Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby O meu Nano...

O meu Nano...

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 17/mar/2016, 23:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Paulo Oliveira Escreveu:
Esta a melhorar ...

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk


Oi Paulo,

As melhoras ainda são pouco significativas, mas com calma e paciência coisa vai lá!!


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Não faças o apagao ... Tem calma e continua o tratamento.

Vai aspirando. Vais ver que depois de um dia para o outro desapareceu tudo ...

Calma e "stick to The plan ..."

Abraços,
Rui


Sent from my iPhone using Tapatalk


Oi Rui, vou procurar seguir o plano ;)

Com as pesquisas e leituras que vou fazendo, acho que fico cada vez mais confuso.
Vejo que é comum a confusão entre Diatomaceas e Dinoflagelados. Quais são as principais são as principais diferenças na identificaçao?

As zooxantelas são um tipo de Dinoflagelados, certo? Porque que o H2O2 não afecta igualmente os corais?
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 18/mar/2016, 04:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Em alguns pontos nota se melhorias amigo ... tem que começar por algum lado ... vais ver que rápido rapido isso fica novo

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 18/mar/2016, 23:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 6

Boas...

Hoje as notícias não são nada animadoras. Para além de não serem visíveis melhoras nos Dinoflagelado, perdi todos os meus turbos. Comecei por vê-los na areia virados ao contrário e a repetirem esse comportamento quando os colocava novamente seguros no vidro. Acabei por desvalorizar até perceber que estavam a morrer. Fiz alguma pesquisa e constatei que os Dinoflagelados libertam uma toxina que mata os turbos...

Também tenho alguns frags de zoanthus cobertos por Dinoflagelados e que se estão a manter fechados..


Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 19/mar/2016, 18:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 7

Por experiência verifiquei que a aplicação dirigida do H2O2, é super eficaz. Hoje experimentei a diluição dos 2,5ml de H2O2 em 20ml de água de osmose e dirigi à a zona afecta pelos dinos. Aguardar para ver ;)
Contudo hoje aparentava ligeiras melhoras... Está como o tempo ;)

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 20/mar/2016, 00:49

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Tens aspirado? Para um filter bag na sump?


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2016, 00:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Tens aspirado? Para um filter bag na sump?


Sent from my iPhone using Tapatalk



Não Rui. O meu aquário não tem sump.
Posso é tentar arranjar um filtro bag, aspirar para um depósito e repor novamente a água.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 20/mar/2016, 14:12

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Isso ...


Sent from my iPhone using Tapatalk
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/mar/2016, 14:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Filter bag bem fininho de preferencia amigo ..

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 20/mar/2016, 21:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Paulo Oliveira Escreveu:
Filter bag bem fininho de preferencia amigo ..

Enviado do meu SM-G928F através de Tapatalk



Um de 100 Microns é suficiente!?
O grande problema é que quando aspiro os donos vem a areia toda X(
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 20/mar/2016, 22:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 8

Passados 8 dias é feita hoje a 9ª adição, os resultados ainda não são animadores.
Ainda não consegui fazer a aspiração diária como foi aconselhado, mas procuro limpar o areal e rocha com auxílio de uma seringa é um filtro com la filtrante que vou substituído 1 a 2 vezes dia.

Começa a ser desmotivamte olhar para o aquário nesta altura. Tenho alguns frags de Zoas fechados e cobertos por Dinoglagelados (não sei se poderá ser a causa deles estarem fechados) e perdi todos os meus turbos.

Tive os meus valores de nitratos nos 50 mg/l durante muitos meses, quando começam a baixar sou presenteado com este surto...

Imagem

Pequeno resumo da evolução desta semana:

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 21/mar/2016, 21:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 9Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 22/mar/2016, 20:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Dia 10

Mantém-se tudo na mesma, sem evolução. Aspirei o que consegui, mas amanhã já está tudo castanho outra vez.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 22/mar/2016, 20:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 47
Idade: 43
Localização: mira de aire
Que luta amigo...e preciso coragem..força e não desanime...
Eu não percebo nada disto,mas eu também tenho aquário sem sump..no meu caso tenho um casal de frenatus que me levanta a areia toda...e eu vejo a porcaria que tenho na areia...a pouco e pouco vou aspirando e daqui a nada não tenho areia...no seu caso não terá a areia saturada?
Mais uma vez não percebo nada disto e se calhar é uma pergunta parva..:-)
Cumprs luis goncalves

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Mensagem 22/mar/2016, 21:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas Helder

E tentar perceber o que faz isso? o escumador é suficiente? estado da agua de osmose como esta? enquanto nao encontrares o desequilíbrio nao vais passar da sepa torta.

Cumpr
Carlos Resende

Mensagem 25/mar/2016, 16:24

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Carlos Resende Escreveu:
Boas Helder

E tentar perceber o que faz isso? o escumador é suficiente? estado da agua de osmose como esta? enquanto nao encontrares o desequilíbrio nao vais passar da sepa torta.

Cumpr
Carlos Resende



Oi Carlos,

É verdade que se descobrir qual o factor que neste momento está a contribuir para a proliferacao deste surto, posso controlar essa variável e controlar os Dinos. Na realidade até pode não ser um só factor, mas vários. A água de osmose actualmente está a sair entre os 8-10ppm, está na altura de pensar em trocar a membrana e/ou substituir todos os estágios. Mesmo assim talvez não seja esse o problema, pois nunca consegui ter TDS a zero.

O escumador julgo ser suficiente, tenho uma boa opinião em relação ao mesmo. Suficiente para as dimensões, mas limitativo relativamente à população do aquário. É verdade que o Hepatus não é indicado para as dimensões do meu aquário e tenho noção que vou ter de procurar uma futura casa para ele. Só ainda não o fiz, porque já contava ter um aquário maior, mas por diversos factores não me é possível de momento.
Em meados de Dezembro fui "forçado" a mexer no aquário e a substituir uma rocha, retirei 1 rocha com palythoas, discos e Sarco's e introduzi a rocha central. Talvez não tenha sido a melhor opção, mas na altura as pressas e o stress levaram a fazer essa alteração. Estava à espera de re-ciclo, mas nao de um surto de Dinoflagelados passados 2 meses.

Já nem me lembro da última vez que fiz um teste de nitratos em que o valor fosse inferior a 25mg/l, nessa altura algas zero!!! Os corais pareciam estar todos saudáveis. Perdi alguns SPS', em princípio, devido ás oscilações de temperatura e circulação no período da noite devido a falha do sistema eléctrico.

Neste momento está difícil reencontrar o equilíbrio e ver novamente o aquário no bom caminho. Para já mantenho o tratamento como me foi aconselhado, se não consegui atingir os resultados pretendidos pondero fazer nova remontagem e tentar fazer um layout diferente, ou então uma pausa até reunir condições para expandir o vidro.


luis goncalves Escreveu:
Que luta amigo...e preciso coragem..força e não desanime...
Eu não percebo nada disto,mas eu também tenho aquário sem sump..no meu caso tenho um casal de frenatus que me levanta a areia toda...e eu vejo a porcaria que tenho na areia...a pouco e pouco vou aspirando e daqui a nada não tenho areia...no seu caso não terá a areia saturada?
Mais uma vez não percebo nada disto e se calhar é uma pergunta parva..:-)
Cumprs luis goncalves

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk


Boas Luis,

Não existem perguntas parvas ;) Apesar de ser uma hipótese, neste momento julgo não ser esse problema, até porque tenho uma camada fina de areia. Em algumas áreas a altura máxima só atinge 1cm de altura, mas na sua maioria a camada é inferior. Mas continua a ser uma hipótese válida, que tanto se pode aplicar à arei, como à rocha.

É só mais 1 luta a juntar a todas as que já ultrapassei.
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 26/mar/2016, 14:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 249
Idade: 36
Localização: Almeirim
Boas

Tem calma com o aquário. Pensa bem na solução e não voltes a cometer os mesmos erros.

Acho que o teu aquário esta com vários problemas e tens que descobrir qual a melhor solução.

No me ver:

-o filtro de osmose, tens que trocar a membrana e filtros.
- O areão que tens não e adequado e só acumula lixo.
- A rocha que tens esta saturada.

Alguma coisa apita, mas pensa bem na solução.

Abraço
Cump
Rui Silva

Mensagem 28/mar/2016, 22:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 343
Idade:
Eu se essa táctica não resulta dez dias depois partiria para outra sem duvida. Eu tentaria o apagão em conjuto com o tratamento que estás a efectuar agora.

Mensagem 29/mar/2016, 14:37

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Epá ... "Stick with the plan"

Deixa lá a remontagem ... se queres fazer um layout novo é tranquilo desde que o faças com calma. Agora desmontar e começar de novo sem resolveres o problema vais ter o mesmo resultado ...

Esta é a definição de Albert Einstein de loucura: "fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes"

Mas não adianta de nada se não resolves o problema na raiz ...

Se tens a osmose a 10 deves estar a meter montes de silicatos para o aquário o que alimenta ainda mais os dinos ...

Resolve o problema da Osmose, Adiciona um 4º estágio de silicatos e fosfatos, Faz a aspiração e continua com a água oxigenada ...

Se não consegues resolver o problema da osmose neste momento vai à tua loja de aquariofilia e compra água feita por eles.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/abr/2016, 17:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 630
Idade:
Localização: Santarém
Olá a todos, venho fazer uma pequena actualização do estado da coisa...

Como não estava a conseguir os resultados pretendidos apenas com a água oxigenada, experimentei o apagão durante 3 dias, como já aqui tinha sido sugerido.. Isolei todo o aquário garantindo a escuridão total.

4º dia destapei o aquário e o aspecto é bastante animador, areia branca e sem grandes sinais de dinoflagelados. Perdi uma montipora digitata. Acendi apenas as lâmpadas azuis num período de 6h.

5º dia mantive as azuis 10h e brancas durante 2h (substitui a purple pela aquablue special)

6º dia tudo recomeça ;)

Actualmente mantenho a adição de 2,5ml de H2O2 diário

Obs: Os SPS estão castanhos e os meus zoanthus estão fechados na sua maioria

O comportamento dos Zoanthus é algo que me tem preocupado, lentamente vão-se fechando e assim vão permanecendo. Será que os dinoflagelados afectam os zoanthus? Ou será que é alguma doença ou praga que está a acabar com zoanthus. Já inspeccionei por nudibranquios ou outros seres e não vejo absolutamente nada... Neste momento tenho todas as colônias afectadas.

- Vou pedir água de osmose a um amigo para eliminar esse factor.

Imagem
[img]http://www.recife.pt/gallery/image.php?album_id=261&image_id=6127[/img]

Mensagem 05/abr/2016, 18:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Idade: 40
Localização: Mafra
Helder esse tipo de "tratamento choque" não é eficaz, ao inicio quando destapas realmente a alga desaparece ou pouco dela resta mas continua lá!!!! uma vez que lhe dás novamente luz para ela fazer a fotossíntese ..ela simplesmente começa a progredir novamente!!

Dinos, cyanobacterias...são espécies invasoras, elas tentam por tudo ocupar o maior espaço possível em pouco tempo e apoderam-se dos nutrientes existentes no sistema, a melhor maneira de resolver o problema é ir à sua raiz e perceber porque raio é que elas apareceram!!!

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby