Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral cianobacterias/nitratos

cianobacterias/nitratos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 17/fev/2013, 21:25

Grupo: Utilizadores Mensagens: 59

Podem-me ajudar com algumas opinioes à cerca de um problema que enfrento? É que desde que montei o aqua (junho passado) tudo tem corrido bem à excepçâo de um surto de ciano que tive. Neste momento retirei as ciano do areâo e o mesmo encontra-se limpissimo, em cada tpa escovo as rochas e estou a usar o biokit da probidio para manutenção do aquário. É que com valores altos de nitratos não posso manter sps não e?

O problema é que os nitratos estão muito elevados (50ppm), e já estiveram em valores aceitáveis (10ppm), não sei se foi do uso do antired (usei à um mês para livrar-me das ciano), se estou a fazer tpas insuficientes ou se é resultado da morte das ciano.
A semana passada troquei 100l de água e não baixou muito os nitratos (40ppm)

Globalidade:
Áqua com 300l
-Corais moles, e lps, tenho cerca de
-20 peixes (não sei se terei muita carga orgânica)

Procedimentos:
-Água de osmose com mistura de sal red sea(antes usava tmc reef pro)
-Tpas semanais de 30L /10% (não sei se serão suficientes)

Caracteristicas da filtração do aqua:
-30 a 40 kg de rocha
-300 litros efectivos
-escumador c9 bubble magus
-2 sacos de chemipure elite
-filterbags desinfectados semanalmente com lixivia

Elementos probioticos:
-uso o combinado da prodibio biotim, biodigest, stronti, iodin e reefboster( li em forums que só se deve usar em aquas já bem ciclados e em modo de nutrição limitada ) conforme indicação do vendedor.

Qual a vossa opiniâo?

Link do aqua:

http://youtu.be/PQok5p9GimI

Obrigado
[/i][/i][/i]
Editado pela última vez por Daniel Rent em 17/fev/2013, 22:23, num total de 1 vez.

Mensagem 17/fev/2013, 21:42

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Acho que aí um cocktail de coisas que umas se anulam e outras são desnecessárias.

Mas quantos aos nitratos diria que com 20 peixes em 300l e sem mais nenhum suporte para bactérias para lá da Rocha viva nao os vais conseguir baixar!!!

Mesmo que sejam peixes pequenos tens uma carga orgânica tremenda... Coloca aí fotos para vermos melhor e ter uma ideia mais precisa do aquário!

E nao! Nao vais conseguir manter muitos sps com 10 de nitratos quanto mais 40!!!

Sent from my iPhone using Tapatalk

Mensagem 17/fev/2013, 22:28

Obrigado
Editado pela última vez por Carlos Mota em 18/fev/2013, 00:34, num total de 1 vez.
Razão: inserir video

Mensagem 18/fev/2013, 11:18

Pois... é muito peixe para esse aquário e não vejo sinceramente como alguma vez vais conseguir ter aí SPS's sem algum método/filosofia de baixos nutrientes...

Mensagem 18/fev/2013, 13:40

Grupo: Utilizadores Mensagens: 89
Daniel porque limpas o filterbag com lixívia? Não há necessidade. O ideal é lavares na máquina de lavar num programa sem detergente. Depois tenho uma questão puramente teórica; a lixívia dá falsos positivos em testes em que se pesquisem nitritos. Poderá alterar os testes do aquário? Não sei, por isso sugeria que não uses lixívia e voltasses a testar o aquário. Boa sorte!
Abraço
Miguel Silva

Mensagem 18/fev/2013, 15:16

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
De facto é muito peixe para esse tanque... pelas minhas contas, são pelo menos 5 Cirurgiões, que costumam ser um peso grande a nivel de carga organica...
SPS's talvez consigas manter alguma coisa, mas tens que conseguir baixar os nitratos pelo menos para os 25 e mesmo assim não é muito o que vais conseguir manter...
Conselho... Desfaz-te de pelo menos 2/3 cirurgiões vais ver que ajuda bastante, tenta colocar 1 litro de siporax na sump, no meu caso tem sido fantástico! Venho de um sistema sem siporax que tinha 30mgl de nitratos e agora com a mesma carga organica a nivel de peixes tenho sempre entre 0 e 2,5... Trará eventualmente outros problemas mas que na minha opinião são de resolução mais fácil.

As cianos que tives-te foi quando? pela minha experiência elas costuma ter um boom ao fim de 4/5 meses(processo final do ciclo num tanque salgado).

Por outro lado também acho que tens Rocha a mais e se a qualidade da Rocha não for boa... não estará a fazer o que é suposto.
Também vejo um cocktail de produtos muito grande...

Pessoalmente faria:
-Retirar pelo menos 2 cirurgiões(1 de cada vez para não teres nenhum boom de bactérias a morrer);
-Colocar 1LT de Siporax na sump(Atenção não é ceramica convencional é Siporax da SERA!)
-Parar com os produtos que está a adicionar... Teoricamente os produtos são adicionados para adicionar bactérias ao sistema, mas nesta fase o teu sistema já deveria estar estabilizado a nivel de bactérias...se estiveres só na fase de manutenção, se inicias-te algum tratamento e ainda não terminas-te, termina primeiro.

Mas espera por opiniões de mais pessoal... de todas as formas, a carga organica é muito alta...

Mensagem 19/fev/2013, 00:00

Eu sou um novato na matéria, novato até ao ponto de ter adicionado os peixes tudo ao mesmo tempo.
Nem fazia ideia que teria de limitar o numero de peixes por razões que agora me são obvias.
também acho que pode ser da base do skimmer que nunca limpei, mas é de certeza por causa do exesso de peixes, vou continuar o prodibio biodigest, para tentar baixar alguma coisita (dizem que dá até mil litros cada ampola ) isto para tentar ter um seguimento.

No caso das ciano tive o boom com 5 meses de aquario, e agora estão a desaparecer, talvez pelo antired que usei( isto é que acho que não devia ter usado). No caso de retirar peixes, vai-me doer, mas tenho de zelar pelo geral do aqua, podes explicar melhor a questão das bacterias ao retirar um peixe, fiquei curioso e como laigo na matéria e gosto de aprender com quem sabe.

No caso de melhorar a filtração, vou experimentar o siporax, é simples e não envolve reactor não É?

PS: será da base do skimmer?
Obrigado

Mensagem 19/fev/2013, 12:07

Grupo: Utilizadores Mensagens: 233
Quanto á Base do Skimmer... na minha opinião tudo contribui um bocadito... a limpeza nos aquários é fundamental, desde os escumadores até ás bombas!

A questão das bactérias é a seguinte:
Existe uma razão de nr de bactérias vs carga organica existente, isto porque as bactérias multiplicam-se e estabilizam no ponto em que não tem matéria organica para se alimentarem mais, logo se o teu tanque tem 1 Milhão de bactérias(ex.), é porque está preparado para a carga organica que tu tens, se fores retirar 10% da carga organica, esses 10% deixam de ter alimento e morrem!
Isto acontece todos os dias mas as que morrem são em muito menor quantidade, quando retiras uma quantidade grande, existe o risco de elas morrerem e teres um fluxo anormal de bactérias mortas que pode causar alguns problemas no tanque.
Daí eu referir que quer na introdução de vivos, quer na remoção dos mesmos o processo deve ser feito com calma para não desestabilizar o que está estabilizado e ainda assim existem sempre "mini-ciclos".

Isto é uma das minhas teorias, mas como te disse espera pela opinião de outros...

Existem outros processos que podes experimentar para a redução de nitratos, tens os Peletts e a Vodka ou vinagre por ex. Mas na minha opinião deverias ir ao cerne da questão...
Pessoalmente já utilizei Vodka e a coisa resultou mais ou menos... quando parei tive o tal boom de bactérias mortas e um re-ciclo...
Acho que para ti, de momento já chega de introduzir produtos no aquario(e peixes), agora está na altura de retirar :)

Por outro lado existe um lado bom nas cianos que o pessoal não liga muito, a minha experiência diz-me que as cianos podem ser uns optimos consumidores de nutrientes desde que sejam feitas TPA's com aspiração das mesmas, senão ficas com os nutrientes na mesma no aqua e com uma probabilidade enorme de teres um boom de cianos que pode levar á morte de corais.

O Meu problema de Cianos resolveu-se por si, com o fim do ciclo, actualmente tenho algumas mas são residuais, nada que aquando da TPA não desapareça. e mesmo as que existem aquando da TPA (Estou de momento a fazer 1 a cada 2 semanas) cobrem não mais que 5cm quadrados de rocha e areia e nunca passa daquilo. ou seja, assim que aspiro, lá vão elas...

Abraço e boa sorte na empreitada.

Mensagem 20/fev/2013, 00:17

Realmente percebi a carga que tenho no aqua, acho tambem que tenho de fazer tpas grandes para a carga que tenho, vou fazer semanal de 60 l que será aproximadamente 20%.
Sempre fiz tpas de 30 l mas parece -me pouco (acho que começei a perceber o aqua).

No caso dos peixes tens imensa razão tenho de me desfazer de alguns, principalmente os maiores, já percebi que nem com um skimmer melhor vou lá, e que mesmo com a redução de nitratos atraves de bio pellets ou reactores vou ter um sistema frágil propenso a ter valores elevados fácilmente. (esta análise está correcta? é que parece que estou a absorver melhor o aquário e as suas necessidades de uma forma empirica...)

Como medidas vou tomar:

-incluir um pouco de siporax
-aumentar as tpas
-manter o chemipure elite ( a água tá super cristalina)
-reduzir a alimentação
-manter o prodibio biodigest (bacterias)

E.....Testar, depois disto vou testar com o colorimetrico red sea.

Que achas ?, desculpa o incomodo, mas neste hobbie é um pouco dificil ser novato e tenho de procurar opinioes mais experientes.

Obrigado

Mensagem 20/fev/2013, 00:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Daniel Rent Escreveu:
Obrigado pela explicação Nuno.

Realmente percebi a carga que tenho no aqua, acho tambem que tenho de fazer tpas grandes para a carga que tenho, vou fazer semanal de 60 l que será aproximadamente 20%.
Sempre fiz tpas de 30 l mas parece -me pouco (acho que começei a perceber o aqua).

No caso dos peixes tens imensa razão tenho de me desfazer de alguns, principalmente os maiores, já percebi que nem com um skimmer melhor vou lá, e que mesmo com a redução de nitratos atraves de bio pellets ou reactores vou ter um sistema frágil propenso a ter valores elevados fácilmente. (esta análise está correcta? é que parece que estou a absorver melhor o aquário e as suas necessidades de uma forma empirica...)

Como medidas vou tomar:

-incluir um pouco de siporax
-aumentar as tpas
-manter o chemipure elite ( a água tá super cristalina)
-reduzir a alimentação
-manter o prodibio biodigest (bacterias)

E.....Testar, depois disto vou testar com o colorimetrico red sea.

Que achas ?, desculpa o incomodo, mas neste hobbie é um pouco dificil ser novato e tenho de procurar opinioes mais experientes.

Obrigado

Boas,

E será que precisas mesmo do biodigest?
Eu retirava e só fazia TPA!
Aliás é o que estou a fazer no meu e tenho mais ou menos a mesma litragem que tu!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 20/fev/2013, 02:06

Retira as bacterias!!!
O resto está ok!

Mensagem 20/fev/2013, 18:43

Já percebi que são unânimes na retirada das bactérias, vou retirá-les, mas gostaria de saber o porquê, elas não ajudam a reduzir os nutrientes? não é esse o intuito das mesmas? Só gostaria de ficar a perceber melhor essa questão das bacterias tipo biodigest, é que apregoam que reduz nitratos e fosfatos de um metodo equivalente aos zeolitos e zeovit, mas precebi que é melhor retirar, não sei é o porquê, podem-me elucidar mais uma vez.

Obrigado

Mensagem 20/fev/2013, 18:49

É verdade que aumentando a população de bactérias, os nitratos/fosfatos diminuem porque elas alimentam-se também deste compostos!

Contudo é preciso ter esses 2 compostos equilibrados primeiro!
Por outro lado, se o aquário é novo ou é para remodelar, a ideia é voltar ao início e ao básico e de início não faz sentido usar bacterias!

Atenção, não é que o produto seja mau, deve é ser usado quando é necessário e não como um escumador que se usa seja lá qual e como for o aquário!

Voltar para Discussão Geral