Excelente tópico Ricardo. Eu habitualmente uso água
salinada, diria que 90 a 95% das TPA's são feitas com
agua sintética e só quando posso e alguém vai buscar água ao mar eu aproveito.
Marco Madeira Escreveu:
Hummm...
este tipo de tópicos leva sempre a grandes discussões mas de uma maneira geral e depois destes anos todos penso que depende da filosofia e método de cada um.
Por acaso Marco acho que hoje em dia este assunto não causa assim tanta discussão. Actualmente, acho que pouca gente põe em causa a qualidade da água do mar da nossa costa. Para mim, é sem dúvida melhor do que qualquer sal sintético.
Dito isto e fazendo um pouco o papel de advogado do Diabo, deixem-me que partilhe convosco as limitações/desvantagens que me fazem a continuar usar água
salinada:
- A primeira e mais importante, é sem dúvida, a falta de um local sossegado e prático para a recolha de água, a Norte do Rio Douro. Já percorri vários Km's de costa desde o Porto até Vila de Conde, Póvoa e não fui capaz de ver um sítio que seja sossegado, com boa qualidade de água e de fácil acesso. Claro que falhei muitos spots de praias menos desconhecidas, portanto, se alguém conhecer um sítio... faça o favor de dizer. Claro que há sempre a hipótese de ir até à Granja/Aguda/Espinho (a sul do Douro), mas infelizmente isso rouba-me demasiado tempo para conseguir fazer como rotina. Até posso ir algumas vezes, mas por rotina (que é o exigido quando falamos de TPA's) torna-se complicado.
- Bomba para colecta? Nunca pesquisei muito sobre isso, mas também é verdade que nunca vi nos fóruns muita gente falar sobre bombas. Onde comprar, marcas, potência, Gasolina/Bateria do carro? Qual a melhor?
- Sei que a maior parte das pessoas vai buscar quantidades generosas de água e depois armazena em local próprio, durante uns tempos. Sendo que uma das grandes vantagens de usar água do mar é a sua biodiversidade e os parâmetros químicos, isto não se perde ao fim de 2-3 semanas? Não basta dizerem-me que a água não cheira mal ou que parece boa, ou que os corais não se ressentem. Alguém já testou, por exemplo, coisas simples como o pH ao fim de uma semana ou duas? A água ao estar parada e sendo rica em biodiversidade, não faz aumentar os níveis de CO2, provocando uma descida no pH? Quer pela simples respiração, quer por deterioração dessa "massa viva"? Costumam colocar bombas a agitar a superfície dessa água? Confesso que a mim, o que mete mais medo é deixar a água "fechada" durante 2-3 semanas. Mas se calhar é tolice minha e não tem problema nenhum.
Portanto, basicamente eu uso água
salinada por uma questão de comodidade e de falta de tempo. Se me ajudarem a arranjar alternativas que me permitam buscar água perto de casa (tipo perder 1h de viagem na ida-colheita-regresso), passo já (hoje

) a usar água do mar em todas as TPA's. É que perder mais que 1h todas as semanas ou de 15 em 15 dias, vai haver alturas em que vou falhar. E como sabemos, os nossos tipos de aquários não permitem desleixos.