Fórum Aquariofilia Marinha Novo no hobby Inicio Projecto [Ajuda/Duvidas/Sugestões]

Inicio Projecto [Ajuda/Duvidas/Sugestões]

Se você é novo no hobby e gostaria de ter alguma atenção personalizada, este é o fórum para postar suas perguntas.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
  • Semana 4:


Ora bem, nesta semana chegou a bomba que já estava a espera a algum tempo, juntamente com alguns utensílios de limpeza, e como já tinha a bomba tive logo de no dia ir buscar a agua ao mar, não aguentava esperar mais :D Ora bem, foi tudo medido rigorosamente, não quero que falhe nada ... ou quase nada :ympeace: deu para 80L + 1L no filtro externo. Vou colocar umas fotos para verem como está esta semana.

Equipamento:

- Filtro Externo: EHEIM Classic 250
- Escumador: EHEIM skim 350
- Bomba de Circulação: JVP-100A 2500L/h
- Iluminação: Barra de 15 LED´s 8.500K
- Termo-aquecedor Trópico 100W


Decoração:

- 10Kg Areia de Coral
- 2 conchas do mar
- 80L+1L No filtro Externo

Aqui vão as fotos:
Imagem
Imagem

Peço desculpa não ter tirado a outra parte do aquário mas fiquei sem bateria, mas ao abrir a imagem acho que dá para ver bem a bomba de circulação e ao cantinho de tudo o "famoso" iman para a semana coloco foto! [-(

Imagem

Aceito sugestões, criticas e opiniões ! :ymhug:
Editado pela última vez por JoelMaia em 29/jul/2018, 19:51, num total de 1 vez.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
  • Semana 5:

Esta semana foi tempo de colocar as Rochas !  \:D/  Finalmente preencher espaço vazio  :-bd  Compramos cerca de 8 Kg de rocha morta, e para a semana iremos colocar cerca de 2 Kilos de Rocha viva para "acelerar" a ciclagem, ficam algumas fotos de como ficou !
Equipamento:

- Filtro Externo: EHEIM Classic 250
- Escumador: EHEIM skim 350 
- Bomba de Circulação: JVP-100A 2500L/h 
- Iluminação: Barra de 15 LED´s 8.500K
- Termo-aquecedor: Wave 100W

Decoração:

- 10Kg Areia de Coral
- 8kg de Rocha Morta
- 2 Conchas do mar
- 80L+1L No filtro Externo (100% Agua Natural)

Imagem
Imagem

Imagem


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Cada um tem os seus gostos pessoais e então quando chegamos à disposição da rocha nem se fala. Para mim a rocha está muito junto à superficie o que é inútil mas se gostas de ver deixa ficar contudo deves afastá-la mais do vidro porque quando tiveres de limpar o vidro vai se tornar complicado. Já tive um nano e sei que é difícil tem um bom layout com tanta restrição mas o caminho é mesmo por aí. Trocava a bomba de circulação já agora para o vidro lateral. Penso que terás menos pontos mortos :D

Boa continuação


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
João Seguro Escreveu:
Para mim a rocha está muito junto à superficie o que é inútil


Como assim ? Explica-me a diferença pf.

João Seguro Escreveu:
Trocava a bomba de circulação já agora para o vidro lateral. Penso que terás menos pontos mortos :D


Vou investigar para ver se ganho espaço, obrigado pelo acompanhamento e pela ajuda ! :ymapplause: Abraço !


Grupo: Utilizadores Mensagens: 340
Idade: 37
Localização: S. Domingos de Rana
Para mim a rocha nestes aquários apenas serve para colar corais... O Bonito nestes aquários é a vida que está lá dentro... Assim a rocha estar quase a raspar a superfície da água é inútil.. Nunca irás colar corais aí...

Não tens que agradecer, estamos aqui uns para os outros.


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
  • Semana 6

Ora bem esta semana foi muito movimentada ! Mudanças no layout, primeira TPA (fizemos 10% ao seja 8,100 L adicionei mais 400 ml por causa da evaporação acho que é normal acontecer) muitas algas (Brancas no vidro, acho que é mau e deve se limpar o mais rápido possível ) Adição de Rocha viva etc !!
Cá vão as fotos pedimos desculpa estar em link mas é complicado fazer as coisas pelo telemóvel:

Já agora, em troca de uma rocha morta porque o aquário ficava super cheio, tivemos que trazer uns 3 invertebrados, 2 turbos e 1 strombus alatos
https://imgur.com/a/2t65jPx
https://imgur.com/uvLSEcY
https://imgur.com/qXwUEPS
https://imgur.com/6vL44Tf

Aproveitamos e fizemos um teste e aqui vão os resultados !

Densidade 1.026
Cl2 0
PH 8.4
KH 8
GH >16
NO2 0,5 mg/l
NO3 75 mg/l
Temperatura 25,5C


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
  • Semana 7

Boas noite, esta semana surgiram algumas duvidas que ainda nao estou esclarecido a 100%
- Estou a fazer 4 horas de luz branca (unica que tenho) por causa do surgimento de exesso de algas castanhas nas rochas estou a fazer bem ?
- Não tendo sump, no meu filtro externo uso carvão ativo e siporax ?

Esta semana tive um amigo que me ofereceu um coral, ele disse que era um coral mole, mas supostamente os corais moles não são aqueles que se movem ? Ele disse que tambem não precisava de cuidados, apenas de luz, mas sinceramente não estou a acreditar que vá durar muito :((

Aqui ficam as fotos e testes da TPA sagrada semanal 10% e do coral, alguem me sabe dizer o nome ?

Imagem 7015
Imagem 7014
Imagem 7013
Imagem 7012
Imagem 7011
Imagem 7010

Testes:

NO3 mg/l - 25
NO2 mg/l - 0
GH - >16ºd
KH - 6ºd
PH - 8.4
Cl2 mg/l - 0
Densidade - 1.026
Temp - 27ºC


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
  • Semana 8

Boas noites, mais uma semana, mais uma TPA e manutenção concluida, nesta semana tivemos a observar o coral que nos foi oferecido, na qual ainda não sabemos o nome ! Em principio, para a semana iremos introduzir o primeiro peixinho a estamos anciosos #:-s Aqui ficam os resultados dos testes e uma foto :p

NO2 mg/l - 0
NO3 mg/l - 25
NO4 mg/l - 0
GH - >16ºd
KH - 8ºd
PH - 8.4
Cl2 mg/l - 0
Densidade - 1.027
Temp - 28ºC


Imagem 7016
Imagem 7017


Grupo: Utilizadores Mensagens: 487
Idade:
Localização: Lisboa
Olá viva Joel e parabéns por esta nova aventura no mundo dos salgados.

Esse aquário está a ciclar e vai passar por variadas fases de algas diferentes durante os 1ºs meses de montagem - tudo normal - não é preciso stressar e mais importante que tudo: não vale a pena começares a povoar muito o aquário com habitantes, sejam eles corais/invertebrados ou peixes. Vais ter muito tempo para isso e é muito mais interessante introduzires habitantes num ambiente mais maturado (para ti e para eles..)

Não digo com isto que não possas por um peixito / coral ou outro para te ires entretendo.. mas não abuses :)

Uns apontamentos: testes tipo cloro e GH não são coisas que se utilizem em água salgada. Cloro pq tem de ser um dado adquirido que tanto a água que está no aquário, como a água de osmose que utilizas para reposição já não tenha cloro. O GH é relevante para aquários de água doce. tenta manter a densidade entre 1.025 e 1.026 e deixa passar esta fase com calma. Isto é um hobby de paciência.

O coral que te ofereceram é um coral mole - pode ser um Lobophytum, uma Sinularia.. existem bastantes formas. Corais moles por norma não se movimentam, excepto alguns exemplos. Ele está fechado e pode ficar assim por umas semanas - mantém tpas que ele acaba por abrir.

Boa sorte e vai colocando dúvidas e atualizações desta montagem!

PG


Grupo: Utilizadores Mensagens: 27
Idade: 28
Localização: São Félix da Marinha
Pedro Gama Escreveu:
Olá viva Joel e parabéns por esta nova aventura no mundo dos salgados.

Esse aquário está a ciclar e vai passar por variadas fases de algas diferentes durante os 1ºs meses de montagem - tudo normal - não é preciso stressar e mais importante que tudo: não vale a pena começares a povoar muito o aquário com habitantes, sejam eles corais/invertebrados ou peixes. Vais ter muito tempo para isso e é muito mais interessante introduzires habitantes num ambiente mais maturado (para ti e para eles..)

Não digo com isto que não possas por um peixito / coral ou outro para te ires entretendo.. mas não abuses :)

Uns apontamentos: testes tipo cloro e GH não são coisas que se utilizem em água salgada. Cloro pq tem de ser um dado adquirido que tanto a água que está no aquário, como a água de osmose que utilizas para reposição já não tenha cloro. O GH é relevante para aquários de água doce. tenta manter a densidade entre 1.025 e 1.026 e deixa passar esta fase com calma. Isto é um hobby de paciência.

O coral que te ofereceram é um coral mole - pode ser um Lobophytum, uma Sinularia.. existem bastantes formas. Corais moles por norma não se movimentam, excepto alguns exemplos. Ele está fechado e pode ficar assim por umas semanas - mantém tpas que ele acaba por abrir.

Boa sorte e vai colocando dúvidas e atualizações desta montagem!

PG


Muito obrigado pelo teu comentário e pela ajuda, espero que possas acompanhar e esclarecer duvidas que possam surgir !
Só meto resultado desses testes porque é os que já vem no kit que comprei da sera.
Um ponto fundamental que falas-te, água osmose, compensa investir nisso ? Visto ter um nano de 95L ? Ou repor com agua destilada preparada a parte com um produto de eliminação de metais ?
A densidade subiu um pouco porque coloquei agua salgada -.- erro ~x(
Quanto ao coral tambem ja me disseram que em principio era uma sinularia, mas obrigado a mesma :ympeace:


Grupo: Utilizadores Mensagens: 1892
Idade:
Localização: Lisboa
Olá,
Água destilada não me parece uma boa solução. Nunca vais conseguir ter um sistema sem problemas.
Se o sistema é pequeno procura uma loja que te venda água de osmose já feita. Há várias.
Ou então faz umas poupanças e compra um sistema de osmose.

Abraço.
Abraço.
André Jorge Silva

Imagem

Anterior

Voltar para Novo no hobby