Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Inicio 1º Salgado

Inicio 1º Salgado

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 24/jul/2012, 23:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Olá pessoal, antes de mais sou o André, venho de S.Miguel Açores e recentemente apareceu me o bichinho dos salgados, conto com a ajuda, disponibilidade e experiência para conseguir executar este projecto com as melhores condiçoes.

Chega de conversa fiada e vamos ao que interessa :-

Tenho 2 opções:

Vendo o meu aquário de agua doce e restantes materiais e compro 2 aquarios 80x40x40(1 para sump e o outro para aqua principal).

A outra opção compro 1 aqua 80x40x4x0 e uso o meu de agua doce 100x30x35 e filtro externo para eventualmente colocar carvão ou resinas.


Para a Sump estou a pensar no seguinte e gostava de ter as vossas opiniões

Imagem


Imagem

Legenda da direita para a esquerda:

1 divisão, escumador 26 cm

separador 2cm de espaço

2 divisão 35 cm para rocha para fazer filtração

separador 2 cm espaço

3 divisão bombas de retorno e afins 15 cm

Isto para o 80x40x40 para o de 100cm adaptava as medidas.

Para a coluna seca num dos cantos, 3 furos , i para retorno(ou furo a parte traseira do aqua do lado oposto da coluna seca para retorno) 1 para saída, e o terceiro para tubo ladrão as medidas que estou a pensar utilizar saída de 40mm ou 50mm e entrada de 32mm ou a medida imediatamente mais baixa, as divisórias meço 5 cm para cada lado e voila.

Material que estou a pensar utilizar:

Bubble Magus NAC7
Turbelle® nanostream® 6045 ou 2xTurbelle® nanostream® 6025 - A tunze 6045
Bomba de retorno?
Calha de iluminação?
Reactores sao mesmo necessários??
Osmose e osmoregulador alguém me da umas dicas pois nem sei para que servem??


E antes de terminar, isto e para ir construindo devagar e com qualidade ;)

Obrigado
Cumprimentos
André Melo

Mensagem 25/jul/2012, 10:28

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas André,

André Melo Escreveu:
Olá pessoal, antes de mais sou o André, venho de S.Miguel Açores e recentemente apareceu me o bichinho dos salgados, conto com a ajuda, disponibilidade e experiência para conseguir executar este projecto com as melhores condiçoes.


Bem vindo então ao fascinante mundo da "água com sal" !!! Esse bicho quando aparece é tramado.
Que te esperem muito sucessos e um aquário cheio de saúde.

André Melo Escreveu:
Vendo o meu aquário de agua doce e restantes materiais e compro 2 aquarios 80x40x40(1 para sump e o outro para aqua principal).

A outra opção compro 1 aqua 80x40x4x0 e uso o meu de agua doce 100x30x35 e filtro externo para eventualmente colocar carvão ou resinas.


Nem uma coisa nem outra ... a não ser que faças um móvel maior que o aquário. Tipicamente a sump usa-se debaixo do aquário pelo que se tens um aquário com 80cm e uma sump de 100cm terás que ter o móvel maior. Estranho mas perfeitamente possível.

No entanto se puderes aconselho-te a repensares a profundidade do aquário. 40cm é muito pouco para layout. O "normal" é 60cm de profundidade e cada vez mais a malta tenta fazer ainda mais profundo tipo 70/80cm.

André Melo Escreveu:
Para a Sump estou a pensar no seguinte e gostava de ter as vossas opiniões

Imagem


Imagem

Legenda da direita para a esquerda:

1 divisão, escumador 26 cm

separador 2cm de espaço

2 divisão 35 cm para rocha para fazer filtração

separador 2 cm espaço

3 divisão bombas de retorno e afins 15 cm

Isto para o 80x40x40 para o de 100cm adaptava as medidas.


Para a Sump é que faria de maneira completamente diferente. RV na SUMP na minha opinião não! demasiada porcaria a acumular.

Qual o objectivo de RV na SUMP? mais filtração? não terás RV que chegue no Display? Se não tiveres em alternativa à RV na SUMP (e gastas bem menos dinheiro) usas SIPORAX (1/5 de litro para cada 100l de água). Convém é meteres um ou dois sacos de 200micras na entrada de água para filtrares todas as sujidades que venham do aquário. Além disso fazia só uma divisória como quebra bolha e já está.

André Melo Escreveu:
Para a coluna seca num dos cantos, 3 furos , i para retorno(ou furo a parte traseira do aqua do lado oposto da coluna seca para retorno) 1 para saída, e o terceiro para tubo ladrão as medidas que estou a pensar utilizar saída de 40mm ou 50mm e entrada de 32mm ou a medida imediatamente mais baixa, as divisórias meço 5 cm para cada lado e voila.


Que bomba de retorno é que vais ter? mais de 3000 l/h? Posso dizer-te que os meus furos são todos de 25mm e chegam e sobram para uma Sicce Sincra de 3.000l/h
Diâmetro mais pequeno, menor ruído, menor custo .... :D

Quanto ao esquema de saída podes usar o Bean Animal simplificado ... vê no meu post Ricordea Dream o esquema. Mas na prática tens um tubo de descarga com torneira, outro com durso e um com retorno. Silencio e zero bolhas na SUMP.



André Melo Escreveu:
Material que estou a pensar utilizar:

Bubble Magus NAC7
Turbelle® nanostream® 6045 ou 2xTurbelle® nanostream® 6025 - A tunze 6045
Bomba de retorno?
Calha de iluminação?
Reactores sao mesmo necessários??
Osmose e osmoregulador alguém me da umas dicas pois nem sei para que servem??


O Escumador ... Tenho um e estou mesmo muito satisfeito com ele. Não é muito ruidoso e é eficaz. Atenção só ao nível de água dentro da divisória da SUMP. Aliás será um dos vidros da divisória que irá ditar a altura.

Pelo que vejo não queres bombas controláveis ... na boa. Só que para isso se calhar tens coisas mais em conta. Vê as Hydor por exemplo.

Calha de iluminação irá depender muito do que quiseres fazer ... Que tipo de corais queres mantêr?
A tendência agora é LEDS. Estou a montar a minha própria calha e posso dizer-te que é um espetáculo em termos de consumos electricos.
Tens calhas comerciais já feitas que custam um balurdio (na minha opinião) e depois tens produtores nacionais com qualidade. Procura por AquaLed Light e fala com o Baltasar

Reactores para já não precisas. TPA é quanto baste. Tens que perceber é o tipo de manutenção que terás que fazer e o tempo que tens para dispender com isso. Isso vai condicionar o equipamento que terás que ter.

Osmose ... essa é fácil ... :D
Sistema de filtros colocado à saída da torneira de água para filtração. O objectivo é retirar sais minerais e qualquer poluente que a água possa ter. No final e dependendo da Osmose deverás ter água com uma pureza de 99.9%.
A água que irás repôr por evaporação ou a água salinizada deverão ser preparadas sempre com água de Osmose.

Osmoregulador ... essa tb é fácil ... :D
Sistema que te verifica o nível de água e te acciona uma bomba para reposição sempre que o nível baixa do definido.
Mais uma vez tens produtos nacionais muito bons com nível mínimo de água na sump, nível máximo, e nível ...

André Melo Escreveu:
E antes de terminar, isto e para ir construindo devagar e com qualidade ;)


Boas a este devagar e com qualidade (que acho muito, muito bem) adicionaria conhecimento. Lê muito. tens imensa informação de qualidade e livros de qualidade. Aprende. Informação e conhecimento é o melhor equipamento que podes ter.

Muita gente se esquece que o equipamento mais caro e de maior manutenção para o sucesso do aquário é o aquariofilista. Pouca gente investe nesse "equipamento" infelizmente.

Não há nada de bom em aquariofilia que aconteça rápido.

André Melo Escreveu:
Obrigado


De nada ... vai é postando ideias e evoluções ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/jul/2012, 12:00

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas,

Acho que o Rui já disse tudo... só queria alertar para as medidas da Sump, deves ter em conta o seguinte:
- Nivel de água para um correcto funcionamento do escumador(O Rui já tinha referido);
- Litragem disponivel na sump para o caso de falha de electricidade(Por ex. se em caso de falha tiveres 30 litros de excesso no áqua que vão cair para a Sump e na sump só tiveres 25 disponiveis... já sabes para onde vão os restantes 5...);
- RV na Sump...já aprendi que é um acumulador de nitratos...e sujidade, eu estou a montar o meu 2º reef e vou usar Siporax para reduzir a RV(A tendencia de momento é mesmo a redução da RV no tanque, e o Siporax faz um excelente trabalho, pelo que tenho lido alem de ser muito mais barato e de precisares de muito menos quantidade)! Atenção não confundas Siporax com ceramicas normais... existem grandes diferenças;
- Medidas da Sump para saber se te cabe o escumador e se tens espaço para um futuro upgrade de escumador.

E tirando isso... acho que é tudo...

Abraço e boa sorte.

Mensagem 25/jul/2012, 19:01

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas André,

André Melo Escreveu:
Olá pessoal, antes de mais sou o André, venho de S.Miguel Açores e recentemente apareceu me o bichinho dos salgados, conto com a ajuda, disponibilidade e experiência para conseguir executar este projecto com as melhores condiçoes.


Bem vindo então ao fascinante mundo da "água com sal" !!! Esse bicho quando aparece é tramado.
Que te esperem muito sucessos e um aquário cheio de saúde.


Obrigado, vou fazer por isso :D

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Melo Escreveu:
Vendo o meu aquário de agua doce e restantes materiais e compro 2 aquarios 80x40x40(1 para sump e o outro para aqua principal).

A outra opção compro 1 aqua 80x40x4x0 e uso o meu de agua doce 100x30x35 e filtro externo para eventualmente colocar carvão ou resinas.


Nem uma coisa nem outra ... a não ser que faças um móvel maior que o aquário. Tipicamente a sump usa-se debaixo do aquário pelo que se tens um aquário com 80cm e uma sump de 100cm terás que ter o móvel maior. Estranho mas perfeitamente possível.

No entanto se puderes aconselho-te a repensares a profundidade do aquário. 40cm é muito pouco para layout. O "normal" é 60cm de profundidade e cada vez mais a malta tenta fazer ainda mais profundo tipo 70/80cm.


Repensar posso a vontade pois esse projecto ainda nem arrancou, estou a estudar tudo bem para nao cometer nenhuma asneiras, e quem vai a espelhadora e manda faser um aqua 80x40x40 manda também fazer um do género 80x60x40(ou ate 50 de altura se necessário).
Se e o melhor para tornar algo mais parecido com o habitat dos peixes que assim o seja.
Para Sump já que o que tenho pode não ser o suficiente o que recomendas?

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Melo Escreveu:
Para a Sump estou a pensar no seguinte e gostava de ter as vossas opiniões

Imagem


Imagem

Legenda da direita para a esquerda:

1 divisão, escumador 26 cm

separador 2cm de espaço

2 divisão 35 cm para rocha para fazer filtração

separador 2 cm espaço

3 divisão bombas de retorno e afins 15 cm

Isto para o 80x40x40 para o de 100cm adaptava as medidas.


Para a Sump é que faria de maneira completamente diferente. RV na SUMP na minha opinião não! demasiada porcaria a acumular.

Qual o objectivo de RV na SUMP? mais filtração? não terás RV que chegue no Display? Se não tiveres em alternativa à RV na SUMP (e gastas bem menos dinheiro) usas SIPORAX (1/5 de litro para cada 100l de água). Convém é meteres um ou dois sacos de 200micras na entrada de água para filtrares todas as sujidades que venham do aquário. Além disso fazia só uma divisória como quebra bolha e já está.


Se a rocha viva não é necessária agradeço eu e a minha carteira, assim sendo posso ter uma divisão onde entra a agua do aquário (e onde terá o saco 200 microns para apanhar sujidade e porcarias), o quebra bolhas (o quebra bolhas não esta nos desenhos mas já tinha visto aqui no forum e pensei em incorporar), uma divisão maior onde vai ter o escumador e afins, e por ultimo uma pequena divisão onde esta a bomba de retorno.

Assim a sump ja e melhor?

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Melo Escreveu:
Para a coluna seca num dos cantos, 3 furos , i para retorno(ou furo a parte traseira do aqua do lado oposto da coluna seca para retorno) 1 para saída, e o terceiro para tubo ladrão as medidas que estou a pensar utilizar saída de 40mm ou 50mm e entrada de 32mm ou a medida imediatamente mais baixa, as divisórias meço 5 cm para cada lado e voila.


Que bomba de retorno é que vais ter? mais de 3000 l/h? Posso dizer-te que os meus furos são todos de 25mm e chegam e sobram para uma Sicce Sincra de 3.000l/h
Diâmetro mais pequeno, menor ruído, menor custo .... :D

Quanto ao esquema de saída podes usar o Bean Animal simplificado ... vê no meu post Ricordea Dream o esquema. Mas na prática tens um tubo de descarga com torneira, outro com durso e um com retorno. Silencio e zero bolhas na SUMP.


Se uma bomba de 3000l/h e suficiente e com essa furacão só tenho vantagens que assim o seja, isso dos tubos de recargas dursos e afins ainda tenho de aprender como se fasem.
quanto ao post vou ver tudo desde o inicio a ver se aprendo algo útil que bem preciso.

Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Melo Escreveu:
Material que estou a pensar utilizar:

Bubble Magus NAC7
Turbelle® nanostream® 6045 ou 2xTurbelle® nanostream® 6025 - A tunze 6045
Bomba de retorno?
Calha de iluminação?
Reactores sao mesmo necessários??
Osmose e osmoregulador alguém me da umas dicas pois nem sei para que servem??


O Escumador ... Tenho um e estou mesmo muito satisfeito com ele. Não é muito ruidoso e é eficaz. Atenção só ao nível de água dentro da divisória da SUMP. Aliás será um dos vidros da divisória que irá ditar a altura.

Pelo que vejo não queres bombas controláveis ... na boa. Só que para isso se calhar tens coisas mais em conta. Vê as Hydor por exemplo.

Calha de iluminação irá depender muito do que quiseres fazer ... Que tipo de corais queres mantêr?
A tendência agora é LEDS. Estou a montar a minha própria calha e posso dizer-te que é um espetáculo em termos de consumos electricos.
Tens calhas comerciais já feitas que custam um balurdio (na minha opinião) e depois tens produtores nacionais com qualidade. Procura por AquaLed Light e fala com o Baltasar

Reactores para já não precisas. TPA é quanto baste. Tens que perceber é o tipo de manutenção que terás que fazer e o tempo que tens para dispender com isso. Isso vai condicionar o equipamento que terás que ter.

Osmose ... essa é fácil ... :D
Sistema de filtros colocado à saída da torneira de água para filtração. O objectivo é retirar sais minerais e qualquer poluente que a água possa ter. No final e dependendo da Osmose deverás ter água com uma pureza de 99.9%.
A água que irás repôr por evaporação ou a água salinizada deverão ser preparadas sempre com água de Osmose.

Osmoregulador ... essa tb é fácil ... :D
Sistema que te verifica o nível de água e te acciona uma bomba para reposição sempre que o nível baixa do definido.
Mais uma vez tens produtos nacionais muito bons com nível mínimo de água na sump, nível máximo, e nível ...


Quanto ao escumador sei que tem de ter uma x altura de agua para ter um bom funcionamento e o nível de agua tambem tem de ser sempre constante para não desafinar.

Bombas controláveis referes te as que vão estar dentro do aqua a simular a corrente que existe no mar??
Que tipo de coisas vou ter de ter em conta?

A iluminação, bem agora para uma fase de aprendizagem não quero corais difíceis de manter quero algo simples para ir aprendendo e evoluindo, mas claro a calha tem de servir para futuros updates.

Leds realmente era uma grande ideia, problema e que mesmo tendo jeito para DIY nunca experimentei nada do género talvez o melhor seja mesmo falar com um produtor nacional

Osmose, já li vários tópicos que pessoas tiveram problemas por não usar agua de osmose, mesmo que seja uma solução dispendiosa, é a única viável.
E já agora que osmose devo adquirir?

osmoregulador, algum nacional que aconselhes?


Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Melo Escreveu:
E antes de terminar, isto e para ir construindo devagar e com qualidade ;)


Boas a este devagar e com qualidade (que acho muito, muito bem) adicionaria conhecimento. Lê muito. tens imensa informação de qualidade e livros de qualidade. Aprende. Informação e conhecimento é o melhor equipamento que podes ter.

Muita gente se esquece que o equipamento mais caro e de maior manutenção para o sucesso do aquário é o aquariofilista. Pouca gente investe nesse "equipamento" infelizmente.

Não há nada de bom em aquariofilia que aconteça rápido.


É claro, não serve de nada ter a melhor maquina do mundo se o maquinista não sabe trabalhar com ela.
Para ter o conhecimento e experiência de grandes aquariofilistas, claro que vou levar vários anos, mas lendo muito posso ter as bases para manter o meu pequeno habitat bonito e de saúde.
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
André Melo Escreveu:
Obrigado


De nada ... vai é postando ideias e evoluções ...

Abraços,
Rui

[/quote]

Mensagem 25/jul/2012, 19:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
NunoDinis Escreveu:
Boas,

Acho que o Rui já disse tudo... só queria alertar para as medidas da Sump, deves ter em conta o seguinte:
- Nivel de água para um correcto funcionamento do escumador(O Rui já tinha referido);
- Litragem disponivel na sump para o caso de falha de electricidade(Por ex. se em caso de falha tiveres 30 litros de excesso no áqua que vão cair para a Sump e na sump só tiveres 25 disponiveis... já sabes para onde vão os restantes 5...);
- RV na Sump...já aprendi que é um acumulador de nitratos...e sujidade, eu estou a montar o meu 2º reef e vou usar Siporax para reduzir a RV(A tendencia de momento é mesmo a redução da RV no tanque, e o Siporax faz um excelente trabalho, pelo que tenho lido alem de ser muito mais barato e de precisares de muito menos quantidade)! Atenção não confundas Siporax com ceramicas normais... existem grandes diferenças;
- Medidas da Sump para saber se te cabe o escumador e se tens espaço para um futuro upgrade de escumador.

E tirando isso... acho que é tudo...

Abraço e boa sorte.


Obrigado por relembrares esse ponto muito importante pois a maria nao ia gostar anda de ver a agua a transbordar do móvel b-(

Mensagem 26/jul/2012, 01:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Olá André

O Rui já te deu as dicas praticamente todas em relação ao que perguntaste.

Deixa-me só acrescentar/reforçar que por exemplo é preferível comprares bombas de circulaçao controláveis do que as que tem fluxo constante. São mais benéficas para a saúde dos corais... Mais cedo ou mais tarde vais faze-lo e por isso mais vale cedo que tarde para não gastares dinheiro duas vezes.

Quanto à osmose, tens muitas opções. Deves comprar uma com a capacidade de fazer água adequada ás tuas necessidades e o ideal seria uma de 4 ou mesmo 5 estágios (o 5.º com uma resina de-ionizadora), mas também depende da água da zona onde moras.

Osmoreguladores tens vários também. Há os novos da TMC que são acessiveis e bastante fiáveis.

Lê muito, planeia e fala com o pessoal. Põe as dúvidas todas sem vergonha que este hobby é caro e errar é fácil, fácil, fácil... ;)
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 26/jul/2012, 02:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 80
Idade: 64
Localização: Açores

Boas

Bem vindo ao mundo dos salgados (sem ser as batatas fritas, amendoim com sal, etc.etc :)) :)) :)) ), em princípio é o que há a dizer pois todo o restante já foi escrito pelos membros anteriores e de forma 5*.

Quando for preciso alguma coisa de cá já sabes.

Abraço e boa sorte.

João Jordão
Cumprimentos

João Jordão

O meu reef http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3450

Mensagem 26/jul/2012, 02:54

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Osmoreguladores tens bastantes. TMC, Tunze, AquaLed Light, balde elevado com boia de autoclismo ... é só escolher.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 26/jul/2012, 18:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Boas obrigado a todos pela ajuda, venho hoje aqui porque possivelmente o projecto vai sofrer alterações (ainda em fase de negociação com a loja), aquário 80x60x50 + sump + móvel :D

Agora pergunto, com essas novas medidas a minha litragem vai aumentar muito, o escumador que tinha referido ainda serve ou vou ter de pensar noutro??

Osmose e o osmorregulador ja estive a ver e encontrei coisas com bons reviews.

Balde elevado com boia de autoclismo :ymapplause: nem me lembrei disso e é uma solução muito simples

Mensagem 26/jul/2012, 19:39

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
André Melo Escreveu:
Boas obrigado a todos pela ajuda, venho hoje aqui porque possivelmente o projecto vai sofrer alterações (ainda em fase de negociação com a loja), aquário 80x60x50 + sump + móvel :D

Agora pergunto, com essas novas medidas a minha litragem vai aumentar muito, o escumador que tinha referido ainda serve ou vou ter de pensar noutro??

Osmose e o osmorregulador ja estive a ver e encontrei coisas com bons reviews.

Balde elevado com boia de autoclismo :ymapplause: nem me lembrei disso e é uma solução muito simples



Serve ... perfeitamente. Depende também da carga orgânica que lhe vais meter.
Eu tenho um e tenho um pouco mais litragem que tu. 100x60x40.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 05/ago/2012, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Deixo aqui mais uma questão que pode ser pertinente...

Qual a melhor solução:

Coluna seca dentro do aqua?
Coluna seca fora do aqua?
Ou overflow interno algo como isto http://www.youtube.com/watch?v=x9MddYKnVvk ?

Mensagem 06/ago/2012, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
André Melo Escreveu:
Coluna seca dentro do aqua?
Coluna seca fora do aqua?
Ou overflow interno algo como isto http://www.youtube.com/watch?v=x9MddYKnVvk ?


Boas André,

Actualmente as soluções da Coluna seca externa e a desse overflow interno serão as melhores opções pois libertam espaço no aquário (que as colunas secas internas ocupam). ;)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 19/ago/2012, 14:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Bom domingo caros amigos e colegas :D

Devido a motivos que nao sao relevantes, decidi adquirir todo o material para o salgado de uma vez excepto a rocha viva e vivos.

Assim sendo: aqui fica uma lista do material e duvida em alguns

Aquario 80x60x60

Escumador Bublle Magus NAC7

Bomba de retorno Eheim compact 3000L/h

Bombas de circulaçao ??

Luminaria ?? quais as que aconselham quero manter corais moles mas ir evoluindo e colocando outros de maior dificuldade

Densimetro ou refractrometro??

Aparelho de osmose, só encontro de 3 estagios...

Sal, e comida para alimentar corais??

Testes quais necessito??

Penso que esta aqui todo o material necessario antes de comprar os corais e os vivos, se falta algo relembrem me

Cumpz

André Melo

Mensagem 19/ago/2012, 15:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
André Melo Escreveu:
Bom domingo caros amigos e colegas :D

Devido a motivos que nao sao relevantes, decidi adquirir todo o material para o salgado de uma vez excepto a rocha viva e vivos.

Assim sendo: aqui fica uma lista do material e duvida em alguns

Aquario 80x60x60

Escumador Bublle Magus NAC7

Bomba de retorno Eheim compact 3000L/h

Bombas de circulaçao ??

Luminaria ?? quais as que aconselham quero manter corais moles mas ir evoluindo e colocando outros de maior dificuldade

Densimetro ou refractrometro??

Aparelho de osmose, só encontro de 3 estagios...

Sal, e comida para alimentar corais??

Testes quais necessito??

Penso que esta aqui todo o material necessario antes de comprar os corais e os vivos, se falta algo relembrem me

Cumpz

André Melo


Tudo depende dos euros que queres gastar. :D

Circulação: 1 ou 2 mp10 seria o ideal. Depois tens outras opções mais em conta, como as tunze 6025 ou então as Sun-sun.

Iluminação: eu apostava numa calha T5 da ATI. Talvez 6x24w. Ou então LEDs, mas aqui seria uma opção muito mais cara.

Refractometro sem dúvida! Muito mais fiável!

Existem muitas opções para osmose. De 4, 5 e até de 6 estágios. Basta pesquisares um pouco.

Sal: tens também muitas marcas. Talvez Red Sea ou Tropic Marin sejam boas opções.
Comida para corais não vale a oena numa fase incial. Mais para a frente, dependendo do que queres manter e de como o sistema se comporta, podes pensar nisso.

Testes: para começar eu comprava de Amônia e Nitratos. Depois de o período de maturação passar e pensares nos primeiros vivos compra o de kh, cálcio e Magnésio.

Sistema de reposição de água doce tens?
Como tás a pensar adicionar Ca, Kh e Mg?
Aquecedor já tens?
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 19/ago/2012, 17:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
César Soares Escreveu:

Tudo depende dos euros que queres gastar. :D

Circulação: 1 ou 2 mp10 seria o ideal. Depois tens outras opções mais em conta, como as tunze 6025 ou então as Sun-sun.

Iluminação: eu apostava numa calha T5 da ATI. Talvez 6x24w. Ou então LEDs, mas aqui seria uma opção muito mais cara.

Refractometro sem dúvida! Muito mais fiável!

Existem muitas opções para osmose. De 4, 5 e até de 6 estágios. Basta pesquisares um pouco.

Sal: tens também muitas marcas. Talvez Red Sea ou Tropic Marin sejam boas opções.
Comida para corais não vale a oena numa fase incial. Mais para a frente, dependendo do que queres manter e de como o sistema se comporta, podes pensar nisso.

Testes: para começar eu comprava de Amônia e Nitratos. Depois de o período de maturação passar e pensares nos primeiros vivos compra o de kh, cálcio e Magnésio.

Sistema de reposição de água doce tens?
Como tás a pensar adicionar Ca, Kh e Mg?
Aquecedor já tens?


Obrigado pelas dicas.

As MP 10 é que eram mas tenho de falar com a maria :ympray: .

Refractometro aconselhas alguma arca ou sao todos iguais?

Sistema de reposiçao de agua doce, se crescer dinheiro compro(ja vi umas soluçoes nacionais que me parecem fixes) senao os primeiros meses vou usar um reservatorio e uma boia tipo autocolismo.

Aquecedor tenho o meu da tetra 200W se necessario posso sempre comprar outro da tetra ou Eheim.

Isso de adicionar Ca, Kh e Mg e que nao sei como faser, qual a soluçao mais barata/viavel?? Ja li sobre reactores e ja li sobre pessoal que usa sistema gota a gota.

Agora um aparte, se usar agua natural recolhida do mar será que nao consigo corrigir grande parte desses parametros com a TPA? Sei que nao se deve recolher agua em praias devido a porcaria que la se encontra já que a praia é uma especie de escumador gigante.

Mensagem 20/ago/2012, 19:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade:
Boas...

Bem vindo ao hobby antes de mais.

Também posso dizer que sou novato na matéria. Tenho 2 aquas em casa e tudo começou com um nano reef de 15l (uteis devem ser apenas 10 :) ).

Vai com calma, muita calma, em relação às reposições de calcios, etc, ainda é muito cedo para pensares nisso, só quando tiveres necessidade e isso se tudo correr bem deve ser daqui a uns meses largos. Balling é um bom método ou trabalhares a conta gotas com inumeras marcas fiáveis.

No caso da iluminação pessoalmente não me senti entusiasmado com nada nacional infelizmente. sou muito exigente com a iluminaçao e nem tudo são leds, isto é, existem vários tipos de leds, mas se queres comprar uma calha boa, compra uma upgradable ou uma modular.

Gastares 500 euros em leds é fácil, mas têm bom software de customização de espectros e controlos de par? têm lentes?
Para isso compra as novas vega da ai (modulos), ou uma vertex(sao caras, mas valem a pena).

Abraço

Mensagem 20/ago/2012, 20:32

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Daniel Rent Escreveu:
Boas...

Bem vindo ao hobby antes de mais.

Também posso dizer que sou novato na matéria. Tenho 2 aquas em casa e tudo começou com um nano reef de 15l (uteis devem ser apenas 10 :) ).

Vai com calma, muita calma, em relação às reposições de calcios, etc, ainda é muito cedo para pensares nisso, só quando tiveres necessidade e isso se tudo correr bem deve ser daqui a uns meses largos. Balling é um bom método ou trabalhares a conta gotas com inumeras marcas fiáveis.

No caso da iluminação pessoalmente não me senti entusiasmado com nada nacional infelizmente. sou muito exigente com a iluminaçao e nem tudo são leds, isto é, existem vários tipos de leds, mas se queres comprar uma calha boa, compra uma upgradable ou uma modular.

Gastares 500 euros em leds é fácil, mas têm bom software de customização de espectros e controlos de par? têm lentes?
Para isso compra as novas vega da ai (modulos), ou uma vertex(sao caras, mas valem a pena).

Abraço


Assim sendo nao me vou preocupar com com as reposiçoes por agora(claro que vou andar a ler muito e a informar me), a iluminaçao é como dises nem tudo sao leds, mas pessoalmente nao estou virado para os leds pelo menos nao agora.

Upgradable refereste por exemplo, mais paraa frente se quiser trocar as lampadas por umas mais potentes?

Eu estou mais virado para calha T5 visto que nao posso faser um investimento de 500 ou mais numa calha(se bem que as T% que andei a ver ultrapassam esse valor).

Mensagem 20/ago/2012, 22:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Daniel Rent Escreveu:
Boas...

Bem vindo ao hobby antes de mais.

Também posso dizer que sou novato na matéria. Tenho 2 aquas em casa e tudo começou com um nano reef de 15l (uteis devem ser apenas 10 :) ).

Vai com calma, muita calma, em relação às reposições de calcios, etc, ainda é muito cedo para pensares nisso, só quando tiveres necessidade e isso se tudo correr bem deve ser daqui a uns meses largos. Balling é um bom método ou trabalhares a conta gotas com inumeras marcas fiáveis.

No caso da iluminação pessoalmente não me senti entusiasmado com nada nacional infelizmente. sou muito exigente com a iluminaçao e nem tudo são leds, isto é, existem vários tipos de leds, mas se queres comprar uma calha boa, compra uma upgradable ou uma modular.

Gastares 500 euros em leds é fácil, mas têm bom software de customização de espectros e controlos de par? têm lentes?
Para isso compra as novas vega da ai (modulos), ou uma vertex(sao caras, mas valem a pena).

Abraço


Como já te responderam, e bem, no resto, respondo-te só á tua questão das TPAs.
Tudo depende do que mantiveres. Se tiveres um sistema carregado com corais não vais conseguir repôr só com TPAs, por mais que faças.
Mas se tivers um sistema com um baixo bioload, é possível.

Na minha opinião, TPAs são muito boas para repôr outros elementos essenciais que não o Ca, Mg e kh, como por exemplo Potássio, estrôncio, ferro, etc
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 20/ago/2012, 23:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 83
Idade: 32
Bem 70% confirmado material para o recife

1-bomba eheim compact 3000 compact
1-escumador nac 7
1-termostato jager
areao de coral 25kgs
2-bomba de circulação sun sun (possivelmente tunze 6045)
1 calha de iluminaçao ATI sunpower 6x39w
6-lampada ATI (Nao sei quais escolher)
1 movel aluminio revestido a pvc preto
1 tubos pvc

Aqaurio e Sump a espera de confirmaçao.

Aceito criticas e sugestoes quanto ao material

Mensagem 21/ago/2012, 02:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade:
Boas André.

Tudo bem?

Isto da aquariofilia tem destas coisas, às vezes queremos e pesquisamos muito tempo algo, e vem alguem com uns comentários que nos deixam dúvidas e fazem-nos mudar de premissa e atitude em relação àquilo que dávamos com certo :)

Tenho estado a acompanhar relativamente bem o teu projecto e já que pedes ajuda, não posso deixar de te dar opiniões nesta fase. Como te disse anteriormente não sou nenhum especialista na matéria, mas mesmo assim quero partilhar algo relativamente ao material que estás a adquirir.

Também sei que o custo tá presente no teu investimento, mas deves ir com calma e não comprar nada cedo de mais (para montar o aqua o mais rapido possivel), e depois ficares arrependido e teres de gastar mais $ por insatisfação.

1º RUIDO: não sei se és preocupado com o silêncio, mas ter um aqua com as caracteristicas que tem, não tenhas duvidas que vai ter alguns db assim po altito, só adquirindo material caro é que vais reduzir muito os db, mas em todo o caso pode-se dar uma jogada mais à frente.
Isto é, sabias que há um skimmer na bubble magus chamado c9 que penso eu ser o que vai descontinuar o nac9? Possivel mente existe um equivalente para o teu aqua, ou se este nao for muito caro eventualmente pode ser bom para o que queres gastar, é que as bombas novas da bubble magus são as ROCK sp 4000 e são mais silenciosas e fazem melhor trabalho que as anteriores.

2º REDUNDANCIA: era bom 2 termoestatos em vez de um (adquire no futuro)

3º CIRCULAÇÃO: Tunze é bom, muito superior às sun sun em design e super silent...

4º ILUMINAÇÃO: quanto vais gastar na calha com lampadas? se mudares uma vez por ano as lampadas, pagas uma iluminação led rapidamente.
Led gasta pouco (pagas a calha quase com o que poupas em luz e as mudanças de t5 são carissimas).
Gosto de dar ao meu aqua weather simulation e um simular de dias e noites pode parecer uma bimbalhice, mas olha que vale bem a pena presenciar com os leds.
Acabam por ficar baratos depois de mudatres as t5 nos proximos 2 anos. Aliás eu tou a ciclar um aqua em que tá a funcionar ha um mes e ainda tou à espera da minha calha que chegue da Polónia ( assim podes comprar depois e não te custa tanto e ficas certamente melhor servido).


São as minhas opinioes....valem o que valem, só acho que se comprares a pouco e pouco, vai te custar na pele, mas vai dar muito mais prazer no aquário quando tiver completo, até porque a paciência é primordial no hobby.

Abraço

Próximo

Voltar para Novo no hobby