Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby O meu Nano...

O meu Nano...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 07/abr/2016, 18:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Joao Tomas Escreveu:
Helder esse tipo de "tratamento choque" não é eficaz, ao inicio quando destapas realmente a alga desaparece ou pouco dela resta mas continua lá!!!! uma vez que lhe dás novamente luz para ela fazer a fotossíntese ..ela simplesmente começa a progredir novamente!!

Dinos, cyanobacterias...são espécies invasoras, elas tentam por tudo ocupar o maior espaço possível em pouco tempo e apoderam-se dos nutrientes existentes no sistema, a melhor maneira de resolver o problema é ir à sua raiz e perceber porque raio é que elas apareceram!!!


Concordo João, até porque as bactérias são dos seres que conseguem sobreviver ás condições mais adversas.
O problema é achar a raiz do problema ;)
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 07/abr/2016, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Helder Ferreira Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Helder esse tipo de "tratamento choque" não é eficaz, ao inicio quando destapas realmente a alga desaparece ou pouco dela resta mas continua lá!!!! uma vez que lhe dás novamente luz para ela fazer a fotossíntese ..ela simplesmente começa a progredir novamente!!

Dinos, cyanobacterias...são espécies invasoras, elas tentam por tudo ocupar o maior espaço possível em pouco tempo e apoderam-se dos nutrientes existentes no sistema, a melhor maneira de resolver o problema é ir à sua raiz e perceber porque raio é que elas apareceram!!!


Concordo João, até porque as bactérias são dos seres que conseguem sobreviver ás condições mais adversas.
O problema é achar a raiz do problema ;)


Eu apontaria para a agua de osmose porque com os valores da tua agua mais vale nem fazeres tpas, o escumador deve ser insuficiente e nao é so por causa do hepatus, e por fim o teu areao e a rocha ja devem de estar saturados...
Primeiro ponto seria a osmose e rapidamente o resto porque senao nada feito..

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 08/abr/2016, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Carlos Resende Escreveu:

Eu apontaria para a agua de osmose porque com os valores da tua agua mais vale nem fazeres tpas, o escumador deve ser insuficiente e nao é so por causa do hepatus, e por fim o teu areao e a rocha ja devem de estar saturados...
Primeiro ponto seria a osmose e rapidamente o resto porque senao nada feito..

Cumpr
Carlos Resende



A Osmose já está a ser resolvida, a água vai ser proveniente de um amigo, que me vai desenrascar por uns tempos.
Eu já não tenho feito TPA's como tinha sido sugerido, mas não tenho notado melhoras.

Sugeres retirar a areias substituí-la posteriormente?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 06/jul/2016, 14:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a todos,

Passados todos estes meses, ainda não me consegui ver livre deste surto de Dinoflagelados.
Experimentei com água oxigenada, aumento do ph, bactérias, com/sem TPA's, aspirações frequentes, osmose nova, (...) e nada... Voltou à estaca zero

Perdi todos os meus turbos, lysmata, colonias de zoanthus, SPS castanhos (...)

A solução certamente passa por uma nova montagem, mas que neste momento a comprar de novo Aquario e respectivo equipamento é sinônimo de abandono, infelizmente.

Estava a pensar fazer um última abordagem mais radical. Será que um "reset" pode ajudar a resolver este problema. Estava a ponderar retirar a areia e substituir por areao novo, limpar/ escovar a rocha para tentar eliminar a maior parte dos dinos/ algas, limpar todo o equipamento, água para o cano e encher o Aquario com água do mar.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 06/jul/2016, 15:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Helder Ferreira Escreveu:
Olá a todos,

Passados todos estes meses, ainda não me consegui ver livre deste surto de Dinoflagelados.
Experimentei com água oxigenada, aumento do ph, bactérias, com/sem TPA's, aspirações frequentes, osmose nova, (...) e nada... Voltou à estaca zero

Perdi todos os meus turbos, lysmata, colonias de zoanthus, SPS castanhos (...)

A solução certamente passa por uma nova montagem, mas que neste momento a comprar de novo Aquario e respectivo equipamento é sinônimo de abandono, infelizmente.

Estava a pensar fazer um última abordagem mais radical. Será que um "reset" pode ajudar a resolver este problema. Estava a ponderar retirar a areia e substituir por areao novo, limpar/ escovar a rocha para tentar eliminar a maior parte dos dinos/ algas, limpar todo o equipamento, água para o cano e encher o Aquario com água do mar.


Viva Hélder! Eu compreendo que fazer 30 por 1 linha e não ver resultados satisfatórios pode ser bem desolador. Se quiseres mesmo começar de novo não há problema nenhum nisso e não tens de gastar dinheiro em novos equipamentos/aquário - desde que os mesmos sejam muito bem lavados. Tu até podes ir pelo caminho que indicas como "reset", mas o mais provável é voltares ao mesmo mais cedo ou mais tarde - mas podes sempre tentar isso antes de fazer um reset muito mais.. radical.
Para reset radical: se conseguisses que alguém ficasse com os (ainda) vivos por uns tempos, tiravas rigorosamente tudo do aquário, descartavas a areia, matavas as rochas (há várias maneiras de o fazer), lavavas mto bem o aquário/tubagens etc (igualmente várias maneiras de o fazer) e fazias um reset. Até podes inclusivé ciclar as rochas antes de as meter no aquário.. demora é mais tempo. Aproveitavas e fazias um esforço no sentido de adicionares uma sump ao sistema, mesmo que pequena - é em tudo melhor.

Isto se de facto já não tiveres força para continuar essa batalha. Já tiveste neste tópico os melhores conselhos e foste fazendo as devidas correções. Podes sempre tentar de novo mais um mesito de tentar dar cabos das algas antes de partires para o reset. Desitsir é que não - vê-se que gostas bastante disto ;)

Eu sei que não é fácil começar de novo e de facto não é solução para tudo mas comprendo que por vezes é o caminho ideal (mesmo que moroso..) a seguir. Depois é aprender com os erros de forma a não os cometer novamente.

Um abraço e força com isso!
PG

Mensagem 06/jul/2016, 16:15

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Hélder,
a guerra contra os dinoflagelados é inglória.

Em tempos, derivado à casmorrice de ter um certo peixe, tive de abusar tanto na comida que os nitratos subiram em flecha, ficando os fosfatos inalterados, a marcar 0,00. Resultado um surto valente de dinoflagelados.

Tentei agua oxigenada durante quase um mês, não resultou, sei que outros sim, mas não foi o meu caso.
Tentei o apagão por 3 dias, também não resultou.
Não fazer TPAS, durante um tempo mantinha-se e depois aumentava.
Fazer TPAS, parecia aumentar ainda mais.
Paciência e esperar que desaparecessem, acabou ao fim de 6 meses. :)
Etc.....

Desanimado como estava tentei em desespero utilizar o AlgaeX da Fauna Marin, utilizando a dose recomendada e à doido juntei-lhe mais um apagão de 3 dias. Em menos de uma semana tinha a areia totalmente branca.
O que te posso dizer é que de efeitos secundários apenas notei na morte de um Lysmata e de um ouriço, parece que este produto é nefasto para camarões, caranguejos e ouriços.

Se já estás por tudo e ou avanças com medidas drásticas ou desmontas tudo aconselho-te outra coisa.
Até porque acredito que tenhas essa rocha e essa areia completamente saturadas e se assim for, mesmo que tires a areia fora e uses o Algaex, os Dinos vão voltar a aparecer. Estes produtos resolvem o problema no momento, mas nunca de fundo.

O que eu faria, antes de considerar desmanchar ou de utilizar produtos, era buscar uma boa dose de agua do mar.
Num qualquer carro metes na boa 9 garrafões de 30 litros. Apesar de morares em Santarem com uma breve viagem até à costa, tens agua para um mês. Se fizeres as contas ao que gastas vais ver que não é nada....também podes sempre comprar um balde de sal e fazer o mesmo e aqui poupas no trabalho de fazer testes à agua apanhada vs agua do aqua e compensar a apanhada.

Areia fora e o que conseguires limpar de alga na rocha, fazes uma muda de 3 garrafões na 1ª semana, outra muda de outros 3 garrafões na 2ª, na 3ª e na 4º semana fazes 1.5 garrafão.

O que na tua litragem estamos a falar à volta de:
1ª- cerca de 90% mais coisa menos coisa.
2ª- cerca de 90% mais coisa menos coisa.
3ª- cerca de 50% mais coisa menos coisa.
4ª- cerca de 50% mais coisa menos coisa.
e daí para a frente se te for possível mudas semanais de 15% a 20% durante um tempo.

Apenas tens de ter o cuidado nivelar os parâmetros de Kh, Ca e MG de acordo que o que tens neste momento e aquecer a agua até à temperatura que tens no teu aqua.

Desta forma vais estar a diluir a matéria que tens no aqua e principalmente que a rocha possa estar a libertar.

Alternativa, rocha, areia e agua nova :)

É radical, é ! Mas entre isto e desistir.
Mas foi o que fiz derivado a outro problema, quando tudo o mais não resultou.
Não tive qualquer baixa quer de SPS, LPS, invertebrados peixes etc... só os moles se retraíram um pouco devido ao aqua ter ficado sem nutrientes.

Faças o que fizeres, desejo-te boa sorte.
Abc

Anterior

Voltar para Novo no hobby