Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Limpar rocha morta!

Limpar rocha morta!

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 02/dez/2016, 02:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Boa noite anteontem fui a aquahooby para comprar rocha morta por sua vez adorei a loja e o staff e bastante simpático. Agora precisava de ajuda para saber qual a melhor forma de limpar esta rocha tem bastantes fendas e buracos, estava a pensar limpar com uma maquina de pressão ou simplesmente na torneira com ajuda de uma escova de dentes e de seguida por um dia ou 2 em molho de agua de osmose. Também vi no youtube quem pusesse de molho em lixivia durante 24h, depois em acido moreatico depois lavar e por de molho 24h em agua de osmose.
Qual a vossa opinião?

Mensagem 02/dez/2016, 09:51

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Olá António...,
vais ler várias versões sobre o assunto e depende de cada uma.
Na minha opinião deves limpar a rocha mas não "demais" e evita os quimicos.
Lava á pressão se puderes depois deixa de molho em osmose ou mesmo em água salgada por umas 2 ou 3 semanas e está bom. É bom que também tenhas/deixes alguma coisa na rocha para fazeres o ciclo...

Se quiseres ser mais perfecionista deixa a rocha de molho e vai medindo os niveis de nitrato e fosfato e quando descerem a níveis mais baixos podes começar a usar.

Se a usares diectamente sem tratamento também não é mal nenhum, apenas vais ter mais nutrientes e mais carga organica e por consequencia um ciclo mais longo no inicio do aquário.

Boa sorte!

Mensagem 02/dez/2016, 12:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Olá António,

Na sequencia das palavras do Marco, apenas adicionaria um escumador ao recipiente onde estaria a rocha morta a ser curada com água salgada. Eu faria 3 semanas de cura com mudas totais semanais.

Abraço

Mensagem 02/dez/2016, 17:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ok omuito obrigado e nao haverá nenhum processo mais rapido? Eu sei que devo ter paciencia mas o aquario deve chegar dia 5 ou 6 e gostava de o montar para la para meados de janeiro começar a por vivos.

Mensagem 02/dez/2016, 18:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
António, vai com calma para não fazeres duas vezes; faz como o Marco e o Filipe disseram e se queres mais um conselho, não ponhas a rocha dentro do aquário sem medires os fosfatos da água onde a vais tratar. Se estiverem altos (> 0,15), continua a mudar água até eles baixarem, porque o aquário vai agradecer na quantidade de algas que irão depois aparecer.

Abraço e boa sorte
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 02/dez/2016, 20:46

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ok se calhar e melhor entao. Os fosfatos e que vai ser um pouco mais dificil de medir ainda nao tenho o teste e queria comprar um da Hanna mas so vai ser possivel la para o fim de janeiro...

Mensagem 03/dez/2016, 11:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Antonio Santiago Escreveu:
Ok se calhar e melhor entao. Os fosfatos e que vai ser um pouco mais dificil de medir ainda nao tenho o teste e queria comprar um da Hanna mas so vai ser possivel la para o fim de janeiro...



Leva a água a uma loja, que eles fazem-te o teste.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 03/dez/2016, 17:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ok obrigado!

Mensagem 04/dez/2016, 00:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Olá a todos desde ja peço desculpa estar a insistir neste assunto so que quanto mais leio sobre ele mais confuso fico.
Concordo que nao se deva usar quimicos e que estes possam demorar tempo a sair, mas nao sera esta a unica forma de matar bacterias nocivas que possam estar presente? è que as rochas que tenho nao cabem em uma panela para ferver em agua. 2nda duvida vejo alguma materia organica morta em orifícios e fendas ao qual nao consigo chegar qual a melhor forma de a retirar nao queria usar ácido mas ja li que é a unica soluçao inclusive ja vi em outros posts membros do forum a usarem.
Peço desculpa a insistência mas estou mesmo baralhado com este assunto pois nao quer ter carga organica a decompor-se ao longo do tempo no aquario e por um lado tambem nao queria que esta rocha ficasse com quimicos no seu interior que depois se libertariam para a agua do aquario.
Uma vez mais peço desculpa a insistência e obrigado pela ajuda!

Mensagem 05/dez/2016, 11:01

Grupo: Fundadores Mensagens: 1369
Idade:
Localização: Carnaxide
Repara como comecei a resposta na minha resposta,
..."vais ler várias versões sobre o assunto"... não há versões certas nem erradas, vai de acordo com a experiencia de cada um ou com as opiniões de cada um. É tão variavel como a maneira certa de montar e manter um aquário, ou seja, há muitas maneiras!

Lê sobre o assunto, aponta as vantagens e desvantagens de cada opção e depois decide conforme o que achares melhor para ti.
Não te stresses muito com este assunto... por exemplo eu nunca faço tratamento ás rochas mortas, e comecei o meu actual aquário com elas cheias de matéria organica. Por outro lado tens outras pessoas que as trataram com acido moriatico e ainda outras que só as mantiveram em água de osmose e/ou água salgada. São apenas diferentes opçoes... ;) .

Mensagem 05/dez/2016, 20:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois a minha vontade é trata-las só com lixivia lavar muito bem e deixar cerca de uma semana de molho em agua de osmose que ira ser constantemente trocada e aproveitar a pouca matéria orgânica para criar amónia e iniciar assim o ciclo apenas tenho medo de ter um boom de algas que depois seja difícil de controlar.
Vo ver passar no topico do teu aquario e talvez siga o teu exemplo tambem, Ja agora tiraste alguma materia organica ou mesmo nenhuma e que se que ha la uma ou outra zona de rocha que tem algas secas.

Mensagem 05/dez/2016, 20:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Antonio Santiago Escreveu:
Pois a minha vontade é trata-las só com lixivia lavar muito bem e deixar cerca de uma semana de molho em agua de osmose que ira ser constantemente trocada e aproveitar a pouca matéria orgânica para criar amónia e iniciar assim o ciclo apenas tenho medo de ter um boom de algas que depois seja difícil de controlar.
Vo ver passar no topico do teu aquario e talvez siga o teu exemplo tambem, Ja agora tiraste alguma materia organica ou mesmo nenhuma e que se que ha la uma ou outra zona de rocha que tem algas secas.


faças o que fizeres vais sempre ter um boom de algas.. é normalissimo no ciclo. não vai ser a maneira A ou B de limpar a rocha morta que te vai livrar de teres o boom de algas. se tiveres a calma suficiente e fizeres as coisas como deve ser esse boom de algas por maior que seja vai ser sempre controlavel.

Mensagem 05/dez/2016, 20:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ja estive a ver o teu aquario ta brutal! Nao tiveste problemas com nitratos e fosfatos por teres inicado o aquario com rocha morta sem ser lavada? e Ja agora quanto tempo levou o ciclo para pores os primeiros vivos?
Abraço

Mensagem 05/dez/2016, 20:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ok obrigado Bruno, ja agora qual a tua opiniao pessoal em relaçao a este tema de limpeza de rocha morta?

Mensagem 05/dez/2016, 20:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
Antonio Santiago Escreveu:
Ok obrigado Bruno, ja agora qual a tua opiniao pessoal em relaçao a este tema de limpeza de rocha morta?


eu nos meus aquarios apenas a passo com a mangueira ou com o jato de pressao e siga para dentro do aquario...

Mensagem 05/dez/2016, 20:37

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Ok obrigado ;)
Outra coisa caso eu queira limpar com maquina de pressao ha algum problema em ir aquelas que se mete moedinha para levar os carros se for so com agua claro é que nao tenho nenhuma maquina dessas em casa.

Mensagem 05/dez/2016, 21:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Boas Antonio,
Eu sou um "tenrinho" nestas andanças dos salgados, cerca de ano e meio, nesta última montagem usei rocha morta proveniente de um Aqua desativado, 2 meses dentro da sump com circulação e o Escumador ligado na última semana.
Depois radicalmente contra todas as "diretivas" :) mudei tudo do aquário que tinha para este com a rocha vinda da sump, areao do antigo mais metade de areia nova, sem ciclo dos aproximados 30 dias ...
Claro sofri um mini ciclo que ainda ainda hoje acredito não estar terminado a 100%, mas tpa semanais de 100L sobre os 400 de volume, ajudam em muito e acabam por fazer milagres ;)
Como vês, não há receitas milagrosas nem uma regra a seguir, existe sim micro-ecossistemas que evoluem melhor ou pior dependendo das nossas atitudes !!!


Tapatalk
Editado pela última vez por Nelson Alcobia em 05/dez/2016, 21:10, num total de 1 vez.
Imagem

Mensagem 05/dez/2016, 21:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 52
Localização: Albufeira

Imagem


Tapatalk
Imagem

Mensagem 05/dez/2016, 21:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 205
Idade:
Localização: Faro
Pois isso e verdade Nelson, o teu aquário ta muito fixe parabéns!
Cada vez mais vejo que meste hobby basicamente há muitas formas de fazer as coisas para chegar a mesmos objectivos.

Mensagem 06/dez/2016, 00:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Idade:
Localização: Condeixa a Nova
Antonio Santiago Escreveu:
Pois isso e verdade Nelson, o teu aquário ta muito fixe parabéns!
Cada vez mais vejo que meste hobby basicamente há muitas formas de fazer as coisas para chegar a mesmos objectivos.


Boa noite Santiago,

Está certo que todos os caminhos vão dár a Roma, mas tem atenção que por todos eles existem decisões certas e erradas.
Escolhe um processo e executa do principio ao fim, não inventes pois quem os fez e descreveu certamente tomou erros e quando fez a descrição do processo apenas colocou o que era certo.


Segue o processo de alguém que tenha experiência e certamente vais acabar bem. Lembra-te que ter PO4 e NH3 a zero nem sempre é bom. Tudo depende da fauna que queiras ter.

Abraço

Nota: Caso decidas BYO, arricaste a ter 20 e muitas páginas de pura trampa e gastos de dinheiro. Claro que cada um sabe de si, mas quando toca a ter matadouros pessoais, isso já são outros €.

$2

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron