Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Jonap Reef

Jonap Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 23/ago/2012, 09:49

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Caros amigos,

Já coloquei um tópico noutro fórum, mas achei interessante dar-me a conhecer por aqui. Basicamente, não resisti ao "bichinho" deste fantástico hobbie e voltei a montar um aquário de água salgada (o meu segundo)!! De facto, é um prazer pesquisar, ler, explorar e aprender coisas novas diariamente neste mundo da aquariofilia!!!

Como é óbvio e sendo eu um principiante, tenho várias dúvidas, que me poderão ser esclarecidas por vocês... O Aquário está a ciclar há 13 dias e basicamente pretendo adquirir (a seu tempo), equipa de limpeza, alguns peixes, 1 ou 2 camarões, corais moles e LPS. Eis o que tenho:

• Cubo de 50cmX50cmx50cm (125 Litros) com coluna seca + pente

• Móvel com Sump de 40cmX40cmx40cm (coloquei SIPORAX + 25 biobolas + cerâmicas + Rocha Morta)

• Escumador Bubble Magus NAC 7

• 17 Kg de Rocha Viva já ciclada e maturada + 6 Kg de Rocha Morta

• Termostato Jager 150w

• Bomba de Circulação Tunze Turbelle Nanostream 6015

• Bomba de Retorno 2000 litros/h

• Areão 9 KG Nature Ocean

Em relação à ILUMINAÇÃO, já dei várias “cabeçadas” na parede!! Já quis HQI pelo fantástico efeito e poder de luz, mas por uma questão de aquecimento brutal da água do aquário + consumos elevados, esqueci a ideia. Agora estou indeciso entre 1 calha 4x24W T5 com 4 LEDS simples para Moonlight ou então, 1 calha com 16 LEDS Cree (8 azuis e 8 brancos) com 3W cada um, totalizando 48W. Confesso que estou mais inclinado para os LEDS, não só pelo fantástico efeito sobre a água do aquário, como também pelo consumo vs mudança de lâmpadas que as T5 me obrigam.

A água do meu aquário foi "transportada" de um aquário fantástico com mais de 700 litros e irei fazer as habituais TPA de 10% semanais com água de osmose + sal e faço a reposição diária de cerca de 1,5 litros por dia com água de osmose.

Principais dúvidas:
a) Em relação à iluminação, o que aconselham? Com os 48W de LEDS fico bem servido para manter todo o tipo de corais? Como a calha vem com 2 transformadores, devo deixar as luzes azuis ligadas à noite para Moonlight?
b) Por vezes e sobretudo quando mudo o layout do aquário, o escumador “escuma/baba” água e consequentemente cai para SUMP e o aquário fica cheio de bolhinhas. O que poderei fazer?
c) A temperatura da minha casa é deveras alta e com termóstato desligado, sem ventoinha e sem iluminação, atinge facilmente os 29º! Agora tenho uma ventoinha daquelas da Worten, mas consome 40W e evapora água que se farta, estou a pensar adquirir as ventoinhas de arrefecimento próprias de aquariofilia, presumo que o consumo seja muito menor. O que acham?

Prometo ir actualizando o post com novidades, fotos e claro, dúvidas...!!!  Qualquer conselho/opinião será obviamente bem vinda...

Cumprimentos a todos!
Obrigado
João Pinheiro

Imagem

Imagem
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 23/ago/2012, 10:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Conheço esta SUMP e este móvel de algum lado... =)

Cuidado com essa rocha na SUMP, vais ter de andar a limpar isso muitas vezes por mês, eu sou a favor de não colocar rocha na sump devido a sujidade.

De resto, boa escolha no material ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 23/ago/2012, 10:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Viva Armando,

Na minha opinião, o design e qualidade do aquário, vidro e móvel são dos melhores que tive oportunidade de ver (Obrigado GAD)!!

Concordo com a observação da Rocha Viva, até porque na SUMP só tenho Rocha Morta e os detritos acumulados são bem visiveis nos TPA. Aliás, penso que são as constantes alterações que tenho feito no layout do aqua principal + sump, o motivo de o escumador estar a "babar" e meio desregulado (constantes alterações do nível de água).

Abraço e obrigado pelo teu feedback.
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 23/ago/2012, 21:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Actualização:

1) Nova calha de LEDS (que efeito brutal)!!!
2) Ventoinha de arrefecimento já comprada e instalada
3) Mudança radical no Layout (após variadíssimas tentativas e na minha opinião está muito mais giro)
4) Retirei cerca de 7KG da rocha morta, inclusive da Sump para não criar detritos em demasia
5) Escumador estabilizado

Imagem
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 31/ago/2012, 09:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Imagem

Imagem
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 31/ago/2012, 09:56

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Idade: 46
Localização: Porto, Portugal
Boas João,

Está muito porreiro o aquário, móvel e enquadramento B-) Quase que parece de um catálogo estilo ADA ou ELOS :-bd
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Mensagem 31/ago/2012, 10:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Artur Fonseca Escreveu:
Boas João,

Está muito porreiro o aquário, móvel e enquadramento B-) Quase que parece de um catálogo estilo ADA ou ELOS :-bd


Viva Artur,

Muito obrigado pelo teu feedback positivo! :)

Pelo que vi, sei que és um fã e expert nos LEDS, por isso pergunto-te se com esta calha (16 LEDS Cree com 3W cada, 8 azuis e 8 brancos), achas que ficarei bem servido para o bom funcionamento e crescimento dos Corais (no início Moles e LPS)? Como o Cubo é de 50 por 50 e a calha é de 60, ficam sempre 10 cm e 2 Leds de fora!! ;(
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 31/ago/2012, 10:43

Grupo: Utilizadores Mensagens: 693
Idade: 43
Localização: Luxemburgo
Boas,

Realmente o enquadramento do aquário na Sala está fantástico.

Em relação aos Leds, pelo que vejo a nível de iluminação estás bem servido... agora se te faz confusão a questão de ficar os tais 10cm de fora... tens as em calhas de nano:

- Giesemman Tezla
- Aqua Illumination Nano

São as que mais gosto =) É a minha opinião. Mas tens outras marcas no mercado mais em conta ;)

1 Abraço,
Armando

Mensagem 31/ago/2012, 10:51

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
De facto, o móvel e o aquário são de um design muito interessante e joga muito bem com o resto da mobília da Sala!

Em relação aos LEDS, não me incomoda nada que a calha fique um pouco de fora e como estou muito satisfeito com a luz, vou continuar... :)

Thanks!
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 03/set/2012, 17:08

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Boa tarde a todos,

Muito se tem discutido sobre as vantagens do ozonizador e perigos de um uso excessivo e não controlado do mesmo. Ora, surgiu me uma boa oportunidade e vou adquirir um ozonizador Sander C25 (o mais fraquinho da gama, debitando 25 mg/h).

A minha ideia será ligar directamente ao escumador NAC 7, no entanto tenho dúvidas na quantidade de horas por dia/semana que devo ter o ozonizador ligado. Alguém me pode ajudar?

Obrigado
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 03/set/2012, 20:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 318
Idade: 46
Localização: Lousada
Boas
Se não o vais ligar a um controlador (o que eu acho perigoso) eu ligava apenas algumas horas por dia!
Talvez não mais de 6!
E observava muito bem os vivos a ver se há alguma alteração.
www.reeffresh.com
http://www.facebook.com/pages/Reeffresh ... 8068663646

I like to glue animals to rocks and put disturbing amounts of electricity and saltwater next to each other.

My reef: viewtopic.php?f=7&t=531

Mensagem 04/set/2012, 00:31

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
César Soares Escreveu:
Boas
Se não o vais ligar a um controlador (o que eu acho perigoso) eu ligava apenas algumas horas por dia!
Talvez não mais de 6!
E observava muito bem os vivos a ver se há alguma alteração.


Boa noite César,

Obrigado pelo teu feedback.

Infelizmente os controladores são caros, mas vou pesquisar e tentar arranjar a um preço acessível. Bem sei que ozono em excesso poderá ser prejudicial para a nossa saúde e claro para o próprio aquário!

Vou então apostar nas 6 horas por dia, o que dará para introduzir 150 mg por dia, é isso? Suponho que serão rapidamente "misturados" na água... Sabes dizer me os níveis Ideais de ozono num recife (o meu tem 125 Litros)??

Cumprimentos,

João Pinheiro
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 04/set/2012, 08:25

Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas

os ozonizador Sander são muitos bons,muitos melhores do que anda ultimamente pelo mercado
e num aquario e 125 litros mesmo o C25 eu considerava forte demais,o redox deve andar por volta dos 400 como limite de segurança,penso que seria melhor já que o vais usar sem controlador meter um relogio temporizador e ligar essas 6 horas mas espaçadas,
tipo trabalhar 1 hora e parar outra,em nada afecta o aparelho e por segurança seria melhor :)
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota

Mensagem 04/set/2012, 12:05

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Idade: 46
Localização: Margem Sul
Boas João,

Como te tinha dito, vê bem o metodo de instalação para que isso não traga problemas para a saude...dos animais e tua.
Há uns tempos quis ligar um ozonizador, quando ainda tinha discus, entretanto um amigo comentou-me uma experiência que me deixou de perna atrás e ficou o ozonizador lá em casa sem uso... ainda lá está até hoje a ocupar espaço.

Resumindo, ele ligou numa cave onde tinha vários casais de discus, e quando deu por ele, a mulher foi acordá-lo uma vez que ele estava desmaiado no chão... daí as minhas reticências quando me comentas-te, mas também me dizem que se for bem montado resulta sem problemas...

Já agora alguem sabe o melhor esquema para montar estes aparelhos? Carvão, secador, nada disso?
O rapaz ainda tem algumas duvidas e eu sinceramente já investiguei um pouco mas não consigo chegar a nenhuma conclusão para conseguir ajudar...

Abraço.

Mensagem 04/set/2012, 15:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Carlos Mota Escreveu:
boas

os ozonizador Sander são muitos bons,muitos melhores do que anda ultimamente pelo mercado
e num aquario e 125 litros mesmo o C25 eu considerava forte demais,o redox deve andar por volta dos 400 como limite de segurança,penso que seria melhor já que o vais usar sem controlador meter um relogio temporizador e ligar essas 6 horas mas espaçadas,
tipo trabalhar 1 hora e parar outra,em nada afecta o aparelho e por segurança seria melhor :)


Viva Carlos,

Obrigado pelo teu feedback e o uso do controlador com 6 horas "espalhadas" por dia, parece me ser uma excelente ideia e deverá ser mais seguro!! Infelizmente, não posso investir no Redox, neste momento, mas não quero de maneira nenhuma afectar a saúde dos peixes e sobretudo a minha e da minha namorada!

Abraço

NunoDinis Escreveu:
Boas João,

Como te tinha dito, vê bem o metodo de instalação para que isso não traga problemas para a saude...dos animais e tua.
Há uns tempos quis ligar um ozonizador, quando ainda tinha discus, entretanto um amigo comentou-me uma experiência que me deixou de perna atrás e ficou o ozonizador lá em casa sem uso... ainda lá está até hoje a ocupar espaço.

Resumindo, ele ligou numa cave onde tinha vários casais de discus, e quando deu por ele, a mulher foi acordá-lo uma vez que ele estava desmaiado no chão... daí as minhas reticências quando me comentas-te, mas também me dizem que se for bem montado resulta sem problemas...

Já agora alguem sabe o melhor esquema para montar estes aparelhos? Carvão, secador, nada disso?
O rapaz ainda tem algumas duvidas e eu sinceramente já investiguei um pouco mas não consigo chegar a nenhuma conclusão para conseguir ajudar...

Abraço.


Grande Nuno,

Tens sido uma óptima ajuda nas cconstantes dúvidas que te coloco!! Por haver tantas opiniões em relação ao perigo de usar o ozonizador fico logo de pé atrás e prefiro secalhar comprar um UV... Pelo que li e me aconselharam, devemos complementar carvão activado na Sump ou nos orificios do NAC 7.

A Verdade é que estou farto de pesquisar na NET e não encontro os valores ideais de entrada de ozono no NAC 7!! Alguém sabe?

Abraço
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 05/set/2012, 10:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Antes de mais deixa-me te dizer que o aquário está muito porreiro e muito bem enquadrado ...

quanto ao ozono , não sou muito fan , acho muito mais seguro a UV , mas isso como tudo são opiniões ...

Quanto a tua duvida do ozono , não te posso ajudar, mas tens aqui um link que fala sobre ozono, não muito mas é uma ajuda , penso eu de que ...

http://reefcentral.wordpress.com/2012/0 ... s-parte-2/

Abraço ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/set/2012, 14:54

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Paulooliveira Escreveu:
Boas ...

Antes de mais deixa-me te dizer que o aquário está muito porreiro e muito bem enquadrado ...

quanto ao ozono , não sou muito fan , acho muito mais seguro a UV , mas isso como tudo são opiniões ...

Quanto a tua duvida do ozono , não te posso ajudar, mas tens aqui um link que fala sobre ozono, não muito mas é uma ajuda , penso eu de que ...

http://reefcentral.wordpress.com/2012/0 ... s-parte-2/

Abraço ..


Viva Paulo,

Em primeiro lugar, queria agradecer o teu comentário positivo e dizer-te que quando for "grande" neste mundo da aquariofilia, gostava de ter um projecto igual ao teu!! Muito bom! :)

Tenho lido muito boas opiniões sobre o uso do Ozonizador e, claro, gostaria de arriscar no meu aquário. Acho que vou mesmo optar por ter poucas horas diárias e aumentando gradualmente. Pelo que percebo, a utilização do Ozonizador é compatível com o uso do UV, certo? Pensei que não... Outra coisa que reparei, tenho de comprar uma pedra difusora de madeira para secar o ar do ozonizador e carvão activado.

Encontrei isto no http://www.ultimatereef.net/forums/arch ... 17932.html:

"I inject O3 into my tank via my BM NAC7 Skimmer. Up untill a few days ago i had the "O3" smell in my living room, but the advice i got was to block 4 of the six holes in the skimmer lid then place a bag of Carbon over the other 2 open holes.....Works a treat, NO SMELL, so no O3 leakage. I let my controller and probe control the dosage and can allways see the level in my tank.
I know a lot of peps on here ozone without a probe, but i would never put ANYTHING into my tank without measuring it first!"

"Ozone is amazing, I had a unit but removed it as my skimmer wasn't up to the job. Now I have a Bubble Magus NAC7 I want to re-introduce it again ... the benefits where outstanding, I was only cleaning my glass once a week, I had reduced algae, the skimmer produces thicker, darker skimmate more frequently, water was crisp and clear with no yellow tinge and I never had a sign of any white spot or parasites ... unsure if its related but seems a bit spooky, but 2 days after removing the ozone my powder blue got a stomache parasite, got pinch belly and died!!

I 100% recommend ozone to anyone and as long as you run per instructions its harmless ..."
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 05/set/2012, 20:10

Grupo: Utilizadores Mensagens: 43
Idade: 38
Localização: Lisboa
Boas,

Após 26 dias desde início da montagem do meu aquário, fiz os testes (pack Aquili) e eis os resultados:

PH - 8
Temperatura - 25
Salinidade - 1022
Nitritos (N02) - 0
Nitratos (N03) - entre 0 e 5 mg/l
KH - 10 (grau de dureza carbonatada alemã)
GH - > 160 gotas (grau de dureza carbonatada alemã)

Este pack não vinha com o teste da Amónia, nem com o do cálcio, nem o de magnésio (tenho de comprar), já fiz 3 mudas de água de 10% desde o início e apenas tenho 10 ermitas e 10 Nassarius. O que acham dos resultados? Estou em condições de avançar para um casal de palhaços e corais?
Abraço,
João Pinheiro

Mensagem 05/set/2012, 20:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas amigo ...

Desde já obrigado pelo elogio ao reef, mas nao tá assim tão bom, o pessoal nem comenta, é porque nao está grande coisa, mas desde já um obrigado pelo teu elogio, e não é preciso seres grande neste mundo, eu não o sou, ainda sou muito verdinho, simplesmente tenho tido sorte e alguma dedicação e cuidado ...

Mas passemos a frente ....

Pelo que li não tem problema utilizar as duas coisas, ozono e UV, mas como foi dito muitooo cuidado na utilização do ozono , e penso que com mais uns trocos compravas um controlador de ph e orp e ai já tinhas mais segurança, isso encontra-se barato no ebay.uk ... E olha que pagas o aparelho num instante, e penso que ficas mais descansado ...

Abraço


Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 05/set/2012, 20:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas ...

Na minha opinião sobe um pouco a salinidade para 1024 e está pronto para o casalito de ocelaris ....

Como me disseram uma vez, se nunca meteres nada no aquário, nao sabes se está,bom ou não , de qualquer das formas faz primeiro o teste de amónia e fazia uma tpa maiorzita antes de inserir os peixes ... 20% pelo menos ...
Sent from my iPad using Tapatalk HD
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Próximo

Voltar para Novo no hobby