Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Novo projecto - "Devagagar se vai ao longe"

Novo projecto - "Devagagar se vai ao longe"

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 366
Idade: 34
Localização: Benavente
Boas.

Tenho o deltec 1660 no meu aquario com 1 metro ou seja 330 litros e aquilo é uma maquina.. como ja todos te disseram e bem quanto mais melhor, ficas com mais segurança de que falta de escumaçao nao tens..


Cumpr
Carlos Resende


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Toda a vossa experiência e informações é uma ajuda.
Coloquei esta questão da "sobreescumação" derivado de uma conversa via email com a Deltec, em que resumidamente dizia que escumador altamente sobredimensionado também não era benéfico.

Surgiu a hipótese do Deltec SC 1455 usado mas segundo percebi extremamente bem cuidado, a um valor muito muito interessante. Ficaria bem servido na mesma, certo?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Toda a vossa experiência e informações é uma ajuda.
Coloquei esta questão da "sobreescumação" derivado de uma conversa via email com a Deltec, em que resumidamente dizia que escumador altamente sobredimensionado também não era benéfico.

Surgiu a hipótese do Deltec SC 1455 usado mas segundo percebi extremamente bem cuidado, a um valor muito muito interessante. Ficaria bem servido na mesma, certo?


ja tive um SC 1455 em 500 litros de agua e funcionava lindamente , so o troquei pk adquiri um royal exclusiv 250.
tenho um amigo que tem um sc 1455 tambem em 300 litros de agua e funciona lindamente....


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Bruno,

Estamos a falar de 425 (sump incluída), portanto parece-me bastante adequado! :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Boas,

Ainda não há imagens do projecto, irão aparecer em Julho, mas há novidades.

Ora bem, julgo que já fui atualizando alguma coisa nos posts anteriores, mas vou resumir o que já tenho ao dia de hoje:

Sistema: RedSea Reefer 425XL (425l Brutos), tem reservatório de osmose e reposição automática por gravidade.
Escumador: Deltec SC 1455 (usado)
Retorno: Ecotech Vectra M1
Iluminação: 2x Ecotech Radion XR15w Pro, irá entrar a terceira antes do inicio do projecto.
Controlo: Ecotech Reeflink
Circulação: Aqui residem as maiores dúvidas. Tenho uma Gyre FX150 (nova) e uma Tunze 6095+7096 Multicontrolador (usados). Tenho eu o Reeflink e equipamentos Ecotech, pensei na hipótes de trocar a tunze e a Gyre por duas Mp40wQD colocadas no vidro traseiro, uma de cada lado da caixa oveflow, poderia controlar tudo através do Reeflink e esteticamente falando ficava um aquário mais "limpo". Preciso aqui da vossa opinião!!
Areia: 25kg de Areia da TMC #3
Aquecedor: 2x 300W da Jagger
Osmose: Vertex Puratek 100 RO/DI
RM: Número necessário de kg para fazer um única ilha central (tentar disfarçar a caixa overflow) com expansão em plates para cada um dos lados da caixa, complicado de explicar :-\ !!!!! Mas deve andar em torno dos 25kgs

Em termos de corais, irei essencialmente para moles e Lps.
Em termos de peixes, já sei o que pertendo:

- 2 Peixes Palhaço
- 1 Yellow Tang
- 1 Blue Tang
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly
- 1 Striped Damselfish
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar )
- 1 Chelmon Rostratus
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

Tenho aqui alguma incompatibilidade de peixes?
Bem, estou a esquecer de algo?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Ola Ricardo .

Parabéns pelo projeto antes de mais , a escolha de bom material não faz de nós propriamente bons aquariofilistas mas que ajuda ajuda .

Em relação às vorteck QD eu tenho duas e estou 100% satisfeito.
A verdade é que não conheço outras. Mas as críticas apontavam para o ruído na versão anterior mas estas não se ouvem mesmo.
Também funcionam por wirless entre elas e não precisam de nenhum equipamento adicional. Recomendo

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Boas,

Ainda não há imagens do projecto, irão aparecer em Julho, mas há novidades.

Ora bem, julgo que já fui atualizando alguma coisa nos posts anteriores, mas vou resumir o que já tenho ao dia de hoje:

Sistema: RedSea Reefer 425XL (425l Brutos), tem reservatório de osmose e reposição automática por gravidade.
Escumador: Deltec SC 1455 (usado)
Retorno: Ecotech Vectra M1
Iluminação: 2x Ecotech Radion XR15w Pro, irá entrar a terceira antes do inicio do projecto.
Controlo: Ecotech Reeflink
Circulação: Aqui residem as maiores dúvidas. Tenho uma Gyre FX150 (nova) e uma Tunze 6095+7096 Multicontrolador (usados). Tenho eu o Reeflink e equipamentos Ecotech, pensei na hipótes de trocar a tunze e a Gyre por duas Mp40wQD colocadas no vidro traseiro, uma de cada lado da caixa oveflow, poderia controlar tudo através do Reeflink e esteticamente falando ficava um aquário mais "limpo". Preciso aqui da vossa opinião!!
Areia: 25kg de Areia da TMC #3
Aquecedor: 2x 300W da Jagger
Osmose: Vertex Puratek 100 RO/DI
RM: Número necessário de kg para fazer um única ilha central (tentar disfarçar a caixa overflow) com expansão em plates para cada um dos lados da caixa, complicado de explicar :-\ !!!!! Mas deve andar em torno dos 25kgs

Em termos de corais, irei essencialmente para moles e Lps.
Em termos de peixes, já sei o que pertendo:

- 2 Peixes Palhaço
- 1 Yellow Tang
- 1 Blue Tang
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly
- 1 Striped Damselfish
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar )
- 1 Chelmon Rostratus
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

Tenho aqui alguma incompatibilidade de peixes?
Bem, estou a esquecer de algo?


Boas,
Se ja tens bombas da eco tech, porque nao despachares essas de circulação e comprares duas vortech?
Aqui pode é pesar o valor das mesmas.

Relativamente aos peixes tens 3 que sao demasiadamente complicados de alimentar. O zanclus, o chelmon e o forcipiger, tudo dependera de sorte e da tua experiencia em salgados e em particular com estes peixes, mas convem lembrar que tens as estatisticas contra ti.

A donzela é demasiadamente agressiva.

Assim como todos esses peixes em tamanho medio, começa a ser demais para o aquario em causa.

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Paulo Cunha Escreveu:
Ola Ricardo .

Parabéns pelo projeto antes de mais , a escolha de bom material não faz de nós propriamente bons aquariofilistas mas que ajuda ajuda .

Em relação às vorteck QD eu tenho duas e estou 100% satisfeito.
A verdade é que não conheço outras. Mas as críticas apontavam para o ruído na versão anterior mas estas não se ouvem mesmo.
Também funcionam por wirless entre elas e não precisam de nenhum equipamento adicional. Recomendo

Abraço


Olá Paulo, obrigado pelas palavras.
Na verdade tens razão, com ótimo equipamento ou não, continuamos sempre aprendizes.
Relativamente às mp40, também tenho lido sobre isso. A verdade é que o facto de as querer colocar no vidro traseiro é que me está a dar cabo da cabeça. Por outro lado, o facto de ter equipamentos Ecotech e o reeflink poderia ser uma mais valia em termos de controlo.

E relativamente aos peixes, são boas escolhas?

Abraço


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Boas,

Ainda não há imagens do projecto, irão aparecer em Julho, mas há novidades.

Ora bem, julgo que já fui atualizando alguma coisa nos posts anteriores, mas vou resumir o que já tenho ao dia de hoje:

Sistema: RedSea Reefer 425XL (425l Brutos), tem reservatório de osmose e reposição automática por gravidade.
Escumador: Deltec SC 1455 (usado)
Retorno: Ecotech Vectra M1
Iluminação: 2x Ecotech Radion XR15w Pro, irá entrar a terceira antes do inicio do projecto.
Controlo: Ecotech Reeflink
Circulação: Aqui residem as maiores dúvidas. Tenho uma Gyre FX150 (nova) e uma Tunze 6095+7096 Multicontrolador (usados). Tenho eu o Reeflink e equipamentos Ecotech, pensei na hipótes de trocar a tunze e a Gyre por duas Mp40wQD colocadas no vidro traseiro, uma de cada lado da caixa oveflow, poderia controlar tudo através do Reeflink e esteticamente falando ficava um aquário mais "limpo". Preciso aqui da vossa opinião!!
Areia: 25kg de Areia da TMC #3
Aquecedor: 2x 300W da Jagger
Osmose: Vertex Puratek 100 RO/DI
RM: Número necessário de kg para fazer um única ilha central (tentar disfarçar a caixa overflow) com expansão em plates para cada um dos lados da caixa, complicado de explicar :-\ !!!!! Mas deve andar em torno dos 25kgs

Em termos de corais, irei essencialmente para moles e Lps.
Em termos de peixes, já sei o que pertendo:

- 2 Peixes Palhaço
- 1 Yellow Tang
- 1 Blue Tang
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly
- 1 Striped Damselfish
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar )
- 1 Chelmon Rostratus
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

Tenho aqui alguma incompatibilidade de peixes?
Bem, estou a esquecer de algo?


Boas,
Se ja tens bombas da eco tech, porque nao despachares essas de circulação e comprares duas vortech?
Aqui pode é pesar o valor das mesmas.

Relativamente aos peixes tens 3 que sao demasiadamente complicados de alimentar. O zanclus, o chelmon e o forcipiger, tudo dependera de sorte e da tua experiencia em salgados e em particular com estes peixes, mas convem lembrar que tens as estatisticas contra ti.

A donzela é demasiadamente agressiva.

Assim como todos esses peixes em tamanho medio, começa a ser demais para o aquario em causa.

Abc


Olá Nuno, obrigado pelas dicas.
Na verdade o que queria reproduzir no meu aquário eram as "personagens" todas do filme Finding Nemo :) , o rostratus estaria a mais :), assim como os gobys. Os que descreveste são realmente os mais difíceis principalmente o Zanclus, mas não seriam introduzidos todos de uma vez. A minha experiência é pouca, 8 meses com um aquário de recife de 1000l em 2006 :) e depois parado desde aí.

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Ricardo em relação aos peixes partilho da mesma opinião do Nuno.
Deves ter cuidado e calma na aquisição de peixes . Pensar também se são compatíveis com o tipo de corais que queres ter.
Os peixes mais exigentes devem entrar so quando vires que o aquário esta suficientemente maturado e em condições para entrar.
Dou te um exemplo : meti um mandarim a pouco tempo, se vem que o meu aqua é novo, nunca o introduziria se não visse copepedes por todo o lado.
Deves ter atenção também na quantidade de cirurgiões que queres ter, no meu caso, o aqua tem 650 lt e tenho dois e entrará mais um e está fechada a loja... dentro disso deves ter atenção também a agressividade de cada espécie e ordem de entrada.

Pessoalmente, não sinto qualquer necessidade de outro equipamento para controlar as vortecks... aquilo tem muito power além de muitas opções em tipos de corrente .

Abraço
Cumprimentos

Paulo Cunha


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Paulo, o que digo é que tendo o reeflink, radions e a vectra m1 faz sentido acrescentar as vortechs para controlar tudo pro reeflink. Colocar no vidro de trás iria prejudicar em termos de flow?
Os peixes mais difíceis para o final, sem dúvida alguma!! :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Paulo Cunha Escreveu:
Ricardo em relação aos peixes partilho da mesma opinião do Nuno.
Deves ter cuidado e calma na aquisição de peixes . Pensar também se são compatíveis com o tipo de corais que queres ter.
Os peixes mais exigentes devem entrar so quando vires que o aquário esta suficientemente maturado e em condições para entrar.
Dou te um exemplo : meti um mandarim a pouco tempo, se vem que o meu aqua é novo, nunca o introduziria se não visse copepedes por todo o lado.
Deves ter atenção também na quantidade de cirurgiões que queres ter, no meu caso, o aqua tem 650 lt e tenho dois e entrará mais um e está fechada a loja... dentro disso deves ter atenção também a agressividade de cada espécie e ordem de entrada.

Pessoalmente, não sinto qualquer necessidade de outro equipamento para controlar as vortecks... aquilo tem muito power além de muitas opções em tipos de corrente .

Abraço



Paulo, atençao que esses copepedes desarecem em dias, pessoalmente nao acredito que um aquario consiga criar copepedes e afins de forma a sustentar um mandarim. Se este com o tempo nao se habituar a aceitar comida congelada ou seca, tera os seus dias contados.
Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 501
Idade: 44
Localização: Caparica

- 1 Blue Tang - Não te metas em dory´s, crescem rápido e deixam de ser reefsafe em adultos, são bastante destruidores. Quem os tem, acabam por ter que os despachar..
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly- Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 1 Striped Damselfish - extremamente agressivo, inclusive com peixes maiores. Foge delas...
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar ) - Esquece isto... só para aquariofilos com muita experiência. Mesmo que venham a comer bastante bem, acabam por morrer com deficiências nutricionais.
- 1 Chelmon Rostratus - Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

No caso dos peixes, não sigas filmes... eu reformulava essa listagem toda ou vais ter muitos dissabores no futuro. Para esses 4 peixes que acho que deves desistir... existem N alternativas...

No caso dos mandarins, a experiencia ensinou-me que os splendidus são bastante mais exigentes que os picturatus e outros. Eu tenho um picturatus no sistema de propagação com muito pouca rocha e ele está la á mais de um ano e gordo... quando viro as bases vejo sempre copepodes... pelo que a teoria de não se reproduzirem em aquário, não me parece que seja exactamente assim


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Gil Miguel Escreveu:
- 1 Blue Tang - Não te metas em dory´s, crescem rápido e deixam de ser reefsafe em adultos, são bastante destruidores. Quem os tem, acabam por ter que os despachar..
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly- Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 1 Striped Damselfish - extremamente agressivo, inclusive com peixes maiores. Foge delas...
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar ) - Esquece isto... só para aquariofilos com muita experiência. Mesmo que venham a comer bastante bem, acabam por morrer com deficiências nutricionais.
- 1 Chelmon Rostratus - Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

No caso dos peixes, não sigas filmes... eu reformulava essa listagem toda ou vais ter muitos dissabores no futuro. Para esses 4 peixes que acho que deves desistir... existem N alternativas...

No caso dos mandarins, a experiencia ensinou-me que os splendidus são bastante mais exigentes que os picturatus e outros. Eu tenho um picturatus no sistema de propagação com muito pouca rocha e ele está la á mais de um ano e gordo... quando viro as bases vejo sempre copepodes... pelo que a teoria de não se reproduzirem em aquário, não me parece que seja exactamente assim


Gil, obrigado pelas dicas.
Sempre bom ouvir esses alertas para evitar cometer erros. Vou rever a lista para tentar compatibilizar o mais possível todos os peixes.
Uma pergunta tola, possibilidade de ter 4 peixes palhaços , 2 de cada variante por exemplo?
Para um cardume de peixes pequenos, o que recomendavas?

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Ricardo Carpinteiro Escreveu:
Gil Miguel Escreveu:
- 1 Blue Tang - Não te metas em dory´s, crescem rápido e deixam de ser reefsafe em adultos, são bastante destruidores. Quem os tem, acabam por ter que os despachar..
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly- Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 1 Striped Damselfish - extremamente agressivo, inclusive com peixes maiores. Foge delas...
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar ) - Esquece isto... só para aquariofilos com muita experiência. Mesmo que venham a comer bastante bem, acabam por morrer com deficiências nutricionais.
- 1 Chelmon Rostratus - Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

No caso dos peixes, não sigas filmes... eu reformulava essa listagem toda ou vais ter muitos dissabores no futuro. Para esses 4 peixes que acho que deves desistir... existem N alternativas...

No caso dos mandarins, a experiencia ensinou-me que os splendidus são bastante mais exigentes que os picturatus e outros. Eu tenho um picturatus no sistema de propagação com muito pouca rocha e ele está la á mais de um ano e gordo... quando viro as bases vejo sempre copepodes... pelo que a teoria de não se reproduzirem em aquário, não me parece que seja exactamente assim


Gil, obrigado pelas dicas.
Sempre bom ouvir esses alertas para evitar cometer erros. Vou rever a lista para tentar compatibilizar o mais possível todos os peixes.
Uma pergunta tola, possibilidade de ter 4 peixes palhaços , 2 de cada variante por exemplo?
Para um cardume de peixes pequenos, o que recomendavas?

Obrigado


os palhaços se os colocares todos ao mesmo tempo sim podes conseguir ter 2 casais. tipo 2 laranjas e 2 black and white. se os colocares depois de acertarem o sexo vai ser complicado pois a femea normalmente fica bastante territorial.

cardume tens os cromis , anthias...


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Vou aprofundar um pouco as Anthias.

Preciso da vossa ajuda. Em 2006/2007 quando tive o meu aquário, havia um site que conseguíamos ver as espécies todas de peixes por região p.ex., todos os peixes das Fiji, da Indonesia, das Maldivas, etc, tal como corais. Agora faço algumas pesquisas no LiveAquaria mas não me permite fazer isto. Alguém se lembra desse site?


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
A nossa mente é uma coisa inexplicável :). Ando à dias a tentar me lembrar de qual seria o site, agora que acabei de escrever para pedir a vossa ajuda, plim fez-se luz, www.fishbase.org


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Gil Miguel Escreveu:
- 1 Blue Tang - Não te metas em dory´s, crescem rápido e deixam de ser reefsafe em adultos, são bastante destruidores. Quem os tem, acabam por ter que os despachar..
- 1 Royal Gamma
- 1 Yellow Long Nose Butterfly- Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 1 Striped Damselfish - extremamente agressivo, inclusive com peixes maiores. Foge delas...
- 1 Clown Goby Citrinis
- 1 Yellow Prawn Goby
- 1 Moorish Idol ( Este talvez tenha de abdicar ) - Esquece isto... só para aquariofilos com muita experiência. Mesmo que venham a comer bastante bem, acabam por morrer com deficiências nutricionais.
- 1 Chelmon Rostratus - Extremamente sensíveis e com taxas de sobrevivência a médio/longo prazo muito baixas
- 2 Lismata Debelius
- 2 Lysmata amboinensis
- Equipa de limpeza a definir

No caso dos peixes, não sigas filmes... eu reformulava essa listagem toda ou vais ter muitos dissabores no futuro. Para esses 4 peixes que acho que deves desistir... existem N alternativas...

Grande Gil :)
Exatamente o que mencionei acima.

Gil Miguel Escreveu:
No caso dos mandarins, a experiencia ensinou-me que os splendidus são bastante mais exigentes que os picturatus e outros. Eu tenho um picturatus no sistema de propagação com muito pouca rocha e ele está la á mais de um ano e gordo... quando viro as bases vejo sempre copepodes...

Concordo que os Splendidus são mais exigentes, não tenho resposta sobre o porquê, mas assim os considero.

Gil Miguel Escreveu:
pelo que a teoria de não se reproduzirem em aquário, não me parece que seja exactamente assim

Gil, acho que não percebeste o que quis dizer, os copepedes reproduzem-se e muito bem em aquario, já falamos disto quando mandaste vir bolsas com copepedes. O mesmo se passa com Amphypodes, aliás a minha recente remontagem conta com apenas 6 meses e tenho a sump carregada disto.

O que quis dizer, é que não acredito que tanto os amphypodes como os copepedes consigam num aquario uma taxa de reprodução/sobrevivência suficiente para alimentar um mandarin por forma a mante-lo vivo durante muito tempo.

Acho que teria de ser um aquario muito bem maturado, de dimensões bastante grandes, não tenho forma de precisar o quão grande, mas não será certamente nas dimensões do aqua em causa, com muita rocha e muitos detritos para estes estarem a salvo, alimentarem-se e irem conseguindo reproduzir-se a uma taxa superior à que é consumida diariamente por um mandarin.
A não ser que o mandarin aceite também outro tipo de comidas.

O que com sorte acaba por acontecer, é nos nossos aquários as populações desta bicheza conseguir aguentar-se até ao momento que os mandarins passam a aceitar comida congelada ou seca.

Outro fator que conta muito para a taxa de sobrevivência destes peixes, é apenas comprar os que se encontram gordinhos, o que nem sempre se verifica nas lojas, até pelo contrário. Ou então espécimes criadas em cativeiro, mas caras e mais raras de se encontrar. Mas de forma alguma impossível.

Abc


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Bom dia pessoal,

Apanhei um mega preço do Deltec SC1660 DC e aproveitei! Assim não vou avançar pelo 1455.
Relativamente à circulação, o que acham da opção 2 Gyre Fx130 colocadas na traseira do aquário uma de cada lado da caixa overflow em vez da Gyre FX150 no vidro lateral? Esteticamente agrada-me mais e faz este efeito:

2 Gyre Vidro Traseiro

Gostaria muito de optar pelas MP40wQD mas o valor elevado de cada uma, o facto de não serem direcionais faz-me não avançar, e se calhar faz mas sentido trocar a Gyre FX150 por duas Gyre FX130. Concordam?

O Setup vou actualizar no primeiro post para não andar disperso.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 95
Idade:
Localização: Algueirão, Sintra
Após troca de ideias com o meu fornecedor, vamos optar por duas Gyre Fx150 colocadas no vidro traseiro!!!

AnteriorPróximo

Voltar para Novo no hobby