Fórum Aquariofilia Marinha Discussão Geral nitratos vs fosfatos

nitratos vs fosfatos

Área de discussão geral para todos os tópicos relacionados com aquários de recife.
Mensagem 25/Oct/2015, 12:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 357

Boas amigos,

... agora é que é preciso ter dedos :D , o meu aquario fez 6 meses de vida, e apercebi-me que alguma coisa não ia na linha eheh pois todos os corais sps que punho lá dentro acastanham num prazo de 1 semana. pensei ser os fosfatos/nitratos demasiado altos, depois dos testes (salifert) NO3 a 10 e o PO4 a 1, tinha de fazer alguma coisa, como tinha um reator de pellets por estrear e midias NP reducing, liguei o reator uma semana com um caudal fraquinho e para espanto meu PO4 = 0 e NO3 a 25.
depois de ler este Topico ainda fiquei mais "perdido" pois vodka, bactérias, pallets ... segundo o artur foret que tinha uma situação idêntica a minha teve de adicionar fosfatos e bactérias para compensar a falta de fosfatos no sistema ... mas depois vem a confusão !!!!
qual os vossos métodos para manter o equilíbrio entre fosfatos, nitratos, boas cores nos corais e claro o tal desejado sistema estável ?

neste momento os parâmetros da minha agua:
PH = 7.7 ás 8h da manha (tem vindo a cair lentamente) como subir ?
KH = 7.9
CA = 400
MG = 1260
TPA´s = semanais 20%
Imagem

Mensagem 25/Oct/2015, 12:41

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Nelson Alcobia Escreveu:
Boas amigos,

... agora é que é preciso ter dedos :D , o meu aquario fez 6 meses de vida, e apercebi-me que alguma coisa não ia na linha eheh pois todos os corais sps que punho lá dentro acastanham num prazo de 1 semana. pensei ser os fosfatos/nitratos demasiado altos, depois dos testes (salifert) NO3 a 10 e o PO4 a 1, tinha de fazer alguma coisa, como tinha um reator de pellets por estrear e midias NP reducing, liguei o reator uma semana com um caudal fraquinho e para espanto meu PO4 = 0 e NO3 a 25.
depois de ler este Topico ainda fiquei mais "perdido" pois vodka, bactérias, pallets ... segundo o artur foret que tinha uma situação idêntica a minha teve de adicionar fosfatos e bactérias para compensar a falta de fosfatos no sistema ... mas depois vem a confusão !!!!
qual os vossos métodos para manter o equilíbrio entre fosfatos, nitratos, boas cores nos corais e claro o tal desejado sistema estável ?

neste momento os parâmetros da minha agua:
PH = 7.7 ás 8h da manha (tem vindo a cair lentamente) como subir ?
KH = 7.9
CA = 400
MG = 1260
TPA´s = semanais 20%

Boas,

Eu no meu só estou com reactor de Kalk e TPAs ...

Quantos peixes tens no teu sistema?

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 25/Oct/2015, 14:12

Rui Manuel Gaspar Escreveu:

Boas,

Eu no meu só estou com reactor de Kalk e TPAs ...

Quantos peixes tens no teu sistema?

Abraços,
Rui

Boas Rui,
pouca coisa, tenho 1 cirurgião zebrasoma tamanho medio, 2 ocellaris, 1 peixe não identificado :), 4 cardinais, 1 salaria turbos, ....
faço baling light e nada mais !!
Imagem

Mensagem 25/Oct/2015, 16:12

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Boas Nelson,

Quando poderes mede o NO3 e PO4 da água que usas para TPA.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 28/Oct/2015, 19:00

Boas,
Então as medições não são nada geitosas [PENSIVE FACE] os fosfatos já baixei para 0.01 (salifert) os nitratos estão a 20! [FACE SCREAMING IN FEAR]
Adicionei vodka 2ml dia/200L água, durante 3 dias e hoje comecaram aparecer cianos no areao e pontualmente na rocha.
acham que deva continuar com a vodka ou trocar por o zeostart3 ?
Uma coisa que acho "estranho" por ignorância minha, é as "explosões" de coralina que acontecem por vezes, fico com rocha quase toda coberta de coralina .... não existe forma de a controlar ? Ouriços ?!
Imagem

Mensagem 28/Oct/2015, 20:38

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Nelson Alcobia Escreveu:
Boas,
Então as medições não são nada geitosas [PENSIVE FACE] os fosfatos já baixei para 0.01 (salifert) os nitratos estão a 20! [FACE SCREAMING IN FEAR]
Adicionei vodka 2ml dia/200L água, durante 3 dias e hoje comecaram aparecer cianos no areao e pontualmente na rocha.
acham que deva continuar com a vodka ou trocar por o zeostart3 ?
Uma coisa que acho "estranho" por ignorância minha, é as "explosões" de coralina que acontecem por vezes, fico com rocha quase toda coberta de coralina .... não existe forma de a controlar ? Ouriços ?!

Nelson, em relação à vodka não podes adicionar logo na primeira dose 2ml, é muita quantidade para a população de bacterias que tens no sistema e isso gera as cianobacterias pois aproveitam-se do desiquilibrio no redfield ratio.

Mensagem 28/Oct/2015, 22:59

Nelson Alcobia Escreveu:
Boas,

Nelson, em relação à vodka não podes adicionar logo na primeira dose 2ml, é muita quantidade para a população de bacterias que tens no sistema e isso gera as cianobacterias pois aproveitam-se do desiquilibrio no redfield ratio.

Boas João,
em relação aos 2ml, ja sei onde foi a minha confusão ....

neste Topico tirei este exemplo,

Hugo Figueiredo Escreveu:
Então as recomendações de dosagem diárias são:

- 0,1ml por cada 100 litros nos primeiros 3 dias.
- 0,2ml por cada 100 Litros até ao dia 7.
- A partir daqui (2ª semana) acrescentar +0,5 (ou seja se o aquário é de 100L entramos na 2 semana a dosear 0,7ml/dia), até não se ter PO4 e NO3.

...mas agora vendo bem, como raio vou medir 0,1ml com a bomba doseadora ? na bublle mugus tenho ( 0001) ml ....

toda a forma já parei com a vodka ... "mal empregada para peixes" ehehehhe
vou passar a usar o zeostart3 !!!

vamos ver como corre :D
Imagem

Mensagem 28/Oct/2015, 23:58

Grupo: Super Moderador Mensagens: 4466
Boas,

Isso é para dosear uma vez ao dia ... não ponhas nas bombas doseadoras.

Usa uma seringa ...

Abraços,
Rui
http://ricordeadream.blogspot.pt/

"Nothing good happens fast in a reef tank"
SPS= Stability Promotes Success

Mensagem 29/Oct/2015, 02:34

Grupo: Utilizadores Mensagens: 3

Ola Nelson
Acabei de ler o seu tópico onde descreve o que se passa no seu aquário.
Na minha opinião, você a adicionar a vodka ou os pellets é carbono igual, a diferença é que a vodka ainda contem mais alguns componentes.
As pellets tem uma vantagem, estão dentro do reactor onde você consegue controlar o fluxo de agua corrente, já com a vodka apesar de você controlar a quantidade que coloca no aquário mas é muito mais susceptível a essas situações das ciano.
Como você ja viu, eu uso reactor de pellets e nunca tive esse problema de cianos, quanto ao efeito desejado é certo que nao é logo momentâneo, leva o seu tempo ate aumenta as colónias de bactérias mas , na aquariofilia o que é que fazemos depressa e bem feito?!
Só vazar o aquário e mesmo assim as vezes la se molha o chão :))

Quanto aos nitratos, é uma questão de ter mais atenção na quantidade de ração que esta a dar aos peixes, se possivel reduza a quantidade mas dê em duas vezes ao dia, assim garante que o que coloca no aquário é imediatamente ingerido pelos seus residentes

Quanto ao Ph baixo durante a noite
Posso lhe sugerir dosear kh durante a noite, ira ser um otimo tamponador ou se tiver oportunidade e espaço na sump, construir um refugio onde a iluminação acende mais ou menos quando a iluminação do aquário apaga, também ajuda

Cumprimentos

Mensagem 29/Oct/2015, 15:10

Ok, obrigado a todos. Vamos ver como corre nos próximos dias :)

Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem

Mensagem 30/Oct/2015, 12:50

Olá, cenas dos próximos episódios :)
Penso ter descoberto a fonte dos meus nitratos, cá o je tinha lá uns 3L de siporax que tinha tirado do aquário a 2 meses atrás, e como viram a dias decidi-o Voltar a po-los todos pipi na sump, tenho quase a certeza que foi disso. Em vez de ter lavado tudo antes para retirar toda a carga orgânica existente antes, não foi logo direto ao ciclo do aqua... resultado quase de certeza, explosão de nitratos dos 2 aos 25 :(
Agora penso que tpa's e calma que a coisa vai ao sítio.
Ou será melhor ligar as pellets np ?

Imagem

Mensagem 30/Oct/2015, 13:20

Grupo: Utilizadores Mensagens: 461
Nelson Alcobia Escreveu:
Penso ter descoberto a fonte dos meus nitratos, cá o je tinha lá uns 3L de siporax que tinha tirado do aquário a 2 meses atrás, e como viram a dias decidi-o Voltar a po-los todos pipi na sump, tenho quase a certeza que foi disso. Em vez de ter lavado tudo antes para retirar toda a carga orgânica existente antes, não foi logo direto ao ciclo do aqua... resultado quase de certeza, explosão de nitratos dos 2 aos 25 :(

Boas Nelson,

TPA's e calma.
Como te disse, a fonte de carbono, seja ela qual for, sem o po4, não te baixará o no3.
Abraço
Ricardo Santos

www.ReefNatura.com
ReefNatura no facebook

Mensagem 30/Oct/2015, 13:22

Grupo: Utilizadores Mensagens: 1098
Ricardo Santos Escreveu:
Nelson Alcobia Escreveu:

Boas Nelson,

TPA's e calma.
Como te disse, a fonte de carbono, seja ela qual for, sem o po4, não te baixará o no3.

ISTO!

Mensagem 30/Oct/2015, 14:05

Okapa ;)

Imagem

Voltar para Discussão Geral