Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 1 ou 2 reatores,o que será melhor??

1 ou 2 reatores,o que será melhor??

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas pessoal td bem??
Como refere o tópico gostava que me podessem ajudar..
Quero introduzir reator no meu aqua,e a minha questão é devo usar um para nitratos e outro para fosfatos ou terei o mesmo resultado se adquirir um de maior capacidade tipo para 3 litos de midias e usar metade midia para nitratos e o resto para fosfatos??funcionara bem na mesma ou sera melhor dois??cump


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Não sei bem o que é um reactor anti-nitrato. Em tempos, para remover nitrato, haviam os reactores com areia que não funcionam lá muito bem. Mais recentemente ouvi falar de uma midia de cobalto que remove nitrato, mas sinceramente nunca experimentei ou conheço alguém que tenha experimentado.
Desconheço o estado em que está o teu aquário, mas se tiveres níveis de NO3 inferior a 20ppm e PO4 inferior a 1ppm eu recomendaria apenas Tpa's. Se estiver mais do que isso, primeiro eu tentaria perceber o que está a "poluir" tanto o aquário e corrigia essa situação. Depois para resolver o problema dos valores em si, utilizaria uma solução que "atacasse as duas frentes", como por exemplo, o uso de macro-algas (se tiveres espaço para um refúgio, a melhor opção) ou então um reactor de biopellets.

Um abraço

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas Ricardo..antes de mais obrigada pela ajuda...
Quando falei nos reatores era para usar mídia tipo o purigem da seachem PA nitratos e a JBL TB tem uma que nao e lembro o nome..
Os meus níveis estão baisxos, 0,025 os nitr e os fosfatos nem revela no teste logo devem tar quase zerados..o meu problema é que de a um mês para CA tem me surgido alga verde filamentosa,a mesma que aparece no ciclo,só que TB penso que ainda pode ser parte da maturação do aqua,só tem 8 meses de montado e no ciclo só me apareceram algas castanhas,das verdes nada..falei nos reatores pois poderiam ajudar a manter os níveis no minimo possível..eu tenho controlado as algas com tpas semanais e elevei mais a calha e de semana PA semana cada vez tenho menos algas,neste momento quase nada mas ainda surgem algumas em alguns sítios.. Tenho uma boa circulação que da para ver e nem tenho alimentado muito..acho que vou optar TB por um refugio em vez dos reatores para já pois tenho visto bons resultados com as tpas...
Obrigada novamente pela ajuda..
Cump


Grupo: Utilizadores Mensagens: 5
Idade:
Localização: Vialonga
Ola,
Na minha opiniao que vale o que vale.
Penso que com paciencia o teu "problema" esta-se a resolver-se por si proprio. Dado que mencionas-te que "de semana PA semana cada vez tenho menos algas".
Penso eu de que deves rever se houve alguma alteração que fizes-te antes do aparecimento do surgimento das primeiras algas apos o ciclo.
Algumas causas poderao ser alteração do fotoperiodo e ou distancia, mudança de kalk por um reactor de ca, acumulação de detritos numa parte do systema dita materia organica, alterações a nivel de alimentação dos corais/peixes,etc. , flutuações ou niveis de temperatura elevados, etc etc.
Na maior parte das vezes, e sim eu falo no pouco que conheço, e a falta de paciencia em ter valores "perfeitos"ou proximos disso que muitas vezes estragam ou compremetam o que nos tentamos manter. Sou defensor acima de tudo da estabilidade mesmo que seja com valores um pouco fora do que se diz ser aceitavel para os aquarios.
A titulo de exmplo, que nao e exemplo para ninguem de facto eu tenho de momento o meu kH a cerca de 2,8 a 3.4 que e de facto e muito baixo mesmo para os meus "parametros" e ja ha 2 semanas estou a tentar eleva-lo lentamente para valor de 5-7, eu nao tenho pressa dado que os corais estao apesar disso tudo bem.
Na minha opiniao se ha um efeito e porque ha uma causa no entanto reconheço que identificar a mesma por vezes seja dificil mas trara mais beneficios a longo prazo. Excluido deste raciocinio estao situação "limite" ou graves que comprometam o nosso "aquario" e que necessitam uma intervenção mais rapida.
Espro que seja util,
Ze


Grupo: Fundadores Mensagens: 590
Idade:
Localização: Lisboa
Nota:

" nada" existente:

-para exportar nutrientes nada melhor; é mesmo TPAs, reposição de elementos e outros !

Trocas de agua é o melhor mesmo!

Valores perfeitos não existem....mas sim equivalentes !!!
Cumprimentos.

Ricardo Prata


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas jose...todas as opiniões são bem vindas...e paciência não me falta:)por acaso sou muito...também sei que neste momento não necessitava de reatores mas podia ser que ajuda-se daí ter colocado a questão aos mais intendidos...já decidi o que vou fazer ou seja continuar com as tpas certinhas aspirando os focos de algas e montar um refugio com algas..em relação a alterações eu não tive nada a não ser um pepino que sismava em andar nos vidros,certo dia foi PA bomba e ficou estraçalhado, foi praticamente desde aí q começaram a surgir..pois de certeza que subio os nitratos etc e apareceu m estas algas...
Em relação a refúgios pelo que li falam em cerca de 10% o volume do aqua,o que acham??quanto maior melhor ou pode ser uma coisa pequena tipo 20 ou 30 litros?? O meu aqua é de 500lts, tenho uma sump com 1mt de 3 divisórias mas para não reformular a sump vou fazer um a parte mas não tenho espaço para um aqua de 50lts,no maximo praí de 30 ou 40litros..sera que já sera suficiente??
Obrigada pelas dicas pessoal..
Cump


Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Manuel pereira Escreveu:
Boas jose...todas as opiniões são bem vindas...e paciência não me falta:)por acaso sou muito...também sei que neste momento não necessitava de reatores mas podia ser que ajuda-se daí ter colocado a questão aos mais intendidos...já decidi o que vou fazer ou seja continuar com as tpas certinhas aspirando os focos de algas e montar um refugio com algas..em relação a alterações eu não tive nada a não ser um pepino que sismava em andar nos vidros,certo dia foi PA bomba e ficou estraçalhado, foi praticamente desde aí q começaram a surgir..pois de certeza que subio os nitratos etc e apareceu m estas algas...
Em relação a refúgios pelo que li falam em cerca de 10% o volume do aqua,o que acham??quanto maior melhor ou pode ser uma coisa pequena tipo 20 ou 30 litros?? O meu aqua é de 500lts, tenho uma sump com 1mt de 3 divisórias mas para não reformular a sump vou fazer um a parte mas não tenho espaço para um aqua de 50lts,no maximo praí de 30 ou 40litros..sera que já sera suficiente??
Obrigada pelas dicas pessoal..
Cump


Boas,

Sim. Suficiente!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success


Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Sim, 30 litros dá na boa. E na minha opinião, é preferível um refúgio pequeno mas à parte do que um refúgio com água muito estagnada no meio da Sump.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas Ricardo..
Pois eu TB não gosto de ver na sump o refugio daí não ter pensado em remodelar a sump..prefiro a parte..
Mais a vez aparece obrigada a todos pelas dicas..


Voltar para Novo no hobby



cron