Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral Dúvida: Tomadas e extensões eléctricas

Dúvida: Tomadas e extensões eléctricas

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.

Grupo: Utilizadores Mensagens: 77
Olá,

Tenho 2 tomadas eléctricas ( com uns 30 anos ) perto do local onde vai ser instalado o aquário.
Estou a pensar pedir a um eléctricista para passar novos cabos da caixa de derivação, colocar tomadas e extensões ( penso que 10 tomadas com terra serão suficientes ) dedicadas apenas ao aquário.
Gostava de saber que género de tomadas e extensões recomendam para que não hajam surpresas futuras.
Que outro género de situações deverei estar atento para que não hajam problemas ao nível eléctrico ?

Obrigado desde já,
António
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 466
Viva,

Sem sombra de duvida, tomadas com terra.
Se possivel deves instalar um diferencial de 30mA, o mesmo usado nas banheiras de Hidromassagem. Com isto, sabes que mesmo que coloques a mão dentro de um aquário e exista alguma passagem, irás sentir só e apenas um formigueiro e não um autêntico abanão com possiveis consequências.

Existem tomadas estanques. Umas que ao ligares o cabo tipo Schuko, este fica totalmente isolado. Tem um O-Ring que veda.

O melhor é falares com o electricista e explicares o que queres. Toma nota ao diferêncial e jamais evites a Terra. Pede também ao electricista para medir a terra de tua casa e verificares que ela existe mesmo e se está dentro dos valores, não apenas umas pontas de cabo enfiadas no tubo.

Abraço

Olá,

Obrigado pelas dicas Vítor.
Ainda hoje fui à Reefnatura buscar, entre outras coisas, uma grounding probe para evitar essas pequenas correntes que por vezes as bombas de água submersas provocam.
Vou ver se consigo arranjar um electricista que não seja daqueles que dizem amanhã vou lá e só passado 2 meses é que aparecem :).

António
Imagem

Grupo: Utilizadores Mensagens: 512
António Paes Escreveu:
Olá,

Obrigado pelas dicas Vítor.
Ainda hoje fui à Reefnatura buscar, entre outras coisas, uma grounding probe para evitar essas pequenas correntes que por vezes as bombas de água submersas provocam.
Vou ver se consigo arranjar um electricista que não seja daqueles que dizem amanhã vou lá e só passado 2 meses é que aparecem :).

António

Boas, fala com o. Joaquim Galinhas que conhece um 5 estrelas.

Abc

Obrigado,

Já entrei em contacto.

António
Imagem

Voltar para Discussão Geral