Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Xenia como filtro natural????? :-\

Xenia como filtro natural????? :-\

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 110
Boas,

Gostava saber a vossa opinião sobre a utilização de xenia como um filtro natural para o aquário. É razoável? Faz algum bem ou não? Sem contar que é considerada uma praga, apesar de ser um dos meus corais favoritos. Gostava muito de saber a vossa opinião e poder gerar algum debate sobre este assunto pois já ouvi dizer que a xenia podia ser utilizada com este fim. :-\ :-\ :-\

Cumprimentos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas José

Retirado do topico do meu aquário:
Gil Miguel Escreveu:

...Já no caso das xénias as opiniões dividem-se e muita gente diz que não servem para este objectivo, mas sem argumentação cientifica, para ambas as hipóteses.

No entanto encontrei um artigo cientifico que inclui diversos ensaios/teste, afirma que exportam matéria organica dissolvida e que o pulsar das xénias tem 2 objectivos: melhora bastante o processo de fotossintese do coral durante o dia e impede a refiltração durante o dia e a noite. ( http://www.pnas.org/content/110/22/8978.full )

Vou experimentar, o objectivo era criar um refugio para os peixes e outros seres, mas se exportarem nutrientes ainda melhor :) A minha preocupação é se elas conseguem ir para o aquario principal...

Gil

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Aiptaisas também servem ... :D

Do que sei o problema das xénias é que consome muito iodo da coluna de água e isso poderá trazer problemas para os outros habitantes.

Outro problema é a guerra química que poderá gerar a propagação descontrolada de xénias. Em aquários de SPS não será muito benéfico e a utilização de carvão 24/24 é quase que obrigação!

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Eu no caso do meu aquario só tenho mesmo moles porque é o que mais gosto. Talvez pense em adicionar iodo para alimentar as xenias. Tenho um frag delas a cerca de um ano e não cresceu, e a uns dias comprei outro de outra especie que ese parece que vai crescer. Vou esperar para ver, pois um filtro natural seria bastante engraçado.

Gil Miguel Escreveu:
Boas José

Retirado do topico do meu aquário:
Gil Miguel Escreveu:

...Já no caso das xénias as opiniões dividem-se e muita gente diz que não servem para este objectivo, mas sem argumentação cientifica, para ambas as hipóteses.

No entanto encontrei um artigo cientifico que inclui diversos ensaios/teste, afirma que exportam matéria organica dissolvida e que o pulsar das xénias tem 2 objectivos: melhora bastante o processo de fotossintese do coral durante o dia e impede a refiltração durante o dia e a noite. ( http://www.pnas.org/content/110/22/8978.full )

Vou experimentar, o objectivo era criar um refugio para os peixes e outros seres, mas se exportarem nutrientes ainda melhor :) A minha preocupação é se elas conseguem ir para o aquario principal...

Gil

Gil se fores para a frente com as xenias como filtro natural vai ser muio interessante seguir os resultados disso até para ver os beneficios das xenias na sump e tal. Fico a espera de ver o teu aquario com agua :-bd

Boas José

Está a andar, ainda não arranjei foi as xénias :)

Talvez arranjes no Fragario do Norte, foi ai que comprei a semana pasada.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 721
Boas José

Está a andar, ainda não arranjei foi as xénias :)
Passa por minha casa que levas uma semente

Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Boa tarde

Eh eh !

Há 10 anos comprava-se um pé por 15€... se bem me lembro...
Depois passaram a ser oferecidas...
E hoje praticamente não há oferta no mercado...

Mas, as xénias há muito que são consideradas como elemento despoluidor...
O mesmo se passa de alguma forma com as aiptásias...

O problema mesmo é que ambas facilmente se propagam sem controlo...

Porque não experimentas um ATS (Algae Turf Scrubber). Explora o assunto.

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Gil, quanto às xenias é só passares lá em casa novamente e levas uns pés! ;)

Obrigado Paulo e Hugo, vêr se monto o refugio até ao fim de semana!

Quanto ao controlo das xénias, vou tentar proteger ao máximo a coluna seca (vou colocar rede) e só vai existir corrente mais significativa no inicio do refugio, é mais dificil propagarem-se para o principal, mesmo que lá cheguem é uma questão de estar atento.
Como o refugio é comprido (90x25x20) acho que se torna mais facil controlar, têm que atravessar a chaetomorpha toda e algumas rochas e ainda conseguirem entrar na coluna.

Em relação ao consumo de iodo não é assim tão significativo ( a área de colonização tambem não vai ser enorme, pelo menos no 1º aquario tinha uma pedra enorme carregada de xénias, e tinha bons crescimentos nos SPS.

Vou experimentar e logo se vê, até podem pura e simplesmente não se darem por aqui :)

[/quote]
Porque não experimentas um ATS (Algae Turf Scrubber). Explora o assunto.

Abraço
Pedro Ferrer[/quote]

Estive a ver uns videos no youtube sobre o assunto pois ainda não tive tempo de procurar artigos sobre isto, mas parece uma idea muito interesante. Vi que a quem já não usa o escumador e prefira um algae scrubber :-o

Grupo: Utilizadores Mensagens: 728
Bom dia

Quanto ao ATS, tens aqui um pequeno video

in
viewtopic.php?f=5&t=3007&p=26346&hilit=JO%C3%83O+BASSO#p26346

Abraço
Pedro Ferrer
"Se me deixassem escolher, o meu companheiro de equipa seria Prost. É a única forma de mostrar que sou melhor do que ele.”
Ayrton Senna

Voltar para Discussão Geral