Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Ajuda novo projeto concelhos/criticas

Ajuda novo projeto concelhos/criticas

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Pinhal Novo
Olá a todos, tenho um aquário de agua salgada de 100l e estou com um novo projeto para o qual preciso de concelhos/criticas pois só estou na agua salgada a 1 ano.

- Aquário de 150x50x50 com o "fundo" seco (não sei como chamar a isto porque não vai ser coluna mas sim
um "fundo falso" o aquário ficara +/- com 140x50x50) com 3 furos 2 de descida e 1 de retorno, há algum diâmetro ideal para os furos? Tenho andado a ler encontrei algumas coisas mas não sei se serão o ideal, 50mm descida e 25mm subida.

- Sump 80x35x40
- Skimmer - estava a pensar o bubble maguns curve 7.
- Bomba de retorno é uma JECOD DCS-5000
- Termostato de 300w.
- Se conseguir espaço vou tentar ter um refugio principalmente para algas.


- Iluminação tem sido a minha maior dificuldade, tenho lido e visto muita coisa e como é normal existem muitas opiniões,
tenho estado mais inclinado (qualidade/preço) para 2 ocean revive arctic T247 120w.

Caso tenham concelhos/criticas claro que são sempre bem vindos.

Abraço e obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Nuno Branco Escreveu:
Olá a todos, tenho um aquário de agua salgada de 100l e estou com um novo projeto para o qual preciso de concelhos/criticas pois só estou na agua salgada a 1 ano.

- Aquário de 150x50x50 com o "fundo" seco (não sei como chamar a isto porque não vai ser coluna mas sim
um "fundo falso" o aquário ficara +/- com 140x50x50) com 3 furos 2 de descida e 1 de retorno, há algum diâmetro ideal para os furos? Tenho andado a ler encontrei algumas coisas mas não sei se serão o ideal, 50mm descida e 25mm subida.

- Sump 80x35x40
- Skimmer - estava a pensar o bubble maguns curve 7.
- Bomba de retorno é uma JECOD DCS-5000
- Termostato de 300w.
- Se conseguir espaço vou tentar ter um refugio principalmente para algas.


- Iluminação tem sido a minha maior dificuldade, tenho lido e visto muita coisa e como é normal existem muitas opiniões,
tenho estado mais inclinado (qualidade/preço) para 2 ocean revive arctic T247 120w.

Caso tenham concelhos/criticas claro que são sempre bem vindos.

Abraço e obrigado


Ola Nuno, não sei se percebi a tua ideia do "fundo falso". Será na lateral? Dai passar dos 150 para os 140cm?

Relativamente ao escumador o nac 7 vai ser curto, opta por um nac 9 ou por um deltec 1455/1456. Mais vale gastares uns trocos a mais ou ate mesmo esperar mais um pouco, do que mais tarde teres de voltar a gastar ainda mais.
Tambem apenas duas calhas OR ou similiar sera insuficiente, quanto muito 3, dependendo do que pretendes mas o ideial seria 4. E as OR tem mais cobertura do que as restantes calhas led chinocas.

Um conselho que te posso dar e que muitos só se apercebem tarde demais, para efeitos de layout e decoração, a medida mais importante a meu ver é a produndidade, bem mais que o comprimento ou a altura.
Se pesquisares, vais ver inumeros aquarios muito interessantes, com pouco comprimento e com pouca altura, mas nenhum estreito.

Tenho um de 180x60x60 e no proximo irei abdicar no comprimento e possivelmente 5 a 10 cm de altura e apostar na profundidade exatamente pelo que permitira trabalhar o layout, dar mais profundidade e dimensao ao rock scaping.
Abc e boa sorte


Grupo: Utilizadores Mensagens: 143
Idade: 36
Localização: aveiro
Boas...
Também percebi o mesmo,lateral falsa e não fundo correto?
Quanto ao escumador um deltec SC 1456 seria o ideal o que falas ficara curto rapidamente..e como o colega disse mais vale comprar adequado a primeira se não estas a meter dinheiro ao lixo..
Eu tenho um e o meu aqua é parecido ao teu e estou MT contente com o escumador...
Quanto a iluminação 3 OR no minimo,duas vais ficar com muitos cantos escuros...
Cump e boa montagem..


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Pinhal Novo
Nuno Ribeirinho Escreveu:
Nuno Branco Escreveu:
Olá a todos, tenho um aquário de agua salgada de 100l e estou com um novo projeto para o qual preciso de concelhos/criticas pois só estou na agua salgada a 1 ano.

- Aquário de 150x50x50 com o "fundo" seco (não sei como chamar a isto porque não vai ser coluna mas sim
um "fundo falso" o aquário ficara +/- com 140x50x50) com 3 furos 2 de descida e 1 de retorno, há algum diâmetro ideal para os furos? Tenho andado a ler encontrei algumas coisas mas não sei se serão o ideal, 50mm descida e 25mm subida.

- Sump 80x35x40
- Skimmer - estava a pensar o bubble maguns curve 7.
- Bomba de retorno é uma JECOD DCS-5000
- Termostato de 300w.
- Se conseguir espaço vou tentar ter um refugio principalmente para algas.


- Iluminação tem sido a minha maior dificuldade, tenho lido e visto muita coisa e como é normal existem muitas opiniões,
tenho estado mais inclinado (qualidade/preço) para 2 ocean revive arctic T247 120w.

Caso tenham concelhos/criticas claro que são sempre bem vindos.

Abraço e obrigado


Ola Nuno, não sei se percebi a tua ideia do "fundo falso". Será na lateral? Dai passar dos 150 para os 140cm?

Relativamente ao escumador o nac 7 vai ser curto, opta por um nac 9 ou por um deltec 1455/1456. Mais vale gastares uns trocos a mais ou ate mesmo esperar mais um pouco, do que mais tarde teres de voltar a gastar ainda mais.
Tambem apenas duas calhas OR ou similiar sera insuficiente, quanto muito 3, dependendo do que pretendes mas o ideial seria 4. E as OR tem mais cobertura do que as restantes calhas led chinocas.

Um conselho que te posso dar e que muitos só se apercebem tarde demais, para efeitos de layout e decoração, a medida mais importante a meu ver é a produndidade, bem mais que o comprimento ou a altura.
Se pesquisares, vais ver inumeros aquarios muito interessantes, com pouco comprimento e com pouca altura, mas nenhum estreito.

Tenho um de 180x60x60 e no proximo irei abdicar no comprimento e possivelmente 5 a 10 cm de altura e apostar na profundidade exatamente pelo que permitira trabalhar o layout, dar mais profundidade e dimensao ao rock scaping.
Abc e boa sorte



Sim lateral têm razão. Vou ver esse Deltec 1456. Em relação à iluminação já estava +/- à espera que 2 não fossem o suficiente obrigado pela ajuda.
Este aquário esteve para ser de 60 de largura mas no sitio onde o vou colocar não consigo com os 60 com muita pena minha, terá de ficar com os 50.

Em relação aos furos no aquário existe alguma medica "Standard"? (calculo que não).

Obrigado


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Boas,
Eu tenho nos meus 32 para retorno e ladrão e 50 para descarga.
Mas se fosse hoje faria 25 para retorno e ladrão e 32 para descarga.
Chega e sobra. O de 50 para controlar o Bean Animal é um problema.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Pinhal Novo
André Jorge Silva Escreveu:
Boas,
Eu tenho nos meus 32 para retorno e ladrão e 50 para descarga.
Mas se fosse hoje faria 25 para retorno e ladrão e 32 para descarga.
Chega e sobra. O de 50 para controlar o Bean Animal é um problema.



Obrigado André.


Voltar para Novo no hobby