Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Coluna seca

Coluna seca

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 08/mar/2015, 23:02

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Boa noite,

Vou fazer um reset total ao meu aquário e estou pensar mudar algumas coisas...

O aquário tem 1,30x0,6x0,6 neste momento tenho a coluna seca fora externa mas do lado direito e estou a pensar passar para a parte de trás do aquário.

Estava a pensar fazer uma coluna seca com o comprimento do aquário (1,30) com 10 cm de largura e 20 de altura.

O que acham ?

Mensagem 09/mar/2015, 14:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas João

Se tiveres a circulação bem direccionada, a coluna seca lateral, dará conta do recado, senão fôr demasiado pequena (quais são as dimensões actuais da mesma?
A lateral onde está a coluna seca está á vista/acessível ?

E terias que subir o vidro da lateral correcto ? Ou fechas só o circuito com uma torneira na(s) queda(s) de água para a sump ?

Sinceramente, para o que vais gastar (passa-muros + vidro +mão de obra + crivo, torneira PVC, etc.) VS Vantagens práticas, acho que não compensa a relação custo/beneficio, a não ser mais uma vez, pela componente estética.

Mensagem 09/mar/2015, 14:39

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
Gil Miguel Escreveu:
Boas João

Se tiveres a circulação bem direccionada, a coluna seca lateral, dará conta do recado, senão fôr demasiado pequena (quais são as dimensões actuais da mesma?
A lateral onde está a coluna seca está á vista/acessível ?

E terias que subir o vidro da lateral correcto ? Ou fechas só o circuito com uma torneira na(s) queda(s) de água para a sump ?

Sinceramente, para o que vais gastar (passa-muros + vidro +mão de obra + crivo, torneira PVC, etc.) VS Vantagens práticas, acho que não compensa a relação custo/beneficio, a não ser mais uma vez, pela componente estética.

concordo com o Gil

Mensagem 09/mar/2015, 14:45

Grupo: Moderador Global Mensagens: 1276
Eu também, a menos que a que tens agora seja demasiado pequena.
SHALLOW REEF II

http://recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=499

Pedro's Reef Cube

http://www.recife.pt/viewtopic.php?f=7&t=3368

Mensagem 10/mar/2015, 01:14

Grupo: Utilizadores Mensagens: 252
Boa noite a coluna tem 45cm de altura 22 de comprimento e 10cm de largura. O problema é que os passa-muros nunca ficaram muito bons e ao mais pequeno toque nos tubos começam a verter um bocado de água e não sei muito bem como corrigir aquilo.

Mensagem 10/mar/2015, 11:13

Grupo: Utilizadores Mensagens: 501

Boas João

A coluna tem dimensão suficiente para não acumular gordura no topo, bastando para isso ter a corrente bem direccionada.

Se vais remontar o aquário, retiras os passa-muros. Limpas muito bem essa zona dos furos e se tiver só colado, colocas borrachas, se já tiver, substituis as que estão lá. Com fotos era mais facil :)

Depois é apertar, mas não em demasia. Aquando da montagem do meu, apertei de mais, a borracha fica trilhada e deixa passar agua.

No final e para ficares 100% descansado, colocas uma argola de silicone por dentro e por fora de cada um dos passa-muros.

Mensagem 10/mar/2015, 17:19

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
João Ferreira Escreveu:
Boa noite a coluna tem 45cm de altura 22 de comprimento e 10cm de largura. O problema é que os passa-muros nunca ficaram muito bons e ao mais pequeno toque nos tubos começam a verter um bocado de água e não sei muito bem como corrigir aquilo.

Ola.
Mas consegues perceber o que não esta bem?
Não ficaram bem colocados ou bem apertados?
Como diz o Gil, em demasia tambem é mau.
ou sera que os passas muros nao estao bons.
Abc

Voltar para Discussão Geral