Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Planárias Comedoras de Acroporas / AEFW

Planárias Comedoras de Acroporas / AEFW

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Uma entrevista excelente do Mr. Saltwater Tank a uma cientista que criou um projecto de investigação das AEFW cuja angariação de fundos foi bem sucedida e parece estar em curso desde Janeiro passado.

https://vimeo.com/82579322

Possivelmente se as investigações correrem bem poderá tornar-se uma das melhores amigas do hobby. B-)

https://experiment.com/projects/the-life-cycle-of-a-coral-killer-the-acropora-eating-flatworm
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
Uma entrevista excelente do Mr. Saltwater Tank a uma cientista que criou um projecto de investigação das AEFW cuja angariação de fundos foi bem sucedida e parece estar em curso desde Janeiro passado.

https://vimeo.com/82579322

Possivelmente se as investigações correrem bem poderá tornar-se uma das melhores amigas do hobby. B-)

https://experiment.com/projects/the-life-cycle-of-a-coral-killer-the-acropora-eating-flatworm

Espero que sim, pois já contribuí com alguns dollars para esse projecto.

O produto da Bayer também não mata os ovos; para resolver a praga de vez, é necessário tentar remover os ovos manualmente e ir dando banhos/assoprando os corais, com alguns dias de intervalo (5??), durante várias semanas, de preferência, num aquário de quarentena.

Artur, em principio, durante o tratamento em quarentena, não haverá crescimentos significativos e portanto também não deverão haver consumos significativos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1183
Boas César,

Portanto os produtos para banhos (Coral RX, etc.) e os peixes wrasse, apenas matam/comem as planárias, os ovos só retirando fisicamente, será? Se houvesse um predador natural dos ovos poderia apostar num, estou com essa dúvida...

Como já tenho dois corais com ovos, nalgumas das outras Acroporas provavelmente também, e os peixes wrasse que estou a arranjar, só comendo as planárias quando soprar com o turkey baster, estou a ver a luta mal parada... e provavelmente vai ser mesmo necessário um tratamento mais intenso, fora do aquário...

Acho que tenho de arranjar uma Lupa... :) pois a olho nú observando os corais, os ovos mal se notam... só nas fotografias em modo super-macro é que ficam mais claramente visíveis...
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Artur Fonseca Escreveu:
Boas César,

Portanto os produtos para banhos (Coral RX, etc.) e os peixes wrasse, apenas matam/comem as planárias, os ovos só retirando fisicamente, será? Se houvesse um predador natural dos ovos poderia apostar num, estou com essa dúvida...

Como já tenho dois corais com ovos, nalgumas das outras Acroporas provavelmente também, e os peixes wrasse que estou a arranjar, só comendo as planárias quando soprar com o turkey baster, estou a ver a luta mal parada... e provavelmente vai ser mesmo necessário um tratamento mais intenso, fora do aquário...

Acho que tenho de arranjar uma Lupa... :) pois a olho nú observando os corais, os ovos mal se notam... só nas fotografias em modo super-macro é que ficam mais claramente visíveis...

http://www.melevsreef.biz/node/650

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Artur Fonseca Escreveu:
Boas César,

Olá Artur,

Já falámos no Fragário, mas aqui vai mais um testemunho.

O ideal é fazer os tratamentos num aquário de quarentena e repeti-los até haver a certeza de não existirem, nem ovos nem planárias.

Penso que os peixes que comem planárias também comem os ovos; o problema é que na maioria das vezes, os ovos não estão acessíveis, pois são normalmente postos em tecido morto, nas bases dos corais.

Uma medida preventiva contra os ovos, é retirar sempre as bases aos corais e esfregar, por exemplo, com uma escova de dentes essa área, para remover eventuais ovos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Uma pergunta,

Será que a quando o tratamento a colocação de uma bomba algo potente, de modo a que o jacto de água colida com o coral, este não irá remover os ovos?
A não ser que os ovos estejam colados com supercola3, penso que estes sejam removidos com a pressão da água. Ou não?

Anterior

Voltar para Discussão Geral