Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby 260L Reef

260L Reef

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 28/jun/2017, 10:57

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Bom dia.
Depois de manter Discus durante 6 anos, de manter um Reef cubo 120L durante 5 anos, parei 2 anos.

Agora recomecei com um aquário eheim 280L, 100X50X50. Reef com 260L efectivos.

Está cheio e a ciclar desde 18/06/2017.

Areia de coral - Coral Sand da Aquamedic
Rocha morta - 15Kg

Água da torneira tratada com Prime.
Sal - Coral Pro Salt da Red Sea


Rocha viva - 5Kg entrou na segunda semana

A reposição está a ser feita com água de osmose - Easy Line 90 da Aqua Medic 3 estágios mais um de resina.

Reposição Tunze Osmolator

Iluminação - Fluval Marine & Reef LED 2.0 (FULL SPECTRUM)
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 29/jun/2017, 02:21

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Bem vindo ..

e Fotos ?? Queremos Fotos ;) ;)
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 30/jun/2017, 14:33

Grupo: Utilizadores Mensagens: 94
Idade:
Localização: Alverca
Boas amigo mete fotos para a malta ir vendo


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
[URL="http://www.reefstats.net"][IMG]http://images.reefstats.net/stats/99fa0a655a053e109f7152c5de9f23bdu1058a929.png[/IMG][/URL]

Mensagem 30/jun/2017, 16:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
eu bem tentei meter duas, mas não consegui...lol
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 30/jun/2017, 16:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 30/jun/2017, 16:18

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Imagem

Imagem


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 05/jul/2017, 09:50

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Imagem

Primeiro habitante, depois dos turbos e strombus



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 05/jul/2017, 13:36

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas,

Não sei se te aconselharam esse primeiro habitante, mas na minha opinião é demasiado cedo para esse animal tendo em conta a sua alimentação de base.
De qualquer modo boa sorte para o projecto.
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil

Mensagem 06/jul/2017, 04:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Boas .. Muito Obrigado pelas fotos ...

realmente ai nada vejo isso muito branco para essa menina espero que tenhas boa sorte com ela .. para já parece tudo a rolar .. alguma ajuda que precises avisa .

Abraço e vai metendo fotos amigo ..
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 07/jul/2017, 12:03

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Obrigado.

Quando comprei a Salária, comprei dois bocados de rocha viva com algas para ela.

Mas prefere artemia e mysis... está a comer bem.

Vamos ver.

Entretanto entraram 6 chromis viridis com 2 cm cada um.

Até agora, a coisa está a correr bem.

Daqui a um mês entram dois ocelaris e uma anémona.
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 07/jul/2017, 17:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59
Idade: 41
Localização: Coimbra
Olá Basílio,

Eu acho que estás a ir muitíssimo depressa na introdução dos peixes tendo em conta que só está a ciclar desde dia 18 de Junho.
Espero mesmo estar enganado, mas acho que pode vir a correr mal para esses peixes.

Fica o comentário de alguém que há uns anos atrás na primeira montagem sofrem do mesmo, ou seja, falta de paciência.

Ah e espero também que quando dizes "Água da torneira tratada com Prime." a mesmo tenha sido passada pela osmose.

Abraço e boa sorte!
Luis Guilherme
(Reef v2)

Mensagem 11/jul/2017, 14:45

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Viva.

Obrigado pelos coment's

Foi água da torneira mesmo... ainda não tinha osmose.

Fiz a primeita TPA de 30L no dia 07-07-2017.

Farei TPA's mensais de 30Litros.

Sim, eu sei.... há quem defenda semanais... vamos ver como se porta.

Assim como há quem defenda ciclos de 30 a 90 dias. Amónia baixa aos 21 dias, Nitritos aparecem aos 8 dias, têm o seu máximo aos 25 dias e zeram aos 40 dias.

Assim sendo, só podemos introduzir vivos aos 40 dias.

Não me levem a mal e agradeço sempre os comentários, mas não temos que seguir todos o mesmo livro...lol

Em vários aquários que tive, desde Discus, camarões CRS, nunca tive baixas e sempre introduzi vivos na segunda semana.

No último salgado, água do mar, areia viva e rocha viva, introduzi vivos no 2º ou 3º dia.


Claro que me socorro de inicializadores, de um bocado de água, de substrato de aquários maturados e de algas.

Neste aquário utilizei o KIT Iniciador Reef Mature Pro Kit - (Marine Care Programe), da READ SEE.

A partir do fim deste mês, serão TPAs de 30 em 30 dias com água de osmose e RED SEA SALT CORAL PRO e doseamento diário de 1ml por cada 100 Litros de PRO-CORAL K+ Elements e PRO-CORAL A- Elements Tropical Marin.
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 11/jul/2017, 14:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Imagem



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 11/jul/2017, 15:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Basílio Rodrigues Escreveu:
Viva.

Obrigado pelos coment's

Foi água da torneira mesmo... ainda não tinha osmose.

Fiz a primeita TPA de 30L no dia 07-07-2017.

Farei TPA's mensais de 30Litros.

Sim, eu sei.... há quem defenda semanais... vamos ver como se porta.

Assim como há quem defenda ciclos de 30 a 90 dias. Amónia baixa aos 21 dias, Nitritos aparecem aos 8 dias, têm o seu máximo aos 25 dias e zeram aos 40 dias.

Assim sendo, só podemos introduzir vivos aos 40 dias.

Não me levem a mal e agradeço sempre os comentários, mas não temos que seguir todos o mesmo livro...lol

Em vários aquários que tive, desde Discus, camarões CRS, nunca tive baixas e sempre introduzi vivos na segunda semana.

No último salgado, água do mar, areia viva e rocha viva, introduzi vivos no 2º ou 3º dia.


Claro que me socorro de inicializadores, de um bocado de água, de substrato de aquários maturados e de algas.

Neste aquário utilizei o KIT Iniciador Reef Mature Pro Kit - (Marine Care Programe), da READ SEE.

A partir do fim deste mês, serão TPAs de 30 em 30 dias com água de osmose e RED SEA SALT CORAL PRO e doseamento diário de 1ml por cada 100 Litros de PRO-CORAL K+ Elements e PRO-CORAL A- Elements Tropical Marin.




Boa sorte...

... afinal já sabes mais do que parecia quando iniciaste o tópico.
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 11/jul/2017, 19:55

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Basílio Rodrigues Escreveu:
Viva.

Obrigado pelos coment's

Foi água da torneira mesmo... ainda não tinha osmose.

Fiz a primeita TPA de 30L no dia 07-07-2017.

Farei TPA's mensais de 30Litros.

Sim, eu sei.... há quem defenda semanais... vamos ver como se porta.

Assim como há quem defenda ciclos de 30 a 90 dias. Amónia baixa aos 21 dias, Nitritos aparecem aos 8 dias, têm o seu máximo aos 25 dias e zeram aos 40 dias.

Assim sendo, só podemos introduzir vivos aos 40 dias.

Não me levem a mal e agradeço sempre os comentários, mas não temos que seguir todos o mesmo livro...lol

Em vários aquários que tive, desde Discus, camarões CRS, nunca tive baixas e sempre introduzi vivos na segunda semana.

No último salgado, água do mar, areia viva e rocha viva, introduzi vivos no 2º ou 3º dia.


Claro que me socorro de inicializadores, de um bocado de água, de substrato de aquários maturados e de algas.

Neste aquário utilizei o KIT Iniciador Reef Mature Pro Kit - (Marine Care Programe), da READ SEE.

A partir do fim deste mês, serão TPAs de 30 em 30 dias com água de osmose e RED SEA SALT CORAL PRO e doseamento diário de 1ml por cada 100 Litros de PRO-CORAL K+ Elements e PRO-CORAL A- Elements Tropical Marin.


Boa tarde Basílio,

Antes demais sejas bem vindo ao Mundo dos Malucos dos Salgados.

Vou-te dizer aquilo que faz com que a experiência corra BEM ou corra MAL.

1 - Não inventes
2 - Não colocar um produto na água só porque alguém te diz para por
3 - Paciência... Há que esperar a natureza necessita de tempo para ser instalada.
4 - A água do nosso mar tem TODOS os parâmetros necessários para 99% dos vivos que consegues comprar, basta aquecê-la.
5 - Cuidado com os vivos que se compram, nem todos são compatíveis. Há os territoriais, há os que crescem muito e depois o aquário fica pequeno para eles, os que comem camarões, os que mordem corais, os que reviram a areia toda do aquário, os que têm uma dieta que não é possível recria-la no aquário, etc.


Um aquário que tenha 3 meses é um reservatório de água salgada e não um fundo de mar. Há espécies que vivem no fundo de mar e não só na água salgada... Há um ciclo que não é apenas NH3 - NO2 - NO3 - Nitrogénio.. Para além da química existe um ciclo biológico Bactérias que são as responsáveis por essa transformação química da água e que precisam de tempo para se reproduzirem em número suficiente para fecharem o ciclo do Nitrogénio. se colocares demasiados criadores de amónia ( seres vivos) com poucas bactérias as fases do ciclo serão longas e podes ter mortes... Nota NÃO SE VENDEM BACTÉRIAS vendem-se aceleradores de reprodução de bactérias. Normalmente fontes ricas em carbono para que as bactérias se reproduzem rapidamente.

Paralelamente a isso, há Bichos que vão aparecendo e reproduzindo-se para que a cadeia alimentar esteja completa. Tudo isso leva tempo e posso-te dizer que há animais que não devem ser adquiridos porque não existe quantidade de alimento vivo para garantirem a sua sobrevivência.

De resto vai fazendo perguntas aqui do género:

"Eu estava a pensar em fazer isto..." e não dizer "Eu fiz isto ... o que acham?" :D :D :D

De resto vai colocando fotos. E BOA Sorte e Esquece TPAs de 10% mensais. Isso não estás a fazer nada e estás a prazo no Hobbie... 15% semanais é razoável, menos de 10% esquece e mais de 20% é uma chatice =))

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 12/jul/2017, 10:04

Grupo: Utilizadores Mensagens: 13
Idade: 60
Localização: Vila Franca de Xira
Viva Miguel.

Respondendo ao teu comentário,

1 - Não inventes
Não invento. tenho alguma experiência e leio bastantes artigos técnicos.

2 - Não colocar um produto na água só porque alguém te diz para por
O PRO-CORAL K+e o A- Elements, são exactamente para não ter que fazer TPA's semanais.
A partir de uma TPA, tens 3 ou 4 dias, dependendo da carga (corais) que tenhas no aquário, até desaparecer toda a "comida" deles.
Com a adição de K+ e A-, vou colmatar essa insufuciência.

3 - Paciência... Há que esperar a natureza necessita de tempo para ser instalada.
Tenho alguma... mas pouca...lol

4 - A água do nosso mar tem TODOS os parâmetros necessários para 99% dos vivos que consegues comprar, basta aquecê-la.
O meu primeiro salgado foi com água do mar, durou quase 6 anos até eu mudar de casa e todos os vivos foram entregues bem de saúde.
Tinha uma moto bomba e ia sempre apanhar água.

Não vou entrar em discussão entre água natural vs água com sal... porque cada um deve fazer como entende mas como sabes, na água natural, corres riscos.
Basta um dia de menos sorte para lixar o aquário com água imprópria / suja / químicos, etc.

Não tenho experiência com água + sal, mas estou agora a começar mais essa experiência. E assim se vai aprendendo.

Sobre as TPA's, pois... a eterna discussão...lol

Mas posso-te dizer, por experiência própria, que sempre consegui melhores resultados com TPA's mensais... tanto em água doce como salgada. e esta?

Claro que não "encho" o aquário com peixes.... nem dou comer à bruta. Quando dou comida congelada é descongelada primeiro e bem lavada, etc.

Não vejo necessidade de 10% semanais... aliás, ainda nunca me conseguiram demonstrar que são benéficas...

Quem, no fim de um ciclo do hoby, não deixou de fazer TPA's semanais e.... surpresa.... o aquário até ficou melhor?

Não leves a mal a minha resposta, ok?

Acredito que discussões saudáveis são a melhor forma de evoluirmos. Eu por princípio não acredito em verdades absolutas, e tenho sempre que tentar outros caminhos...lol

Grande abraço.
http://www.aquaticlog.com/aquarium/measure

Mensagem 12/jul/2017, 11:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Basílio,

Eu não escrevi nada à espera que respondesses.... ;)
Escrevi para leres, podia ser útil.

Por isso não levo a mal.

Vou acompanhar este tópico, porque estou curioso para seguir a evolução do aquário.

Já agora seria interessante colocares uma foto do teu outro aquário de água salgada....

Boa sorte, força.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Mensagem 12/jul/2017, 17:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Idade:
Localização: LISBOA
Miguel Pinho Escreveu:

Vou acompanhar este tópico, porque estou curioso para seguir a evolução do aquário.



+1
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Mensagem 12/jul/2017, 20:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Mais um.. Essa das tpa quanto menos melhor é mesmo opiniões... Eu para mim quanto mais melhor.. Ninguém me tira 50% por semana e os corais não se queixam...

Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt

Mensagem 12/jul/2017, 22:26

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Paulo Oliveira Escreveu:
Mais um.. Essa das tpa quanto menos melhor é mesmo opiniões... Eu para mim quanto mais melhor.. Ninguém me tira 50% por semana e os corais não se queixam...

Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk


O meu aquário quando estava assim ... com TPAs de 10% ao mês devia ser bonito....

https://www.youtube.com/watch?v=ki1GHd5zACM

:)) :)) :))

Mas consegue-se, é um GRANDE DESAFIO, nas não para aquários com acroporas como a gente gosta....


Vai colocado os updates estamos todos curiosos.

Cumprimentos
Miguel Pinho

Próximo

Voltar para Novo no hobby



cron