) :D
Pede isso ao Paulo Oliveira que ele arranja-te isso.
... E com duas derivações por saida ficava ainda melhor...

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 14/Oct/2016, 10:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Bom dia pessoal

Paulo Cunha Escreveu:
Viva Reis

Isso promete ;) :D
Pede isso ao Paulo Oliveira que ele arranja-te isso.
... E com duas derivações por saida ficava ainda melhor...

Abraço


Obrigado Paulo Cunha, já falei com o Paulo Oliveira e já estamos a tratar do loc-lines:-) em principio chegam hoje!!!

Agora estou com algumas duvidas em relação à SUMP e talvez me possam aconselhar....

A minha SUMP é esta e tem as seguintes medidas 90 x 45 x 45

Como podem ver na foto o espaço que sobra dentro do movel é mesmo muito pouco por isso estava a pensar (não sei se bem mas vi isto noutro projecto e acho uma excelente ideia) em mandar alterar a minha sump e fazer o seguinte:

1 compatimento com 5cm seria 5 x 45 x 45 = 10L para a agua de osmoze
1 compartimento dividido em 3 para o bailing = 5 x 15 x 45 = 3,3 Lt

As minhas questões são:

Acham que é boa ideia?
Não ficará a sump pequena?
O tamanho das divisórias é aceitável?
Já que estou a mexer tenho visto também algumas SUMP com quebra-bolhas, valerá a pena pôr? Para que serve?

Assim sendo a SUMP ficaria com 80 x 45 x 45

Conhecem algum sitio de confiança para fazer estas alterações na SUMP?

Agora uma pergunta parva para confirmar... o compartimento mais pequeno da SUMP é para a queda d'água correcto?

Imagem

Abraço a todos e obrigado pela ajuda
Ricardo Reis

Mensagem 16/Oct/2016, 00:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal. o que acham? um abraço
Ricardo Reis

Mensagem 16/Oct/2016, 00:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Reis

Antes de mais não existem perguntas parvas. :D :D
Se não as temos neste momento, já as tivemos antes. Podes ter a certeza . ;) ;)

Eu pedi ao meu amigo Coentrão para por umas fotos sobre a tubagem já com o intuito de te ajudar.
Vai ao JAC Spot e vê lá aquelas fotos com muita atenção que te vão ser úteis de certeza.

Não, o compartimento mais pequeno é para pores a bomba de retorno mais o controlador de nivel.
Os tubos de descarga convém que estejam o mais a esquerda possível e não de esqueças de os deixar de forma a pores um filter bag no caso de optares.

A tua sump é igual a minha, e podes dar lá uma vista de olhos que também te pode ser útil. Cunha`s Spot

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 16/Oct/2016, 20:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Obrigado Paulo. Foi mesmo no projecto do JAC Spot que vi incluído a divisória para a osmose e para o bailing e achei excelente. No teu vi que fizeste uma solução mesmo à medida e deixa-me dizer que a tua área técnica está excelente!!! É uma referência para que eu possa sonhar no futuro:-)

MAs ainda estou com dúvidas... estive a ler e não sei se a litragem para a agua de osmose é suficiente para a reposição da água evaporada durante 1 ou 2 semana. Se calhar vou optar por criar só a divisão para a água de osmose e assim fico com um depósito de 20L, o que achas?? acho que será melhor e depois arranjo uns depositos para o bailing

Já recebi os Loc Lines do Paulo Oliveira e é mesmo o que eu queria e ainda por cima um Paulo teve uma excelente ideia que foi incluir umas biforcações, vai ficar excelente... E agora montar os loc lines??!!! mais uma dor de cabeça... :-o comprei uma redução de 3/4 para 1/2 e parecia que uma ficar um mimo mas mais uma supresa..... a redução tem uma rosca curta como podem ver nas imagens b-( já estive á procura no Aki e no leroy mas ainda não me safei... ainda não sei bem o que procuro, vou vendo... deixo aqui umas imagens pode ser que alguem tenha uma ideia :-bd

Imagem

Imagem
Ricardo Reis

Mensagem 16/Oct/2016, 23:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
boas amigo penso que existem umas com rosca mais comprida nao tenho certeza mas amanha tento ver isso na casa do pvc ... penso que se nao existir mais conprido tens que optar por uma solução igual a que tens mas na parte que trabalha dentro do vidro de colar ... amanha ja te vejo isso amigo pode ser que arranje aqui em cima ... quanto tens de vidro 10 mm ??

abraço ..

ps. gosto das tuas unhas na segunda foto ... ;) ;) abração amigo ..

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron