Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Colar corais SPS

Colar corais SPS

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 12/set/2013, 11:06

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Boas,

Tenho andado a colar os corais com supercola3 Gel. Epa eu não devo ter jeitinho nenhum, várias são as vezes que os corais aparecem soltos pela acção dos insurras (carangejos eremitas, lesmas pretas com cascas nas costas, etc..)

Alguém tem este problema? E soluções?

Cuprimentos

Mensagem 12/set/2013, 12:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Cola Epoxy própria para aquas... pode ser 'D-D'

Podes usar cola quente (com recurso a pistola, claro)

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Mensagem 12/set/2013, 16:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 204
Deixando o meu testemunho... uso 3 tipos de cola nos meus frags. 2 epoxys e 1 supercola gel.

Para agarrar bem os frags a uma base uso um bocado de supercola e Epoxy da Ocean's Wonder. Um bocado de supercola na base e meto a epoxy por cima e enfio lá o frag... Depois deixo 1 minuto ao ar e mais 6-10 minutos num recipiente com água salgada. Passado este tempo está pronto para a luta. Esta epoxy da Ocean's seca muito rápido (5-10 minutos), mesmo debaixo de água.

Para meter no aquário, a epoxy da Ocean's não me parece ser tão boa cola a colar em rocha viva. E prefiro usar a D-D. O tempo de endurecimento é bastante maior, mas molda-se melhor à rocha. Reduzo a circulação no aquário e uma bolinha debaixo da base do frag e colo na zona que quero. Deixo a circulação calma durante umas 2 horitas.

Mensagem 12/set/2013, 18:27

Grupo: Utilizadores Mensagens: 407

Pedro Vigario Escreveu:
Deixando o meu testemunho... uso 3 tipos de cola nos meus frags. 2 epoxys e 1 supercola gel.

Para agarrar bem os frags a uma base uso um bocado de supercola e Epoxy da Ocean's Wonder. Um bocado de supercola na base e meto a epoxy por cima e enfio lá o frag... Depois deixo 1 minuto ao ar e mais 6-10 minutos num recipiente com água salgada. Passado este tempo está pronto para a luta. Esta epoxy da Ocean's seca muito rápido (5-10 minutos), mesmo debaixo de água.

Para meter no aquário, a epoxy da Ocean's não me parece ser tão boa cola a colar em rocha viva. E prefiro usar a D-D. O tempo de endurecimento é bastante maior, mas molda-se melhor à rocha. Reduzo a circulação no aquário e uma bolinha debaixo da base do frag e colo na zona que quero. Deixo a circulação calma durante umas 2 horitas.

Boas
Eu faço o mesmo, cola e epoxy em simultâneo.
Abraço
Ricardo Oliveira
My 3reef setup
FacebookReefhabitat
Imagem

Mensagem 12/set/2013, 22:35

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1296
Obrigado,

Vou fazer isso da próxima vez.

Mensagem 12/set/2013, 22:59

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas Miguel,

Se o frag for pequeno e leve, basta a Super Cola 3 Gel. O que convém é deixá-la secar fora de água, e isto leva uns 10 a 20 segundos. Costumo soprar ar quente para ajudar a secar. Portanto convém deixar o frag tempo suficiente para a cola secar mas tempo que não exceda a tolerância do frag fora de água.

Uso a cola epoxy mais para os corais maiores e com ramificações mais pesadas, tipo Euphyllias, Caulastreas, etc.

De qualquer forma, a combinação de epoxy com super cola gel também me parece bem. Provavelmente ajuda a colar melhor à base do frag. B-)
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Voltar para Discussão Geral