Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda novo projecto

Ajuda novo projecto

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 21/dez/2016, 00:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Miguel Malheiro Escreveu:
Tens na zoa penso eu, em São Domingos rana a saída da A5. Pelo menos há tempos fui lá e tinham


Paulo Cunha Escreveu:
Reis

Liga para a Fragario do Norte.
Foi lá que comprei a minha

Abraço


Obrigado Miguel e Paulo, já consegui arranjar a rocha morta!! comprei na zoa um pouco dela, e o resto a aquahobby acabou de receber! estou desejoso que começar a construir o layout.

Neste momento estou a tentar limpar a RM - tenho lido várias maneiras de a limpar incluindo com lixivia e ácidos mas gostava de evitar este tipo de produtos... não vou tentar reduzir o fosfato que as rochas possam ter mas gostava de as limpar o melhor possivel... estou a tentar usar agua oxigenada para a limpar mas parece que não está a resultar. gostava de a limpar e siga lá para dentro do aquario para iniciar o cliclo. caso não consiga limpar vou tentar ir às maquinas de lavar os carros à pressão tentar limpar as rochas, vamos ver....

Alguém com alguma ideia para limpar a sujidade das rochas?

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 21/dez/2016, 08:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boas eu limpei o mais que pude com uma mangueira a fechar a ponta com o dedo de modo a criar um jacto de agua, depois deixei de molho 24h em agua e lixivia numa porçao de cerca de 3l de lixivia em 25 de agua ( no dia seguinte estava mesmo muita porcaria no fundo do alguidar onde as tinha) depois voltei a lavar com a mangueira o melhor que pude saiu também mais porcaria que da primeira vez, depois deixei secar ao sol durante um dia de modo a deixar o maximo de lixivia evaporar depois deixei em agua de omose durante 3 dias com uma bomba de retorno a funcionar e passados esses tres dia reparei que a agua cheirava como agua de piscina deivido ao cloro da lixivia, mudei a agua de osmose por nova e adicionei um anticloro daqueles para aquario usei umas 4 x a dose recomendada na embalagem,eu nao consegui mas se conseguires arranjar Prime da Sachem melhor e segundo um membro daqui do forum ai usas 3x a dose recomendada. Ao fim de outros 3 dias ja nao tinha cheiro, deixei depois mais um dia a secar ao sol e por ultimo mais 3 dias em agua de osmose e ja ta no aquario a espera de receber agua.
Espero que tenha ajudado, boa sorte ;) .

Mensagem 22/dez/2016, 11:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Antonio Santiago Escreveu:
Boas eu limpei o mais que pude com uma mangueira a fechar a ponta com o dedo de modo a criar um jacto de agua, depois deixei de molho 24h em agua e lixivia numa porçao de cerca de 3l de lixivia em 25 de agua ( no dia seguinte estava mesmo muita porcaria no fundo do alguidar onde as tinha) depois voltei a lavar com a mangueira o melhor que pude saiu também mais porcaria que da primeira vez, depois deixei secar ao sol durante um dia de modo a deixar o maximo de lixivia evaporar depois deixei em agua de omose durante 3 dias com uma bomba de retorno a funcionar e passados esses tres dia reparei que a agua cheirava como agua de piscina deivido ao cloro da lixivia, mudei a agua de osmose por nova e adicionei um anticloro daqueles para aquario usei umas 4 x a dose recomendada na embalagem,eu nao consegui mas se conseguires arranjar Prime da Sachem melhor e segundo um membro daqui do forum ai usas 3x a dose recomendada. Ao fim de outros 3 dias ja nao tinha cheiro, deixei depois mais um dia a secar ao sol e por ultimo mais 3 dias em agua de osmose e ja ta no aquario a espera de receber agua.
Espero que tenha ajudado, boa sorte ;) .


Muito obrigado pela ajuda Antonio!
tenho lido várias maneiras para cura/limpar a RM mas queria evitar o uso de lixivia ou quimicos... em principio vou limpar o melhor que posso à mangueira e com uma escova tentar limpar os restos e depois deixo secar e faço o layout. a seguir é encher e aguardar o ciclo.

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 22/dez/2016, 11:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Tambem é uma boa ideia! Usei lixívia pois dos quimicos que se usam penso ser o mais "seguro" visto que basicamente é cloro que acaba por evaporar se for deixado ao ar, mas tambem so a usei porque achava que a minha rocha tinha demasiada materia morta, mas como tambem ja vi a tua maneira tambem é boa.
Eu tambem estou agora a começar o ciclo vamos la ver como corre...
Um abraço.

Mensagem 22/dez/2016, 12:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
como ainda não sei se vou encher já já já o aquario, ainda tenho de gastar uns € para arrancar, não sei se vou por a rocha num recipiente com agua de osmose durante 15 dias com trocas + 15 dias com agua do mar para remover alguma quantidade de fosfatos que possa existir. Se arrancar já vou só limpar e siga!
Ricardo Reis

Mensagem 15/jan/2017, 22:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

Estou a montar o meu aquario na cozinha pk na sala já tenho um aquário e agora surgiu-me uma dúvida... será que pode ser prejudicial algum cheiro que possa surgir na confecção da refeições para o aquário??? alguém têm aquario na cozinha???

abraços
Ricardo Reis

Mensagem 16/jan/2017, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Viva Reis

Não vejo problema nenhum

Aliás os peixes até devem curtir o cheirinho a comida, e se fizeres sushi de vez em quando, até devem ficar malucos a verem as algas nori :D :D

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 16/jan/2017, 02:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
eu penso o contrario ... fumos gorduras etc etc vai tudo para a agua ... infelizmente a agua atrai tudo ... é a ideia que tenho ... por ex. fritos e tal todo aquele fumo carregado de gordura que sai vai para a agua ...

abração

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/jan/2017, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Paulo Cunha Escreveu:
Viva Reis

Não vejo problema nenhum

Aliás os peixes até devem curtir o cheirinho a comida, e se fizeres sushi de vez em quando, até devem ficar malucos a verem as algas nori :D :D

Abraço


Ou então ao contrario... quem se portasse mal ia logo para a frigideira :D

Paulo Oliveira Escreveu:
eu penso o contrario ... fumos gorduras etc etc vai tudo para a agua ... infelizmente a agua atrai tudo ... é a ideia que tenho ... por ex. fritos e tal todo aquele fumo carregado de gordura que sai vai para a agua ...

abração

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk


tb estou com esse receio Paulo Oliveira... apesar de não fritar e a placa não ser a gás estou com o receio de a agua absorver os cheiros todos.... ainda por cima o aquario é aberto

estava a ver se alguém já tinha tido ou tem o aquario na cozinha....

vi este video no youtube e este aquario está fantastico e está junto ao fogão :-o

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=pmpY1XzScIQ[/youtube]

abraço
Ricardo Reis

Mensagem 18/jan/2017, 22:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
bem parece que a melhor solução será mesmo por o aquario na sala mas assim vou ter de vender o meu aquario de malawi :((
e assim ainda atrasa mais o inicio do meu reef :( está dificil fogo
Ricardo Reis

Mensagem 01/mar/2017, 23:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

finalmente já consegui instalar o aquario na sala e já estou a testar o layout :) esta semana já quero enchê-lo de agua finalmente!!!

como usava areia de coral na minha montagem anterior de Malawi, vou usar a mesma areia nesta montagem. pelo que tenho visto a maior parte do pessoal usa a areia de coral sugar size, e a minha é um pouco mais grossa.... posso usá-la? existe algum senão?
deixo aqui foto para verem o tamanho....

Imagem

Abraço
Ricardo Reis

Mensagem 02/mar/2017, 20:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
boa noite pessoal,

não esquecendo a questão que levantei acima, necessito da vossa opinião em relação aos tubos (sorry mas é a primeira vez que faço e instalo uma SUMP)

ainda não os colei por isso pergunto, faziam alguma alteração? vêem alguma dificuldade a nivel da manutenção? tenho aqui alguma uniões mas como, caso necessário retirar os tubos abri na torneiro penso que não será necessário uniões? qual a vossa opinião?

Imagem

Obrigado pela vossa ajuda
abraço
Ricardo Reis

Mensagem 02/mar/2017, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
essa tubagem não prejudica a colocação do escumador assim como esta ?

Mensagem 02/mar/2017, 21:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Bruno Escaleira Escreveu:
essa tubagem não prejudica a colocação do escumador assim como esta ?


sou tão verdinho que nem tinha pensado nisso.... fui logo testar!! :D cabe à vontade

Imagem

em relação à tubagem trocavas alguma coisa? e o areião o que te parece?

abraço
Ricardo Reis

Mensagem 02/mar/2017, 21:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
rreis Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
essa tubagem não prejudica a colocação do escumador assim como esta ?


sou tão verdinho que nem tinha pensado nisso.... fui logo testar!! :D cabe à vontade

Imagem

em relação à tubagem trocavas alguma coisa? e o areião o que te parece?

abraço


o areao parece bem.. nem todos usamos sugar size...

na sump a divisória para o escumador esta a que altura ? isso é um 1455 certo ?

Mensagem 02/mar/2017, 21:58

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
é um 1456 e estive agora a ver o manual e trabalha entre 15-25 e a divisória está a 24 por isso penso ques testá ok
Ricardo Reis

Mensagem 02/mar/2017, 22:11

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Amigo em relação ao areao tranquilo .. em relação aos tubos com mais 2 curvas metias isso melhor e os tubos encostados á parede .. vais ver que fica muito melhor e ficas com a area da sump por cima toda livre ...

Abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 02/mar/2017, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 186
Idade: 46
Localização: Odivelas
Paulo Oliveira Escreveu:
Amigo em relação ao areao tranquilo .. em relação aos tubos com mais 2 curvas metias isso melhor e os tubos encostados á parede .. vais ver que fica muito melhor e ficas com a area da sump por cima toda livre ...

Abração


Olá Paulo - estás a falar do tubo de descarga do lado esquerdo? parece-me uma excelente ideia :D obg
Ricardo Reis

Mensagem 03/mar/2017, 10:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
exactamente ... a correr a parede e a vir trabalhar depois junto do outro .. fica bem melhor que tubos a passar por cima da sump amigo ...


abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 03/mar/2017, 11:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
rreis Escreveu:
é um 1456 e estive agora a ver o manual e trabalha entre 15-25 e a divisória está a 24 por isso penso ques testá ok


ok parecia me mais alto. eu já tive o 1455 e trabalhava com ele a 15/17cm dai parecer que estava muito alto

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby



cron