Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby iniciante em água salgada (150x50x60)

iniciante em água salgada (150x50x60)

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Idade:
Localização: Lousada
boa noite a todos :)

como diz o titulo, sou novo nestas águas e venho aqui apresentar o meu cantinho que ainda está muito no começo :)
aqui fica o setup:

-aquário: 150x50x60 (CxLxH)

-escumador: aquamedic turboflotor blue 3000 (de 500 a 1500L) com bomba Oceanrunner 3500L/h

-20kg de areia Fiji white sand (sugar size)

-rocha morta/viva: 4kg rocha morta (rocha grande à esquerda) e 7kg de rocha viva (o resto da foto). Irá ser acrescentada mais 14kg de rocha viva comprada a um membro daqui esta semana, depois de devidamente curada

-aquecimento: eheim jager 300w

-circulação: 1xRw8 (8000l/h) + 1xSw4(4000l/h) e futuramente bomba recalque sump Dc3000

-testes: ainda nao os tenho, pelo que apenas sei que o ph está em 7,7 e a salinidade 1.025

-osmose: aquili 3 estagios + 2 estagios acrescentados

como tal, e dado que vai ser acrescentada rocha, o layout é temporário, tal como o escumador no canto do aquário que ira para a sump posteriormente, ainda não a tenho

qualquer critica/sugestao/opiniao será bem vinda!

o aquário começou o ciclo no dia 1/7/17 (encontra se de momento com algumas umas pequenas algas verdes na rocha, pois tenho feito o ciclo com as Luzes umas poucas de horas ligadas por dia)

Imagem
Imagem
Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 3291
Idade: 40
Localização: Marinha grande/lisboa
Bem vindo....

So me parece é pouca rocha uma vez que vais acrescentar mais vai ficar impecável... Atenção à rocha viva se não tem pragas...

De resto é ir actualizando... Tpas no ciclo e muitas bactérias....

Em relação a luz... Gosto de fazer os ciclos logo com as 12 h de luz, para que tenha as algas logo todas no ciclo mas são opções...

Abraço e alguma coisa que precise avisa amigo...

Abraço

Enviado de meu MI MAX usando Tapatalk
My Tank ReefSpot - viewtopic.php?f=7&t=16

TopCorals - www.Topcorals.pt


Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Idade:
Localização: Lousada
Depois de 1 mes de muita paciência aqui fica uma pequena atualização do estado do aquário:

-introduçao de mais rocha viva (no layout tem alguma que irei retirar para a sump)
-testes de amonia, nitritos e nitratos com valores zerados
-algas verdes com fartura, mas ja teve mais (devo preocupar me e tentar retirar?)
-o escumador continua "hang on", pois ainda não chegou a sump (esta quase!)

O layout Atual talvez não seja o definitivo, mas como não tenho jeito ate não desgostei :)

Tenho uma questão: faço uma tpa de quanto % antes de introduzir o primeiro habitante?

seguem algumas fotos, como sempre, criticas ou opiniões são bem vindas!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Grupo: Fundadores Mensagens: 745
Idade: 52
Localização: rua dr.mota pinto 633 4505 495 lobão

boas


-introduçao de mais rocha viva (no layout tem alguma que irei retirar para a sump)


gosto de manter a sump o mais limpa possivel,rocha na sump só acumula lixo,não acho que seja necessario

-testes de amonia, nitritos e nitratos com valores zerados
-algas verdes com fartura, mas ja teve mais (devo preocupar me e tentar retirar?)


deixa as algas em paz, faz parte de um ciclo que ainda não terminou e serve de comida para os primeiros habitantes

-o escumador continua "hang on", pois ainda não chegou a sump (esta quase!)


maravilha,não gosto muito de aquário sem sump é outra limpeza

O layout Actual talvez não seja o definitivo, mas como não tenho jeito ate não desgostei :)


um layout é uma coisa muito pessoal e complicada,então ao longe em fotos muito dificel de opinar :D
mais importante de tudo é que gostes :) :)

Tenho uma questão: faço uma tpa de quanto % antes de introduzir o primeiro habitante?


uns 20% na minha opinião seria o ideal,para primeiro habitante o ideal se não demorar muito, era já teres a sump a funcionar direitinho

,
O valor das coisas não está no tempo que eles duram,mas na intensidade com que acontecem.
"por isso,existem momentos inesquecíveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

"Fernando Pessoa"

Cumprimentos

Carlos Mota


Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Idade:
Localização: Lousada
Muito obrigado Carlos! Realmente o layout é algo que vai do gosto de cada um, eu nunca tive muito jeito para a coisa, mas até gostei, ao vivo parece me melhor, só espero manter a opinião quando tiver com corais :ymhug:
A sump deve chegar ou sexta ou segunda, não é uma sump de outro mundo, mas dá para esconder o skimmer, meter a bomba de recalque e para um pequeno refúgio para macroalgas, e com mãos à obra também terá reposição com água de osmose automático...
Vamos ver como corre :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Lisboa
Pedro se calhar está na hora de entrar aí uns eremitas, turbos e cerythes...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Paulo J B Silva Escreveu:
Pedro se calhar está na hora de entrar aí uns eremitas, turbos e cerythes...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Olá Pedro,

Se necessitares de turbos eu tenho a muito bom preço à venda com 15€ levas 10 turbos juvenis (nas lojas custam 5€ cada adulto).

Perguntas:

Que iluminação é essa?
Que tipo de aquário vais ter, Peixes e alguns corais moles ou um aquário com corais duros que necessitam de adição de calcário e nutrientes muito baixos?

isso ainda está a fazer o ciclo e vai ser prolongado quando colocares a sump... Não te preocupes com as algas isso tem que ser mesmo assim, faz parte do ciclo contrariar isso é asneira. Devias ter começado com poucas horas de luz e ir aumentando aos poucos. Agora já está e isso vai desaparecendo com trocas de água, leva é tempo mas sai tudo.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 22
Idade:
Localização: Lisboa
Miguel Pinho Escreveu:
Paulo J B Silva Escreveu:
Pedro se calhar está na hora de entrar aí uns eremitas, turbos e cerythes...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk



Olá Pedro,

Se necessitares de turbos eu tenho a muito bom preço à venda com 15€ levas 10 turbos juvenis (nas lojas custam 5€ cada adulto).

Perguntas:

Que iluminação é essa?
Que tipo de aquário vais ter, Peixes e alguns corais moles ou um aquário com corais duros que necessitam de adição de calcário e nutrientes muito baixos?

isso ainda está a fazer o ciclo e vai ser prolongado quando colocares a sump... Não te preocupes com as algas isso tem que ser mesmo assim, faz parte do ciclo contrariar isso é asneira. Devias ter começado com poucas horas de luz e ir aumentando aos poucos. Agora já está e isso vai desaparecendo com trocas de água, leva é tempo mas sai tudo.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Bom preço para os turbos Pedro...é de aproveitar. Num aquário desse tamanho, 10 devem chegar. Uns nassarius ou cerythes e meia dúzia de eremitas e ficas com isso limpo em menos de um fósforo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk


Grupo: Utilizadores Mensagens: 4
Idade:
Localização: Lousada
Boas Miguel, já lhe envio MP ;-)
Em relação à iluminação, são uma iluminação Led chamada Dsuny, li vários feedbacks sobre elas e achei que seriam uma boa opção tendo em conta o preço (neste caso a versão que tenho tem Wi-Fi e consigo programar se quiser, tenho usado o programa das 4 estações que faz o nascer e por do sol e varia as horas de iluminação conforme a estação)
O aquario será para peixes e a nível de corais gostaria de uns sps de fácil manutenção

Já agora, obrigado pelas respostas, tento aprender com quem sabe :)


Voltar para Novo no hobby



cron