Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Balling com sais - quantidades

Balling com sais - quantidades

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
César Silvério Escreveu:

Não sei o que dizer, mas falta de papa não me parece, pois se assim fosse haveriam com certeza outros sinais, tipo cianos, problemas com os LPSs, etc.

...

Pegando nas palavras do César,
Como já disse tenho cyanos e nos LPS as caulastreas e euphylias estão insufladas e com cor, no entanto a acanthastrea que é verde e roxa está insuflada mas ao mesmo tempo pálida e praticamente sem cor.

Será messo falta de paparoca não?

Joao Tomas Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Boas amigos,

Pera la Filipe tens aí algumas contradiçoes, dizes que tens falta de nutrientes por teres perdido os peixes e estas a dosear carbono? Assim ainda vais retirar mais! Depois usas biopellets com ZeoStart?? Hum Hum, big mistake! estás a sobredosear fonte de carbono no sistema, revê bem esses doseamentos pois nao me parece correcto.
Usas LEDS? Quantos?que marca e com que lentes e a que altura do aquario? Um dos problemas que tneho visto de LEDS é as sombras e que ao nao penetrar a luz dentro dos corais estes acastanham.

O acastanhamento pode acontecer por varias razões mas a falta de nutrientes nao me parece, sempre que tive o nitrato e fosfato baizxo vi foi os corais a ficarem palidos com a cor deles muito clarinha e nao castanhos, o castanho pode ser de falta de iluminação, nutrientes em excesso ou até as variações quimicas, entre outros...

João,

Quando iniciei as pellets e o zeovit, foi por achar que tinha excesso de nutrientes. Como tu e eu dissemos, também associo o castanho ao excesso de zooxantelas provocado pelo excesso de nutrientes. Para mim, quando existe carência dos mesmos sempre achei que começam a aparecer branqueamentos e até perda de tecido.

Os LED's são da ReefLED e tenho a iluminação uniforme não existindo zonas de sombra com lentes de 60º e 90º. Tenho 5 canhões de 50W e 3 PAR38 de 15W com bons valores de PAR e lumens. Não me parece que seja da luz, uma vez que na minha montagem anterior com o mesmo sistema de iluminação isto não aconetecia.

Agora que comecei a ouvir as vossas opiniões, é que começo a constatar que possa ser falta de nutrientes, no entanto, o castanho é que me deixa intrigado estar associado à falta e não ao excesso.

Abraço

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Filipe Valente Escreveu:
Joao Tomas Escreveu:
Filipe Valente Escreveu:
Boas amigos,

Pera la Filipe tens aí algumas contradiçoes, dizes que tens falta de nutrientes por teres perdido os peixes e estas a dosear carbono? Assim ainda vais retirar mais! Depois usas biopellets com ZeoStart?? Hum Hum, big mistake! estás a sobredosear fonte de carbono no sistema, revê bem esses doseamentos pois nao me parece correcto.
Usas LEDS? Quantos?que marca e com que lentes e a que altura do aquario? Um dos problemas que tneho visto de LEDS é as sombras e que ao nao penetrar a luz dentro dos corais estes acastanham.

O acastanhamento pode acontecer por varias razões mas a falta de nutrientes nao me parece, sempre que tive o nitrato e fosfato baizxo vi foi os corais a ficarem palidos com a cor deles muito clarinha e nao castanhos, o castanho pode ser de falta de iluminação, nutrientes em excesso ou até as variações quimicas, entre outros...

João,

Quando iniciei as pellets e o zeovit, foi por achar que tinha excesso de nutrientes. Como tu e eu dissemos, também associo o castanho ao excesso de zooxantelas provocado pelo excesso de nutrientes. Para mim, quando existe carência dos mesmos sempre achei que começam a aparecer branqueamentos e até perda de tecido.

Os LED's são da ReefLED e tenho a iluminação uniforme não existindo zonas de sombra com lentes de 60º e 90º. Tenho 5 canhões de 50W e 3 PAR38 de 15W com bons valores de PAR e lumens. Não me parece que seja da luz, uma vez que na minha montagem anterior com o mesmo sistema de iluminação isto não aconetecia.

Agora que comecei a ouvir as vossas opiniões, é que começo a constatar que possa ser falta de nutrientes, no entanto, o castanho é que me deixa intrigado estar associado à falta e não ao excesso.

Abraço

Mas ainda estás a usar as biopellets e zeovit?
O problema pode nao estar so numa variavel!!!! Podes ter falta de nutrientes mas por exemplo derivado a nao teres o aquario como queres podes estar constatemente a mexer em busca de respostas e os corais podem estar a ressacar disso mesmo...nao sei se é o caso mas isso é comum acontecer porque a paciencia apesar de ser o elemento chave é o que menos usamos e falo desde logo de mim proprio B-)

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Iluminação não é!
Já vi o aquário do Filipe e não é falta de iluminação!

De resto zeovits, pellets, bactérias, carbonos e afins só mando bitaites porque não uso nada (só agora mais recentemente vinagre e acho que vou parar).

Joao Tomas Escreveu:

Mas ainda estás a usar as biopellets e zeovit?
O problema pode nao estar so numa variavel!!!! Podes ter falta de nutrientes mas por exemplo derivado a nao teres o aquario como queres podes estar constatemente a mexer em busca de respostas e os corais podem estar a ressacar disso mesmo...nao sei se é o caso mas isso é comum acontecer porque a paciencia apesar de ser o elemento chave é o que menos usamos e falo desde logo de mim proprio B-)

Já não estou a usar biopellets desde o inicio de agosto. Apenas tenho mantido o zeobak e zeofood uma vez por semana e zeostart todos os dias. Mas provavelmente vou parar.

Como o Hugo também disse, da iluminação não me queixo. Parece-me que está na altura de introduzir mais peixes ;)

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas,

Já não li os últimos posts confesso...porque comecei a ler "erros" antes...

Corais SPS (Acros principalmente) castanhos apenas quer dizer uma coisa, excesso de zooxantelas. Esse excesso pode vir de dois factores, iluminação mais fraca ou com espectro correspondente a zonas com mais profundidade, ou "nutrientes"/matéria orgânica a mais.
Num ULNS em equilíbrio as cores são vivas e vibrantes. Em desequilibro as cores são pálidas. E mesmo aqui para se ver tanto um como o outro efeito nas cores a luz é importante.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Corais SPS (Acros principalmente) castanhos apenas quer dizer uma coisa, excesso de zooxantelas. Esse excesso pode vir de dois factores, iluminação mais fraca ou com espectro correspondente a zonas com mais profundidade, ou "nutrientes"/matéria orgânica a mais.
Num ULNS em equilíbrio as cores são vivas e vibrantes. Em desequilibro as cores são pálidas. E mesmo aqui para se ver tanto um como o outro efeito nas cores a luz é importante.

Boas Ricardo,

Talvez por não teres lido os último posts, é que não viste que já foi referido que a cor castanha supostamente é sinonimo de um elevado número de zooxantelas provocado por excesso de nutrientes. Quanto aos "erros", se os detetaste o porreiro era informar a malta para ficarmos mais esclarecidos, porque cheio de dúvidas ando eu.

Quanto à iluminação essa é minha menor preocupação.

Mas caso tenhas não apercebido, a questão é saber pq é que um sistema com PO4=0 e NO3=1 tem um número elevado de zooxantelas não existindo excesso de nutrientes?

Boas Carlos,

De momento vou parar com tudo da zeovit e deixar de introduzir os trace elements da fauna marin nos sais de KH e CA.

Como estou a fazer 15% de TPA's semanais com sal de qualidade, posso estar a introduzir excesso de trace elements no sistema somando os aditivos introduzidos no balling.

O meu sistema está a consumir quase 200ml de KH diários para manter um valor estável entre 7,2 e 7.6, acredito que com estes consumos estarei a introduzir os tais trace elements em excesso.

Vou fazer esta experiencia durante um mês e depois vou postar os resultados. Se tal não resultar então depois irei adquiri mais fauna e aumentar a alimentação diária.

Grande abraço

Grupo: Fundadores Mensagens: 755

Ricardo Santos Escreveu:
Boas,

Imagem

Concordo com o Ricardo.
Se calhar ver umas fotos ajudava a perceber o que se passa. O que uns chamam de "castanho", podem estar a querer dizer corais pálidos. Corais pálidos é diferente de excesso de zooxantelas. Os corais ficam castanhos ("marron") por habitualmente por excesso de zooxantelas.

Penso que muito do fosfato orgânico possa não ser medido com testes - o que está depositado no areão, nas rochas, até porque é aí que aparecem as cianos. Sempre tive dificuldade em perceber como os testes conseguem medir o fosfato na água dado que: - " At pH 8.1 seawater contains 0.5% H2PO4-, 79% HPO4-- and 20% PO4---. At higher pH the equilibrium shifts toward more PO4--- and less HPO4--. For a variety of reasons, especially including the ion pairing and consequent stabilization of PO4--- by calcium and magnesium, there is far more PO4--- in seawater than in freshwater at the same pH. (...)A final point is that organic phosphates are not detected by most test kits designed for hobbyists. Those that do detect organic phosphates (e.g., Hach PO-24) break the phosphate off the organic compound, thereby converting it into inorganic orthophosphate prior to testing. These kits are tedious to use and expensive, however, so they're not for every hobbyist." by Randy Holmes Farley in Phosphate and the Reef Aquarium - Reefkeeping

O segredo parar mante SPS com cores carregadas e coloridas é ter carga orgânica suficiente no aquário para que os corais não morram à fome ou, por outro lado, que não exista excesso de fosfato. Habitualmente, uma boa medida indirecta de que existe "comida para corais" são os níveis nitratos, qualquer coisa entre >0,2 e <1ppm costuma dar bons resultados.

Eu não ligo muito aos fosfatos, mas devo avisar que nunca tive excesso de número/tamanho peixes nos meus aquários.
Os meus aquários:
2012 a 2013 ->Pyramid Reef 800L
2014 a 2015 -> H2O+Something - 200L
2015 actual -> H2O+Something II - 500L

Também é algo que já me ocorreu. O tal castanho ser antes pálido. Amanhã vou pedir uma reflex emprestada e tirar umas fotos de qualidade.
Abraço e obrigado a todos pelos comentários

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Carlos Assunção Escreveu:
Filipe,

Continuo a dizer, tens falta de nutrientes... Carrega com peixes.....

Abc

Gostava de ter estas certezas...
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1053
Carlos Assunção Escreveu:
Filipe,

Corta tudo o que estejas a adicionar excepto os trace elementos no balling. Usa resinas ati (anti fosfatos e carvão activado) Qual o teu escumador? Eu uso os sais de balling da aquaristik e até hoje 0 problemas... Tenta manter o mais básico possível..... Esquece os zeostart, zeobak, etc... Eu deixei de usar isso, pois não via efeito nenhum, só comecei a ver quando pus tudo o mais base possível. Tpas e balling com trace.....

Sent from my TC55 using Tapatalk

... e estas!!!

Lamento não te conseguir ajudar; seis meses poderá ser pouco tempo para acroporas ?????.

Põe as fotos.

Abraço
Enviado pelo meu computador através dos meus dedinhos

Boas,

Ainda não tive tempo de tirar as fotos mas o prometido é devido. :D

Numa pesquisa pela net, deparai-me com uma entrevista ao Claude Schuhmacher (criador do metodo balling lite da fauna marin) a qual aconselho uma leitura: http://reefbuilders.com/2010/01/13/interview-claude-schuhmacher-balling-method-fauna-marin/

No decorrer desta entrevista deparei-me com algumas perguntas/respostas que considerei importante partilhar:

Q: Aquarists tend to search for the less expensive and sometimes doubtful products when opting for this type of methods. There are salts that cost $10/Kg and others that cost $2/Kg. There are salts that turn translucent when diluted in water and there are salts that turn yellow/brown when diluted in water. What should the aquarist expect when buying a good/bad salt for the Balling Light Method?

(CS): We use salt mixes not single salts for this methods, all salts are laboratory tested and contains no unwanted Trace Elements. Normal salts are made by a special process which brings some ammonia in the salts after the production and also unwanted trace elements. On long time run this elements brings unwanted Algea grow and Brown corals.

Q: Finally, what advices can you give to our readers that are interested in using this method alternatively to the calcium reactor but are scared to manipulate chemicals and adding them to their tanks?

(CS): Use the Fauna Marin light method , the advantages are great providing you use Fauna Marin salts, we can to guarantee good results if you do not, with cheap salts too many risks can happen. You did not need to calculate and weight salts, Every parameter is singled to control, there is no possibility to overdose the trace elements, easy in use and cheap in buying.

Resumindo, ele refere que usar sais baratos por não ser mistura, poderá provocar a longo prazo muitos riscos de algas e corais castanhos com overdose de trace elements.

Uma coisa reparei na nova mistura de KH que adquiri (um sal mais caro), foi que se dissolveu quase que instantaneamente e a solução ficou translucida ao contrário do outro sal (um sal mais barato) que demorava imenso tempo para se dissolver mesmo em água a ferver e ficava uma solução amarelada e menos translucida.

Será apenas marketing? Ou não?

Abraço

Grupo: Moderador Global Mensagens: 2006
Se é apenas marketing? Não! Ele não diz mentira nenhuma!
Se é muito Marketing? Sim , claramente!

Continuo a meter as minhas mãos no fogo pelo que o Randy diz, para mim é a bíblia no que respeita a conhecimento químico em aquários e por isso não me preocupo em usar um sal com 80% de pureza se ele diz que não tem problema.

Ou melhor, e aqui está a explicação de eu ter dito que o sócio da FM não disse mentira nenhuma, o Randy não diz que a pureza não faz diferença, o que diz é que pelos estudos que fez (e que estão documentados com gráficos inclusivé) e fazendo mudas de água (que a FM também diz serem obrigatórias no método Balling), esses traces que podem ser adicionados dependendo da pureza não têm qualquer impacto no aquário.

Isto é o meu entendimento relativamente à pureza dos sais.

Não ponho em causa o que o Randy diz, mas parece-me que a pureza vai depender do que estará a mais (tipos de trace, amónia, químicos, etc...) e isso dependerá certamente de marca para marca de sais.

Dá uma vista de olhos neste post da Reefcentral que tem reflectido o que disse no parágrafo anterior: http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?threadid=1508654

Não sei qual a marca de sais que usas, mas são diferentes dos meus certamente, podendo estes conterem algo nocivo que os teus não têm.

Isto agora só vai lá com umas análises TRITON para ter a certeza. Mas vou manter a minha ideia e adquirir o MG e CA da Fauna Marin e ver se num período de 2 meses usando apenas sais desta marca noto diferença.

Abraço

Anterior

Voltar para Discussão Geral