Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Principiante

Principiante

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.
Mensagem 22/jun/2018, 17:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Lavra
Boa tarde,

Finalmente ao fim de vários anos, o sonho tornou-se realidade. Iniciei a maturação do meu sistema há dois dias.
Sou novo no hobby e como deve ser normal, as duvidas são muitas. Tenho tentado fazer o trabalho de casa, ler bastante, devorar todos os videos e penso que aprendi muito, no entanto, ainda agora começou.
Passo a descrever o sistema:

- Modelo: Reefer 525 XL (1.50 x 55 x 57.5)
- Bomba: TMC Reef-Pump 4000 DC
- Escumador: Blau Scuma MKB 200 DC
- Aquecedor: 2x EHEIM JAGER 150W
- Circulação: Maxspect Gyre XF 250 (ainda não está instalada)
- Iluminação: 3x AI Hydra 26 HD
- Rocha Viva Fiji Pukani
- Rocha Morta Fiji Pukani

A água adicionada já veio da loja.

IMG_1443.JPG

IMG_1444.JPG

IMG_1445.JPG

IMG_1446.JPG


Agora o meu grande dilema, motivo pelo qual resolvi pedir ajuda aos veteranos aqui no forum.
O que fazer com a minha iluminação?
Durante a fase de maturação, ligo ou não ligo as luzes, se sim, durante quanto tempo e qual a melhor configuração em termos de espectro e Ramp Time?
De momento apenas tenho rocha, areia e água dentro do aquário.
Agradeço desde já todos os comentários e a ajuda que for possível.
Vou dando noticias sobre as evoluções.
Melhores cumprimentos,

Nuno Tomaz
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 22/jun/2018, 17:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 704
Idade:
olá bem vindo antes demais…

em primeiro noto numa foto a agua parece muito alta em relação ao escumador ele não se passa ? ou é da foto ? …

segundo a tua pergunta. há quem ligue , há quem não ligue , há quem va ligando , vai existir de tudo… uma coisa é certa das algas não te vais livrar… lololol processo inicial do ciclo..
eu particularmente gosto de ligar mas não colocar logo o fotoperíodo todo apenas ligar umas 4 horas e com o tempo ir aumentado… assim que tenhas os parâmetros estáveis de modo a colocar vivos ai sim colocar o fotoperíodo todo…

Mensagem 22/jun/2018, 18:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Lavra
Bruno Escaleira Escreveu:
olá bem vindo antes demais…

em primeiro noto numa foto a agua parece muito alta em relação ao escumador ele não se passa ? ou é da foto ? …

segundo a tua pergunta. há quem ligue , há quem não ligue , há quem va ligando , vai existir de tudo… uma coisa é certa das algas não te vais livrar… lololol processo inicial do ciclo..
eu particularmente gosto de ligar mas não colocar logo o fotoperíodo todo apenas ligar umas 4 horas e com o tempo ir aumentado… assim que tenhas os parâmetros estáveis de modo a colocar vivos ai sim colocar o fotoperíodo todo…


Obrigado pela resposta.
Em relação ao nível da água, não consigo responder, pois o escumador ainda não está a trabalhar. Faltou o controlador, já me ligaram a dizer que o vão instalar amanhã.

Mensagem 23/jun/2018, 01:11

Grupo: Fundadores Mensagens: 755
Idade: 41
Localização: Matosinhos - Porto

Olá Nuno,

Parabéns pelo aquário, já ouvi dizer muito bem desses sistemas da Red sea. Nunca vi nenhum ao vivo em pormenor, por isso se puderes ir tirando fotos a detalhes que consideres engraçados, de certeza que nós aqui íamos achar interessante.

Em relação à tua questão, sim eu ligaria as calhas. Colocava a intensidade baixa, aí nuns 10%, mas ligava durante 8h. Ajuda e de que maneira a fazer o ciclo. Como disseram no comentário anterior, algas são perfeitamente normais durante o ciclo, e ao final de 8 dias podes começar a introduzir os primeiros habitantes. Neste caso, sugeria introduzir primeiro invertebrados - strombus e turbo snails são uma excelente opção para controlar algas. Ao final de duas semanas também podes colocar uns camarões. Não coloques já peixes, eu esperaria cerca de 3-4 semanas pelo ciclo completo. Entretanto, nesta fase enquanto aguardas pelo ciclo diz aquário, podes ir colocando alguns corais. Escolhe espécies bastantes resistentes, tipo zoanthus, corais moles ou se quiseres sps... Montiporas ou seriatoporas. Não coloques acroporas nos 3 primeiros meses.


Um abraço,
Ricardo

Enviado do meu SM-G955F através do Tapatalk
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Mensagem 24/jun/2018, 02:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
O Ricardo disse tudo.... Boa sorte com o aquário!! Vou acompanhar :D

Mensagem 26/jun/2018, 16:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Lavra
Ricardo Pinto Escreveu:
Olá Nuno,

Parabéns pelo aquário, já ouvi dizer muito bem desses sistemas da Red sea. Nunca vi nenhum ao vivo em pormenor, por isso se puderes ir tirando fotos a detalhes que consideres engraçados, de certeza que nós aqui íamos achar interessante.

Em relação à tua questão, sim eu ligaria as calhas. Colocava a intensidade baixa, aí nuns 10%, mas ligava durante 8h. Ajuda e de que maneira a fazer o ciclo. Como disseram no comentário anterior, algas são perfeitamente normais durante o ciclo, e ao final de 8 dias podes começar a introduzir os primeiros habitantes. Neste caso, sugeria introduzir primeiro invertebrados - strombus e turbo snails são uma excelente opção para controlar algas. Ao final de duas semanas também podes colocar uns camarões. Não coloques já peixes, eu esperaria cerca de 3-4 semanas pelo ciclo completo. Entretanto, nesta fase enquanto aguardas pelo ciclo diz aquário, podes ir colocando alguns corais. Escolhe espécies bastantes resistentes, tipo zoanthus, corais moles ou se quiseres sps... Montiporas ou seriatoporas. Não coloques acroporas nos 3 primeiros meses.


Um abraço,
Ricardo


Boa tarde,
Começo por agradecer ao Ricardo Pinto pela resposta e pelas dicas.
O aquário já está a funcionar em pleno, já com o Escumador e a bomba de circulação instalados.
No próximo domingo vou fazer a primeira troca parcial e na segunda vou colocar os primeiros moradores...
Neste momento estou com alguns problemas em conseguir manter a temperatura, está a oscilar entre os 26 e os 27. Vou instalar um ventilador hoje para ver se resolve alguma coisa.
Deixo umas fotos de alguns pormenores do aquário.
Abraço,
Nuno Tomaz

IMG_1448.JPG

IMG_1449.JPG

IMG_1450.JPG

IMG_1451.JPG
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 26/jun/2018, 16:30

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Lavra
O sistema é 100% silencioso.

Densidade - 1024
Temperatura - 26 - 27 Cº (A tentar resolver)

A RedSea mandou-me o seguinte esquema de iluminação:

4 Horas/Dia durante as primeiras 2 semanas e ir aumentando 2 Horas/Semana até 10Horas

UV - 100%
Violeta - 100%
Royal - 104%
Blue - 102%
Green - 2%
Red - 2%
Branco - 60% (Achei muito e estou a fazer 20%)

Abraço,

Nuno Tomaz

IMG_1452.JPG

IMG_1455.JPG

IMG_1457.JPG

IMG_1458.JPG
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

Mensagem 27/jun/2018, 09:44

Grupo: Utilizadores Mensagens: 16
Idade:
Localização: Alfena
Eu estando numa fase de planeamento ainda, além dos parabéns, apenas alerto para o facto de teres ambos os aquecedores muito próximos, acho que deveriam estar mais afastados para conseguires ter um melhor rendimento.

Mensagem 27/jun/2018, 10:07

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4463
Idade: 50
Localização: Torres Vedras
Boas,

Tem bom aspecto ...

relativamente aos aquecedores mete-os antes na horizontal em vez de na vertical. há mais água a passar por todo o aquecedor.

depois cuidado com essas bracadeiras de metal na tubagem fléxivel. com tempo (pouco) vão enferrujar e podem pingar para a SUMP o que nunca é bom! troca por bracadeiras de plástico!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 28/jun/2018, 09:09

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Idade: 49
Localização: Porto
Parabéns!
O teu projeto tem tudo para correr bem.
Vai mandando fotos e coloca as tuas duvidas de forma a podermos todos ajudar.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 28/jul/2018, 16:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 6
Idade:
Localização: Lavra
Boa tarde,

Está na hora de apresentar as novidades, passado pouco mais de 1 mês, e com alguns contratempos.
Imensa dificuldade em manter a temperatura, a sala onde está o aquário é muito quente e a água já chegou a passar os 28º.
Comprei um ventilador de 4 ventoinhas, instalei um controlador de temperatura. Passado dois dias o ventilador avariou pois estava a trabalhar 24h por dia. Neste momento estou sem termostatos e resolvi encomendar o refrigerador, um TK500 da Teco, faz as duas funções, arrefecimento e aquecimento. Penso que vou ficar bem servido.
A minha bomba avariou passado 1 mês. Optei por comprar uma vectra M1. Tive algumas dificuldades com a ligação da tubagem pois as vectra têm um sistema diferente de ligação. Consegui fazer uma pequena adaptação com um acessório e para já está a funcionar bem de forma provisória.
Tirando estas pequenas aventuras, o aquário está óptimo, os parâmetros estão bem e os animais de perfeita saúde.
De momento tenho os seguintes habitantes:

Equipa de limpeza

- 3 ermitas de pata azul
- 3 caracóis
- 2 Strombus
- 2 camarões Lysmata seticaudata
- 2 camarões Lysmata amboinensis
- 2 camarões Lysmata debelius

Corais (peço desculpa se cometer algum erro nos nomes mas ainda estou a prender)

- Green Star Polyp
- Zoanthus
- Clavularia
- Xenia
- Kenia Tree
- acanthastrea
- Palythoa
- Euphyllia

-Anémona Branca de ponta azul (Não sei o nome)
Está escondida num buraco.
IMG_1534.JPG


Peixes

- Um casal de Ocellaris Black Ice Snowflake (penso que é assim)
Estiveram na quarentena 2 semanas e já estão no aquário. Estou com um pequeno problema com eles, a fêmea está a mordiscar a cauda do macho. Supostamente já são um casal formado. Não sei se é normal ou não. Se alguém me puder dar alguma ajuda agradeço.
IMG_1523.JPG


- Coloquei hoje na quarentena o meu Paracanthurus hepatus. Lindo ou linda de morrer. Já está a comer. Vamos ver como corre. Espero que corra tudo bem pois adoro este peixe.

E pronto, já estão as novidades. Deixo algumas fotos.

IMG_1530.JPG


IMG_1529.JPG
Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.


Voltar para Novo no hobby



cron