Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Aquário 240X80X70

Aquário 240X80X70

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 09/nov/2016, 16:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
Boa tarde Malta, mais vale tarde do que nunca, vou me apresentar. Não tenho muito tempo para vir aqui ao fórum por muita pena minha. Comecei desde muito cedo nos salgados, com os meus 16 anos, tive o meu primeiro aqua um sera biotip 130 durante dois anos. Parei por pena minha por falta de tempo, miúdo, escola, nunca estava em casa. Desde aí tenho acompanhado este hoobie com a maior das paixões. Tenho agora 24 anos e caiu-me este pequeno monstro aqui em casa, vou ver se tenho mais para o menino e estão cá vocês para me irem ajudando. Vou deixar aqui alguma fotos e material.

Material

Escumador- bubble king 200 supermarine
Bomba de retorno- dcs 12000
Bomba de circulacao- rw 20 mais duas tunze 6055
Balling- dp 4
Iluminacao- ct lite G3 275 w ( 2 calhas)

ImagemImagemImagemImagemImagemImagemhttps://vimeo.com/190880860


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Editado pela última vez por Vasco Oliveira em 14/nov/2016, 21:51, num total de 1 vez.

Mensagem 10/nov/2016, 11:03

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Então bem vindo ...

Qual é o objectivo do aquário? SPS, LPS, Moles, fish only?

Qual é o tamanho do monstro?

Em termos de material parece-me que estás servido exceptuando talvez o número de calhas led dependento do teu objectivo claro está.

Entretanto podes indicar o teu primeiro e último nome (para alterar( pois aqui no fórum a malta conhece-se pelo nome e não por alcunhas!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/nov/2016, 12:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá Vasco,
Pelo desenho do fundo do aquário parece-me que tens as rochas muito encostadas às costas do aquário. Por que razão?
Na minha opinião isso precisa de areia urgentemente. Ficava 10 vezes mais bonito.
Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Mensagem 10/nov/2016, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
Boas Rui, obrigado.
Estou mais virado para os sps's. No entanto sei que a nível de iluminação vou precisar de mais calhas. No entanto já estou a ponderar em trocar, por estás a venda e ir para umas t5 ATI. O que acha? Já tentei alterar o nome e não consegui. Vasco Oliveira.

Abraços


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 10/nov/2016, 18:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
O pequeno monstro tem 1500 l [FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY][FACE WITH TEARS OF JOY]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 10/nov/2016, 18:09

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
Boas André,

Sim, as rochas estão encostadas as costas porque como só tem as vistas da frente e das laterais optei por encostar para ganhar mais espaço. Em relação a areia é uma questão que ainda não me decidi, um dia acordo com ideia de por no outro já não. Mas estou mais inclinado numa de por, mas optei por não por para me facilitar a limpeza de maneira a que não haja acumulação de matéria orgânica. Neste caso se opta-se por pôr visto que já a peixes não há problema!? Ou lavava a areia em água de osmose várias vezes!?

Abraço

Vasco Oliveira


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 10/nov/2016, 20:46

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Vasco Oliveira Escreveu:
Boas André,

Sim, as rochas estão encostadas as costas porque como só tem as vistas da frente e das laterais optei por encostar para ganhar mais espaço. Em relação a areia é uma questão que ainda não me decidi, um dia acordo com ideia de por no outro já não. Mas estou mais inclinado numa de por, mas optei por não por para me facilitar a limpeza de maneira a que não haja acumulação de matéria orgânica. Neste caso se opta-se por pôr visto que já a peixes não há problema!? Ou lavava a areia em água de osmose várias vezes!?

Abraço

Vasco Oliveira


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Quais são as outras dimensões do aquário? profundidade e altura?

Eu tenho T5 e gosto muito mas também já tive LED e gostei muitíssimo. É uma questão de gosto e custo. O problema de leds é que tens que ter cobertura. O problema de T5 é a substituição das lâmpadas e consumos electricos. Tens que ver os prós e contras.

Quanto à areia terás sempre um mini ciclo quando a meteres. Mas a história da porcaria só acontece se não meteres uma equipa de limpeza como deve de ser.

Tenho a minha desde o inicio do aquário (quase um ano e meio) e está impecável.

E sim, o areão tem sempre que ser lavado se fôr areão morto.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 10/nov/2016, 21:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
240 de comprimento, 70 de largura e 80 de altura. Na minha opinião os leds são engraçados, da para fazer aquela brincadeira do por do sol e nascer e em termos estéticos acabam por ficar melhor, Mas em termos de qualidade do espectrum, as t5 num aquário tornam tudo mais natural, tem é esse contra dos consumos. Tenho andado a ver umas ATI 8x54 t5, mas ainda nada certo. O queq achas Rui? Suficiente? Em relação a areia vou ver se começo a tratar disso e vou por.

Abraço,

Vasco


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 10/nov/2016, 22:41

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Vasco Oliveira Escreveu:
240 de comprimento, 70 de largura e 80 de altura. Na minha opinião os leds são engraçados, da para fazer aquela brincadeira do por do sol e nascer e em termos estéticos acabam por ficar melhor, Mas em termos de qualidade do espectrum, as t5 num aquário tornam tudo mais natural, tem é esse contra dos consumos. Tenho andado a ver umas ATI 8x54 t5, mas ainda nada certo. O queq achas Rui? Suficiente? Em relação a areia vou ver se começo a tratar disso e vou por.

Abraço,

Vasco


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Olá Vasco e bem vindo ao fórum,

80cm de altura é uma brutalidade...
Não te querendo desanimar, atendendo à altura, julgo que com T5 para sps não te safas. Acho que terás de optar por leds (potentes) ou HQI. Mas espera por opiniões de membros que utilizem T5.

Quando ao achares que T5 torna mais natural, acho que é discutível e depende de cada um. Atualmente tenho calhas da Ocean Revive montadas na perpendicular ao aquário dando uma cobertura quase total, sem sombras e com muito mais brilho quando comparado com T5.
Do que presenciei em alguns aquários de membros que passaram de T5 para Led, fazendo uma analogia, parece que a imagem do aquário passou de VGA para HD.

Mensagem 11/nov/2016, 00:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Idade: 47
Localização: Oeiras
Boas.

Concordo com o que o Filipe menciona.

Apesar dos leds serem mais potentes, à nossa vista o aquario parece menos iluminado do que com T5. No entanto sabemos que tem mais par.

Vou usar as calhas OR e as restantes chinesas como exemplo:

Este tipo de calha tem por norma cerca de 45cm de comprimento por 25cm de largura, mais coisa menos coisa.
E nas especificações do fabricante/vendedor indica que cobrem uma area de sencivelmente 60cm x 60cm, isto no caso das OR que tem um pouco mais coberturas do que as outras, pelo simples fato do leds se encontrarem um pouco mais distribuidos pela calha, por estarem mais perto da saida da calha e nao tao embutidos e por terem desde o inicio lentes de 90 graus, quando as outras tinham de 60 a maioria.

Se tivermos em conta as especificacoes e as colocarmos a uma altura de cerca de 40cm da coluna de agua, irao ser suficientes para as medidas que aconcelha. Eu por exemplo tinha 3 calhas OR num aqua de 180x60x60 maioritariamente com acroporas, e ate na areia os corais cresciam e bem. Com os azuis a 80 e os brancos a 60. No entanto o aquario parecia um pouco escuro, pouco iluminado, isto especialmente para os amigos que usavam T5.

Por outro lado temos aqui malta, que para a mesma medida do meu começou por usar 5 unidades em vez de tres, a diferença é que as colocou atravessadas. Com isto resolveu a questao do pouco iluminado. Ficou com tanta ou mais luz à nossa vista do que com T5.

Com 5 calhas esta a consumir cerca de 330 watts, contra 640w de 8x80w T5 de um amigo, com a mesma intensidade de luz (que entretanto tambem ja mudou para led.

Tendo em conta que o teu aquario tem 70 de largura, se queres mesmo iluminar isso tipo Fonte Luminosa, teras de avancar para 7 calhas. Se estiveres numa de poupar vais ter de te ficar por 4 a 5 unidades.

Quanto profundida 80cm, teras de puxar pela potencia das calhas, mais ai nao posso opinar, nunca experimentei, mas acredito que tenha luz suficiente para chegar ao fundo.

Abc

Mensagem 11/nov/2016, 01:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Filipe Valente Escreveu:
Vasco Oliveira Escreveu:
240 de comprimento, 70 de largura e 80 de altura. Na minha opinião os leds são engraçados, da para fazer aquela brincadeira do por do sol e nascer e em termos estéticos acabam por ficar melhor, Mas em termos de qualidade do espectrum, as t5 num aquário tornam tudo mais natural, tem é esse contra dos consumos. Tenho andado a ver umas ATI 8x54 t5, mas ainda nada certo. O queq achas Rui? Suficiente? Em relação a areia vou ver se começo a tratar disso e vou por.

Abraço,

Vasco


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Olá Vasco e bem vindo ao fórum,

80cm de altura é uma brutalidade...
Não te querendo desanimar, atendendo à altura, julgo que com T5 para sps não te safas. Acho que terás de optar por leds (potentes) ou HQI. Mas espera por opiniões de membros que utilizem T5.

Quando ao achares que T5 torna mais natural, acho que é discutível e depende de cada um. Atualmente tenho calhas da Ocean Revive montadas na perpendicular ao aquário dando uma cobertura quase total, sem sombras e com muito mais brilho quando comparado com T5.
Do que presenciei em alguns aquários de membros que passaram de T5 para Led, fazendo uma analogia, parece que a imagem do aquário passou de VGA para HD.


desculpa mas nao concordo.. essa analogia é um bocado má. compara vga para hd.

sao coisas totalmente diferentes e será mais o gosto da pessoa. alem dizerem que quem tem t5 mudou para led. nao esta la muito correcto pois sabemos que muitos que tinham leds voltaram as t5 no aquarios grandes. e outros com leds colocaram umas t5 a complementar.

alem que mesmo com 80 de altura quem é que coloca sps no fundo do aquario ?



vasco a minha modesta opiniao a colocar o melhor é os 2 juntos fica algo hibrido. vais buscar o melhor dos 2 mundos.
com o tamanho de aquario que tens eu ficaria na mesma com os leds e adicionava as t5 ao meio. ficavas com a possibilidade de ver como cada coral reage..

Mensagem 11/nov/2016, 12:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Concordo com o Bruno

Acho que é mesmo uma questao de gosto ou capacidade €

Se optares so por T5 tera que ser algo tipo 6x54w + 6x39w ou 6x80 + 6x24w depende do que encontres ou então hibrido,

OR + 6x54 + OR

abraço

Mensagem 11/nov/2016, 13:04

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Vasco Oliveira Escreveu:
240 de comprimento, 70 de largura e 80 de altura.


2.4m de comprimento ...

8x T5 54w terás que comprar duas calhas para meter uma ao lado da outra. Embora para essa profundidade provavelmente iria para as 10x T5 54W.

Para iluminar um aquário desses com Leds e falando por experiência própria com leds irias precisar de 12 calhas. 6 à frente e 6 atrás para ficar com o aquário bem coberto.

Os investimentos iniciais são bem diferentes. A vantagem é que com LEDs podes começar com 5/6 calhas e depois vais adicionando com o tempo.

Com 80 de altura as T5 parecem-me pouco pois perder muito PAR quando mais fundo é o aquário.

Eu mudei para T5 pois precisava de comprar 10 calhas LED mas só tenho 60cm de altura e tenho SPS a crescer perto do areão.

Outra alternativa seria HQI mas parece-me que para essa altura teriam que ser 4x 400W em HQI.

Eu percebo a analogia de VGA para HD ... com leds parece-te que as coisas são mais definidas visualmente.

Mas é uma questão de fazeres contas:

16x T5 54W = 864W
12x LEDS dizem que são de 120W as calhas mas como não as tens a trabalhar a 100% na realidade é muito muito menos. Posso dizer-te que tenho a minha Ocean Revive a consumir cerca de 60W = 720W

As lâmpadas de T5 tens que as trocar pelo menos anualmente a um custo médio de 18€ por lâmpada = 288€ por ano

Custo inicial T5 cerca de 1000€ em duas calhas
Custo inicial de LEDS cerca de 2400€ com a vantagem que podes começar com investimento de 1200€ e depois ir acrescentando à medida das necessidades.

Outros factores entram em conta como o tempo que as luzes estão ligadas e os respectivos consumos durante esse periodo de tempo.

É uma questão de analisar.

Uma coisa é certa ... Sucesso é garantido com qualquer tipo de iluminação seja HQI, LED ou T5

Espero ter ajudado.

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/nov/2016, 14:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
coloca as duas leds e t5
Editado pela última vez por Bruno Escaleira em 11/nov/2016, 14:05, num total de 1 vez.

Mensagem 11/nov/2016, 14:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Boas,

Vasco Oliveira Escreveu:
240 de comprimento, 70 de largura e 80 de altura.

2.4m de comprimento ...

8x T5 54w terás que comprar duas calhas para meter uma ao lado da outra. Embora para essa profundidade provavelmente iria para as 10x T5 54W.

Para iluminar um aquário desses com Leds e falando por experiência própria com leds irias precisar de 12 calhas. 6 à frente e 6 atrás para ficar com o aquário bem coberto.

Os investimentos iniciais são bem diferentes. A vantagem é que com LEDs podes começar com 5/6 calhas e depois vais adicionando com o tempo.

Com 80 de altura as T5 parecem-me pouco pois perder muito PAR quando mais fundo é o aquário.

Eu mudei para T5 pois precisava de comprar 10 calhas LED mas só tenho 60cm de altura e tenho SPS a crescer perto do areão.

Outra alternativa seria HQI mas parece-me que para essa altura teriam que ser 4x 400W em HQI.

Eu percebo a analogia de VGA para HD ... com leds parece-te que as coisas são mais definidas visualmente.

Mas é uma questão de fazeres contas:

16x T5 54W = 864W
12x LEDS dizem que são de 120W as calhas mas como não as tens a trabalhar a 100% na realidade é muito muito menos. Posso dizer-te que tenho a minha Ocean Revive a consumir cerca de 60W = 720W

As lâmpadas de T5 tens que as trocar pelo menos anualmente a um custo médio de 18€ por lâmpada = 288€ por ano

Custo inicial T5 cerca de 1000€ em duas calhas
Custo inicial de LEDS cerca de 2400€ com a vantagem que podes começar com investimento de 1200€ e depois ir acrescentando à medida das necessidades.

Outros factores entram em conta como o tempo que as luzes estão ligadas e os respectivos consumos durante esse periodo de tempo.

É uma questão de analisar.

Uma coisa é certa ... Sucesso é garantido com qualquer tipo de iluminação seja HQI, LED ou T5

Espero ter ajudado.

Abraços,
Rui


continuando a tua analise rui. estando a falar que as T5 ligam logo todas a 100% . caso seja dimmable os consumos das t5 ja se alteram. ou mesmo alterando a calha t5 normal para ligar balastro a balastro.
sendo que para mim o melhor é mesmo hibrido. e tendo ele ja calhas leds se adicionar no meio uma calha t5 consegue conjugar as duas coisas. e ficar com o aquario todo iluminado e poder ver como os corais reagem a uma e a outra luz.
pois como ja se verificou ha corais que gostam mais de t5 outros de leds...

Mensagem 11/nov/2016, 14:13

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Bruno Escaleira Escreveu:
continuando a tua analise rui. estando a falar que as T5 ligam logo todas a 100% . caso seja dimmable os consumos das t5 ja se alteram. ou mesmo alterando a calha t5 normal para ligar balastro a balastro.
sendo que para mim o melhor é mesmo hibrido. e tendo ele ja calhas leds se adicionar no meio uma calha t5 consegue conjugar as duas coisas. e ficar com o aquario todo iluminado e poder ver como os corais reagem a uma e a outra luz.
pois como ja se verificou ha corais que gostam mais de t5 outros de leds...


Pois essa é outra opção ... 6 calhas led a meio complementadas com 4x T5 54W atrás e mais 4x T5 54W à frente.

Mas não aconselho T5 Dimmable nunca ... reduz imenso o tempo de vida das lâmpadas!

Ideal ideal seriam as ATI Hybrid ou as Pacific Sun Pandora S mas são caríssimas!

Abraço,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 11/nov/2016, 14:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
Obrigado Malta pelas opiniões, agora é pensar no que vou fazer. Pq a verdade é que em termos de custos iniciais as t5 sai mais barato mas a longo prazo, só o facto de ter de trocar as lâmpadas ao fim de um ano mais consumos acaba quase ao preço dos leds. Tenho lá aqueles agora para ir desenrascando, mas devo de optar por as OR, Vou comprando a medida que que posso e sempre fica tudo igual. Acho preferível

Abraços

Vasco


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 11/nov/2016, 16:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 266
Idade: 51
Localização: Vila do Conde
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
continuando a tua analise rui. estando a falar que as T5 ligam logo todas a 100% . caso seja dimmable os consumos das t5 ja se alteram. ou mesmo alterando a calha t5 normal para ligar balastro a balastro.
sendo que para mim o melhor é mesmo hibrido. e tendo ele ja calhas leds se adicionar no meio uma calha t5 consegue conjugar as duas coisas. e ficar com o aquario todo iluminado e poder ver como os corais reagem a uma e a outra luz.
pois como ja se verificou ha corais que gostam mais de t5 outros de leds...


Pois essa é outra opção ... 6 calhas led a meio complementadas com 4x T5 54W atrás e mais 4x T5 54W à frente.

Mas não aconselho T5 Dimmable nunca ... reduz imenso o tempo de vida das lâmpadas!

Ideal ideal seriam as ATI Hybrid ou as Pacific Sun Pandora S mas são caríssimas!

Abraço,
Rui


Viva Vasco

Essas medidas são brutais ;)
Parabens

Rui Tenho uma 8 x 80 e o meu aqua também tem 70 de profundidade e parece-me que tem uma boa cobertura.
Se o aqua do Vasco tem 80 de altura porque não pensar numa calha com lampadas de 80w e vez de 54w.
Sempre ficaria com mais capacidade, mas não estou a pensar em consumos :ymsick: :D :)

Abraço aos dois
Cumprimentos

Paulo Cunha

Mensagem 11/nov/2016, 18:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 61
Idade: 31
Boas Paulo,

Obrigado. Paulo estive a ver o teu aquário, ainda não conhecia, e só fiquei ainda mais decidido a por as T5. Depois de ver o do Rui o teu entre outros, acho que não tem nada a ver em comparação com os leds.

Abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Mensagem 11/nov/2016, 18:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Paulo Cunha Escreveu:
Rui Manuel Gaspar Escreveu:
Bruno Escaleira Escreveu:
continuando a tua analise rui. estando a falar que as T5 ligam logo todas a 100% . caso seja dimmable os consumos das t5 ja se alteram. ou mesmo alterando a calha t5 normal para ligar balastro a balastro.
sendo que para mim o melhor é mesmo hibrido. e tendo ele ja calhas leds se adicionar no meio uma calha t5 consegue conjugar as duas coisas. e ficar com o aquario todo iluminado e poder ver como os corais reagem a uma e a outra luz.
pois como ja se verificou ha corais que gostam mais de t5 outros de leds...


Pois essa é outra opção ... 6 calhas led a meio complementadas com 4x T5 54W atrás e mais 4x T5 54W à frente.

Mas não aconselho T5 Dimmable nunca ... reduz imenso o tempo de vida das lâmpadas!

Ideal ideal seriam as ATI Hybrid ou as Pacific Sun Pandora S mas são caríssimas!

Abraço,
Rui


Viva Vasco

Essas medidas são brutais ;)
Parabens

Rui Tenho uma 8 x 80 e o meu aqua também tem 70 de profundidade e parece-me que tem uma boa cobertura.
Se o aqua do Vasco tem 80 de altura porque não pensar numa calha com lampadas de 80w e vez de 54w.
Sempre ficaria com mais capacidade, mas não estou a pensar em consumos :ymsick: :D :)

Abraço aos dois


Boas,

Com lâmpadas de 80 só cobres 1.5m de aquário ... não te esquecas que o aquário tem 2.4m ...

Por isso 4x 54W atrás para fazer dois tubos de 108W com 2.4m ... ;) ;)

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Próximo

Voltar para Novo no hobby