Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo projecto - "Devagagar se vai ao longe"

Novo projecto - "Devagagar se vai ao longe"

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Ora bem, caros colegas, conforme indico no tópico "Devagar se vai ao longe" vai ser o lema para este novo projecto/ideia.
Não vou querer incomodá-los com muita coisa, mas a ajuda de todos aqui é sempre bem vindo para evitar erros do passado. Antigamente na montagem do meu reef, que desmontei por motivos pessoais/profissionais teve o apoio do meu amigo Eduardo da Redfish, agora conto com todos. Posso com certeza escrever aqui muita coisa errada e a malta vai sempre ajudando a ir no caminho correcto.
Bem, este projecto antes de tudo é para ir ser "fabricado" aos poucos, nestes meses até ao final do ano, como há sempre muitas coisas a comprar, se dividirmos o investimento pelo resto do ano, sempre custa menos.
Vou então passar a explicar o que pretendo.

Nas minhas buscas pelos fóruns internacionais, deparei-me com a nova "colecção" da RedSea, o systema Reefer (disponível em várias versões desde de um Nano até ao modelo XL). Basicamente o conjunto é composto por: Aquário fabricado com vidro extra claro, coluna seca central com 3 furos, móvel (preto ou branco), sump com as divisórias, reservatório de água de reposição, controlador de nível e todas as tubagens. Tal como eles dizem é quase um "plug n'play", só que permite a nossa escolha e adequação de iluminação, circulação, retorno, escumador, termostatos, etc. Tudo me parece organizado, não há relatos de barulhos na coluna seca, basicamente só vejo elogios, sei que é um conjunto um pouco caro, mas estou tentado. A não ser que haja alguém aqui no fórum que me consiga dar uma ajuda para um sistema similar.

Tenho seguido este tópico no ReefCentral, é fantástico o que aquele senhor fez, vejam: http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ?t=2527781

Não tenho ainda decidido qual a versão escolhida, pois está dependente ainda do local a montar, o equipamento para a versão XL (425L com medidas de 120x57,5x55 - CxLxA) ou para a versão 350 ( com medidas 120x50x53 CxLxA), será algo assim:

Editado em 10.06.2016, o aquário escolhido foi o RedSea 425XL

Sistema: RedSea Reefer 425Xl, com sump, depósito de osmose e reposição automática por gravidade.
Escumador: Deltec SC1660 DC
Retorno: Ecotech Vortech M1
Circulação: 2x Gyre FX150 colocadas no vidro traseiro
Termostatos: 2x 300w
Iluminação: 2X Ecotech Radion Xr15w Pro. A terceira a entrar na altura de iniciar o projecto
RM: Em principio algo à volta de 20kg
Areia: Areia #3 da TMC, 25kg.
Controlador: Ecotech Reeflink
Osmose: Vertex Puratek 100 RO/DI

Bem, por agora é isto. Continuo na minha investigação de preços para tudo isto, ver uma possível factura final se está dentro do que pretendo para não ter supresas.

Mais uma vez, agradeço a todos as vossas ajudas.

Um bem haja.

Ricardo
Editado pela última vez por Ricardo Carpinteiro em 11/jun/2016, 11:31, num total de 2 vezes.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
e porque nao as medidas 110 x 70 x 55 , ficas com a mesma litragem praticamente e podes ainda utilizar calha T5 de 39 watts , ou ate os leds.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Bruno Escaleira Escreveu:
e porque nao as medidas 110 x 70 x 55 , ficas com a mesma litragem praticamente e podes ainda utilizar calha T5 de 39 watts , ou ate os leds.


Bruno, conforme disse a minha "inclinação" actual está para o sistemas da RedSea e nesse caso as medidas são standard. Caso a opção não vá pelo "caminho" do RedSea, poderá pensar-se em medidas diferentes.

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 308
Idade:
Eu ia para a versão xl, mas isto sou eu.
Quanto a redsea ou não redsea é tudo uma questão de euros, tempo e gosto, podes mandar fazer cá e fica te mais barato mas vai te dar trabalho a procurar quem faça, o que faz e por quanto faz.
O resto vai lendo e vê o que achas melhor para ti


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
e porque nao as medidas 110 x 70 x 55 , ficas com a mesma litragem praticamente e podes ainda utilizar calha T5 de 39 watts , ou ate os leds.


Bruno, conforme disse a minha "inclinação" actual está para o sistemas da RedSea e nesse caso as medidas são standard. Caso a opção não vá pelo "caminho" do RedSea, poderá pensar-se em medidas diferentes.

Obrigado


acredito pelo valor do redsea acho que consegues fazer umas coisa jeitosa. alem que tens ao pe de ti ai no cacem quem te faça movel e aquario tudo pronto.. ou mesmo a loja aquahoby tambem tem soluçoes chave na mao. é tudo uma questao de quanto queres gastar e o material a ter.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Boas malta,

Nunca fui grande coisa a desenhar, hoje perdi um tempinho no sketchup e saiu isto:

Imagem
Projecto para o de 120. 150 só difere nas medidas do aquário, tudo o resto igual.

Aquário: 120x60x60(432L) ou 150x60x50 (450L) com coluna seca central, tubagem de queda e ladrão de 32mm e retorno de 25mm. No retorno colocarei um "y", para que seja distribuído pelo lado direito e esquerdo.
Sump: 70x40x40 com divisória para queda de água e escumador, divisória central a definir e divisória para bomba de retorno
Reservatório de OI: ainda a definir
Reposição automática: a definir
Móvel: estilo ADA de 2 portas para o de 120 e de 3 para o de 150, julgo que só em madeira se faz, mas está em cima da mesa a solução estrutura e revestimento em madeira. altura do móvel 1,10m, é demasiado? ficaria com o aquário ao nível da visão, mas possivelmente prejudicado em manutenções e afins....
Escumador: BM Curve 7
Retorno: Jecod DCS5000
Circulação: em principio 2x Jecod WP-8 colocadas no vidro traseiro junto da coluna seca a apontar para os vidros laterais para criar "choque" entre correntes
Iluminação: 2x Ocean Revive 247
Aquecimento: 2x 300w ligados a T Controller
Areia: Não sei, vejo membros com aquários sem areia e não desgosto
RV: Alguma RV, mas maioritariamente RM. Talvez uns 30kg.

E agora, venham de lá essas criticas, ideias, soluções, melhoramentos, qualquer coisa que ajude...

Obrigado a todos.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 18
Idade:
Localização: Figueira da Foz
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Boas malta,

Nunca fui grande coisa a desenhar, hoje perdi um tempinho no sketchup e saiu isto:

Imagem
Projecto para o de 120. 150 só difere nas medidas do aquário, tudo o resto igual.

Aquário: 120x60x60(432L) ou 150x60x50 (450L) com coluna seca central, tubagem de queda e ladrão de 32mm e retorno de 25mm. No retorno colocarei um "y", para que seja distribuído pelo lado direito e esquerdo.
Sump: 70x40x40 com divisória para queda de água e escumador, divisória central a definir e divisória para bomba de retorno
Reservatório de OI: ainda a definir
Reposição automática: a definir
Móvel: estilo ADA de 2 portas para o de 120 e de 3 para o de 150, julgo que só em madeira se faz, mas está em cima da mesa a solução estrutura e revestimento em madeira. altura do móvel 1,10m, é demasiado? ficaria com o aquário ao nível da visão, mas possivelmente prejudicado em manutenções e afins....
Escumador: BM Curve 7
Retorno: Jecod DCS5000
Circulação: em principio 2x Jecod WP-8 colocadas no vidro traseiro junto da coluna seca a apontar para os vidros laterais para criar "choque" entre correntes
Iluminação: 2x Ocean Revive 247
Aquecimento: 2x 300w ligados a T Controller
Areia: Não sei, vejo membros com aquários sem areia e não desgosto
RV: Alguma RV, mas maioritariamente RM. Talvez uns 30kg.

E agora, venham de lá essas criticas, ideias, soluções, melhoramentos, qualquer coisa que ajude...

Obrigado a todos.


Boa noite Ricardo,

Tenho um Aqua com medidas identicas ao que pretendes e optei pelo BM curve 9 e foi a melhor decisão que tomei. Estou satisfeitissimo, acho que o BM curve 7 vai ficar curto rapidamente... Quanto as dimensoes acho que e sempre melhor optar pela de maior litragem 150x50x60.... Inclusivamente julgo que se poderes devias ponderar 150x60x60, já te da mais possibilidades.

Boa sorte.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Marco Mourão Escreveu:
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Boas malta,

Nunca fui grande coisa a desenhar, hoje perdi um tempinho no sketchup e saiu isto:

Imagem
Projecto para o de 120. 150 só difere nas medidas do aquário, tudo o resto igual.

Aquário: 120x60x60(432L) ou 150x60x50 (450L) com coluna seca central, tubagem de queda e ladrão de 32mm e retorno de 25mm. No retorno colocarei um "y", para que seja distribuído pelo lado direito e esquerdo.
Sump: 70x40x40 com divisória para queda de água e escumador, divisória central a definir e divisória para bomba de retorno
Reservatório de OI: ainda a definir
Reposição automática: a definir
Móvel: estilo ADA de 2 portas para o de 120 e de 3 para o de 150, julgo que só em madeira se faz, mas está em cima da mesa a solução estrutura e revestimento em madeira. altura do móvel 1,10m, é demasiado? ficaria com o aquário ao nível da visão, mas possivelmente prejudicado em manutenções e afins....
Escumador: BM Curve 7
Retorno: Jecod DCS5000
Circulação: em principio 2x Jecod WP-8 colocadas no vidro traseiro junto da coluna seca a apontar para os vidros laterais para criar "choque" entre correntes
Iluminação: 2x Ocean Revive 247
Aquecimento: 2x 300w ligados a T Controller
Areia: Não sei, vejo membros com aquários sem areia e não desgosto
RV: Alguma RV, mas maioritariamente RM. Talvez uns 30kg.

E agora, venham de lá essas criticas, ideias, soluções, melhoramentos, qualquer coisa que ajude...

Obrigado a todos.


Boa noite Ricardo,

Tenho um Aqua com medidas identicas ao que pretendes e optei pelo BM curve 9 e foi a melhor decisão que tomei. Estou satisfeitissimo, acho que o BM curve 7 vai ficar curto rapidamente... Quanto as dimensoes acho que e sempre melhor optar pela de maior litragem 150x50x60.... Inclusivamente julgo que se poderes devias ponderar 150x60x60, já te da mais possibilidades.

Boa sorte.



Boas Marco,

Não queria exceder a litragem dos 500L mas irei ponderar as diferenças entre 1 medida e outra. Provavelmente implicará mais custos em iluminação e afins.
Quanto ao escumador, o Curve 7 está adequando para a litragem que tenho segundo o fabricante. Mas fica a dica do Curve 9....

E de resto, o que achas?

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 18
Idade:
Localização: Figueira da Foz
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Marco Mourão Escreveu:
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Boas malta,

Nunca fui grande coisa a desenhar, hoje perdi um tempinho no sketchup e saiu isto:

Imagem
Projecto para o de 120. 150 só difere nas medidas do aquário, tudo o resto igual.

Aquário: 120x60x60(432L) ou 150x60x50 (450L) com coluna seca central, tubagem de queda e ladrão de 32mm e retorno de 25mm. No retorno colocarei um "y", para que seja distribuído pelo lado direito e esquerdo.
Sump: 70x40x40 com divisória para queda de água e escumador, divisória central a definir e divisória para bomba de retorno
Reservatório de OI: ainda a definir
Reposição automática: a definir
Móvel: estilo ADA de 2 portas para o de 120 e de 3 para o de 150, julgo que só em madeira se faz, mas está em cima da mesa a solução estrutura e revestimento em madeira. altura do móvel 1,10m, é demasiado? ficaria com o aquário ao nível da visão, mas possivelmente prejudicado em manutenções e afins....
Escumador: BM Curve 7
Retorno: Jecod DCS5000
Circulação: em principio 2x Jecod WP-8 colocadas no vidro traseiro junto da coluna seca a apontar para os vidros laterais para criar "choque" entre correntes
Iluminação: 2x Ocean Revive 247
Aquecimento: 2x 300w ligados a T Controller
Areia: Não sei, vejo membros com aquários sem areia e não desgosto
RV: Alguma RV, mas maioritariamente RM. Talvez uns 30kg.

E agora, venham de lá essas criticas, ideias, soluções, melhoramentos, qualquer coisa que ajude...

Obrigado a todos.


Boa noite Ricardo,

Tenho um Aqua com medidas identicas ao que pretendes e optei pelo BM curve 9 e foi a melhor decisão que tomei. Estou satisfeitissimo, acho que o BM curve 7 vai ficar curto rapidamente... Quanto as dimensoes acho que e sempre melhor optar pela de maior litragem 150x50x60.... Inclusivamente julgo que se poderes devias ponderar 150x60x60, já te da mais possibilidades.

Boa sorte.



Boas Marco,

Não queria exceder a litragem dos 500L mas irei ponderar as diferenças entre 1 medida e outra. Provavelmente implicará mais custos em iluminação e afins.
Quanto ao escumador, o Curve 7 está adequando para a litragem que tenho segundo o fabricante. Mas fica a dica do Curve 9....

E de resto, o que achas?

Obrigado


Ricardo, não ha duvidas que o curve7 chega, mas como o pessoal e bem costuma alertar, rapidamente teras mais peixes do que devias e depois começam os problemas se não conseguires retirar os nutrientes em excesso... A diferença de dimensão entre o curve7 e o curve9 e enorme... A bomba do 7 e a 2000 e do 9 e a 4000, e o dobro. Circulaçao e retorno teras exactamente o que eu tenho DCS5000 e 2x RW8, bem escolhido. A iluminação para 1,5m parece-me curta, eu tenho 3 calhas led 165w.

Abraço.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Marco Mourão Escreveu:

Ricardo, não ha duvidas que o curve7 chega, mas como o pessoal e bem costuma alertar, rapidamente teras mais peixes do que devias e depois começam os problemas se não conseguires retirar os nutrientes em excesso... A diferença de dimensão entre o curve7 e o curve9 e enorme... A bomba do 7 e a 2000 e do 9 e a 4000, e o dobro. Circulaçao e retorno teras exactamente o que eu tenho DCS5000 e 2x RW8, bem escolhido. A iluminação para 1,5m parece-me curta, eu tenho 3 calhas led 165w.

Abraço.


Na iluminação estou mesmo às escuras. As OR o pessoal fala bem e parece-me b€m ir por esse caminho. Quanto a ser duas, no inicio podem ser duas e depois ir aumentando. Afinal tenho alguns meses até cumprir tudo, logo tenho margem para manobrar. Quanto ao escumador, tens razão, além do que referiste jogamos pelo seguro para puder introduzir algo mais.

As tuas calhas LED são quais?

Obrigado pelas dicas.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
em relação ao escumador quanto maior melhor... menos problemas no futuro. alem que os fabricantes falam nessas litragem mas nunca é carregado de peixes. tens o exemplo do deltec sc-1455 que é para aquarios ate 1000 litros mas em heavy stock é 800. logo ideal para um aquario de 500 ou 400 litros.


no movel 1,10 se tiveres o aquario com 50 de altura. com 60 ja fica dificil para manutençao e para chegares la baixo com a mao. eu vejo pelo meu. tem 1metro de altura e o aquario 60 e para chegar ao fundo ja tenho de me esticar um pouco e eu nao sou propriamente pequeno.


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Boas Ricardo...
pegando no teu lema do devagar se vai ao longe devias equacionar o Curve 9 e equacionar 2 Tunze em vez das RW8.
Isto porque no longo prazo são escolhas muito mais sensatas e duradouras, embora mais caras claro.

Pensa nisso... como tens tempo e estás a planear com calma penso que mais vale comprar apenas uma vez.
As RW8 são boas bombas face á relação preço/qualidade mas tendem em dar problemas após pouco tempo. Já as Tunze são bombas para uma vida salvo raras excepções. O Curve 9 é apenas para gerir melhor o aqua no longo prazo. Para já o 7 chega mas mais tarde vais pensar porque é que não fizeste um esforço e não compraste logo o 9.

Claro que esta opinião é se quiseres ficar pelos BBs, senão existem outras opções melhores.

Boa sorte com o projecto! ;)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

Se puderes diminuir a altura para 50cm e aumentar a largura 10 cm... vais ficar com um aquário que te permite fazer um excelente layout e sobretudo muito mais fácil/acessível para fazer a manutenção. Mas claro será tambem uma questão de gosto.
Algo do tipo 120x70x50 ou 150x70x50

Tenho o meu com 55 cm de altura.. e se fosse hoje faria os 50cm.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Depende da altura do movel amigo Gil ...
tenho o meu com 60 e adoro chego muito bem ao fundo , porque tenho o movel com 80 de altura , mas é uma questão de altura :D :D :D

Amigo uma opinião porque em vez de coluna interna nao fazer uma externa ?? da uma vista de olhos no meu tópico e vês como fica, penso que esteticamente e quando ha espaço fica muito melhor que coluna dentro do aquario , e no teu caso podes fazer a traseira toda de coluna seca o que é muito bom ... caso precises, e uma vez que apesar de ser morar em Leiria , sou nascido e criado no algueirão velho , podemos combinar um dia e vou ai dar te uma ajuda com o desenho disso e com o tirar das duvidas que tenhas, vou ai a baixo muitas vezes ...

Pensa bem nisso amigo e como disse o marco não poupes agora porque depois vais ter que comprar duas vezes ...

Aquele Abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Marco Madeira Escreveu:
Boas Ricardo...
pegando no teu lema do devagar se vai ao longe devias equacionar o Curve 9 e equacionar 2 Tunze em vez das RW8.
Isto porque no longo prazo são escolhas muito mais sensatas e duradouras, embora mais caras claro.

Pensa nisso... como tens tempo e estás a planear com calma penso que mais vale comprar apenas uma vez.
As RW8 são boas bombas face á relação preço/qualidade mas tendem em dar problemas após pouco tempo. Já as Tunze são bombas para uma vida salvo raras excepções. O Curve 9 é apenas para gerir melhor o aqua no longo prazo. Para já o 7 chega mas mais tarde vais pensar porque é que não fizeste um esforço e não compraste logo o 9.

Claro que esta opinião é se quiseres ficar pelos BBs, senão existem outras opções melhores.

Boa sorte com o projecto! ;)


Boas Marco,

Obrigado pelas dicas. O Curve 9 entrou para a equação e saíu o Curve 7. Já ontem me tinham alertado para isso e julgo que deverei ficar "precavido". Mas é óbvio que dentro do investimento do Curve 9, estou recetivo a outras soluções. Podes sempre dar umas dicas.

Quanto às Tunze, o que recomendarias? Que modelo?

Gil Miguel Escreveu:
Se puderes diminuir a altura para 50cm e aumentar a largura 10 cm... vais ficar com um aquário que te permite fazer um excelente layout e sobretudo muito mais fácil/acessível para fazer a manutenção. Mas claro será tambem uma questão de gosto.
Algo do tipo 120x70x50 ou 150x70x50

Tenho o meu com 55 cm de altura.. e se fosse hoje faria os 50cm.


Boas Gil, dentro de um máximo de 500L (Brutos) que defini, poderei trabalhar as medidas, vão entrar nas contas.
O móvel não me parece assim tão alto, 1,10m+0,50m ficaria com o aquário à altura dos olhos, para manutenção, nada como um mini escadote de 2 degraus não resolva! :D

Paulo Oliveira Escreveu:
Depende da altura do movel amigo Gil ...
tenho o meu com 60 e adoro chego muito bem ao fundo , porque tenho o movel com 80 de altura , mas é uma questão de altura :D :D :D

Amigo uma opinião porque em vez de coluna interna nao fazer uma externa ?? da uma vista de olhos no meu tópico e vês como fica, penso que esteticamente e quando ha espaço fica muito melhor que coluna dentro do aquario , e no teu caso podes fazer a traseira toda de coluna seca o que é muito bom ... caso precises, e uma vez que apesar de ser morar em Leiria , sou nascido e criado no algueirão velho , podemos combinar um dia e vou ai dar te uma ajuda com o desenho disso e com o tirar das duvidas que tenhas, vou ai a baixo muitas vezes ...

Pensa bem nisso amigo e como disse o marco não poupes agora porque depois vais ter que comprar duas vezes ...

Aquele Abraço


Boas Paulo,

Vou passar no teu tópico para perceber bem o que me queres explicar.
Poderemos combinar, mas só quando regressar de terras africanas, deverá acontecer lá para o final do ano, daí estar a começar agora a preparar as coisas, comprando aos poucos e quando chegar tenho tudo ou praticamente tudo para iniciar. No entanto, com todo o gosto que se nos pudermos encontrar e beber um café para falar sobre isto seria muito bom.

Também sou apologiste de investir uma vez, por vezes a precipitação acaba por sair mais cara. Mas até tenho lido boas coisas das Rw8 ponderei. Sempre tive tunze nos meus aquários.

Obrigado a todos.
Sempre a ajudar.

Abraço


Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Para 500 litros tens outras opções tipo Deltec, ATI ou BK. Claro que os investimentos são diferentes... Nac9 faz o trabalho.
Eu tenho o ATI 250I e gosto muito dele, a minha litragem é semelhante á tua.

Quanto ás Tunze, recomendaria 2 6095, chega para essas dimemsões.
Tens também as Vortech mas eu não sou fan delas... embora reconheça que são boas, apenas não me enchem as medidas.

Quanto ao aqua, o que o Gil disse. Quanto mais largo e mais baixo melhor. Eu tenho 90 * 90 *60, se fosse hoje faria 100 * 100 * 50.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
quando quiseres amigo .. é so avisares ...

em relação ao que disseste ao gil esquece a situação do banco ou mini escadote , sempre fui apologista de se chegar ao fundo do aquário facilmente e acredita que isso é meio caminho andado para o sucesso do aquário , hoje vez um coral caido nao te apetece ir buscar o banco , amanha continua la o coral não da jeito ir buscar o banco , no terceiro dia ja ta morto ou debaixo de alguma rocha ...
manutenções , vais andar a aspirar o aquário ou a rocha em cima de um banco ?? nao da muito jeito amigo acredita ... a coisa tem que ser facil , facil , facil ...

para mim o ideal é o móvel ter no máximo 80 /90 , mas mais para os 80 ...vê bem que o pessoal que ja teve aquarios e fez novos fez sempre aquários novos baixos , que la conseguisse mexer dentro facilmente sem precisar de bancos :D :D :D

just my 2 cents ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Marco e Paulo, assim é que vamos melhorando.
Parece-me bem reduzir a altura do móvel por tudo o que foi dito, faz todo o sentido.
O Escumador parece que com o BM NAC9 não ficarei mal servido, e as tunze vou analisá-las bem. Tunze é sinónimo de garantia e qualidade.

Obrigado mais uma vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Ainda em relação ao desenho ... se for preciso fazer um novo com outra configuração avisa :D :D :D :D so preciso das medidas :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil: :ymdevil:

a sump tens la um vidro a mais , o vidro logo a seguir ao escumador so faz grande sentido a não ser que queiras fazer uma espécie de refugio ali , mas se não for o caso mais vale deixar sem ele para teres mais espaço para o escumador ...

abraço
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Paulo, espetáculo. Podias fazer-me isso?
Dou-te as medidas, 150x60x50 ou 120x60x50. Mais que isto não dá. Mas faz-me só para a medida grande, pois além de não te querer dar trabalho, ficando com 1 projecto serve de base para o outro. Quanto à sump, pensei em fazer uma espécie de refugio sim, pode é não ser tão grande, a divisória está com aproximadamente 25cm, posso reduzir essa para 20 e aumentar a do escumador de 27 para 32, o que te parece?

Eh pá. Não tenho forma de agradecer as vossas dicas.

Marco,

Relativamente às Tunze fui ver. Sem dúvida que é um equipamento muito fiável, mas pelo valor de duas tunze quase que compro 8 Rw8, será que iria ter problemas em 8 RW8?

Entretanto com esta solução do Paulo, modificaria a configuração e permitiria colocar 1 Gyre 130 ou 150 visto que a colocaria no vidro lateral e ficaria parcialmente escondida.

Obrigado

NOTA: Via agora que gagagejei no título do tópico :)) :)) :)) :))

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron