Já coloquei um tópico noutro fórum, mas achei interessante dar-me a conhecer por aqui. Basicamente, não resisti ao "bichinho" deste fantástico hobbie e voltei a montar um aquário de água salgada (o meu segundo)!! De facto, é um prazer pesquisar, ler, explorar e aprender coisas novas diariamente neste mundo da aquariofilia!!!
Como é óbvio e sendo eu um principiante, tenho várias dúvidas, que me poderão ser esclarecidas por vocês... O Aquário está a ciclar há 13 dias e basicamente pretendo adquirir (a seu tempo), equipa de limpeza, alguns peixes, 1 ou 2 camarões, corais moles e LPS. Eis o que tenho:
• Cubo de 50cmX50cmx50cm (125 Litros) com coluna seca + pente
• Móvel com Sump de 40cmX40cmx40cm (coloquei SIPORAX + 25 biobolas + cerâmicas + Rocha Morta)
• Escumador Bubble Magus NAC 7
• 17 Kg de Rocha Viva já ciclada e maturada + 6 Kg de Rocha Morta
• Termostato Jager 150w
• Bomba de Circulação Tunze Turbelle Nanostream 6015
• Bomba de Retorno 2000 litros/h
• Areão 9 KG Nature Ocean
Em relação à ILUMINAÇÃO, já dei várias “cabeçadas” na parede!! Já quis HQI pelo fantástico efeito e poder de luz, mas por uma questão de aquecimento brutal da água do aquário + consumos elevados, esqueci a ideia. Agora estou indeciso entre 1 calha 4x24W T5 com 4 LEDS simples para Moonlight ou então, 1 calha com 16 LEDS Cree (8 azuis e 8 brancos) com 3W cada um, totalizando 48W. Confesso que estou mais inclinado para os LEDS, não só pelo fantástico efeito sobre a água do aquário, como também pelo consumo vs mudança de lâmpadas que as T5 me obrigam.
A água do meu aquário foi "transportada" de um aquário fantástico com mais de 700 litros e irei fazer as habituais TPA de 10% semanais com água de osmose + sal e faço a reposição diária de cerca de 1,5 litros por dia com água de osmose.
Principais dúvidas:
a) Em relação à iluminação, o que aconselham? Com os 48W de LEDS fico bem servido para manter todo o tipo de corais? Como a calha vem com 2 transformadores, devo deixar as luzes azuis ligadas à noite para Moonlight?
b) Por vezes e sobretudo quando mudo o layout do aquário, o escumador “escuma/baba” água e consequentemente cai para SUMP e o aquário fica cheio de bolhinhas. O que poderei fazer?
c) A temperatura da minha casa é deveras alta e com termóstato desligado, sem ventoinha e sem iluminação, atinge facilmente os 29º! Agora tenho uma ventoinha daquelas da Worten, mas consome 40W e evapora água que se farta, estou a pensar adquirir as ventoinhas de arrefecimento próprias de aquariofilia, presumo que o consumo seja muito menor. O que acham?
Prometo ir actualizando o post com novidades, fotos e claro, dúvidas...!!! Qualquer conselho/opinião será obviamente bem vinda...
Cumprimentos a todos!
Obrigado
João Pinheiro