Carlos Assunção Escreveu:
Helder Silva Escreveu:
O bi-horario não vai resolver os custos. pois tens material que tem de estar ligado 24h por isso nas horas mais caras vais pagar bem o que poupas nas horas mais baratas. Sempre podes add outro cubo TMC AquaBeam 2000HD Ultima. e mais umas reguas nas laterais. ve no site da TMC que esta la a explicar o esquema.
ABC
O unico equipamento que te pode elevar os custos fora das horas mais baratas, é o aquecedor... Normalmente só esta ligado mais tempo será durante o inverno, claro que depende da casa obviamente... Fiz os calculos tendo em conta o cubo TMC 1500 NP Ultima e os 2 1000 HD Reef que tinha e compensa... Já para não dizer que com T5 tens qualquer tipo de coral ao invés dos cubos da TMC. Continuo com a minha opinião, ou mudas para LED chinocas tipo Ocean Revive, ou compras Leds de topo.... Radion, etc....
Mudei á tempos para uma tarifa bi horária e fiquei a pagar mais do que aquilo que pagava, fiz mal as minhas estimativas, o facto de se pagar mais caro por kW fora das horas faz toda a diferença quando se tem muitos equipamentos a trabalhar 24h/dia ou quase isso.
Quanto á iluminação para um Aqua de 120, gosto das kessil, teria de levar 2, radion, mais caras e teria de levar também 2.
Depende se o orçamente estica muito ou pouco.
Talvez as chinocas estejam a evoluir bem, por uns euritos talvez valha a experiência para de 1 a 2 anos
Abc