Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Apresentação da minha pessoa!

Apresentação da minha pessoa!

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 07/set/2017, 19:48

Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá a todos,

Gostaria de começar por dar os parabéns ao forum. O facto de ele existir é a razão para muitos, como eu, de se manterem no hobby apesar de muitas dúvidas, complicações, de fracassos (temporários) e de sucessos. Eu não sei como é no vosso caso, mas no meu, eu nao tenho nenhum amigo com o mesmo bichinho dos aquários e demorei algum tempo a encontrar algumas boas lojas que me fizeram dar o próximo grande salto. Por isso, a net e em especial os foruns, foram essenciais para a minha aprendizagem.

Já tenho alguns bons 15 anos de experiência em aquários de água doce, mas iniciei-me nos salgados apenas há uns 2 anos. Sobre eles li muito, tive muitas dúvida mas continuei sempre a ler e a seguir muitos post/replys em vários forum. Por isso, decidi montar o meu primeiro reef ainda que nao tivesse todas as condições (equipamento) reunidas. Segui alguns bons conselhos de quem sabe, mas cometi logo alguns erros! Na verdade o meu primeiro e actual reef é um pouco básico mas estou pronta para fazer um upgrade, um mega upgrade. No entanto, a ausencia de algas e o crescimento dos corais, sao sinal que estou no bom caminho.

Actualmente o meu aquário tem 60 litros brutos com 3 quilos de rocha viva e 3 quilos de rocha morta e areia. Primeiro erro, comprei a rocha morta menos indicada. Não é muito porosa e isso comprometeu a função de filtragem da rocha. Inicialmente tinha uma calha odyssea (por ser barata confesso) com 4 lâmpadas T5. Erro número 2...demasiada luz levou a que tivesse sempre algumas algas verdes e os corais, para além de terem crescido a olhos visto, estavam a ficar descorados. Erro número 3, começei com água da torneira mas rapidamente percebi o erro e adquiri um sistema de osmose reversa. Comprei logo um sistema de reposiçao de agua. Que coisa maravilhosa!!

Neste momento, o aquário tem apenas duas lâmpadas redsea actinica e rosa, ciclo de 7 horas, um surface skimmer, uma bomba de fluxo, um termostracto de 50watts e pois, ....um filtro externo eheim 2213 com materia filtrante , GFO (phos guard) e removedor de nitratos (purigen), carvao activado, estes três últimos da da Seachem.

Tenho um casal de palhacosm, um lysmata e tubo snails. Corais: zoanthus com fartura, sarcophyto, caulastrea furcata, mushrooms e sinularia green star polyps. Alimentaçao dos peixes, com pellets e comida congelada

A manutenção é feita todas as semanas com TPA (30%) com água RO e sal Redsea coral pro. Sinfonagem do areão obrigatória. Substituição do GFO e companhia quando necessário. Limpeza do filtro semanal....lilypipes incluidos.

Neste momento, estou a pensar seriamente em fazer um upgrade e ter um aquário mais bonito, com sump e tudo. Estou a pensar num redsea reefer nano.

A apresentação já vai longa, por isso, um abraço a todos :)


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Idade:
Localização: Porto
Boa tarde,

Sejas bem vinda.

Qualquer dúvida coloca aqui a malta ajuda ;)

Eu se fosse a ti fazia TPAs com água do mar em vez de água salinada. Moras perto do mar e tens pouca litragem dois garrafões de 5 litros por semana chega bem.

cumps
Miguel


Grupo: Utilizadores Mensagens: 357
Idade: 59
Localização: Seixal
Boas, Inês

Em primeiro lugar temos aí uma tpa excessiva, 50% vai desestabilizar o aquário aquando da troca porque existem muitos factores a ter em conta e que não conseguimos controlar todos ao mesmo tempo para minimizar o stress dos peixes e dos corais. A tpa deveria rondar os 10 a 15% semanais ou quinzenais e não sifonar a areia toda de uma vez, eu nem sequer sifonava a menos que houvesse uma zona com problemas declarados.
As bactérias estão fixas na camada superficial da areia logo de cada vez que se mexer na areia vamos estar a tirar aquilo que tanta falta nos faz dentro do aquário.
Outra coisa que deveria ser retirada do teu aquário era o filtro externo e todos esses materiais que usas nele, na água salgada não são necessários e sempre se reduz a despesa.
A água natural seria uma boa opção e também facilitava as coisas.
Esta é apenas a minha opinião e a forma como eu faria as coisas, haverá certamente outras opiniões que deves também considerar e tentar saber qual o resultado de quem as usou e por quanto tempo.

Boa sorte
A aquáriofilia é fácil o Ser Humano é que é dificil


Grupo: Utilizadores Mensagens: 9
Idade:
Localização: Lisboa
Olá,

Obrigada pelos conselhos.

Quando à água do mar, eu prefiro fazer a água em casa, apenas porque me dá mais jeito.
Quando à percentagem de TPA, vou fazer como sugerem. Reduzir para 10 a 15%.
Quando ao ter equipamento a mais, discordo em parte e passo a explicar. Parte da rocha que tenho, não é de grande qualidade. Foi um erro que cometi porque quis poupar uns euros. Basicamente ela não tem porosidade suficiente e percebi isso pouco tempo depois. A verdade é que depois de ter começao a usar o filtro externo, alguma coisa deve ter mudado porque o aquário ficou mais estável e as algas foram reduzindo. Basicamente, houve um aumento da qualidade de filtragem e agora, nao tenho qualquer problema de algas e os corais estão a crescer. Uma coisa que aprendi no aquários de água doce, é que um filtro bem limpo é uma ajuda e não uma desajuda. No entanto, por perceber que existem diferenças entre salgados e água doce é que vou fazer um upgrade do actual para um que possa ter uma sump adequada.

abraços a todos

Inês


Voltar para Novo no hobby



cron