Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby O meu Nano...

O meu Nano...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 14/mar/2016, 16:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Helder Ferreira Escreveu:
Dia 1

24h após a 1ª adição, ainda não são visíveis grandes alterações.
Alguns corais reagiram à presença do H2O2.



Imagem



Olá Helder,

Reagiram como??
Não devias ter desligado a iluminação durante o tratamento? Desculpa se estou enganado, mas tenho ideia (se calhar estou a confundir), de isto dever ser feito em simultâneo com um apagão de três dias.

Vai dando notícias, dia a dia.

Abraço e boa sorte.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 15/mar/2016, 00:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Não é preciso desligar a luz. Reduz só um pouco o fotoperiodo ...

O que queres dizer com reagiram à água oxigenada? Nunca vi problemas e ainda hoje continuo a fazer dose de manutenção com Peróxido de Hidrogénio a 3% (vulgo água oxigenada)

Minimo 7 dias ... e depois mais três após o desaparecimento dos dinoflagelados.

Quanto à identificação é muito simples. Esfrega um pouco nos dedos dentro de água. Se se desfizerem como pó de ferrugem então não há dúvidas ...

Podes ajudar aspirando para dentro de um filterbag na sump ... mas sem fazer TPA!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mar/2016, 12:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Hugo Rafael Escreveu:
O aquário estáva muito bonito a motipora verde nao se aguentou ? Sinceramente nunca tive um surto dessas algas espero que resolvas isso muito brevemente.

Boa continuação.



Obrigado Hugo. A montipora verde fui obrigado a fragar. Durante uns dias o meu quadro da luz teimava em disparar durante a noite, fazendo com que o aquário estivesse alguns períodos sem aquecimento!!! Estas oscilações provocaram algum stress nos corais duros e por consequência surgiram-me alguns branqueamentos. Mas problema resolvido e ultrapassado..

Já não é a 1ª vez que tenho perdas associadas a quebras de luz!! Este aquário já passou por tanto... que esta é só mais 1 ;)

Tenho vindo a aprender algumas coisas com ele...
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 15/mar/2016, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Oi César e Rui

Eu não tenho grande ou nenhuma experiência com H2O2. Também me questionei se o ideal não seria ter as luzes desligadas.
O apagão de 3 dias, alguns aquariofilistas, referem ser uma das estratégias de combate aos Dinoflagelados, embora o feedback de quem o experimentou não tenha sido positivo. Talvez a associação do apagão com o H2O2 faça algum sentido.

Quando adiciona o H2O2, alguns corais fecham (ex. Zoanthus, Ricordea, GSP, Pollicopora), mas passado alguns minutos voltam ao seu estado habitual.

Actualmente estou a utilizar um pequeno filtro com carvão (cerca de 30g), não inibe a acção do H2O2?

Relativamente à duração do tratamento, no mínimo são 7+3 dias.. E qual o período máximo?

Eu fiz TPA antes de iniciar o H2O2, passo quanto tempo é aconselhado fazer a próxima TPA? Uma vez que os Dinoflagelados "aumentam" com a TPA e na ausência das mesmas dão a ilusão visual de melhoramento.

Obrigado
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 15/mar/2016, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 2

Esta é a foto do dia de ontem, passadas 48h após o início do tratamento com H2O2


Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 15/mar/2016, 12:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Helder Ferreira Escreveu:
Oi César e Rui

Eu não tenho grande ou nenhuma experiência com H2O2. Também me questionei se o ideal não seria ter as luzes desligadas.
O apagão de 3 dias, alguns aquariofilistas, referem ser uma das estratégias de combate aos Dinoflagelados, embora o feedback de quem o experimentou não tenha sido positivo. Talvez a associação do apagão com o H2O2 faça algum sentido.

Quando adiciona o H2O2, alguns corais fecham (ex. Zoanthus, Ricordea, GSP, Pollicopora), mas passado alguns minutos voltam ao seu estado habitual.

Actualmente estou a utilizar um pequeno filtro com carvão (cerca de 30g), não inibe a acção do H2O2?

Relativamente à duração do tratamento, no mínimo são 7+3 dias.. E qual o período máximo?

Eu fiz TPA antes de iniciar o H2O2, passo quanto tempo é aconselhado fazer a próxima TPA? Uma vez que os Dinoflagelados "aumentam" com a TPA e na ausência das mesmas dão a ilusão visual de melhoramento.

Obrigado


Boas Helder ... não estás a fazer a coisa bem ...

Deixa lá o apagão ... não devias ter feito TPA e não podes ter carvão a funcionar ...

E esquece e não te preocupes com TPAs ... Depois de desaparecerem logo tens tempo de começar de novo. Alivia é a mão na alimentação dos peixes para não sujares demasiado a água!!!

O princípio da água oxigenada é muito simples:
Assim que adicionas a água oxigenada o hidrogénio e o oxigénio decompõem-se. O hidrogénio é libertado para o ar e o oxigénio funciona como oxidante para as algas (são como que queimadas)
Na prática a única coisa que estás a fazer é a elevar os níveis de Oxigénio dentro do aquário.

Em vez de TPA mete um filterbag na SUMP e aspira com uma mangueira fininha do aquário para a SUMP ... No fim tiras o filterbag e lavas!

Tempo mínimo são 7 dias + 3 ... tempo máximo .... o tempo que levar a desaparecer os dinoflagelados.

Depois de acabar o tratamento (os tais xxxxxxx + 3 dias) continua com dose de manutenção uma vez por semana!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mar/2016, 12:51

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas outra vez ...

Já agora não me parece que seja impressão minha mas parecem mais fracas no dia 2 ...

Qual é a dose que estás a fazer? 1ml para 40l de água do aquário certo? não te esqueceste de adicionar às contas a água da SUMP pois não?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mar/2016, 13:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 405
Idade: 45
Localização: Sintra
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Helder Ferreira Escreveu:
Oi César e Rui

Eu não tenho grande ou nenhuma experiência com H2O2. Também me questionei se o ideal não seria ter as luzes desligadas.
O apagão de 3 dias, alguns aquariofilistas, referem ser uma das estratégias de combate aos Dinoflagelados, embora o feedback de quem o experimentou não tenha sido positivo. Talvez a associação do apagão com o H2O2 faça algum sentido.

Quando adiciona o H2O2, alguns corais fecham (ex. Zoanthus, Ricordea, GSP, Pollicopora), mas passado alguns minutos voltam ao seu estado habitual.

Actualmente estou a utilizar um pequeno filtro com carvão (cerca de 30g), não inibe a acção do H2O2?

Relativamente à duração do tratamento, no mínimo são 7+3 dias.. E qual o período máximo?

Eu fiz TPA antes de iniciar o H2O2, passo quanto tempo é aconselhado fazer a próxima TPA? Uma vez que os Dinoflagelados "aumentam" com a TPA e na ausência das mesmas dão a ilusão visual de melhoramento.

Obrigado


Boas Helder ... não estás a fazer a coisa bem ...

Deixa lá o apagão ... não devias ter feito TPA e não podes ter carvão a funcionar ...

E esquece e não te preocupes com TPAs ... Depois de desaparecerem logo tens tempo de começar de novo. Alivia é a mão na alimentação dos peixes para não sujares demasiado a água!!!

O princípio da água oxigenada é muito simples:
Assim que adicionas a água oxigenada o hidrogénio e o oxigénio decompõem-se. O hidrogénio é libertado para o ar e o oxigénio funciona como oxidante para as algas (são como que queimadas)
Na prática a única coisa que estás a fazer é a elevar os níveis de Oxigénio dentro do aquário.

Em vez de TPA mete um filterbag na SUMP e aspira com uma mangueira fininha do aquário para a SUMP ... No fim tiras o filterbag e lavas!

Tempo mínimo são 7 dias + 3 ... tempo máximo .... o tempo que levar a desaparecer os dinoflagelados.

Depois de acabar o tratamento (os tais xxxxxxx + 3 dias) continua com dose de manutenção uma vez por semana!

Abraços,
Rui



Boas amigos,

Este tratamento tem influência em Anémonas???
eu tenho o meu Aquário há mais de um ano, mas só à coisa de 1 mês é que adicionei a areia e agora está a aparecer estas malditas algas.

Abraços

Mensagem 15/mar/2016, 13:40

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Sim. Tem influência em anémonas ...

As anémonas são compostas por água .... por isso o tratamento pode afectá-las negativamente!
Há relatos inclusivé de mortes!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 15/mar/2016, 13:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Boas Tiago

Dizem que sim... eu tenho uma quadricolor e mesmo com uma sobredosagem forte não teve nenhuma reacção adversa.. mas claro entram sempre outros factores..

Mensagem 15/mar/2016, 17:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas outra vez ...

Já agora não me parece que seja impressão minha mas parecem mais fracas no dia 2 ...

Qual é a dose que estás a fazer? 1ml para 40l de água do aquário certo? não te esqueceste de adicionar às contas a água da SUMP pois não?

Abraços,
Rui


Oi Rui,

De facto parecem mais fracas no dia 2, mas já era comum estar pior no dia após a TPA e depois aparentava ligeiras melhoras.
O aquário tem aprox. 100L (vol. líquido), por isso estou a adicionar 2,5 ml. Não tenho sump e areia em vez de areal, o que dificulta a aspiração. Hoje dei uma mexidela na areia, limpei Rocha e retirei o carvão. Coloquei um filtro com lã filtrante para substituir 1 a 2x dia.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 15/mar/2016, 17:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 15/mar/2016, 18:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 3


Imagem


Aqui já não noto grande diferença...

Imagem


Amanhã certamente já está diferente ;)
Com tempo vai ao sítio, caso contrário vai ser o momento certo para parar, esperar até ter condições para ter uma sistema melhor e voltar no futuro e corrigir erros do passado com os quais fui aprendendo da pior forma.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 16/mar/2016, 14:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Eu quando tive esse problema so resolvi com apagao total de 3 dias .. aquario forrado com umas mantas totalmente escuro ... nao consegui com agua oxigenada, melhorou mas não deu conta de tudo ...

Abraço

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/mar/2016, 14:23

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Estou a acompanhar para ver o resultado do teu diario amigo ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 16/mar/2016, 15:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas Hélder.
Se vires que isso não avança no sentido pretendido, experimenta o seguinte:

Continuar a dose de agua oxigenada de acordo com a litragem do aqua, desliga as luzes e cobre o aquario de modo a que não entre luz nenhuma mesmo, por mais fraca que seja e coloca o escumador a escumar o mais liquido possivel.

Abraço e boa sorte.

Mensagem 17/mar/2016, 00:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
4º dia

Passados 4 dias, ainda não tenho grandes resultados visíveis. Ontem procurei aspirar o que conseguia, a areia ficou branquinha e hoje parece que nem mexi nela. O escumador tem estado a funcionar no seu melhor e o filtro com a lã filtrante também tem dado uma ajuda na limpeza da água.

O lado positivo da coisa é que os nitratos têm estado a baixar, neste momento estão entre os 5 a 10 mg/l!! Já há alguns meses que não estavam tão baixos.

O coral do concurso também se tem aguentado e inclusive até ganhou alguma cor ;)

Vou aguardar mais 2 ou 3 dias para ver o efeito do H2O2, se não tiver grandes resultados concílio o tratamento com o apagão.

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 17/mar/2016, 00:22

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Não faças o apagao ... Tem calma e continua o tratamento.

Vai aspirando. Vais ver que depois de um dia para o outro desapareceu tudo ...

Calma e "stick to The plan ..."

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 17/mar/2016, 19:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 5

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 17/mar/2016, 19:47

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Esta a melhorar ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby