Olá Ricardo,
Algumas respostas às tuas questões:
Presumo que queiras cultivar plâncton vegetal, microalgas e não plâncton animal, por exemplo rotíferos.
Para começar a cultura tens de ter um inóculo inicial, pode ser um volume pequeno da espécie que pretendes cultivar. Tens várias espécies de micoralgas à escolha e com sensibilidades diferentes ao ambiente de cultivo (salinidade, temperatura, nutrientes disponíveis, tolerância à qualidade da água entre outros) e valores nutricionais vários. Uma das espécies mais populares é a
Nannochloropsis oculata, pelo seu perfil nutricional e utilização na alimentação de rotíferos que por sua vez são utilizados para alimentar os alevins dos palhaços e outras espécies de organismos. Podes obter um inóculo inicial a partir de algum membro que cultive a alga que pretendes, normalmente a solução mais barata, ou podes deslocar-te por exemplo ao IPIMAR para o comprares.
Equipamentos necessários - Podes utilizar garrafas e garrafões de plástico bem lavados, furas as tampas e colocas um tubo fino rígido quase até ao fundo (os suportes dos balões que oferecem aos miúdos na Chicco é excelente) ou se não tiveres crianças podes comprar na VReis tubo fino de vidro; tubo de ar, várias torneiras e uma bomba de ar potente para agitar vigorosamente a água; como iluminação podes usar lâmpadas económicas e material reflector.
Nutrientes - As algas além de luz precisam também de nutrientes e como tal tens de fazer uma solução nutritiva para as alimentares, há quem utilize Substral diluído a fazer. No link abaixo tens informação mais detalhada (em meios de cultivo).
Uma cultura pronta deve ser utilizada de imediato porque está no seu máximo valor nutricional. Podes usar o frigorífico para armazenar a cultura excedente durante alguns dias.
Para evitar contaminações deves utilizar água artificial. Se utilizares água natural convém primeiro que a esterilizes, usando Hipoclorito de sódio (lixívia) e posteriormente Tiossulfato de sódio para neutralizares o primeiro - convém ter alguma prática neste processo.
Mais informação em português do Brasil aqui -
http://www.cultivo.algas.nom.br/Boa sorte
