Pessoalmente tenho lido algumas coisas nos´ultimos tempos e mais cedo ou mais tarde vou experimentar, mas sei que há aqui no forum gente que usa bio-pellets e por isso façam favor de se chegar à frente e dar a vossa opinião do método!
Entratanto vou aqui colocar por tópicos a ideia que tenho atualmente na minha cabeça resumida pelo que tenho andado a ler (se tiver alguma mal, corrijam por favor):
1- Embora possa não parecer à primeira abordagem, o reator parece ter um papel fundamental no método, já que não se deve usar qualquer reator fluidizado, mas sim um que permita o controlo separado do fluxo dentro do reator e do fluxo pelo reator. Quer isto dizer que o reator deverá permitir controlar separadamente o fluxo dentro do reator (movimentação da midia) e o fluxo que passa pelo reator, que nem sempre (quase nunca) é a mesma coisa!
2 - A midia não se deve movimentar como um furação, mas sim suavemente, apenas para permitir alguma movimentação no sentido de que todas as particulas (normalmente bolinhas) sejam movimentadas.
3 - O fluxo que passa pelo reator deve ser muito baixo, quase gota-a-gota e ir-se aumentando progressivamente com base nas medições feitas! (lá está, só é possível este ponto e o anterior com um controlo separado de fluxos).
4 - Deve-se começar com 1/3 da quantidade de midia recomendada e ir adicionando aos poucos o resto. (é o que praticamente toda a literatura recomenda, contudo o video abaixo, que basicamente resume todos estes conceitos não dá tanta importância à quantidade de midia, mas sim ao fluxo).
5 - Toda a água que sai do reator deve entrar diretamente no escumador. Não é perto do escumador, é mesmo DENTRO do escumador, de preferência ligar a saida do reator à entrada da bomba de alimentação do escumador!
6 - A Midia deve estar às escuras (nunca vi um reator às escuras, mas esta referência aparece julgo que no próprio site da NP pellets).
7 - Os problemas associados ao uso de bio-pellets parecem ter que ver com o não cumprimento de algumas destas ideias referidas em cima. O boom de bactérias (água esbranquiçada) parece sobretudo ter que ver ou com um fluxo muito forte de início ou com muita midia usada, ou com os 2!

1 video partido em 2, que resume muito destes conceitos:
Malta que já usa, façam favor de se chegar à frente e contradizer o que eu escrevi!!!