Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral TDS

TDS

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

TDS

Mensagem 04/set/2015, 22:42

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
seguindo o concelho do Rui Gaspar abri novo topico

A saída da minha torneira a caneta tds marca 328

A Saida da osmose esta a marcar 033

Isto nao é aceitável certo? Mais vale nem fazer tpa?

Abraços


Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk

Mensagem 04/set/2015, 23:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
Boa noite Pedro,

Eu tenho o mesmo problema do Vítor Carralas uma vez que somos vizinhos.
A água da rede tem aproximadamente 300 TDS e na saída da membrana fica com 017 TDS. A única forma de resolvermos este problema foi com a adição de três filtros de resina DI Mixed bed de 10 polegadas depois da membrana, conseguindo assim água à saída com 0 TDS durante bastante tempo.

No total tenho 9 estágios de 10 polegadas divididos da seguinte forma:
1º Filtro de sedimentos 5 mícron;
2º Filtro de sedimentos 1 mícron;
3º Filtro de carvão ativado granulado (GAC);
4º Filtro de carvão ativado granulado (GAC);
5º Filtro de carvão ativado BLOCK;
6º Membrana osmose 50GPD;
Medidor de TDS in line
7º Filtro DI (resina mixed bed);
Medidor de TDS in line
8º Filtro DI (resina mixed bed);
9º Filtro DI (resina mixed bed).
Medidor de TDS in line

Com estes medidores de TDS consigo monitorizar o desgaste das resinas. Quando a saída do primeiro filtro DI estiver a 010 TDS, passo o segundo para primeiro, o terceiro para segundo e o primeiro passa para terceiro com resina nova.

Espero ter ajudado.

Mensagem 04/set/2015, 23:29

Grupo: Utilizadores Mensagens: 864
Idade:
Localização: Évora
Ola Filipe

Onde compraste essa osmose?

E que assim nao sei se e preferivel fazer tpa ou nao!!!

Mensagem 05/set/2015, 00:53

Grupo: Utilizadores Mensagens: 291
Idade:
Localização: Sobreda
A verdade é que fui comprando.
Inicialmente tinha apenas a membrana e dois copos de dez polegadas. Depois fui fazendo upgrades com mais copos até perfazer os 9 estágios. Se procurares no ebay encontras bastantes, vê este exemplo de copos para a resina: http://www.ebay.com/itm/Reverse-Osmosis-RO-Inline-DI-Stage-Refillable-10-Cartridge-Polishing-with-Resin-/151741103130?hash=item2354797c1a neste exemplo o cartucho interior é reutilizável, só precisas de mudar as resinas.

Podes sempre ver no leroy, mas aconselho-te vivamente a consultares uma casa da especialidade que me ajudou a arquitetar o sistema atual. Eles vendem de tudo inclusive as resinas e aconselham nos upgrades aproveitando aquilo que já tiveres: http://www.desmiwater.com/

Fazer TPA´s e reposição com essa água esquece, só estás a incrementar os sólidos dissolvidos na água com substâncias que certamente são prejudiciais.

Abraço


Voltar para Discussão Geral