Ola Nelson
Acabei de ler o seu tópico onde descreve o que se passa no seu aquário.
Na minha opinião, você a adicionar a vodka ou os pellets é carbono igual, a diferença é que a vodka ainda contem mais alguns componentes.
As pellets tem uma vantagem, estão dentro do reactor onde você consegue controlar o fluxo de agua corrente, já com a vodka apesar de você controlar a quantidade que coloca no aquário mas é muito mais susceptível a essas situações das ciano.
Como você ja viu, eu uso reactor de pellets e nunca tive esse problema de cianos, quanto ao efeito desejado é certo que nao é logo momentâneo, leva o seu tempo ate aumenta as colónias de bactérias mas , na aquariofilia o que é que fazemos depressa e bem feito?!
Só vazar o aquário e mesmo assim as vezes la se molha o chão
Quanto aos nitratos, é uma questão de ter mais atenção na quantidade de ração que esta a dar aos peixes, se possivel reduza a quantidade mas dê em duas vezes ao dia, assim garante que o que coloca no aquário é imediatamente ingerido pelos seus residentes
Quanto ao Ph baixo durante a noite
Posso lhe sugerir dosear kh durante a noite, ira ser um otimo tamponador ou se tiver oportunidade e espaço na sump, construir um refugio onde a iluminação acende mais ou menos quando a iluminação do aquário apaga, também ajuda
Cumprimentos