Boas André,
André Melo Escreveu:
Olá pessoal, antes de mais sou o André, venho de S.Miguel Açores e recentemente apareceu me o bichinho dos salgados, conto com a ajuda, disponibilidade e experiência para conseguir executar este projecto com as melhores condiçoes.
Bem vindo então ao fascinante mundo da "água com sal" !!! Esse bicho quando aparece é tramado.
Que te esperem muito sucessos e um aquário cheio de saúde.
André Melo Escreveu:
Vendo o meu aquário de agua doce e restantes materiais e compro 2 aquarios 80x40x40(1 para sump e o outro para aqua principal).
A outra opção compro 1 aqua 80x40x4x0 e uso o meu de agua doce 100x30x35 e filtro externo para eventualmente colocar carvão ou resinas.
Nem uma coisa nem outra ... a não ser que faças um móvel maior que o aquário. Tipicamente a sump usa-se debaixo do aquário pelo que se tens um aquário com 80cm e uma sump de 100cm terás que ter o móvel maior. Estranho mas perfeitamente possível.
No entanto se puderes aconselho-te a repensares a profundidade do aquário. 40cm é muito pouco para layout. O "normal" é 60cm de profundidade e cada vez mais a malta tenta fazer ainda mais profundo tipo 70/80cm.
André Melo Escreveu:
Para a Sump estou a pensar no seguinte e gostava de ter as vossas opiniões

Legenda da direita para a esquerda:
1 divisão, escumador 26 cm
separador 2cm de espaço
2 divisão 35 cm para rocha para fazer filtração
separador 2 cm espaço
3 divisão bombas de retorno e afins 15 cm
Isto para o 80x40x40 para o de 100cm adaptava as medidas.
Para a Sump é que faria de maneira completamente diferente. RV na SUMP na minha opinião não! demasiada porcaria a acumular.
Qual o objectivo de RV na SUMP? mais filtração? não terás RV que chegue no Display? Se não tiveres em alternativa à RV na SUMP (e gastas bem menos dinheiro) usas SIPORAX (1/5 de litro para cada 100l de água). Convém é meteres um ou dois sacos de 200micras na entrada de água para filtrares todas as sujidades que venham do aquário. Além disso fazia só uma divisória como quebra bolha e já está.
André Melo Escreveu:
Para a coluna seca num dos cantos, 3 furos , i para retorno(ou furo a parte traseira do aqua do lado oposto da coluna seca para retorno) 1 para saída, e o terceiro para tubo ladrão as medidas que estou a pensar utilizar saída de 40mm ou 50mm e entrada de 32mm ou a medida imediatamente mais baixa, as divisórias meço 5 cm para cada lado e voila.
Que bomba de retorno é que vais ter? mais de 3000 l/h? Posso dizer-te que os meus furos são todos de 25mm e chegam e sobram para uma Sicce Sincra de 3.000l/h
Diâmetro mais pequeno, menor ruído, menor custo ....
Quanto ao esquema de saída podes usar o Bean Animal simplificado ... vê no meu post
Ricordea Dream o esquema. Mas na prática tens um tubo de descarga com torneira, outro com durso e um com retorno. Silencio e zero bolhas na SUMP.
André Melo Escreveu:
Material que estou a pensar utilizar:
Bubble Magus NAC7
Turbelle® nanostream® 6045 ou 2xTurbelle® nanostream® 6025 - A tunze 6045
Bomba de retorno?
Calha de iluminação?
Reactores sao mesmo necessários??
Osmose e osmoregulador alguém me da umas dicas pois nem sei para que servem??
O Escumador ... Tenho um e estou mesmo muito satisfeito com ele. Não é muito ruidoso e é eficaz. Atenção só ao nível de água dentro da divisória da SUMP. Aliás será um dos vidros da divisória que irá ditar a altura.
Pelo que vejo não queres bombas controláveis ... na boa. Só que para isso se calhar tens coisas mais em conta. Vê as Hydor por exemplo.
Calha de iluminação irá depender muito do que quiseres fazer ... Que tipo de corais queres mantêr?
A tendência agora é LEDS. Estou a montar a minha própria calha e posso dizer-te que é um espetáculo em termos de consumos electricos.
Tens calhas comerciais já feitas que custam um balurdio (na minha opinião) e depois tens produtores nacionais com qualidade. Procura por AquaLed Light e fala com o Baltasar
Reactores para já não precisas. TPA é quanto baste. Tens que perceber é o tipo de manutenção que terás que fazer e o tempo que tens para dispender com isso. Isso vai condicionar o equipamento que terás que ter.
Osmose ... essa é fácil ...
Sistema de filtros colocado à saída da torneira de água para filtração. O objectivo é retirar sais minerais e qualquer poluente que a água possa ter. No final e dependendo da Osmose deverás ter água com uma pureza de 99.9%.
A água que irás repôr por evaporação ou a água salinizada deverão ser preparadas sempre com água de Osmose.
Osmoregulador ... essa tb é fácil ...
Sistema que te verifica o nível de água e te acciona uma bomba para reposição sempre que o nível baixa do definido.
Mais uma vez tens produtos nacionais muito bons com nível mínimo de água na sump, nível máximo, e nível ...
André Melo Escreveu:
E antes de terminar, isto e para ir construindo devagar e com qualidade
Boas a este devagar e com qualidade (que acho muito, muito bem) adicionaria conhecimento. Lê muito. tens imensa informação de qualidade e livros de qualidade. Aprende. Informação e conhecimento é o melhor equipamento que podes ter.
Muita gente se esquece que o equipamento mais caro e de maior manutenção para o sucesso do aquário é o aquariofilista. Pouca gente investe nesse "equipamento" infelizmente.
Não há nada de bom em aquariofilia que aconteça rápido.
André Melo Escreveu:
Obrigado
De nada ... vai é postando ideias e evoluções ...
Abraços,
Rui