Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Pedido de ajuda ( Várias )

Pedido de ajuda ( Várias )

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 17/nov/2016, 12:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade:
Localização: Queluz
Bom dia,

É a minha vez de pedir ajuda. Após ler e reler o que consegui 

Tenho um nano de 45 litros que montei em agosto e comecei a “povoar” à 1 mês, neste momento sinto-me limitado pelo pouco espaço que tenho, tanto para peixes como para corais.

Após muita negociata em casa ( coisas difíceis ), cheguei a um acordo até 100Litros, nem mais nem menos. Arranjei um móvel porreiro usado (já com furações), que “combina” minimamente com a casa e agora falta-me o aquário.

O novo aquário terá as medidas de 65*45*35 cerca de 100Lt.

As minhas questões existenciais, necessito de sump (Poderia aproveitar o meu aquário actual ou comprar usada)? E de escumador?

(Alguém tem algum vídeo ou algo parecido que se perceba como funciona uma sump?)

O material que tenho agora:

Aquário 50*30*30cm em Vidro Extra Claro
Filtro: EHEIM LIBERTY 200
Bomba de Circulação: Tunze 6020
Calha: Marsaqua 165w

Material que deveria comprar:

Escumador? BUBBLEMAGUS BM, NAC QQ ou o QQ1, ou tunze 9002/4?
Nova bomba de circulação?
Bomba de retorno? Quantos litros?

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

P.S - Meu nome: Carlos Passarinho

Mensagem 17/nov/2016, 13:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

bem vindo , vamos la tentar ajudar ...

o aquário que tens em principio serve bem de sump , quais são as medidas do mesmo ?? uma sump é simples pode ser toda ampla , ou pode ter um vidro caso necessites de regular a altura de água , mas a melhor coisa é ter sempre uma divisória para a bomba de retorno ficar separada do escumador e manter o nível de água estável no compartimento do escumador ...

a nível de escumadores , uma vez que vais ter sump porque não pensas num wo!120 http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... ct_id=1114
é para aquarios de 200 litros mas já te da uma boa folga de escumação e caso queiras fazer um upgrade mais tarde já tas servido , pelo que sei trabalham muito bem ... tens que ver é se cabe mesmo dentro da sump que tens ..

em relação ao retorno , penso que uma bomba de 2000 lt/h chega e sobra

bomba de circulação também vai chegar para já , se depois vieres que precisas de mais adicionas outra ...


abração
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 17/nov/2016, 14:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 328
Idade: 67
Localização: Charneca de Caparica
Boas Carlos,

acho que sim deves aproveitar o aquário para sump, é uma peça fundamental,

o filtro liberty 200 esquece,

a bomba tunze 6020 serve até porque com bomba de retorno acabas por ficar com uma segunda movimentação de água e com o tamanho desse aquário dá jeito,

quanto ao escumador podes também optar por um BM Curve 5,

http://www.reefnatura.com/store/bubble- ... rve-5.html
Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar.

Abraço
José Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 18/nov/2016, 11:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade:
Localização: Queluz
Paulo Oliveira Escreveu:
Boas amigo ...

bem vindo , vamos la tentar ajudar ...

o aquário que tens em principio serve bem de sump , quais são as medidas do mesmo ?? uma sump é simples pode ser toda ampla , ou pode ter um vidro caso necessites de regular a altura de água , mas a melhor coisa é ter sempre uma divisória para a bomba de retorno ficar separada do escumador e manter o nível de água estável no compartimento do escumador ...

a nível de escumadores , uma vez que vais ter sump porque não pensas num wo!120 http://shop.fragariodonorte.com/index.p ... ct_id=1114
é para aquarios de 200 litros mas já te da uma boa folga de escumação e caso queiras fazer um upgrade mais tarde já tas servido , pelo que sei trabalham muito bem ... tens que ver é se cabe mesmo dentro da sump que tens ..

em relação ao retorno , penso que uma bomba de 2000 lt/h chega e sobra

bomba de circulação também vai chegar para já , se depois vieres que precisas de mais adicionas outra ...


abração


Bom dia,

Desde já obrigado pela ajuda,

O Aquário tem 50*30*30, mas vou tentar trocar por uma sump, ou tentar vender e depois comprar uma usada. Dá pena porque o aquário é em vidra extro claro e até que está estimado.

Em termos de bomba de retorno, estariamos a falar em algo do género disto:

http://oceanusiberia.artefects.com/BOMB ... QUADC-2000 ?

Mensagem 18/nov/2016, 11:52

Grupo: Utilizadores Mensagens: 12
Idade:
Localização: Queluz
José Santos Escreveu:
Boas Carlos,

acho que sim deves aproveitar o aquário para sump, é uma peça fundamental,

o filtro liberty 200 esquece,

a bomba tunze 6020 serve até porque com bomba de retorno acabas por ficar com uma segunda movimentação de água e com o tamanho desse aquário dá jeito,

quanto ao escumador podes também optar por um BM Curve 5,

http://www.reefnatura.com/store/bubble- ... rve-5.html


José, obrigado pela resposta.

Ficou aqui para comparativo a escumador :)


Voltar para Novo no hobby



cron