Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby A minha opinião para quem quer começar o hobbie.

A minha opinião para quem quer começar o hobbie.

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Meus Amigos,

Resolvi escrever este "artigo" especialmente dedicado ao pessoal que se quer aventurar no mundo aquático marinho.

Primeiro que tudo isto não é um hobbie barato como por exemplo manter peixes de água doce e fria, mas também não é para milionários excêntricos. Consegue-se sistemas aquáticos mais baratos e bonitos (um aquário só para peixes ou peixes e corais moles) e sistemas mais complexos (Peixes, corais moles e corais mais sensíveis e exigentes).
O trabalho que dá é exactamente proporcional ao sistema, ou seja manter peixes e corais moles não dá assim tanto trabalho, manter corais sensíveis já requer mais cuidados como por exemplo mais trocas de águas e reposição de calcário. Isto porque os corais mais sensíveis chamados duros (tipo LPS e mais ainda os SPS) não suportam valores elevados de nutrientes e consomem calcário da água.
Outro aspecto que devem ter em conta é a compatibilidade entre os bichos, seja peixes com peixes ou camarões, peixes com corais ou mesmo corais com corais. Peixe com peixe porque uns podem comer os outros ou porque são territoriais e não aceitam outros da mesma espécie ou mesmo de espécie diferentes. Incompatibilidade entre peixes e corais (Peixes Reef safe) ou porque comem ou mordem os corais (há também uns que arrastam pedras com a boca ou cobrem corais com areia). Por fim corais que não são compatíveis, ricordeas, discossomas, xenias, e outros corais moles, propagam-se rapidamente por todo o lado do aquário e tomam conta do espaço. Ter um aquário de SPS com este tipo de corais não dá, ao fim de algum tempo tem-se SPSs mortos ou parciamente mortos atracados pelos moles. Uma Ricordea toca numa acropora e “queima-a”.
Outro animal que têm que ter em conta é um invertebrado chamado anémona, Por exemplo uma Anémona num aquário com sps… pode dar asneira, é preciso ter cuidado. Isto porque a anémona, se lhe apetecer, sai do lugar onde está e anda a viajar pelo aquário destruindo alguns corais ou então ser centrifugada pela bomba de circulação.
Depois de saberem o que vão ter no aquário vamos lá compreender como se consegue criar esse ambiente em casa com o mínimo dores de cabeça. E para isso vou explicar o que se passa nos oceanos para compreender as necessidades dos bichos do mar.

Os oceanos é composto por uma quantidade de água com parâmetros estáveis cuja maior variação que existe é a temperatura e a seguir será a luminosidade (sem contar com a poluição mas isso é outra história). São esses principais factores que fazem com que os corais só existam em certas zonas do planeta. Mas voltando à massa de água, a percentagem da massa de seres vivos no mar é um milhão de vezes mais pequena que a percentagem de seres vivos que vocês vão ter em casa. Não é possível replicar o mar em casa, mas é possível criar um ambiente marinho que permita manter um leque enorme de espécies desse meio aquático.
Como é que isso se consegue? Trocas parciais de água e equipamentos que permitam que elas sejam mais espaçadas possíveis sem andarmos a correr para o mar todos os dias ou a fazer água salinada com sal específico. Quem quiser montar um aquário e não quer fazer trocas parciais de água (10% a 20% do volume do aquário) pelo menos uma vez por mês, é melhor esquecer o hobbie ou então montar um laboratório para tratar a água do aquário e contratar a pessoal para o manter.
Dentro dos equipamentos que vão permitir que as trocas de água sejam o mais espaçadas possíveis temos o Escumador que e´ fundamental e fácil de limpar. O que faz o escumador? Simplesmente faz espuma que decanta matéria orgânica em suspensão existente na água do aquário e coloca-a num copo que faz com que essa massa poluidora deixe de estar em contacto com a água. Daí ser um filtro mecânico e não químico ou biológico. Basicamente é o único equipamento de filtragem que é necessário e imprescindível (no meu ponto de vista) para aquários simples. Depois podem ter outros equipamentos mas é para aquários com mais necessidades e falaremos à frente. A filtragem biológica é algo que acontece naturalmente e que só necessitam de colocar substrato para alojar bactérias. Substrato esse que pode ser rocha, areia, siporax, etc que vão permitir que as bactérias do ciclo do nitrogênio se fixem e realizem o trabalho de passar Amônia para Nitrito e Nitrito para Nitrato. O nitrato, parte é consumido pelas algas outra parte pelas bactérias anerobicas e o excedente retira-se com trocas de água.

Assim sendo temos:

A - AQUÁRIO SÓ PARA PEIXES E ALGUNS CORAIS MOLES:
1 - Aquário + sump
2 – Rocha e Areia
3 – Bomba de retorno (da sump para o aquário)
4 – Bombas de circulação
5 – Resistências
6 – Iluminação (Sem grandes requisitos)
7 – Escumador (Este tem que ser Bom)
8 – Reposição de água doce (Convém ser água não poluída tipo água de osmose)

Nota Importante: Na montagem não utilizar peças de cobre ou latão porque o cobre mata invertebrados. É bom para curar os peixes mas da mesma maneira que mata os parasitas dos peixes mata todos os invertebrados, camarões, anémonas, corais, etc. Na sump para ajudar a controlar os Nitratos e Fosfatos pode colocar um refúgio de algas e uma zona com siporax para fixar bactérias.

B – AQUÁRIOS COM PEIXES E CORAIS EXIGENTES (SPS E LPS)

1 - Aquário + sump
2 – Rocha e Areia
3 – Bomba de retorno (da sump para o aquário)
4 – Bombas de circulação
5 – Resistências
6 – Iluminação de qualidade e com características para corais mais exigentes
7 – Escumador (Este tem que ser Bom)
8 – Reposição de água doce (Convém ser água não poluída tipo água de osmose)
9 – Reator de cálcio ou bombas doseadoras para balling
10 – Reator de Biopallets e/ou Siporax e/ou refúgio de algas e/ou midias, etc
11 – Adicionar elementos traço (caso se queira melhorar as cores)
12 – Adicionar alimentos para corais se os Nitratos e os fosfatos estiverem a zero ou muito perto de zero.

Nota: Neste tipo de aquários os corais requerem águas com muito poucos nutrientes e há consumos de calcário existente na água. Isto obriga a rotinas que não são necessárias no tipo de aquário anterior. Fazer testes e verificar consumos de KH e Ca é uma dessas tarefas, pois os corais duros para crescerem precisam de água não contaminada, luz e carbonato de cálcio para formarem o esqueleto calcário.

RESUMO:
Um aquário de água salgada é fácil ter e não dá muito trabalho se gostarmos do hobbie. Agora é como ter um animal de estimação, tipo um gato ou um cão, é preciso cuidar dele. Quando temos um cão é preciso leva-lo lá fora para ele fazer as necessidades, dar-lhe ração, desparasita-lo, dar-lhe banho de vez em quando, etc. Um aquário é o mesmo, não é um quadro na parede ou uma estatueta ou um parte-time de bricolage ou ciências da natureza.
Não arranjem soluções, não inventem falem com quem sabe e aprendam a saber como as coisas funcionam sem terem que andar às experiências que podem custar muito dinheiro e vidas de bichinhos. O que não falta para aqui no Forum é malta que anda com aquários há uma data de anos e nunca tiveram um único em condições., sabem porquê? Porque quando as coisas começam a correr bem, as pessoas ainda querem mais e mais rápido e… inventam em vez de continuar com as rotinas que fizeram com que as coisas corressem bem.

Cumprimentos
Miguel Pinho


Grupo: Utilizadores Mensagens: 162
Idade:
Localização: Forte da casa
[CLAPPING HANDS SIGN][CLAPPING HANDS SIGN][CLAPPING HANDS SIGN][THUMBS UP SIGN][THUMBS UP SIGN]

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk


Voltar para Novo no hobby



cron