Boas pessoal...
a minha experiencia com acanthurus é apenas uma.. é com um aquilles, esse menino ai do meu avatar. Teve comigo 4 anos, depois morou noutro lado mais 4/5 anos e acabou por morrer há pouco tempo atrás com 9 anos de aquário.
Basicamente apenas vou relatar aquilo que se passou com o meu e aguma experiencia que adqueri com ele.
Antes de mais como o Cesar disse os Acanthurus são todos "chatos" como ó caraças...
Comprem-nos pequenos se possivel, ajuda a não estarem sempre tão stressados porque vão-se tornar adultos já dentro do aquário e acostumados a novos amigos de vez em quando. O meu entrou com uns 5 cms e o YT e o Hepatus já adultos não lhe passaram cartão. Convem ser aquários grandes... quanto mais grande for o peixe maior deve ser o aquario em qual o colocam.
Ao contrário do que o Hugo fez, acho que não são peixes para aquários recentes ou pouco maturados e sem corais mas sim, (na minha opinião) completamente o contrário. O meu quando entrou já não podia colocar um coral nen sequer no areão. O aquario tinha quase 2 anos quando ele entrou, perfeitamente saudavel, corais e peixes a crescer.
Devido á sua sensibilidade não são peixes para aquários "verdes" ou com menos de pelo menos 1 ano de vida e já bem maturado.
Alimentação é extremamente importante. Eu dava cerca de 2 folhas de Nori por dia aos 3 meninos... penso que alimentação á base de algas é fundamental para estes peixes, principalmente se o aquário não tem pingo de alga para eles picarem constantemente. Para alem dessas folhas ainda complementava com flocos, congelados, cycloop ezze e eventualmente ameijoas camarão ou mexelhão picado. Penso que se mantiverem a barriga dos Acanthurus bem cheia, redonda e saliente, bem alimentado o ictio e o stress é menor ou mesmo não aparece quase nunca.
No meio disto tudo ainda é preciso ter sorte com o peixe em si, quando vem da loja e com como os companheiros o recebem na hora de entrar no sistema.
Eu tive sorte... pois ele era pequeno, ninguem lhe ligou. Passado um dia comia... passado outro teve ictio (muito pouco) e ao fim de mais dois dias estava limpo. A partir desse dia nunca, mas nunca teve qualquer tipo de doença a não ser um olho inchado.
Mas, como disse... é preciso ter muita sorte com o exemplar de acanthurus que nos calha mesmo quando seguimos todas as regras. Eventualmente um dia, quando tiver um sistema maior vou voltar a tentar um acanthurus... pode ser que tenha sorte outra vez!